Skip to main content
Header
Megabyte
August 24, 2022
Pergunta

Quebras frequentes na ligação - ssh e pings

Instalaram-me há umas semanas o serviço na nova morada, tendo aproveitado para fazer o upgrade para 500MB de download.

Tenho um giga router (o terceiro modelo deste tópico  -

Estou com problemas de estabilidade da internet:

• pings que falham
  • Ligações ssh que fecham por broken pipe

Já fiz dezenas de despistes - dois portáteis, ligações wireless e por cabo, e o resultado é sempre o mesmo: mesmo com um portátil ligado por cabo mesmo ao lado do router, três ligações ssh a três servidores diferentes falham ao fim de umas horas.

Esta situação é disruptiva porque trabalho a partir de casa. O que se pode fazer?

16 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
August 25, 2022

Boa tarde @mmalmeida

Detalhe-nos, por favor, a sua questão as ligações SSH têm timeout? Está a tentar ligar-se a um servidor no estrangeiro?

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
August 25, 2022

@Mário P. as ligações quebram com broken pipe.

É irrelevante a localização do servidor. Tenho em testes um portátil ligado com cabo ao router, ligado a 3 servidores (2 em Lisboa, um em França) e ao fim de umas horas tenho-os todos com broken pipe - tipicamente todos broken no mesmo minuto.

Mário P.
Gestor da comunidade
August 25, 2022

Compreendemos, no entanto o erro de broken pipe está relacionado ao fecho da ligação do lado do cliente ou servidor, @mmalmeida  
Assim, como as ligações ao 3 servidores são terminadas ao mesmo tempo, deverá verificar as configurações SSH do lado da aplicação cliente.

Estás configurações não são de responsabilidade da NOS. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
August 25, 2022

@Mário P.

A questão é que com os mesmos computadores (e APs) não tinha broken pipes de ligações ssh - eu uso ssh diariamente desde 2020.

Agora de repente muda a minha instalação e eu não consigo em nenhum computador manter uma ligação ssh estável a nenhum servidor.

Para mais, tenho nos dois portáteis em teste inúmeras horas de pings ao google com dezenas de falhas momentaneas.

Excluindo:

• a configuração de ssh do lado do cliente (que está correcta. em particular os servidores têm TCPKeepAlive = yes. e tenho anos de ligações em que isto não acontecia)
  • o cliente (testei em mais de um computador)
  • o servidor (estou-me a ligar a mais que um servidor
  • o cabo (testei mais do que um cabo)
  • o tipo de ligação (testei tanto por cabo como wireless)
  • o tipo de wireless (testei em mais de um AP)
  • a versão do firmware (a NOS actualizou o firmware do router ontem ao final do dia)

Que outra hipótese sugerem para resolver o problema?

Mário P.
Gestor da comunidade
August 26, 2022

@mmalmeida, bom dia. 

O género de ligação que pretende é do âmbito de micro informática, não sendo da responsabilidade da NOS. Não temos conhecimento que tenha existido modificações às configurações SSH do Router, pelo que, se pretender, e dependendo da ligação que tem, teste a ligação em modo bridge e diga-nos se acontece ou não. 

Obrigado  

Megabyte
August 26, 2022

@mmalmeida, bom dia. 

O género de ligação que pretende é do âmbito de micro informática, não sendo da responsabilidade da NOS. Não temos conhecimento que tenha existido modificações às configurações SSH do Router, pelo que, se pretender, e dependendo da ligação que tem, teste a ligação em modo bridge e diga-nos se acontece ou não. 

Obrigado  

Obrigado pela resposta @Mário P. .

Com efeito ligando em modo bridge a ligação mantém-se estável.

Suspeito que isso signifique que exista algum problema no router no modo normal. Pode indicar-me o que pode ser feito?

Mário P.
Gestor da comunidade
August 26, 2022

Agradecemos o seu feedback. 

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, @mmalmeida

Vamos endereçar o seu tema à equipa que vai ajudar e contactá-lo. 
Muito obrigado

Megabyte
August 28, 2022

Vieram cá hoje substituir o router mas o problema mantém-se : ligações instáveis nas portas normais. 

Mário P.
Gestor da comunidade
August 29, 2022

Bom dia @mmalmeida

Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Vamos responder à sua mensagem privada o mais breve possível. 
Obrigado

Megabyte
August 29, 2022

OK. Enviei a mensagem como sugeriu há 3 dias mas ainda não me contactaram.