Skip to main content
Header
Pergunta

Porque tenho de pagar uma chamada do telefone fixo para a rede móvel que não é atendida?

  • December 19, 2025
  • 3 comentários
  • 14 visualizações

Porque tenho de pagar uma chamada do telefone fixo para a rede móvel que não é atendida?

Várias vezes usei o meu telefone fixo para localizar o meu telemóvel (ambos do meu pacote NOS), não tendo, obviamente, atendido a chamada. Bastou-me ouvi-lo e localizá-lo. Foi sempre e apenas aquilo que se chama um “Toque”.

Fazendo as contas, usei 11 vezes o telefone fixo para este efeito desde Fevereiro deste ano, até agora, e a NOS cobrou-me, a meu ver indevidamente, um total de 5,328€.

Indevidamente (para não chamar outra coisa), porquê? Porque efectivamente liguei para o nº desse móvel, mas não atendi. Foi apenas um “Toque”, como disse. Aliás, sempre foi assim, pelo menos “antigamente”. As chamadas só começavam a ser cobradas quando alguém do outro lado atendia.

Na sua página “https://www.nos.pt/ai-em-duvida/plano-de-poupanca-fixo” a NOS diz que o custo de uma chamada para as redes móveis a partir de um telefone fixo é de 0,413€ (a mim cobraram-me sempre 0,444€). Mas não define o que é chamada! Não diz que é depois de ser atendida ou não!

Também no contrato (VENDA367844119INFORMACAO_PRECONTRATUAL.pdf) não refere nada!

Os operadores do Apoio da NOS dizem que essa cobrança é devida.

No entanto acho que é ilegítimo cobrarem esses “toques”, pelo que irei fazer um protesto junto da defesa do consumidor, da DECO (da qual sou subscritor) e da ANACOM

3 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 20, 2025

Não precisa atender para que seja considerada uma chamada atendida. Por exemplo o voicemail causa isso. 

Se acha ilegítimo faça. Depois informe aqui as respostas


Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 20, 2025

tem nas condições especificas do serviço 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 20, 2025

@Nonofre, boa noite. 

O serviço de Voz Fixa inclui 3.000 minutos para a rede fixa nacional (24 horas por dia) e 1.000 minutos para destinos internacionais selecionados (das 21h às 9h nos dias úteis e 24 horas por dia aos fins de semana e feriados).

Para mais informações sobre o telefone fixo associado aos pacotes Fibra, consulte  aqui , e sobre os pacotes Satélite, consulte aqui. Pode ainda consultar a informação relativa a outros tarifários de Voz Fixa Satélite aqui.

Salienta-se que todas as comunicações efetuadas para números de telemóvel têm custos associados, uma vez que não estão incluídas nas comunicações abrangidas pelas condições do serviço.

Obrigado,