Header

Problemas com jogos online

Ultimamente tenho vindo a ter problemas de conexão frequentes enquanto jogo devido a falhas com a conexão dos servidores do jogo.
Falei com a equipa de suporte do jogo e eles disseram-me que o problema está provavelmente no ponto de troca de tráfego (PTT).
O problema de conexão é da parte da NOS, não dos servidores do jogo.
O que devo fazer?

João H. 1 ano atrás

Bom dia a todos, 
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Graças ao vosso feedback, conseguimos identificar esta situação e já estamos resolvê-la. A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS, pelo que é necessário verificarmos juntamente com os mesmos.

Realizámos a optimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Obrigado

Ver pergunta inicial

494 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Como lhe foi dito antes. Eles não verificam questões de ping. Caso queiram seguir o processo em frente só ligando á pcmedic.

Boa tarde @kETA e @Alexandre Miguel Duarte Rabaça,

Agradecemos a vossa mensagem e testemunho.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Obrigado

Quando for possível, digam-me como é que eu com a velocidade contratada, que está efectivamente a ser fornecida, tenho a latência vista na imagem da esquerda. Dou uma pista, olhem para a seta vermelha da imagem na direita…

E 10 até não tá mau, sendo que estes picos variam entre 12 e 17/18. Também não tendo muita vontade de procurar quem disse isso aqui no fórum, mas expliquem-me também como é que um ping até 15 ou lá o que era (não me recordo 100%), é completamente normal, quando o normal será abaixo dos 5 - normalmente tenho uma média de 3 quando tudo está bem.

O vosso serviço, infelizmente, tem vindo a ser mais e mais vergonhoso, quer no atendimento em que metem aqui pessoas a fazer comentários genéricos, quer na não resolução dos problemas, e mais grave do que estes dois pontos, quer também na tentativa vergonhosa de afastamento de responsabilidade da vossa parte, que são quem tem de garantir que o serviço funciona na integra - não me interessa que fornecedores vocês contratam, quantos contratam, se são daqui, se são de Hong Kong, isso é um problema vosso. Eu, como cliente, tenho de ter o serviço que vocês ‘NOS’ garantem que entregam. Isto não é uma situação pontual, e é constante, HÁ ANOS, em diversas zonas do País, entre diversas plataformas, entres diversos jogos, em diferentes horários, em diferentes dias, tudo diferente, sendo a única componente igual, a ‘NOS’ que é quem fornece o serviço.

Não vejo mesmo a hora do contracto acabar...

Reputação 7
Crachá +2

Estás a queixar do ping de 10? que por sinal está ótimo? É que não tem nada a ver com isso.

Mas o serviço está o contratado que é a velocidade.

Estás a queixar do ping de 10? que por sinal está ótimo? É que não tem nada a ver com isso.

Mas o serviço está o contratado que é a velocidade.

Já sei quem é que disse que estes pings eram normais…

Se é normal, porque é que quando tenho pings acima de 8ms da NOS, no jogo tenho as latências que meti ai na imagem? O que é que não é normal? Pings de 50/60? isso traduzir-se-ia em quê, latências de 70kms no jogo? A minha média é abaixo de 5, e quando isso se verifica, está tudo ok, e funciona tudo às 1000 maravilhas. Quando começo com latências gigantes no jogo, os pings estão SEMPRE acima de 8, oscilando até 18/19 (o máximo que vi foi 23). Quando está tudo ok, está sempre abaixo de 5.

Guimas, se há uma coisa que eu sei, é que normal não é, nem é bom. Como disse, a velocidade contratada está lá, mas os jogos não dependem só disso, como imagino que saibas. Não sendo eu o único a queixar-me, lá está, normal não será.

Já em 2023 e o problema ainda não está resolvido…

Reputação 7
Crachá +2

Já em 2023 e o problema ainda não está resolvido…

Hoje tá assim 😂

Boas,

Começa a ser ridículo a quantidade de vezes que a net me vai abaixo, mas somente em alguns programas, o que é inédito…

Uma vez por hora, a net vai abaixo 2 a 5 minutos apenas no LOL e no Discord, de resto consigo continuar a utilizar Twitter e Twitch como se nada tivesse acontecido. Isto já decorre a cerca de 2 semanas, e sei que não é só a mim que acontece, a pergunta é, será que alguma vez a NOS se dará ao trabalho de resolver este problema? É que não é a primeira vez que acontece, mas durante tanto tempo e tantas vezes ao dia como tem acontecido ultimamente é completamente inaceitável.

neste momento é impossível jogar LoL que é o único jogo que jogo online, acabei de cair de um jogo que por coincidência tinha outros 3 portugueses que só descobri que éramos clientes NOS pois quando me reconectei tínhamos caído os 4 e após voltarmos ao jogo voltamos a cair e fez com que nos os 4 tivéssemos uma penalização, visto que a NOS não quer saber e já andamos nisto a anos resta rescindir o contrato em abrir quando acaba a fidelização do mesmo, pago praticamente 100 euros do meu pacote, enquanto a malta não começar toda a rescindir eles não querem saber, abram os olhos malta e façam o mesmo.

Reputação 7
Crachá +2

Não sei se isso será algo que são eles a resolver.

O pior é que vim a saber que não é só na madeira que está a acontecer...

Boa tarde @cirilo,

A informação que existe sobre o assunto aqui.

“(...) A utilização do serviço de acesso à Internet implica a aceitação e cumprimento das regras de utilização dos serviços constantes do documento “Política de Utilização Aceitável”, disponível para consulta em http://www.nos.pt/particulares/outros/condicoes-­‐da-­‐oferta-­‐de-­‐servicos/Documents/condicoes_especificas_servico_internet_movel.pdf
A NOS Madeira não restringe o acesso, aos seus Clientes deste serviço, a qualquer tipo de aplicações globais, protocolos ou portos utilizados no IP. (….)”

Obrigado

O pior é que vim a saber que não é só na madeira que está a acontecer...

não, não é só na madeira basicamente esta a acontecer em todo o continente e ilhas, amigos meus que tem meo vodafone e ate a nowo que supostamente seria a internet mais “fraca” do mercado não acontence isto…

Boa noite @Filipe Lourenço,

A resposta oficial é a que “(...) a rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS, pelo que é necessário validar juntamente com os intervenientes.”

Uma outra resposta oficial é “(...) foi realizada otimização do tráfego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS.”

Apresento algumas possibilidades que poderão estar a originar esse problema:

1. Latência da ligação à Internet: Se a sua ligação à Internet estiver lenta ou instável, é provável que sejam registados pings elevados. Recomendo que verifique a velocidade da sua ligação utilizando testes de velocidade online e que entre em contacto com o seu fornecedor de serviços de Internet (ISP) caso a velocidade seja inferior ao esperado.

2. Congestionamento da rede: Se houver um elevado número de utilizadores a aceder à mesma rede simultaneamente, poderá ocorrer congestionamento, resultando em pings mais altos. Certifique-se de que não está a partilhar a sua ligação com demasiados dispositivos ao mesmo tempo ou que outros utilizadores estão a utilizar uma largura de banda significativa.

3. Localização do servidor: A distância física entre si e o servidor do jogo pode afetar o tempo de resposta (ping). Quanto maior a distância, maior a latência. Se estiver a conectar-se a servidores localizados em regiões distantes, é normal obter pings mais altos. Nesse caso, poderá tentar encontrar servidores mais próximos de forma a reduzir a latência.

4. Problemas de encaminhamento: Encaminhadores e servidores intermediários entre si e o servidor do jogo podem causar atrasos na transmissão de dados, resultando em pings mais altos. Infelizmente, esses problemas estão fora do seu controlo e podem ser resolvidos pelo fornecedor de serviços de Internet ou pelos administradores do jogo.

5. Problemas com o hardware ou software do seu próprio equipamento: O seu computador ou dispositivo podem apresentar problemas de desempenho, como uma placa de rede desatualizada ou controladores incorretos. Verifique se os seus controladores estão atualizados e experimente reiniciar o dispositivo.

Boa sorte

PS - Este tópico tem 5 anos 😃

Boa noite @Filipe Lourenço,

A resposta oficial é a que “(...) a rota entre a NOS e os servidores, não depende exclusivamente da NOS, pelo que é necessário validar juntamente com os intervenientes.”

Uma outra resposta oficial é “(...) foi realizada otimização do tráfego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS.”

Apresento algumas possibilidades que poderão estar a originar esse problema:

1. Latência da ligação à Internet: Se a sua ligação à Internet estiver lenta ou instável, é provável que sejam registados pings elevados. Recomendo que verifique a velocidade da sua ligação utilizando testes de velocidade online e que entre em contacto com o seu fornecedor de serviços de Internet (ISP) caso a velocidade seja inferior ao esperado.

2. Congestionamento da rede: Se houver um elevado número de utilizadores a aceder à mesma rede simultaneamente, poderá ocorrer congestionamento, resultando em pings mais altos. Certifique-se de que não está a partilhar a sua ligação com demasiados dispositivos ao mesmo tempo ou que outros utilizadores estão a utilizar uma largura de banda significativa.

3. Localização do servidor: A distância física entre si e o servidor do jogo pode afetar o tempo de resposta (ping). Quanto maior a distância, maior a latência. Se estiver a conectar-se a servidores localizados em regiões distantes, é normal obter pings mais altos. Nesse caso, poderá tentar encontrar servidores mais próximos de forma a reduzir a latência.

4. Problemas de encaminhamento: Encaminhadores e servidores intermediários entre si e o servidor do jogo podem causar atrasos na transmissão de dados, resultando em pings mais altos. Infelizmente, esses problemas estão fora do seu controlo e podem ser resolvidos pelo fornecedor de serviços de Internet ou pelos administradores do jogo.

5. Problemas com o hardware ou software do seu próprio equipamento: O seu computador ou dispositivo podem apresentar problemas de desempenho, como uma placa de rede desatualizada ou controladores incorretos. Verifique se os seus controladores estão atualizados e experimente reiniciar o dispositivo.

Boa sorte

PS - Este tópico tem 5 anos 😃

Boa noite Jorge, vou explicar com mais calma neste caso, tenho 500mb de internet e estou conectado por cabo diretamente do router, ou seja o problema não esta ai, como referi alguns comentários atrás o que acontece é fico desconectado do jogo durante 3/4m (cada jogo de LoL tem em media 30/40m chega a acontecer 2 vezes por jogo o que já me levou a ser banido por ficar ausente do jogo) mas não fico sem internet ou seja continuo a comunicar com amigos meus no discord/teamspeak e o spotify continua a trabalhar e como referi anteriormente 3 outros clientes NOS que podiam estar em qualquer lado do país também aconteceu o mesmo(ou seja o problema é geral como ficou claro na foto que partilhei no comentario acima), e em relação ao facto do post ter 5 anos é porque toda a gente vem comentar o mesmo procurei outros tópicos relacionados no fórum, mas o ainda mais grave é o facto da NOS não fazer literalmente nada para resolver o assunto e caso o problema seja o routing e se a NOS não consegue fazer nada então que sejam explícitos identifiquem o problema e assim a malta já sabe no que se esta a meter quando assinarem com a NOS.

Reputação 7
Crachá +2

Também me aconteceu. Parece ser generalizado na NOS. A unica coisa que podemos fazer é deixar a situação descrita aqui. O apoio não tem meios de interferir nestes casos.

Minha Internet é de 500 Mb, porém nota-se que o ping ou latência está sempre na casa dos 30 pra mais, isso prejudica um pouco a jogatina em jogos multiplayer online, tenho um console Xbox Série S. Gostaria de saber se há alguma forma de diminuir esse ping? 

Reputação 7
Crachá +2

Minha Internet é de 500 Mb, porém nota-se que o ping ou latência está sempre na casa dos 30 pra mais, isso prejudica um pouco a jogatina em jogos multiplayer online, tenho um console Xbox Série S. Gostaria de saber se há alguma forma de diminuir esse ping? 

Não. Ping normal é entre 30 a 60, em jogos online para portugal

É um tanto estranho,  no smartphone por exemplo o ping está sempre abaixo dos 10, e então penso que não seja normal. 

Reputação 7
Crachá +2

É um tanto estranho,  no smartphone por exemplo o ping está sempre abaixo dos 10, e então penso que não seja normal. 

Isso é porque fazes testes diferentes. É normal.

Comentário