Header
Destaque

A tecnologia VoLTE e WiFi-Calling chegou à NOS



Mostre a primeira mensagem

120 Comentários

Reputação 2

Depois de muito esforço, e várias "negas", quer da NOS, quer da OnePlus, lá consegui ativar os dois serviços no meu OnePlus 9 Pro.

Passei horas ao telemóvel com o apoio ao cliente, no qual repetidamente me disseram que seria impossível ter o serviço num telemóvel que não fazia parte da lista de modelos certificados.

Ao contrário dos Xiaomi, não há um código para desativar facilmente a verificação da operadora, e tive de usar o Android Debug Bridge (ADB) e programas para editar diretamente as configurações do modem da Qualcomm para forçar as configurações da Vodafone DE, que usa o mesmo protocolo para VoLTE e VoWi-Fi que a NOS.

Isto é algo claramente fora do alcance de 99% dos utilizadores, e tem riscos (outras pessoas relatam que o 5G deixa de funcionar quando se força esta ativação, risco que considerei aceitável por ainda não o termos), e pode ser desativado a cada update do telemóvel, pelo que não é de todo viável que tal seja exigido aos utilizadores para usufruírem de um serviço que pagam, apenas porque a NOS é demasiado preguiçosa para certificar modelos além dos que vende (não estou a assumir maldade ou ganância porque a verdade é que, nos modelos certificados, permite essas funções mesmo que sejam desbloqueados).

Não posso afirmar com certeza se o ónus está na NOS (incluir mais modelos na whitelist), na OnePlus (incluir mais operadoras na whitelist) ou em ambas, mas o certo é que a NOS repetidamente me disse que era impossível e a prova de que estavam enganados está no canto superior direito do meu screenshot. Peço que façam os esforços necessários para que todos os telemóveis compatíveis com este serviço possam funcionar na vossa rede, ou pelo menos que informem os clientes quando o problema está do lado dos fabricantes para que os possamos pressionar a adicionar a NOS à sua whitelist. No entanto, duvido seriamente que a Oppo fosse fazer isso para o Find X3 Pro e não para o OnePlus 9 Pro, apesar de supostamente os dois ramos operarem de forma independente, o que me faz suspeitar mais uma vez de preguiça ou negligência da NOS em certificar modelos que não vende diretamente (vendem o Find X3 Pro).

Por último, peço desculpa pelo comprimento do post e agradeço a qualquer moderador que perca tempo a lê-lo e encaminhe a questão para as instâncias superiores necessárias (ou dê qualquer esclarecimento que ache relevante).

@João H. @Inês B. @Ana P. 

Uma pergunta, o teu tarifário, segundo a NOS, independentemente do equipamento, tinha acesso a essas duas tecnologias? Ou seja… É um tarifário pós-pago ou não?

Sim. E, dos quatro telemóveis que temos associados, o serviço já estava ativo em dois (um iPhone XR e um Samsung Galaxy S20 Ultra). Apenas os dois que não constam da lista (um OnePlus 8 Pro e o meu OnePlus 9 Pro) não tinham o serviço ativo. No entanto, pelo menos no 9 Pro, já consegui ativar da forma que mencionei, e vou testar o mesmo no 8 Pro assim que conseguir.

Eu tive de usar isso mas para um fecho diferente, na Yorn Vodafone, já tem VoLTE, e eu já tinha no meu telemóvel a funcionar, só que havia uma interferência nas mensagens que enviavam com atraso quando tinha o VoLTE ativo, então mudei o profile do meu Xiaomi Redmi Note 7 para a Orange Romenia e corrigiu esse problema... 

Por acaso já notei esse atraso também, mas é ocasional/raro, e eu pouco uso SMS (e nem tinha associado ao VoLTE). Fico agradecido por essa sugestão, que poderei usar se isso começar a incomodar-me.

No entanto, e voltando ao tópico inicial, gostava que os moderadores (@João H. @Inês B. @Ana P.) efetivamente dissessem alguma coisa quanto a isto. Compreendo que possam não ter informações oficiais a dar além do “Não garantimos o serviço a modelos que não certificamos”, mas agradecia que pudessem fazer algum esforço para que a questão chegasse a quem de direito (ou que nos dessem as informações de contacto necessárias para expor diretamente a situação a quem pode resolvê-la), pois até para utilizadores com algum à vontade a mexer no tipo de ferramentas necessárias para tal, é sempre arriscado, e não quero correr o risco de estragar o meu telemóvel de 1000€ de cada vez que tiver uma atualização do Oxygen OS, ainda por cima apenas porque a NOS não quer certificar modelos que não vende (ou não esclarece que tem de ser a OnePlus a certificar a rede para os utilizadores poderem pressionar a marca com conhecimento de causa).

Pois há muitos telemóveis que suportam essas tecnologias mas lá não estão listados, e muito provavelmente nunca irão estar, assim como na vodafone…. Só atualizarão a lista para dispositivos posteriores penso eu…

Pois. Compreenderia isso para o meu antigo LG G7 ou mesmo para o OnePlus 8 Pro do meu pai. Mas o meu OnePlus 9 Pro é posterior à lista, é é essencialmente o mesmo telemóvel que o Oppo Find X3 Pro (que, como é vendido pela NOS, está certificado...), portanto não “aceito” a desculpa, se for essa. Já para não falar do suporte dado aos iPhones desde o 6S (de 2015!), e não a topos de gama equivalentes de outras marcas que suportam perfeitamente essas funções. Ainda que me digam que o problema está do lado dos fabricantes, aí ainda aceito que telemóveis que já não recebem atualizações não venham a ter suporte. Mas, se for o caso, que o digam! Ao menos ainda pressiono a OnePlus a adicionar a operadora à whitelist antes que os modelos cá de casa fiquem sem atualizações. Já o fiz, aliás, mas é sempre diferente ter uma resposta oficial da operadora a dizer que é sobre o fabricante que recai a responsabilidade.

Sim, tens razão em relação a isso, com uma resposta da operadora é mais fácil avançar XD

Reputação 7
Crachá +2

Olá @José Pedro Barbosa,

O equipamento OnePlus 9 Pro ainda não foi certificado pela NOS para ambas as tecnologias, VoLTE e Wi-Fi-Calling. Sugerimos que entre em contacto com o fabricante para mais informações.

Fique atento a novas atualizações de VoLTE aqui ou WiFi-Calling aqui.

Referimos ainda que certificação é apenas referente às tecnologias em causa (VoLTE e WiFi-Calling), e não a todo o funcionamento do referido equipamento na rede NOS.

Obrigada

Olá @José Pedro Barbosa,

O equipamento OnePlus 9 Pro ainda não foi certificado pela NOS para ambas as tecnologias, VoLTE e Wi-Fi-Calling. Sugerimos que entre em contacto com o fabricante para mais informações.

Fique atento a novas atualizações de VoLTE aqui ou WiFi-Calling aqui.

Referimos ainda que certificação é apenas referente às tecnologias em causa (VoLTE e WiFi-Calling), e não a todo o funcionamento do referido equipamento na rede NOS.

Obrigada

Obrigado pela resposta, antes de mais.

Que não foi certificado, sim, é possível ver pela sua ausência na lista que está no primeiro post. O que está aqui em causa é sobre quem recai o ónus de tal certificação (se no fabricante, se na operadora). Pela sua resposta, parece-me ser no fabricante, apesar de ser muito suspeito o facto de a lista ser composta quase exclusivamente por modelos vendidos pela NOS.

Também nunca esteve em causa que a certificação fosse relativa a todo o funcionamento, e peço desculpa se foi essa a ideia que passou. No entanto, dado que anuncia estas tecnologias, creio que a NOS deveria fazer um esforço para certificar todos os modelos que podem tirar partido das mesmas, e isto é especialmente inaceitável em topos de gama na casa dos 1000€ que são vendidos no mercado nacional/europeu e que não têm qualquer impedimento técnico para funcionar (como se comprova pelo facto de eu ter conseguido pôr isto a funcionar no meu, ainda que por vias não-oficiais).

Se efetivamente o ónus estiver no fabricante, só peço uma resposta oficial nesse sentido para poder apresentá-la ao apoio técnico do mesmo.

Reputação 7
Crachá +1

4 meses mais tarde, e ainda nada sobre as tecnologias nos pré-pagos.

E depois orgulham-se de ter o VoLTE e o WiFi Calling, este último em exclusivo, quando só pessoas com contrato têm acesso..

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Lamentamos o transtorno. 

Assim que tivermos mais informações, serão partilhadas pelos meios habituais.

Agradecemos a compreensão

Reputação 2

4 meses mais tarde, e ainda nada sobre as tecnologias nos pré-pagos.

E depois orgulham-se de ter o VoLTE e o WiFi Calling, este último em exclusivo, quando só pessoas com contrato têm acesso..

VoLTE já a funcionar no WTF Pré-Pago (Xiaomi Redmi Note 7) :grin:

Reputação 7
Crachá +1

VoLTE já a funcionar no WTF Pré-Pago (Xiaomi Redmi Note 7) :grin:

Se calhar começaram agora a disponibilizar, eu ainda não tenho, mas estou à espera haha

e WiFi Calling, nada?!

Reputação 2

VoLTE já a funcionar no WTF Pré-Pago (Xiaomi Redmi Note 7) :grin:

Se calhar começaram agora a disponibilizar, eu ainda não tenho, mas estou à espera haha

e WiFi Calling, nada?!

Pelo que me informaram ainda não está a rolar cá para fora em Android, penso que no próximo mês já anda por aí 😂

Reputação 7
Crachá +1

Também já tenho VoLTE 🎆

WTF 1GB pré-pago, telemóvel Android/Samsung.

Aguardo ansiosamente pelo WiFi Calling!

Reputação 2

Também já tenho VoLTE 🎆

WTF 1GB pré-pago, telemóvel Android/Samsung.

Aguardo ansiosamente pelo WiFi Calling!

Pois esse ainda não deu sinal de vida :joy:

com um tarifário empresarial do grupo Sonae continuo sem volte nem wifi calling... não se percebe.

Boa tarde,

Agradecia que me informassem, se a tecnologia VoLTE e WIFI Calling, esta disponivel nos tarifários móveis dos pacotes NOS4.

 

Atentamente ,

Afonso Rocha

Reputação 7
Crachá +1

@AFONSO ROCHA sim, as tecnologias estão disponíveis para tarifários incluídos em serviços residenciais. As mesmas podem não funcionar dependendo do dispositivo.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @AFONSO ROCHA,

Agradecemos a sua questão.

Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @forum por favor.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Também já tenho VoLTE 🎆

WTF 1GB pré-pago, telemóvel Android/Samsung.

Já tenho WiFi Calling também 🎆

e tu @Vitorgl999 ?

Pois, eu tenho um Samsung Galaxy A8 DS, que segundo a NOS, é compatível.  Mas, nao deteta nem o VoLTE, nem o WiFi Calling. Nem as opções aparecem no dispositivo. 

 

Alguém sabe, como solucionar?

Reputação 6
Crachá

Olá, não consegue verificar as funcionalidades nem a partir das definições?

Olá, não.. não aparece,  qualquer opção nas opções.…

Quando tinha o Android 7.1, aparecia. Quando atualizou para o Android 9, desapareceu tudo...

Reputação 7
Crachá +1

Pois, eu tenho um Samsung Galaxy A8 DS, que segundo a NOS, é compatível.  Mas, nao deteta nem o VoLTE, nem o WiFi Calling. Nem as opções aparecem no dispositivo. 

 

Alguém sabe, como solucionar?

VoLTE vem ativo de fábrica, verifique se nas chamadas surge o símbolo "HD" e se a rede se mantem em 4G.

Em relação ao WiFi Calling, em Samsung, acha a opção no painel instantâneo com nome "Chamadas WiFi". No caso de não surgir, tente clicar nos três pontos depois "ordem dos botões" e depois onde diz "arrastar para adicionar botões" se tiver o botão "Chamadas WiFi" arraste para baixo e ative.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @AFONSO ROCHA, @Diogo Nogueira e @oTonyStark

@AFONSO ROCHA, a comunidade deu uma boa ajuda!
Conseguiu? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Olá,

Eu tenho a aplicação instalada, porque consigo chegar a ela, através do menu aplicações . Mas, de resto não tenho nenhum menu, nem botão para que possa ativar o serviço.  Esse é que é o problema.  Tenho a aplicação,  mas nao há modo de a ativar…

Alguém sabe, como forçar a ativação?

 

 

Reputação 7
Crachá +6

@AFONSO ROCHA

Para que nos seja possível ajudar, envie-nos o seu número de cliente para o @Fórum por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +1

Olá,

Eu tenho a aplicação instalada, porque consigo chegar a ela, através do menu aplicações . Mas, de resto não tenho nenhum menu, nem botão para que possa ativar o serviço.  Esse é que é o problema.  Tenho a aplicação,  mas nao há modo de a ativar…

Alguém sabe, como forçar a ativação?

 

 

A aplicação significa que o seu telemóvel é compatível com a tecnologia. Já atualizou o seu smartphone? Pode não ter recebido a atualização de rede da NOS. Por muito que não tivesse ativo, supondo porque ainda não chegou ao seu tarifário, tinha de ter a opção disponível. 

Reputação 7
Crachá +1

@AFONSO ROCHA,

O seu telemóvel consta na lista dos smartphones compatíveis, e o seu tarifário também permite aceder às tecnologias. Certifique-se de que tem a versão de software mais recente instalada. 

Reputação 7
Crachá +1

@Diogo Nogueira,

A opção “Wi-Fi Calling” só aparece nos Samsung para ativar nas definições, quando o smartphone em questão recebe a atualização de rede NOS. 

Não foi o que eu disse?! Se ele tiver a atualização de rede, mesmo que ainda não esteja disponível no seu tarifário, ele tem lá a opção.

Experiência própria que desde que foi anunciado, o meu telemóvel passou a ter a opção Chamadas WiFi, embora não funcionasse porque a WTF ainda não tinha ativo no meu cartão.

Comentário