Skip to main content
Header
Destaque

RCS disponível na NOS – Conheça o novo serviço de mensagens


Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
50% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

287 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4423 comentários
  • 18 de setembro de 2024

Eu sou utilizador da Apple, mas quem é que lançou funcionalidade? Foi a Apple quem é que tem de garantir que existe compatibilidade com os operadores? Parece ser quem desenvolveu a funcionalidade.  


Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 198 comentários
  • 18 de setembro de 2024
Olaf escreveu:

Eu sou utilizador da Apple, mas quem é que lançou funcionalidade? Foi a Apple quem é que tem de garantir que existe compatibilidade com os operadores? Parece ser quem desenvolveu a funcionalidade.  

Existe culpa de parte a parte. Do lado dos operadoras móveis, tem que haver alterações na rede, para que aceitem as configurações dos terminais dos fabricantes, do lado dos fabricantes, têm que disponibilizar os serviços. Portanto ambas têm que andar de braços dados, no entanto quando não existe muito interesse, um dos lados falha.

A Apple foi forçada a disponibilizar o RCS por obrigatoriedade da UE, e então a Apple aceitou e disponibilizou tal função no iOS 18, mas agora é preciso as operadoras se reajustarem nas suas redes.

No entanto a NOS tem vários problemas por corrigir na sua rede para que pelo menos duas coisas funcionem. O RCS é um deles, pois agora do lado do fabricante já se encontra disponível, e se a NOS adicionou e ajustou a sua rede para equipamentos Android, o mesmo terá que o fazer para equipamentos Apple, pois são sistemas operativos distintos, tal e qual como o serviço de chamada em espera, a NOS já tem este problema na rede desde 2021 e até hoje assobia para o lado, mas basta trocar o cartão SIM para um equipamento Android e já é possível escolher se queremos ou não o serviço de chamada em espera ativo/desativo.

Mas este problema é mais ridículo, pois na Vodafone e na MEO pelo menos relativamente ao serviço de chamada em espera, este problema nem existe atualmente, mas a NOS é a única que continua assobiar para o lado.

Em resumo, se antes era a Apple que se negava a disponibilizar o serviço, agora são as operadoras que têm que reajustar as suas redes para que os serviços dos equipamentos funcionem nas redes nacionais.


  • Kilobyte
  • 61 comentários
  • 19 de setembro de 2024

Mas eu tenho NOS e tenho serviço de chamada em espera… funciona muitas vezes.

 

quanto ao RCS, espero que este fórum sirva pelo menos para dar visibilidade desta falha na NOS.


Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4423 comentários
  • 19 de setembro de 2024

Mas da NOS? se foi a apple que apenas permitiu isso no iOS 18 que foi lançado nem há uma semana.. 

 


Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4423 comentários
  • 19 de setembro de 2024

Nenhum operador português tem ainda essa funcionalidade, segundo o site da própria Apple: Wireless carrier support and features for iPhone in Europe - Apple Support


  • Kilobyte
  • 61 comentários
  • 19 de setembro de 2024
Olaf escreveu:

Mas da NOS? se foi a apple que apenas permitiu isso no iOS 18 que foi lançado nem há uma semana.. 

 

Já está disponível em beta desde julho. Em julho já haviam vários operadores a suportar. Tiveram desde julho para se preparar para o lançamento oficial.


Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4423 comentários
  • 19 de setembro de 2024

Veja quantos operadores têm… e quantos existem com serviços NOS… 

Note-se que sou utilizador Apple, esta funcionalidade é também requerida por mim… Mas estarem a escrever como se fosse algo exclusivamente da NOS.. e antes que comecem com coisas não, não sou defensor da NOS. 


  • Kilobyte
  • 61 comentários
  • 19 de setembro de 2024
Olaf escreveu:

Veja quantos operadores têm… e quantos existem com serviços NOS… 

Note-se que sou utilizador Apple, esta funcionalidade é também requerida por mim… Mas estarem a escrever como se fosse algo exclusivamente da NOS.. e antes que comecem com coisas não, não sou defensor da NOS. 

Eu sou cliente NOS, logo é natural que me queixa na NOS. Conheço outro pessoal que se queixa junto do seu operador. Sim, a NÓS podia ter inovado e lançado o serviço primeiro, ja que tantos outros operadores europeus o fizeram. Não o fez, mas ao menos que não demorem para o fazer.


Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 198 comentários
  • 19 de setembro de 2024
RuiMJ escreveu:

Mas eu tenho NOS e tenho serviço de chamada em espera… funciona muitas vezes.

 

quanto ao RCS, espero que este fórum sirva pelo menos para dar visibilidade desta falha na NOS.

Tens a certeza que funciona? Eu pago-te um almoço se me apresentares 1 número NOS que consigas desativar/ativar o serviço de chamada em espera no iPhone.

No iOS 17 - menu Definições / Telefone / Chamada em Espera

No iOS 18 - menu Definições / Aplicações / Telefone / Chamada em Espera

E depois diz-me se conseguiste desativar o serviço.

Vai-te aparecer a mensagem “Não foi possível guardar a definição para chamada em espera.”

Eu não disse que o serviço de chamada em espera não funciona, porque no meu número também funciona, mas se quiseres por algum motivo desativar o serviço não consegues!

Depois dá a sensação que ficou desativo, mas se saíres desse menu e voltares ao menu Chamada em espera, reparas que continua ativo.

Este problema acontece com todos os números NOS em equipamentos iPhone. Este problema só não acontece em equipamentos Android.

E só a NOS não resolve este problema desde 2021, na Vodafone e na MEO isto não acontece


HUGO96
  • Terabyte
  • 46 comentários
  • 19 de setembro de 2024
Tiago Ferreira escreveu:
RuiMJ escreveu:

Mas eu tenho NOS e tenho serviço de chamada em espera… funciona muitas vezes.

 

quanto ao RCS, espero que este fórum sirva pelo menos para dar visibilidade desta falha na NOS.

Tens a certeza que funciona? Eu pago-te um almoço se me apresentares 1 número NOS que consigas desativar/ativar o serviço de chamada em espera no iPhone.

No iOS 17 - menu Definições / Telefone / Chamada em Espera

No iOS 18 - menu Definições / Aplicações / Telefone / Chamada em Espera

E depois diz-me se conseguiste desativar o serviço.

Vai-te aparecer a mensagem “Não foi possível guardar a definição para chamada em espera.”

Eu não disse que o serviço de chamada em espera não funciona, porque no meu número também funciona, mas se quiseres por algum motivo desativar o serviço não consegues!

Depois dá a sensação que ficou desativo, mas se saíres desse menu e voltares ao menu Chamada em espera, reparas que continua ativo.

Este problema acontece com todos os números NOS em equipamentos iPhone. Este problema só não acontece em equipamentos Android.

E só a NOS não resolve este problema desde 2021, na Vodafone e na MEO isto não acontece

 


Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 198 comentários
  • 19 de setembro de 2024
HUGO96 escreveu:
Tiago Ferreira escreveu:
RuiMJ escreveu:

Mas eu tenho NOS e tenho serviço de chamada em espera… funciona muitas vezes.

 

quanto ao RCS, espero que este fórum sirva pelo menos para dar visibilidade desta falha na NOS.

Tens a certeza que funciona? Eu pago-te um almoço se me apresentares 1 número NOS que consigas desativar/ativar o serviço de chamada em espera no iPhone.

No iOS 17 - menu Definições / Telefone / Chamada em Espera

No iOS 18 - menu Definições / Aplicações / Telefone / Chamada em Espera

E depois diz-me se conseguiste desativar o serviço.

Vai-te aparecer a mensagem “Não foi possível guardar a definição para chamada em espera.”

Eu não disse que o serviço de chamada em espera não funciona, porque no meu número também funciona, mas se quiseres por algum motivo desativar o serviço não consegues!

Depois dá a sensação que ficou desativo, mas se saíres desse menu e voltares ao menu Chamada em espera, reparas que continua ativo.

Este problema acontece com todos os números NOS em equipamentos iPhone. Este problema só não acontece em equipamentos Android.

E só a NOS não resolve este problema desde 2021, na Vodafone e na MEO isto não acontece

 

Agora tenta desativar e vê se consegues 😏


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31686 comentários
  • 20 de setembro de 2024

Bom dia a todos, 

Ainda não temos resposta que possamos partilhar, pelo que agradecemos a vossa compreensão. 
Obrigado,


Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 831 comentários
  • 20 de setembro de 2024

Bem, relativamente à questão da chamada em espera parece que temos de abrir mais um tópico...


Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 831 comentários
  • 20 de setembro de 2024
Tiago Ferreira escreveu:
RuiMJ escreveu:

Mas eu tenho NOS e tenho serviço de chamada em espera… funciona muitas vezes.

 

quanto ao RCS, espero que este fórum sirva pelo menos para dar visibilidade desta falha na NOS.

Tens a certeza que funciona? Eu pago-te um almoço se me apresentares 1 número NOS que consigas desativar/ativar o serviço de chamada em espera no iPhone.

No iOS 17 - menu Definições / Telefone / Chamada em Espera

No iOS 18 - menu Definições / Aplicações / Telefone / Chamada em Espera

E depois diz-me se conseguiste desativar o serviço.

Vai-te aparecer a mensagem “Não foi possível guardar a definição para chamada em espera.”

Eu não disse que o serviço de chamada em espera não funciona, porque no meu número também funciona, mas se quiseres por algum motivo desativar o serviço não consegues!

Depois dá a sensação que ficou desativo, mas se saíres desse menu e voltares ao menu Chamada em espera, reparas que continua ativo.

Este problema acontece com todos os números NOS em equipamentos iPhone. Este problema só não acontece em equipamentos Android.

E só a NOS não resolve este problema desde 2021, na Vodafone e na MEO isto não acontece

Foi aberto tópico sobre esse tema

 


  • Kilobyte
  • 61 comentários
  • 23 de setembro de 2024
Mário P. escreveu:

Bom dia a todos, 

Ainda não temos resposta que possamos partilhar, pelo que agradecemos a vossa compreensão. 
Obrigado,

Já há alguma novidade sobre o rcs na NOS no iPhone?


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31821 comentários
  • 23 de setembro de 2024

Boa tarde @RuiMJ,

Agradecemos a sua mensagem.

De momento não temos novidades sobre este tema. Logo que surjam novidades serão partilhadas através das via habituais.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 7 comentários
  • 24 de setembro de 2024
Tiago Ferreira escreveu:
Olaf escreveu:

Eu sou utilizador da Apple, mas quem é que lançou funcionalidade? Foi a Apple quem é que tem de garantir que existe compatibilidade com os operadores? Parece ser quem desenvolveu a funcionalidade.  

Existe culpa de parte a parte. Do lado dos operadoras móveis, tem que haver alterações na rede, para que aceitem as configurações dos terminais dos fabricantes, do lado dos fabricantes, têm que disponibilizar os serviços. Portanto ambas têm que andar de braços dados, no entanto quando não existe muito interesse, um dos lados falha.

A Apple foi forçada a disponibilizar o RCS por obrigatoriedade da UE, e então a Apple aceitou e disponibilizou tal função no iOS 18, mas agora é preciso as operadoras se reajustarem nas suas redes.

No entanto a NOS tem vários problemas por corrigir na sua rede para que pelo menos duas coisas funcionem. O RCS é um deles, pois agora do lado do fabricante já se encontra disponível, e se a NOS adicionou e ajustou a sua rede para equipamentos Android, o mesmo terá que o fazer para equipamentos Apple, pois são sistemas operativos distintos, tal e qual como o serviço de chamada em espera, a NOS já tem este problema na rede desde 2021 e até hoje assobia para o lado, mas basta trocar o cartão SIM para um equipamento Android e já é possível escolher se queremos ou não o serviço de chamada em espera ativo/desativo.

Mas este problema é mais ridículo, pois na Vodafone e na MEO pelo menos relativamente ao serviço de chamada em espera, este problema nem existe atualmente, mas a NOS é a única que continua assobiar para o lado.

Em resumo, se antes era a Apple que se negava a disponibilizar o serviço, agora são as operadoras que têm que reajustar as suas redes para que os serviços dos equipamentos funcionem nas redes nacionais.


A Apple não foi forçada pela UE a introduzir o RCS. Se alguém colocou pressão foi a China e a Google. De qualquer modo a funcionalidade já se encontrava disponível em operadoras de outros países quando saiu publicamente o iOS 18 porque ao contrário das operadoras em Portugal eles estudam o mercado atempadamente e preparam-se com as versões beta da firmware do iOS, como por exemplo em Espanha onde algumas operadoras introduziram a funcionalidade em julho/agosto durante o beta testing do iOS 18.0.

Gostaria que a funcionalidade do RCS fosse obrigatória pela UE, deste modo não só as fabricantes ficariam sujeitas mas também as operadoras, se é pra meter pressão nas operadoras em Portugal é ficar sentado e esperar, porque ninguém pode fazer nada, nem a ANACOM que se está nas tintas.


  • Kilobyte
  • 61 comentários
  • 25 de setembro de 2024

Já é tema quente no Zwame. Esperemos que os operadores se despachem a ter esta implementação asap. O primeiro operador a ter rcs ganha 3 clientes novos aqui de casa.

https://forum.zwame.pt/threads/rcs-no-iphone.1083970/


Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9093 comentários
  • 25 de setembro de 2024
RuiMJ escreveu:

Já é tema quente no Zwame. Esperemos que os operadores se despachem a ter esta implementação asap. O primeiro operador a ter rcs ganha 3 clientes novos aqui de casa.

https://forum.zwame.pt/threads/rcs-no-iphone.1083970/

 

Boa tarde @RuiMJ,

Aparentemente nessa espécie de fórum indicam que é “tema quente” aqui no fórum oficial.

Na minha opinião, essa “causa” não irá mudar o timing em que a Apple alterará os carrier settings.

Caso tenha mais questões partilhe com a comunidade.

Obrigado.


  • Kilobyte
  • 61 comentários
  • 25 de setembro de 2024
Jorge C escreveu:
RuiMJ escreveu:

Já é tema quente no Zwame. Esperemos que os operadores se despachem a ter esta implementação asap. O primeiro operador a ter rcs ganha 3 clientes novos aqui de casa.

https://forum.zwame.pt/threads/rcs-no-iphone.1083970/

 

Boa tarde @RuiMJ,

Aparentemente nessa espécie de fórum indicam que é “tema quente” aqui no fórum oficial.

Na minha opinião, essa “causa” não irá mudar o timing em que a Apple alterará os carrier settings.

Caso tenha mais questões partilhe com a comunidade.

Obrigado.

Não e a Apple que altera as carrier settings. Sao os operadores.


Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9093 comentários
  • 25 de setembro de 2024
RuiMJ escreveu:
Jorge C escreveu:
RuiMJ escreveu:

Já é tema quente no Zwame. Esperemos que os operadores se despachem a ter esta implementação asap. O primeiro operador a ter rcs ganha 3 clientes novos aqui de casa.

https://forum.zwame.pt/threads/rcs-no-iphone.1083970/

 

Boa tarde @RuiMJ,

Aparentemente nessa espécie de fórum indicam que é “tema quente” aqui no fórum oficial.

Na minha opinião, essa “causa” não irá mudar o timing em que a Apple alterará os carrier settings.

Caso tenha mais questões partilhe com a comunidade.

Obrigado.

 

Não e a Apple que altera as carrier settings. Sao os operadores.

 

Certo! Boa sorte na sua “cruzada” 😊

Obrigado.


  • Kilobyte
  • 61 comentários
  • 16 de outubro de 2024

Alguma previsão já para a NÓS permitir rcs no iPhone, a semelhança do que permite no iPhone?


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31686 comentários
  • 16 de outubro de 2024

@RuiMJ, bom dia. 
De momento, não temos novidades mas assim que tenhamos partilharemos. 
Obrigado, 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31686 comentários
  • 16 de outubro de 2024

Boa tarde a todos, 

A funcionalidade RCS no IPhone não é da responsabilidade da NOS, pelo que não temos como intervir. Assim, é necessário que a Apple disponibilize tal funcionalidade aos operadores, uma vez que à semelhança do que acontece com RCS no Android, é uma funcionalidade disponibilizada pela Google sem intervenção da NOS.

Obrigado, 


Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 198 comentários
  • 16 de outubro de 2024
Mário P. escreveu:

Boa tarde a todos, 

A funcionalidade RCS no IPhone não é da responsabilidade da NOS, pelo que não temos como intervir. Assim, é necessário que a Apple disponibilize tal funcionalidade aos operadores, uma vez que à semelhança do que acontece com RCS no Android, é uma funcionalidade disponibilizada pela Google sem intervenção da NOS.

Obrigado, 

Totalmente mentira. A NOS pede-te para transmitires essa informação, quando funcionários da Apple amigos amigos nos EUA, já me disseram que as operadoras têm que disponibilizar essa tecnologia nas suas redes de acordo com o que foi implementado no iOS 18.

Da mesma forma como durante quase 2 anos a NOS me dizia que o problema da ativação/desativação do Serviço de Chamada Espera nos iPhones é da responsabilidade da Apple, e só o ano passado é que reconheceram que existe uma incompatibilidade na rede da NOS com o iOS e que será corrigido no futuro, mas até hoje nada.

Portanto @Mário P. não tente mandar areia para os olhos dos clientes, só para que eles se calem e culpem a fabricante Apple para que a NOS fique bem vista perante todas estas situações.