Skip to main content
widget chatbot
chat
Header
Respondido

Spoofing

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
33% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

109 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30909 comentários
  • 27 de maio de 2025

Boa noite, ​@Cliente Nos 20 anosAs 

Movemos o seu comentário para o tópico onde o tema já é abordado. 

A  título esclarecedor, o Vishing é um mecanismo de Phishing que recorre ao serviço de voz, ou seja, recebe uma chamada, normalmente com origem num número manipulado (spoofing), número esse que pode pertencer a outro cliente particular (nacional ou internacional), uma empresa ou a um prestador de serviços

Sugerimos que denuncie a situação diretamente às autoridades competentes para que possam atuar. Infelizmente, como indicado neste tópico, quando existem estas situações, em regra, as comunicações não passam pela rede NOS, pelo que, para que se possa pedir informação a outras redes, é necessário uma autorização judicial, como compreenderá. Diferente seria, caso tivesse recebido um SMS fraudulento, com um número 93, aí conseguimos tomar as medidas necessárias.

Lamentamos não conseguir intervir. 

Obrigado,

Bom dia,

Porquê a caixa geral de depósitos?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31430 comentários
  • 28 de maio de 2025

Boa tarde ​@Cliente Nos 20 anosAs,

Agradecemos a sua mensagem. Lamentamos o lapso.

Situações deste género devem ser reportadas junto das autoridades policiais competentes.

Obrigado

Mas reporto a vocês, porque isto não é spoofing… o número deve ter sido clonado mesmo. As pessoas ligam a-me e vai directo para voice Mail, a mim não aparece nada mas garantem-me que deixaram mensagem e deixaram!! Ligaram-me quarta feira à noite , a chamada foi directa para voice mail e apenas hoje apareceu a indicação de chamada não atendida e símbolo de mensagem de voice mail. Isto não é do telefone é da rede e é vossa responsabilidade, torno a dizer como  evitar a situação sem ter de mudar de número? Porque é que as vossas linhas e redes não são seguras???

Jorge C
Super User
  • 8791 comentários
  • 30 de maio de 2025

Boa noite ​@Cliente Nos 20 anosAs,

Caso entenda pode desativar os reencaminhamentos, marque ##002# e tecla de chamada.

Obrigado. 

E é esta a solução que a companhia oferece?? A vossa linha está vulnerável diversas queixas e a solução é desligar o reencaminhamento de chamada??  

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12493 comentários
  • 2 de junho de 2025

Como já lhe foi explicado chamase spoofing e nada tem a ver com “ clonagem”. A operadora não tem controlo sobre isso

• Kilobyte
  • 6 comentários
  • 18 de junho de 2025

Recebi novamente uma chamada a dizer que eu é que liguei quando não o fiz.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31430 comentários
  • 18 de junho de 2025

Boa tarde ​@susana freitas,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado