Header
Respondido

Linha telefone 1 - Giga Router Hitron V2 HFC


Boa tarde, gostaria de entender porque a linha 1 do meu router se mantém com a informação de ligada, luz verde fixa apesar de não ter nenhum telefone fixo instalado nem nunca ter tido. O router foi trocado recentemente mas só agora me apercebi dessa particularidade que gostaria de esclarecer.

Na app Nos Net também me aparece como ligado o telefone á linha quando não o está. É um bug? O router já foi reiniciado diversas vezes através da APP e sempre se manteve igual. Informação de ligado em "Todos os equipamentos" e na aba "Estado de ligações" a mesma coisa

icon

Melhor resposta por Guimas 20 April 2023, 17:15

Ver pergunta inicial

20 Comentários

Reputação 7

Boa tarde @JOANA FRAZAO FIGUEIREDO,

 

O manual do router Hitron Chita Hub5 mostra o seguinte:

Confirma que não tem ligado nenhum cabo nas linhas de telefone, conforme a imagem?

Aguardo seu feedback,

Obrigado

Não tenho nenhum cabo nas linhas 1 e 2. Nunca tive sequer em anos de nos. Obrigado pela resposta

Reputação 7

Não tenho nenhum cabo nas linhas 1 e 2. Nunca tive sequer em anos de nos. Obrigado pela resposta

 

Conforme menciona e passo a citar “o router já foi reiniciado diversas vezes através da App “, sugiro que desligue o mesmo fisicamente no interruptor localizado na parte de trás, aguarde pelo menos 10 segundos e volte a ligar.

Partilho consigo um video que mostra mais detalhes.

 

Aguardo seu feedback,

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Está verde porque o serviço de telefone fixo está ativo. É suposto estar assim.

Reputação 7

 

Boa tarde @Guimas, se acha normal, o manual elaborado pela NOS estará errado?

São mencionadas duas possibilidades, ativo aprovisionado e ativo não aprovisionado.

Com certeza deverá existir alguma diferença.

 

Obrigado

@Jorge C obrigado, quando estiver por casa vou testar desligar da corrente e até reset pelo próprio router (o orifício)

@Guimas a luz segundo me recordo está fixa, calculo que quando falamos em aprovisionado ou não está a referir se ao equipamento, confuso mas é capaz de ser essa a justificação. A linha está lá, o equipamento não. Se alguem está na mesma situação confirme sff. Acredito que muita gente nem instale telefone!

Reputação 7
Crachá +2

 

Boa tarde @Guimas, se acha normal, o manual elaborado pela NOS estará errado?

São mencionadas duas possibilidades, ativo aprovisionado e ativo não aprovisionado.

Com certeza deverá existir alguma diferença.

 

Obrigado

O manual está correto. É suposto estar verde fixo, dado que o serviço está ativo e o cliente tem um número aprovisionado. Por isso desligar da corrente claro que não vai fazer nada.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @JOANA FRAZAO FIGUEIREDO.

O @Guimas prestou uma boa ajuda a esclarecer. É normal a luz verde se encontrar ativa.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Reputação 7

 

Boa tarde @Guimas, se acha normal, o manual elaborado pela NOS estará errado?

São mencionadas duas possibilidades, ativo aprovisionado e ativo não aprovisionado.

Com certeza deverá existir alguma diferença.

 

Obrigado

O manual está correto. É suposto estar verde fixo, dado que o serviço está ativo e o cliente tem um número aprovisionado. Por isso desligar da corrente claro que não vai fazer nada.

 

A titulo informativo e para futura referência, concluo pela sua explicação.

  1. Serviço de telefone inativo

→ Serviço indisponível quer esteja ou não o telefone ligado

  1. Serviço de telefone ativo mas não aprovisionado

→ Serviço indisponível quer esteja ou não o telefone ligado

  1. Serviço de telefone ativo mas não aprovisionado

→ Serviço disponível quer esteja ou não o telefone ligado

O @Guimas confirma assim que o ponto 1 e 2 significam o mesmo?

 

Muito obrigado pelo esclarecimento

 

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Praticamente. Pode estar ativo mas se não tiver nenhum numero aprovisionado não vai receber chamadas.

Reputação 7

Tem lógica e como é óbvio o facto do telefone estar ou não ligado é irrelevante para o router.

 

Obrigado pela ajuda

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 
O @Jorge C e o @Guimas deram uma boa ajuda. 

@JOANA FRAZAO FIGUEIREDO, se tiver alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Boa tarde 

Tenho o telefone fixo ligado mas não trabalha. 

Chama mas não toca. 

Podem verificar por favor. 

Isto aconteceu desde que me mudaram o router. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde 

Tenho o telefone fixo ligado mas não trabalha. 

Chama mas não toca. 

Podem verificar por favor. 

Isto aconteceu desde que me mudaram o router. 

 

Boa noite, experimente reiniciar o router diretamente da corrente eletrica, caso  não resolva deve efetuar reset ao aparelho, se mesmo asim o telefone não funcionar deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum para que a moderação possa agendar um contacto do departamento competente.

Entretanto desligue e volte a ligar o fio na linha 1 para se ter a certeza que está bem ligado.

Reputação 7
Crachá +2

Só para dar um pouco mais de informação.

É necessário reset de fábrica ao router ( pegar num palito e pressionar no orificio de reset). Desligar da corrente não resolve nada.

De seguida teste e ligue do seu telemovel para o telefone fixo. Chama sem problemas ou diz logo que não está disponivel? Caso chame normalmente o problema estará no telefone ou na ligação. Certifique-se que está o fio ligado na LINE1 do router.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Eduardo Fernandes.

A comunidade prestou uma boa ajuda sobre este tema.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado 

Boa tarde 

Tenho o telefone fixo ligado mas não trabalha. 

Chama mas não toca. 

Podem verificar por favor. 

Isto aconteceu desde que me mudaram o router. 

 

Boa noite, experimente reiniciar o router diretamente da corrente eletrica, caso  não resolva deve efetuar reset ao aparelho, se mesmo asim o telefone não funcionar deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum para que a moderação possa agendar um contacto do departamento competente.

Entretanto desligue e volte a ligar o fio na linha 1 para se ter a certeza que está bem ligado.

Boa Tarde.

não resolveu e ainda ficou pior.

Antes ainda aparecia como ligado e agora diz não registado.

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Eduardo Fernandes.

A comunidade prestou uma boa ajuda sobre este tema.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado 

Boa Tarde,

Desde já agradeço toda a ajuda e dicas que são sempre bem vindas mas pra já nenhuma delas resolveu.

Vou entrar em contacto com a NOS pra resolver a situação.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde 

Tenho o telefone fixo ligado mas não trabalha. 

Chama mas não toca. 

Podem verificar por favor. 

Isto aconteceu desde que me mudaram o router. 

 

Boa noite, experimente reiniciar o router diretamente da corrente eletrica, caso  não resolva deve efetuar reset ao aparelho, se mesmo asim o telefone não funcionar deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum para que a moderação possa agendar um contacto do departamento competente.

Entretanto desligue e volte a ligar o fio na linha 1 para se ter a certeza que está bem ligado.

Boa Tarde.

não resolveu e ainda ficou pior.

Antes ainda aparecia como ligado e agora diz não registado.

Boa noite, nesses casos tem que ser resolvido por uma equipa técnica,  também troquei de router e fiquei sem telefone fixo durante 15 dias, foi reparado remotamente por um técnico, envie para o perfil @Fórum o seu numero de cliente para que a moderação possa pedir que o departamento competente lhe ligue para resolver.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Eduardo Fernandes,

Agradecemos o seu testemunho.

Após reset de fábrica ao router o telefone continua sem dar sinal de chamada? 
O telefone encontra-se ligado diretamente à entrada Line1 do router? 

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.
Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

Comentário