Skip to main content
Header
Pergunta

Porque tenho de pagar uma chamada do telefone fixo para a rede móvel que não é atendida?

• December 19, 2025
  • 2 comentários
  • 10 visualizações

Porque tenho de pagar uma chamada do telefone fixo para a rede móvel que não é atendida?

Várias vezes usei o meu telefone fixo para localizar o meu telemóvel (ambos do meu pacote NOS), não tendo, obviamente, atendido a chamada. Bastou-me ouvi-lo e localizá-lo. Foi sempre e apenas aquilo que se chama um “Toque”.

Fazendo as contas, usei 11 vezes o telefone fixo para este efeito desde Fevereiro deste ano, até agora, e a NOS cobrou-me, a meu ver indevidamente, um total de 5,328€.

Indevidamente (para não chamar outra coisa), porquê? Porque efectivamente liguei para o nº desse móvel, mas não atendi. Foi apenas um “Toque”, como disse. Aliás, sempre foi assim, pelo menos “antigamente”. As chamadas só começavam a ser cobradas quando alguém do outro lado atendia.

Na sua página “https://www.nos.pt/ai-em-duvida/plano-de-poupanca-fixo” a NOS diz que o custo de uma chamada para as redes móveis a partir de um telefone fixo é de 0,413€ (a mim cobraram-me sempre 0,444€). Mas não define o que é chamada! Não diz que é depois de ser atendida ou não!

Também no contrato (VENDA367844119INFORMACAO_PRECONTRATUAL.pdf) não refere nada!

Os operadores do Apoio da NOS dizem que essa cobrança é devida.

No entanto acho que é ilegítimo cobrarem esses “toques”, pelo que irei fazer um protesto junto da defesa do consumidor, da DECO (da qual sou subscritor) e da ANACOM

2 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 20, 2025

Não precisa atender para que seja considerada uma chamada atendida. Por exemplo o voicemail causa isso. 

Se acha ilegítimo faça. Depois informe aqui as respostas

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 20, 2025

tem nas condições especificas do serviço