Skip to main content
Header
Destaque

RCS disponível na NOS – Conheça o novo serviço de mensagens

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
51% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

285 Comentários

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 23 comentários
  • 27 de março de 2025

Boa tarde ​@Mário P.

Como está? Lamento mais uma vez estar a chateá-lo com isto, mas seria possível, por favor, dizer se existe alguma novidade no que toca à implementação do RCS no iOS?

Eu voluntario-me e encontro-me à disposição para dar beta testing ou até mesmo ajudar na implementação, se quiserem. Podem entrar em contacto comigo por mensagem privada :)

Relembro que basta indicar os servidores da jibe. Por exemplo, agora na beta do iOS 18.4, a Orange em França adicionou suporte, e indicaram igualmente os servidores da Jibe respetivos:

Gostaria que pudessem olhar para isto, por favor. Sei que têm planos para outras coisas maiores, e eu compreendo perfeitamente, mas isto é apenas 5 minutos, não é trabalho nenhum. No entanto, e caso exista outro impedimento, por favor esclareçam, nem que seja de forma privada.

Agradecia imenso se não desse uma resposta genérica, Mário :)

Obrigado!
Rúben

• Kilobyte
  • 12 comentários
  • 1 de abril de 2025

Caríssimos, venho partilhar a minha opinião e ponto de vista sobre o assunto do RCS nos iPhones.

Estamos todos impacientes para que as operadoras em Portugal adotem o RCS, eu inclusive. No entanto, acho que há múltiplos aspetos sobre este tema que a empresa pode ter de considerar e tomar decisão sobre, e por isso poder estar a demorar ou ate nem vir por algum tempo. Em primeiro lugar e mais importante, a implementação. Um serviço desta magnitude que seja estável e escalável leva o seu tempo a ser implementado, testado e lançado. Tão ou mais importante que isto, a segurança que como acho que ja foi mencionado nesta discussão, a versão da Apple ainda não suporta end-to-end encription. Assim sendo, se a empresa adotasse este serviço neste momento, seria bastante semelhante a usar SMS so mudaria a tecnologia usada para o efeito. Nestes termos temos de ter em conta que para a empresa possa nem fazer sentido estar a envergar por esta rota no momento.

Sobre o argumento de usar a Jibe, acho completamente incorreta esta abordagem. Acho que na posição da NOS eu optaria por reduzir ao máximo dependências em empresas e serviços de terceiros os quais estão fora do controlo da empresa. Para não falar que são um enorme ponto de falha de segurança uma vez que estaríamos a dar as nossas mensagens à Google no caso da Jibe, e acho que todos temos uma noção do que acontece à informação que a Google tem dos seus clientes.

Existe também a questão da monetização do serviço por parte da NOS. É tudo muito bonito mas a empresa tem de fazer o deles e se vão substituir ou adicionar um competidor do SMS provavelmente será necessário ter este ponto em consideração e fazer ajustes sobre isto. Este tipo de coisas de certeza que leva o seu tempo e tem de ser feito de modo a haver um equilíbrio entre o que o consumidor paga, o que a empresa gasta com o serviço e a margem de lucro, sem fazer buracos nas carteiras dos clientes.

RCS será certamente o futuro, cada vez estamos mais ligados à internet (para o bem e para o mal), cada vez há mais acessos a ela e a melhores preços. Porem com algumas limitações que o SMS não tem em termos de comunicação por texto (excluindo rich text). Será também o futuro em termos de segurança que é bem mais robusta do que a do SMS.

Sejamos pacientes e esperemos que as empresas encontrem soluções para este desafio. A primeira a implementar esta tecnologia irá com certeza ganhar alguns clientes. À NOS sugiro transparência sobre o assunto assim que tomarem decisões!

Cumprimentos!

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 23 comentários
  • 1 de abril de 2025
tmdbts escreveu:

Caríssimos, venho partilhar a minha opinião e ponto de vista sobre este assunto.

Estamos todos impacientes para que as operadoras em Portugal adotem o RCS, eu inclusive. No entanto, acho que há múltiplos aspetos sobre este tema que a empresa pode ter de considerar e tomar decisão sobre, e por isso poder estar a demorar ou ate nem vir por algum tempo. Em primeiro lugar e mais importante, a implementação. Um serviço desta magnitude que seja estável e escalável leva o seu tempo a ser implementado, testado e lançado. Tão ou mais importante que isto, a segurança que como acho que ja foi mencionado nesta discussão, a versão da Apple ainda não suporta end-to-end encription. Assim sendo, se a empresa adotasse este serviço neste momento, seria bastante semelhante a usar SMS so mudaria a tecnologia usada para o efeito. Nestes termos temos de ter em conta que para a empresa possa nem fazer sentido estar a envergar por esta rota no momento.

Sobre o argumento de usar a Jibe, acho completamente incorreta esta abordagem. Acho que na posição da NOS eu optaria por reduzir ao máximo dependências em empresas e serviços de terceiros os quais estão fora do controlo da empresa. Para não falar que são um enorme ponto de falha de segurança uma vez que estaríamos a dar as nossas mensagens à Google no caso da Jibe, e acho que todos temos uma noção do que acontece à informação que a Google tem dos seus clientes.

Existe também a questão da monetização do serviço por parte da NOS. É tudo muito bonito mas a empresa tem de fazer o deles e se vão substituir ou adicionar um competidor do SMS provavelmente será necessário ter este ponto em consideração e fazer ajustes sobre isto. Este tipo de coisas de certeza que leva o seu tempo e tem de ser feito de modo a haver um equilíbrio entre o que o consumidor paga, o que a empresa gasta com o serviço e a margem de lucro, sem fazer buracos nas carteiras dos clientes.

RCS será certamente o futuro, cada vez estamos mais ligados à internet (para o bem e para o mal), cada vez há mais acessos a ela e a melhores preços. Porem com algumas limitações que o SMS não tem em termos de comunicação por texto (excluindo rich text). Será também o futuro em termos de segurança que é bem mais robusta do que a do SMS.

Sejamos pacientes e esperemos que as empresas encontrem soluções para este desafio. A primeira a implementar esta tecnologia irá com certeza ganhar alguns clientes. À NOS sugiro transparência sobre o assunto assim que tomarem decisões!

Cumprimentos!

Olá! Agradeço imenso a sua opinião, todas são válidas, mas permita-me discordar nalguns pontos :)

A Apple irá implementar o Universal Profile 3.0 no iOS 19, contudo, isso não depende propriamente das operadoras, já que cabe à Apple fazê-lo. Ou seja, para as operadoras que tenham RCS ativado, as funcionalidades do UP 3.0 ficam disponíveis no imediato assim que a Apple tiver a boa vontade de o lançar.

Quanto à Jibe, e embora eu concorde que devemos reduzir a dependência de empresas americanas devido ao estado atual do mundo, a verdade é que é um standard, está bem implementado, é seguro, e no UP 3.0 é encriptado ponta a ponta. Aliás, se for analisar os bundles das operadoras, praticamente todas as que têm RCS ativado estão a usar a Jibe. Por algum motivo o é 🙃

A verdade é que o argumento da segurança acaba por cair por terra quando do lado do Android é sempre utilizado os servidores da Jibe, as operadoras não têm influência. Portanto de uma forma ou de outra, passa sempre por eles :)

Isto claro, sem contar que implementações específicas por parte das operadoras são dispendiosas. Estar a implementar “à pata” não só acarreta custos avultados e desnecessários à NOS, como obriga a que exista uma constante manutenção do serviço. Ora, delegando essa responsabilidade à Jibe, isso deixa de ser um problema. Quanto à rentabilidade do serviço, a NOS deixaria de ter de suportar tantas SMS, por isso só era vantajoso.

Sou engenheiro de software, e lhe garanto, andar a reinventar a roda não é nada agradável, acredite. Ter de seguir normas, regras e ainda verificar se tudo está em ordem é chato, moroso e desgastante. Se temos uma solução, porquê inventar? Agora também lhe digo, acho que seria interessante termos uma solução de servidores europeus de RCS, comum a toda a UE e a respeitar as normas de privacidade, não acha?

Mais uma vez, a minha opinião não é melhor que a sua nem vice versa, são pontos de vista diferentes e acho que é sempre bom ter este debate :)

Abraço!

• Kilobyte
  • 13 comentários
  • 6 de abril de 2025

Permitam -me meter o bedelho. A minha forma preferencial de contacto com os meus contactos é RCS. Todos os meus contactos nos EUA, Reino Unido e Espanha têm RCS no iPhone (de notar que a lista de operadoras no site da Apple é inútil pois não actualizaram). Na Alemanha a maioria tem. E de facto o que notei é que estas alterações estão mais relacionadas com o lançamento de novas versões do iOS do que com os operadores. Para terem uma ideia, a operadora do Google nos EUA só teve RCS nos iPhones agora com a IOS 18.4.

Sim, há vários intervenientes neste serviço e seria bom ler a NOS a dizer: já fizemos tudo para assegurar que os nossos clientes terão RCS (que volta a dizer inclui os com Huawei). Mas neste caso, confesso que é mesmo a Apple que tem feito isto a cada nova versão do IOS.

• Kilobyte
  • 60 comentários
  • 6 de abril de 2025
12241899 escreveu:

Permitam -me meter o bedelho. A minha forma preferencial de contacto com os meus contactos é RCS. Todos os meus contactos nos EUA, Reino Unido e Espanha têm RCS no iPhone (de notar que a lista de operadoras no site da Apple é inútil pois não actualizaram). Na Alemanha a maioria tem. E de facto o que notei é que estas alterações estão mais relacionadas com o lançamento de novas versões do iOS do que com os operadores. Para terem uma ideia, a operadora do Google nos EUA só teve RCS nos iPhones agora com a IOS 18.4.

Sim, há vários intervenientes neste serviço e seria bom ler a NOS a dizer: já fizemos tudo para assegurar que os nossos clientes terão RCS (que volta a dizer inclui os com Huawei). Mas neste caso, confesso que é mesmo a Apple que tem feito isto a cada nova versão do IOS.

sim a Apple tem lançado atualizações as carrier settings nos betas e novas versões públicas do iOS. Não tem que ser necessariamente assim mas percebo que seja para garantir que serviços como 5G SA, rcs, VoWifi, etc, funcionam bem antes das releases públicas. Mas tem que ser o operador a submeter e suportar as features.

posso te dizer que tenho inside info das engenharias da NOS que na semana passada me confirmaram que ainda não submeteram o RCS a Apple, embora esteja no roadmap. Não entendo como algo tão simples demore tanto. Basta ir a Espanha e já todos suportam. Até a nossa amiga DIGI. Pode ser que esses sejam os primeiros também em Portugal e comecem a ter uma imagem de inovação que até tem pertencido a NOS. Mas as percepções mudam rapidamente.

• Kilobyte
  • 13 comentários
  • 6 de abril de 2025

Permitam-me também acrescentar que o RCS nos iPhones têm tido vários problemas da responsabilidade da Apple como as pessoas passarem horas e dias sem RCS. Acredito que não irão universalizar até resolverem as dificuldades que têm na implementação com o seu software.

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 23 comentários
  • 21 de abril de 2025

Boa tarde ​@Mário P. e ​@João H.

Como estão? Gostaria de saber se têm alguma novidade face ao RCS nos iPhones.

Nesta nova beta do iOS 18.5 que saiu há minutos, a Jio (operadora na Índia) é mais uma das operadoras a suportar RCS, aliás a primeira na Índia. Para quando a NOS a ser a primeira em Portugal? 😉

Não me deem uma resposta genérica tipo “quando tivermos algo novo dizemos”, por favor. Digam qualquer coisa útil, tipo “está guardado no roadmap a apanhar pó” ou “estamos a trabalhar nisso” :) Não precisa de ser nada que comprometa informação privada, acho que a comunidade só quer mesmo um estado atual da coisa.

Qualquer coisa que seja preciso testar, apitem :)

Muito obrigado por me aturarem 😆

Rúben

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 1 de maio de 2025

Viva.

Tive portabilidade para a NOS há cerca de um mês. Estou a tentar ativar o serviço RCS, mas continua a tentar validar o número (que está correto), e não sai deste ciclo.

Já tentei desativar e voltar a ativar, mas a situação mantém-se.

É possível ajudar?

Obrigado, 

André 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30045 comentários
  • 2 de maio de 2025

Boa tarde ​@André C,

Agradecemos a sua mensagem. 

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde pode encontrar mais informações sobre o mesmo tema.

Por favor, partilhe connosco mais detalhes sobre a questão. Qual o modelo de equipamento?

Obrigado

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 2 de maio de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde ​@André C,

Agradecemos a sua mensagem. 

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde pode encontrar mais informações sobre o mesmo tema.

Por favor, partilhe connosco mais detalhes sobre a questão. Qual o modelo de equipamento?

Obrigado

Viva!

O meu equipamento é um Samsung Galaxy S25 Ultra

Eu coloco o meu número e a única informação que aparece é "a configurar" e "a tentar validar o número". Já confirmei várias vezes e o número está correto. 

Comentário