Skip to main content
Header
Kilobyte
December 19, 2025
Respondido

Porque tenho de pagar uma chamada do telefone fixo para a rede móvel que não é atendida?

• December 19, 2025
  • 3 comentários
  • 133 visualizações

Porque tenho de pagar uma chamada do telefone fixo para a rede móvel que não é atendida?

Várias vezes usei o meu telefone fixo para localizar o meu telemóvel (ambos do meu pacote NOS), não tendo, obviamente, atendido a chamada. Bastou-me ouvi-lo e localizá-lo. Foi sempre e apenas aquilo que se chama um “Toque”.

Fazendo as contas, usei 11 vezes o telefone fixo para este efeito desde Fevereiro deste ano, até agora, e a NOS cobrou-me, a meu ver indevidamente, um total de 5,328€.

Indevidamente (para não chamar outra coisa), porquê? Porque efectivamente liguei para o nº desse móvel, mas não atendi. Foi apenas um “Toque”, como disse. Aliás, sempre foi assim, pelo menos “antigamente”. As chamadas só começavam a ser cobradas quando alguém do outro lado atendia.

Na sua página “https://www.nos.pt/ai-em-duvida/plano-de-poupanca-fixo” a NOS diz que o custo de uma chamada para as redes móveis a partir de um telefone fixo é de 0,413€ (a mim cobraram-me sempre 0,444€). Mas não define o que é chamada! Não diz que é depois de ser atendida ou não!

Também no contrato (VENDA367844119INFORMACAO_PRECONTRATUAL.pdf) não refere nada!

Os operadores do Apoio da NOS dizem que essa cobrança é devida.

No entanto acho que é ilegítimo cobrarem esses “toques”, pelo que irei fazer um protesto junto da defesa do consumidor, da DECO (da qual sou subscritor) e da ANACOM

Melhor resposta por Mário P.

@Nonofre, boa noite. 

O serviço de Voz Fixa inclui 3.000 minutos para a rede fixa nacional (24 horas por dia) e 1.000 minutos para destinos internacionais selecionados (das 21h às 9h nos dias úteis e 24 horas por dia aos fins de semana e feriados).

Para mais informações sobre o telefone fixo associado aos pacotes Fibra, consulte  aqui , e sobre os pacotes Satélite, consulte aqui. Pode ainda consultar a informação relativa a outros tarifários de Voz Fixa Satélite aqui.

Salienta-se que todas as comunicações efetuadas para números de telemóvel têm custos associados, uma vez que não estão incluídas nas comunicações abrangidas pelas condições do serviço.

Obrigado,

3 Comentários

Guimas
Super User
Super User
December 20, 2025

Não precisa atender para que seja considerada uma chamada atendida. Por exemplo o voicemail causa isso. 

Se acha ilegítimo faça. Depois informe aqui as respostas

Olaf
Super User
Super User
December 20, 2025

tem nas condições especificas do serviço 

Mário P.
Mário P.Gestor da comunidadeResposta
Gestor da comunidade
December 20, 2025

@Nonofre, boa noite. 

O serviço de Voz Fixa inclui 3.000 minutos para a rede fixa nacional (24 horas por dia) e 1.000 minutos para destinos internacionais selecionados (das 21h às 9h nos dias úteis e 24 horas por dia aos fins de semana e feriados).

Para mais informações sobre o telefone fixo associado aos pacotes Fibra, consulte  aqui , e sobre os pacotes Satélite, consulte aqui. Pode ainda consultar a informação relativa a outros tarifários de Voz Fixa Satélite aqui.

Salienta-se que todas as comunicações efetuadas para números de telemóvel têm custos associados, uma vez que não estão incluídas nas comunicações abrangidas pelas condições do serviço.

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.