Skip to main content
Header
Respondido

Consumos fantasma

Router fantasma.

Há já mais de 3 anos que não tenho qualquer tipo de equipamento de rede fixa ligado ao router. No entanto, desde Janeiro que me têm sido facturados consumos na linha fixa.

Após mais de 40 minutos na linha de apoio a ser passado de assistente para assistente, o ultimo que me atendeu resolver desligar sem qualquer justificação.

A resposta era sempre a mesma, tipo cassete “se os consumos apareciam no sistema, era porque tinham sido feitos”. Houve até um que sugeriu que “alguém na minha casa ligava um equipamento ao router sem meu conhecimento”. É preciso ter descaramento…

Ninguém teve uma abordagem de apoio nem sequer sugeriram que poderia ser um problema técnico do router.

Tudo isto é lamentável e a prosseguir, irá fazer-me apresentar formalmente uma reclamação.

Enfim, é este o mundo NOS. Paga e não bufa porque nós temos sempre razão... 

Melhor resposta por Rafaela F.

Boa tarde ​@João Paulo Maria Alves, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem. O ​@ByteSábio deu uma boa ajuda a esclarecer.

O serviço de reencaminhamento de chamadas não tem custos associados. No entanto, as chamadas reencaminhadas podem ser cobradas, dependendo do destino do reencaminhamento e do tarifário ativo.
Assim, se o reencaminhamento for de um número fixo para um número móvel, a chamada vai ser faturada como uma chamada feita a partir do seu telefone fixo para o número móvel que recebe a chamada.

Conheça todas as condições do serviço no Site NOS.

Partilhe connosco se tiver mais alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

5 Comentários

ByteSábio
Forum|alt.badge.img

já viu na área de cliente se reconhece os consumos?

se estão a ser faturados é porque existem, a nos não consegue fazer chamadas por si

O consumo é para um dos meus numeros móvel para onde estão reencaminhadas as chamadas do numero fixo.
Será que ao receber uma chamada no numero fixo, o reencaminhar para o móvel é cobrado como um consumo do fixo?

Se é assim, não me recordo de ver essa informação quando activei o reencaminhamento. Sempre assumi que o reencaminhamento fosse isento de custos.

ByteSábio
Forum|alt.badge.img

O consumo é para um dos meus numeros móvel para onde estão reencaminhadas as chamadas do numero fixo.
Será que ao receber uma chamada no numero fixo, o reencaminhar para o móvel é cobrado como um consumo do fixo?

Se é assim, não me recordo de ver essa informação quando activei o reencaminhamento. Sempre assumi que o reencaminhamento fosse isento de custos.

as chamadas do telefone fixo para telemóvel têm custo, por isso se tem o reencaminhamento ativo, vai ter custos 

se forem chamadas entre telemóveis não tem custos se fizerem parte do tarifário, mas desde que me lembro as chamadas do telefone para telemóvel pagam-se

Considerar o reencaminhamento como uma chamada parece-me algo nas margens do abusivo e gostaria que essa informação estivesse clara quando se activa o reencaminhamento.

Seja como for, julgo que estou esclarecido e agradeço a sua ajuda.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • March 17, 2026

Boa tarde ​@João Paulo Maria Alves, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem. O ​@ByteSábio deu uma boa ajuda a esclarecer.

O serviço de reencaminhamento de chamadas não tem custos associados. No entanto, as chamadas reencaminhadas podem ser cobradas, dependendo do destino do reencaminhamento e do tarifário ativo.
Assim, se o reencaminhamento for de um número fixo para um número móvel, a chamada vai ser faturada como uma chamada feita a partir do seu telefone fixo para o número móvel que recebe a chamada.

Conheça todas as condições do serviço no Site NOS.

Partilhe connosco se tiver mais alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada