Header
Pergunta

Quebras frequentes na ligação - ssh e pings


Instalaram-me há umas semanas o serviço na nova morada, tendo aproveitado para fazer o upgrade para 500MB de download.

 

Tenho um giga router (o terceiro modelo deste tópico  -

 

Estou com problemas de estabilidade da internet:

  • pings que falham
  • Ligações ssh que fecham por broken pipe

Já fiz dezenas de despistes - dois portáteis, ligações wireless e por cabo, e o resultado é sempre o mesmo: mesmo com um portátil ligado por cabo mesmo ao lado do router, três ligações ssh a três servidores diferentes falham ao fim de umas horas.

 

Esta situação é disruptiva porque trabalho a partir de casa. O que se pode fazer?


16 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @mmalmeida

Detalhe-nos, por favor, a sua questão as ligações SSH têm timeout? Está a tentar ligar-se a um servidor no estrangeiro?

Obrigado

@Mário P. as ligações quebram com broken pipe.

 

É irrelevante a localização do servidor. Tenho em testes um portátil ligado com cabo ao router, ligado a 3 servidores (2 em Lisboa, um em França) e ao fim de umas horas tenho-os todos com broken pipe - tipicamente todos broken no mesmo minuto.

 

Reputação 7
Crachá +6

Compreendemos, no entanto o erro de broken pipe está relacionado ao fecho da ligação do lado do cliente ou servidor, @mmalmeida  
Assim, como as ligações ao 3 servidores são terminadas ao mesmo tempo, deverá verificar as configurações SSH do lado da aplicação cliente.

Estás configurações não são de responsabilidade da NOS. 

Obrigado

@Mário P.

 

A questão é que com os mesmos computadores (e APs) não tinha broken pipes de ligações ssh - eu uso ssh diariamente desde 2020.

Agora de repente muda a minha instalação e eu não consigo em nenhum computador manter uma ligação ssh estável a nenhum servidor.

 

Para mais, tenho nos dois portáteis em teste inúmeras horas de pings ao google com dezenas de falhas momentaneas.

 

Excluindo:

  • a configuração de ssh do lado do cliente (que está correcta. em particular os servidores têm TCPKeepAlive = yes. e tenho anos de ligações em que isto não acontecia)
  • o cliente (testei em mais de um computador)
  • o servidor (estou-me a ligar a mais que um servidor
  • o cabo (testei mais do que um cabo)
  • o tipo de ligação (testei tanto por cabo como wireless)
  • o tipo de wireless (testei em mais de um AP)
  • a versão do firmware (a NOS actualizou o firmware do router ontem ao final do dia)

Que outra hipótese sugerem para resolver o problema?

Reputação 7
Crachá +6

@mmalmeida, bom dia. 

O género de ligação que pretende é do âmbito de micro informática, não sendo da responsabilidade da NOS. Não temos conhecimento que tenha existido modificações às configurações SSH do Router, pelo que, se pretender, e dependendo da ligação que tem, teste a ligação em modo bridge e diga-nos se acontece ou não. 

Obrigado  

@mmalmeida, bom dia. 

O género de ligação que pretende é do âmbito de micro informática, não sendo da responsabilidade da NOS. Não temos conhecimento que tenha existido modificações às configurações SSH do Router, pelo que, se pretender, e dependendo da ligação que tem, teste a ligação em modo bridge e diga-nos se acontece ou não. 

Obrigado  

 

Obrigado pela resposta @Mário P. .

Com efeito ligando em modo bridge a ligação mantém-se estável.

Suspeito que isso signifique que exista algum problema no router no modo normal. Pode indicar-me o que pode ser feito?

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos o seu feedback. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, @mmalmeida

Vamos endereçar o seu tema à equipa que vai ajudar e contactá-lo. 
Muito obrigado

Vieram cá hoje substituir o router mas o problema mantém-se : ligações instáveis nas portas normais. 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @mmalmeida

Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Vamos responder à sua mensagem privada o mais breve possível. 
Obrigado

OK. Enviei a mensagem como sugeriu há 3 dias mas ainda não me contactaram.

Reputação 7
Crachá +6

Sim, @mmalmeida

Lamento a demora. Responderemos assim que nos for possível. 
Muito obrigado

Update: Vieram cá ontem instalar o router v5...está na mesma.
Funciona na perfeição em modo bridge, em modo normal não consegue manter uma ligação ssh por mais de 2h.

É claramente algo da ligação - e muito provavelmente da configuração/software/settings da NOS.
 

Update: a única solução que a NOS deu foi comprar um router à parte e usar o router próprio na porta 4 em modo bridge...

Não souberam resolver.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a sua partilha e lamentamos a situação, @mmalmeida. 😥

Obrigado

 

Update:

Para finalizar a questão em beleza, depois de:

  1. termos perdido 1 mês em várias deslocações de técnicos NOS a casa e mudanças de router
  2. Contacto com a PC Clinic ou lá o que é, que me fez fazer reset ao router e ficar sem sinal em casa (e dizer “para resolver tem que ligar para a NOS, que me propôs inicialmente repôr o sinal 3 dias depois)
  3. Finalmente a NOS ter assumido não conseguir resolver tecnicamente o problema
  4. A NOS ter feito uma proposta de mitigação do prejuizo telefonicamente
  5. Vários contactos posteriores terem indicado que a NOS não pode efectivar a proposta que me fez telefonicamente.
  6. Não obstante não terem conseguido resolver o problema técnico e não assumirem a proposta que me fizeram, dizem que para resolver o contrato tenho que pagar uma indemnização. E, para mais, dizerem-me ao telefone que só reportei a situação no dia 19 de Setembro (belos sistemas informáticos que tem a NOS)

Nunca vi uma empresa de prestação de serviços portar-se tão mal com um cliente.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @mmalmeida,

Lamentamos não ter sido possível corresponder com as suas expectativas. 

Verificámos que foi contactado no dia de ontem para esclarecimentos sobre este tema.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Comentário