Header
Pergunta

Telefone fixo ligado com cabo de rede?


Reputação 2
Boas,
O meu telefone de casa avariou e tenho aqui na gaveta um daqueles telefones por IP que se costuma encontrar nos escritórios (Yealink SIP T19).
A minha questão é: visto que este telefone não tem a entrada dos telefones comuns, apenas a entrada de rede RJ45, é possível ainda assim utilizar este telefone como telefone fixo cá de casa?

Pergunto porque o modem de onde sai o cabo do telefone também tem uma entrada RJ45, portanto será possível configurar o número fixo para essa entrada ou é de todo impossivel?
Ao ligar o telefone nessa entrada ele não consegue adquirir endereço de rede.


Cumprimentos

5 Comentários

Reputação 4
Crachá +2
Boas,
O meu telefone de casa avariou e tenho aqui na gaveta um daqueles telefones por IP que se costuma encontrar nos escritórios (Yealink SIP T19).
A minha questão é: visto que este telefone não tem a entrada dos telefones comuns, apenas a entrada de rede RJ45, é possível ainda assim utilizar este telefone como telefone fixo cá de casa?

Pergunto porque o modem de onde sai o cabo do telefone também tem uma entrada RJ45, portanto será possível configurar o número fixo para essa entrada ou é de todo impossivel?
Ao ligar o telefone nessa entrada ele não consegue adquirir endereço de rede.


Cumprimentos

No fim diz que já experimentou ligar o equipamento e que não dá sinal é isso?
Reputação 2
Boas,
O meu telefone de casa avariou e tenho aqui na gaveta um daqueles telefones por IP que se costuma encontrar nos escritórios (Yealink SIP T19).
A minha questão é: visto que este telefone não tem a entrada dos telefones comuns, apenas a entrada de rede RJ45, é possível ainda assim utilizar este telefone como telefone fixo cá de casa?

Pergunto porque o modem de onde sai o cabo do telefone também tem uma entrada RJ45, portanto será possível configurar o número fixo para essa entrada ou é de todo impossivel?
Ao ligar o telefone nessa entrada ele não consegue adquirir endereço de rede.


Cumprimentos

No fim diz que já experimentou ligar o equipamento e que não dá sinal é isso?


O modem de onde sai o cabo do telefone fixo tem 2 entradas de telefone normal e 1 entrada RJ45. Exprimentei a ligar este telefone à entrada RJ45 mas não obtém nem o número nem a rede, mas se ligar o telefone ao router da nos ele consegue obter IP.
A minha dúvida é se a porta RJ45 que está no modem permite utilizar um telefone fixo ligado através de um cabo de rede. Ou se existe possibilidade de atribuir o meu número fixo a este telefone mesmo que esteja ligado à rede de internet de casa
Reputação 4
Crachá +2
Ligue onde tem sinal e veja experimente fazer uma chamada, se conseguir nao tem problema nenhum.

Devera ter algo idêntico a isto

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/Pages/ajuda-equipamentos.aspx?page=device/nos/h7/topic/manual-do-utilizador/download-do-manual/1
@Bruno Daniel, o equipamento que indicou parece-me ser um telefone GSM...

@andremn, o facto de o equipamento adquirir IP, so por si nao significa que do lado do operador exista um serviço VOIP que aceite esse tipo de equipamentos. Mesmo que existisse seria necessario emparelhar o MAC do equipamento com o seu n° fixo, tal como acontece no router.
Pelo menos para os clientes residenciais com serviço de telefone fixo suportado por fibra, o equipamento terminal tem de ser ligado as saidas (RJ11/12) do router destinadas a esse serviço.
Para clientes Empresariais desconheço se sao permitidos equipamentos terminais VOIP (telefones, centrais, etc).
Reputação 2
Obrigado pelas respostas.
Então ao que parece qualquer telefone fixo da Nos tem obrigatóriamente de estar ligado na saida RJ11. Pensei que talvez fosse possivel configurar o router de modo a transformar a linha telefónica num serviço voip, e ligar o telefone à saida Ethernet em vez da saida RJ11

Comentário