Header

Problemas com jogos online


Ultimamente tenho vindo a ter problemas de conexão frequentes enquanto jogo devido a falhas com a conexão dos servidores do jogo.
Falei com a equipa de suporte do jogo e eles disseram-me que o problema está provavelmente no ponto de troca de tráfego (PTT).
O problema de conexão é da parte da NOS, não dos servidores do jogo.
O que devo fazer?

João H. 1 ano atrás

Bom dia a todos, 
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Graças ao vosso feedback, conseguimos identificar esta situação e já estamos resolvê-la. A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS, pelo que é necessário verificarmos juntamente com os mesmos.

Realizámos a optimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Obrigado

Ver pergunta inicial

514 Comentários

Reputação 7
Crachá

Bom dia!

É para reportar que passado 8 meses, a empresa que ganhou o premio de “melhor internet” 2x continua com problemas de routing devido a “outros”, logo só posso recomendar outros ISP’s para jogar modos online. Eu vou esperando o contrato acabar e depois é mudar para serviço de empresas que não têm premios de “melhor internet” mas melhor routing! :D

Sabe que existem prémios duvidosos, até questionei os critérios de atribuição desses prémios aqui no @Fórum porque mais parecem prémios “comprados” sem clareza de critérios. Para começar logo pelo facto de não se saber que produtos foram comparados com que produtos e que critérios foram usados. Além de que existem participantes pagantes e participantes involuntários.
Para completar o prémio pode nem ser dado ao melhor produto da categoria 🤣

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde, 

@Utilizador123456, respondemos à sua questão neste artigo.

@Buzz_Santos,  a rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS. 

Obrigado

@João.Almeida.Já.Existe, yup, eu e o busto tamos a treinar pro torneio de CS contra o renato e o bussaco 🤠

Se resultar partilha ia connosco 

um bem haja amigo 

 

 Tenho testado alguns dias desde a última vez que postei, às vezes resulta, outras vezes não, é extremamente inconsistente - no meu caso. Ainda ontem às 23h, do nada, comecei a ter pings nos testes de velocidade de ~17ms, o que me fazia ter oscilações no jogo em termos de latência dos 40ms (normal) até aos 400ms (lag já bastante elevado). Hoje já fiz vários testes, e nuns tenho ping de 5ms (normal e bom), noutros 13ms (já é anormal), ou seja, oscila bastante. Por isso, à falta de melhor, é ir fazendo reset ao router, ou deixá-lo desligado algum tempo, mas mesmo que resolvesse sempre, não é uma solução de todo viável.

 

Enquanto isso, temos de conviver com o NPC que é o Mário, e com a porcaria da resposta formata de que o processo não depende unicamente da NOS. Deve ser culpa nossa, que pagamos o serviço, que a NOS garante que funciona a 100% - acho até que são a única operadora no país que se gaba disso (mas sem certezas), e depois é isto. Serviços medíocres no geral, e NPC’s a responder no fórum como meio de ajuda aos clientes. Ainda vou mandar mail à DECO a inquirir se poderei ou não sair antes da data final da operadora, porque o serviço que a NOS diz que é garantido, não o é, e como tal, no meu ponto de vista, estão em incumprimento no contracto. Quando souber alguma coisa meto aqui a informação. Se não der para sair antes, Agosto tá ai ao virar da esquina.

 

Esta aqui a resolucao do meu problema em relacao a latencia com o servidor do Final fanatasy

Fiz contrato com a Meo estou com router 4G ainda em fase de afinacao porque a velocidade esta na casa dos 14Mb mas a latencia vejam so!!!

Tracing route to 80.239.145.86 over a maximum of 30 hops

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.2.1
  2     1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.1.254
  3     2 ms     1 ms     1 ms  31.22.177.236
  4     *        *        *     Request timed out.
  5     *        *        *     Request timed out.
  6     *        *        *     Request timed out.
  7    18 ms    20 ms    26 ms  lis2-cr1-be10-203.cprm.net [195.8.10.133]
  8    61 ms    49 ms    48 ms  lon1-cr1-hu2-0-0.cprm.net [195.8.1.2]
  9    65 ms    52 ms    48 ms  ldn-b7-link.ip.twelve99.net [62.115.47.13]
 10     *        *        *     Request timed out.
 11    62 ms    45 ms     *     prs-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.133.239]
 12    82 ms    62 ms    60 ms  ffm-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.122.139]
 13    79 ms    64 ms    68 ms  ffm-b11-link.ip.twelve99.net [62.115.124.119]
 14    65 ms    58 ms    61 ms  80.239.195.85
 15     *       59 ms     *     80.239.145.241
 16    70 ms    66 ms    67 ms  80.239.145.86

Trace complete.

E esta tudo dito

 

Boa tarde, tenho serviço 500/100 e tenho o ping muito instavel, até à semana passada tinha ping 15/25 na minha xBox series X e apartir de ontem o meu ping varia entre 50/200.

Já fiz quase de tudo, abrir portas, por router de fábrica etc…

Também tenho tido problemas em assistir streams em 1080p.

 

Alguem  me ajude pfv? Obrigado.

 

 

Posso confirmar que a mesma situação está a acontecer comigo.

Normalmente em jogos tenho entre 20/50 ping e hoje está impossível de fazer alguma coisa com ping que varia entre 110/200 de ping. Os meus problemas com a NOS ultimamente tem sido cada vez mais frequentes e muitas vezes já considerei trocar de operadora. 

Espero que arranjem uma solução.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @kETA e @Alexandre Miguel Duarte Rabaça,

Agradecemos a vossa mensagem e testemunho.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Obrigado

 

Reputação 7

Boa tarde @kETA e @Alexandre Miguel Duarte Rabaça,

Agradecemos a vossa mensagem e testemunho.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Obrigado

 

 

Boa noite @kETA  e @Alexandre Miguel Duarte Rabaça,

Existem várias causas possíveis para um ping instável, incluindo:

  1. Problemas na rede: A instabilidade pode ser causada por problemas na rede do ISP, como congestionamento da rede, falhas no router, interferência de sinal ou cabos defeituosos.

  2. Problemas no hardware: O ping pode ser afetado por problemas no hardware, como um router defeituoso, placa de rede danificada ou configuração incorreta do firewall.

  3. Interferência externa: Dispositivos eletrónicos próximos, como telefones sem fio ou micro-ondas, podem causar interferência no sinal Wi-Fi, afetando a estabilidade do ping.

  4. Problemas no software: O ping pode ser afetado por problemas no software do sistema operacional, como drivers de rede desatualizados ou conflitos de software.

  5. Distância e localização: A distância física entre o dispositivo que está sendo usado e o servidor ao qual se está ligado pode afetar o ping. Além disso, a localização geográfica também pode ser um fator, já que alguns servidores podem estar mais distantes e, portanto, resultar em um ping mais alto.

Em geral, é importante verificar todas essas possíveis causas para identificar a raiz do problema e, em seguida, tomar as medidas necessárias para corrigi-lo.

Obrigado

Reputação 1

Mais um cliente aqui com o mesmo problema.

seja no PC,seja na consola.

tudo com elevadas latencias nos jogos.

já liguei,nada fizeram,encaminham para a pc medic(risada)

o isp da NOS tem algum problema e não venham dizer que é equipamentos eletronicos que estão ao lado,distância de ser servidores etc…

as latencias estão grandes e é vosso problema.

voces aumentarem as mensalidades pela famosa inflamação sabem fazer rapidinho e se não pagar a factura a horas,sai mais 1 eurinho,mas resolver o vosso problema está quieto,mandam sempre as culpas para os servidores Online 

 

tive horas ao telefone,reset ao router,reboot…NADA

sao 10 da noite e ca ando…com 120 de pings,quando sempre tive 40 a 45.

 

 

Infelizmente, a NOS a nível de helpdesk tem decaindo cada vez mais e mais. 

Nunca tive este tipo de ping, nem nunca tive que chegar ao ponto de ter que escolher um servidor de “Frankfurt” para uma melhor experiencia, que “spoiler alert”, é exactamente igual, entro em jogo e o meu ping dispara para mais de 100 de ping. 

Tudo se mantém igual tanto a nível do modem, no sentido que, ninguém mexeu nele, nem nos cabos, tudo se encontra igual como se encontra a meses, simplesmente, de ontem para hoje o meu ping decidiu disparar como nunca antes aconteceu, o que me leva a crer única e exclusivamente que o problema tem sim haver com os servidores da NOS. Enfim, cada vez mais tentado a procurar outra operadora.

 

Reputação 7
Crachá +2

O apoio da NOS nunca verificou questões de ping, por isso, é escusado estarem a ligar para lá. A única coisa que verificam é a velocidade.

Para já coloquem aqui o máximo de informações possivel. De resto só falando com a pcmedic para eles verificarem.

Reputação 1

Nos dias de hoje,pleno século 21 ano 2023,verificar a velocidade de internet,para dizer se o serviço está bom….

transcende qualquer um.

o serviço de internet hoje em dia é mais que que isso. Se a concorrência consegue verificar a situação (quando a tem) a nos que se gaba tanto nas suas publicidades não consegue porque?

nao está é para aí virada… se a velocidade está a contratada,está tudo bem 😂

 

Eu recuso-me como cliente (e não sou cliente com 5 ou 10 anos) a ligar para um número ao qual PAGO 34 ou mais cêntimos por minuto,para entrar no computador em modo de segurança,linha de comandos e testar o ping.

ridiculo,a concorrência ve e faz o contrário.

Para confirmar que os problemas são mesmo da parte da NOS, hoje chego ao PC e magicamente o ping está de volta ao normal. 

Enfim, só digo uma coisa, arranjem os serviços que vocês fornecem porque para trocar de operadora é bastante rápido, infelizmente ainda há quem tente ser fiel a mesma operadora, algo que talvez devesse deixar de o fazer porque lembrem-se há quem use os vossos serviços não só para lazer mas também para trabalho.

 

Já perdi a conta de vezes que eu preciso de ficar a trabalhar até mais tarde e estou sem internet durante horas e horas a fio. Quantas e quantas vezes já não me aconteceu do vosso serviço de 2 redes wifi, uma normal e outra 5g, e a de 5g nem funciona nos telemóveis (mesmo tendo tecnologia 5g) e a normal a velocidade está incrivelmente lenta, mesmo estando ao lado do router. Dizem que pode ser da distancia do dispositivo em comparação ao router, tudo muito bem, querem que abra o router e enfie o telemóvel lá dentro?

Enfim, ganhem vergonha e admitam que a culpa é vossa em vez de arranjar meios de nos extorquir ainda mais dinheiro que já fartamos de gastar por um serviço medíocre.

 

Reputação 7

Para confirmar que os problemas são mesmo da parte da NOS, hoje chego ao PC e magicamente o ping está de volta ao normal. 

Enfim, só digo uma coisa, arranjem os serviços que vocês fornecem porque para trocar de operadora é bastante rápido, infelizmente ainda há quem tente ser fiel a mesma operadora, algo que talvez devesse deixar de o fazer porque lembrem-se há quem use os vossos serviços não só para lazer mas também para trabalho.

 

Já perdi a conta de vezes que eu preciso de ficar a trabalhar até mais tarde e estou sem internet durante horas e horas a fio. Quantas e quantas vezes já não me aconteceu do vosso serviço de 2 redes wifi, uma normal e outra 5g, e a de 5g nem funciona nos telemóveis (mesmo tendo tecnologia 5g) e a normal a velocidade está incrivelmente lenta, mesmo estando ao lado do router. Dizem que pode ser da distancia do dispositivo em comparação ao router, tudo muito bem, querem que abra o router e enfie o telemóvel lá dentro?

Enfim, ganhem vergonha e admitam que a culpa é vossa em vez de arranjar meios de nos extorquir ainda mais dinheiro que já fartamos de gastar por um serviço medíocre.

 

 

Bom dia @Alexandre Miguel Duarte Rabaça,

Compreendi que você gostaria de saber mais sobre a conexão entre as redes Wi-Fi 5GHz e os telefones 5G.

Em primeiro lugar, é importante destacar que as redes Wi-Fi 5GHz e os telefones 5G são tecnologias diferentes e não têm relação direta entre si. A rede Wi-Fi 5GHz é uma tecnologia que permite uma conexão sem fio mais rápida e confiável em comparação com a rede Wi-Fi 2.4GHz, enquanto o telefone 5G é uma tecnologia móvel de quinta geração que permite uma conexão mais rápida e eficiente com a rede móvel.

Dessa forma, o fato de um telefone ser compatível com a tecnologia 5G não significa que ele seja capaz de se conectar automaticamente a uma rede Wi-Fi 5GHz. É importante verificar se o telefone é compatível com a rede Wi-Fi 5GHz e se a rede está configurada corretamente.

De acordo com as regras do Fórum NOS, é importante manter as perguntas e respostas relacionadas ao tema do fórum, ou seja, tecnologia, internet e jogos. Portanto, é necessário que as perguntas e respostas sejam apresentadas de forma clara e objetiva, seguindo as normas da língua portuguesa.

Espero ter esclarecido suas dúvidas. Se você tiver outras perguntas ou precisar de mais informações, por favor, não hesite em perguntar. Estou à disposição para ajudá-lo.

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS. 

Obrigado

Se compreendeu então compreendeu mal porque vai me desculpar, se eu quisesse entender mais sobre 5G eu pesquisava ou tirava um curso referente ao mesmo, coisa que não o fiz, e se uma coisa não tem haver com a outra então vai ter que “ensinar” aos seus colegas o mesmo porque o que me disseram numa das inúmeras vezes que liguei para a vossa linha de assistência, foi que problemas referentes ao 5G era porque possivelmente o aparelho não tinha compatibilidade com o mesmo. 

 

No entanto, voltando ao tema principal, se vocês não lessem os comentários na diagonal talvez reparassem que o problema aqui tem haver com o PING, por algum motivo me dei ao trabalho até de tirar screenshots para comprovar.

Os problemas extras que apresentei são problemas que estou constantemente a ter com os vossos serviços, por algum motivo indiquei o 5G, falha do funcionamento de internet na totalidade, ping elevado, entre outros.

É lamentável ter que pagar mais de 60€ por mês e nem sequer um apoio técnico em condições se tem e depois ainda vêm culpar o cliente.

Se eu não fui claro com o meu cometário anterior talvez seja mais claro agora.


Quero que resolvam os serviços que fornecem, pela qual pago em torno de 60€ por mês e raramente funciona correctamente. Não quero saber como X, Y, Z funciona, tudo que eu quero como qualquer outro cliente quer, é ter o serviço pela qual paga, as vezes com muita dificuldade, a funcionar, sendo nesta situação específica o PING.

Reputação 7

Compreendo a sua frustração em relação aos serviços que está a pagar e que nem sempre funcionam corretamente. Para resolver problemas de conexão como o PING, é necessário realizar uma análise técnica detalhada da sua rede e equipamentos.

Recomendo que verifique se o cabo de rede está conectado corretamente ao modem e ao seu computador. Além disso, é importante garantir que não haja interferência de outros dispositivos eletrónicos próximos, como telefones sem fio, micro-ondas e outros aparelhos que possam gerar ondas de radiofrequência.

Se o problema persistir, sugiro que entre em contacto com o suporte técnico da NOS e solicite que seja feita uma verificação remota da sua conexão e uma possível visita técnica ao local, caso necessário.

Obrigado

Reputação 1

Jorge C

 

com todo o respeito e humildade…

ou você não está a perceber o que se está aqui a passar e está a entender mal o caso.

ou….por favor…não diga mais asneiras.

estamos a falar de latencias,você vem com rede Wi-Fi 5g,quando ja se disse que é por cabo de rede.

vem me falar em equipamentos eletronicos que estão ao lado?

a rota dos servidores NOS depende SIM da nos,a partir do momento em que alteram valores.

1 pessoa só = caso isolado

mais de 2 pessoas= problema da NOS

 

um dia estão bons e depois não estão?

 

vai me desculpar e com todo o respeito,mas tenho ANOS de Online gaming,ANOS….

metam 25 anos minimo

nao me tentem enganar como se fosse uma pessoa que come gelados com a testa

Reputação 7

Jorge C

 

com todo o respeito e humildade…

ou você não está a perceber o que se está aqui a passar e está a entender mal o caso.

ou….por favor…não diga mais asneiras.

estamos a falar de latencias,você vem com rede Wi-Fi 5g,quando ja se disse que é por cabo de rede.

vem me falar em equipamentos eletronicos que estão ao lado?

a rota dos servidores NOS depende SIM da nos,a partir do momento em que alteram valores.

1 pessoa só = caso isolado

mais de 2 pessoas= problema da NOS

 

um dia estão bons e depois não estão?

 

vai me desculpar e com todo o respeito,mas tenho ANOS de Online gaming,ANOS….

metam 25 anos minimo

nao me tentem enganar como se fosse uma pessoa que come gelados com a testa

 

Boa tarde @BrunoMx, o meu esclarecimento foi baseado no seu comentário.

Em relação ao problema de ping instável, sugiro que leia a sugestão do @Bruno Aleixo.

Caso pretenda pode também ligar ao apoio informático pelo 16991 (custo da chamada para clientes Internet é de €0,45/min), esclareço que os utilizadores do Fórum podem apenas sugerir soluções, não são o apoio oficial da NOS e mesmo que existam aqui alegados funcionários, a opinião deles não é uma resposta oficial da NOS.

Obrigado

Reputação 1

Jorge C

nao fui eu que escrevi isso,mas ok…

passando à frente 

 

sao neste momento 21h18

 

novamente com latencias altas,depois de uma tarde normal….

 

ate quando vamos ignorar o problema?

 

se calhar tenho de ir para a rua viver,junto ao mar sem equipamentos eletronicos a minha volta ou então,junto a um servidor para a distância ser menor,já que não é problema da NOS 🤷🏻

Jorge C

nao fui eu que escrevi isso,mas ok…

passando à frente 

 

sao neste momento 21h18

 

novamente com latencias altas,depois de uma tarde normal….

 

ate quando vamos ignorar o problema?

 

se calhar tenho de ir para a rua viver,junto ao mar sem equipamentos eletronicos a minha volta ou então,junto a um servidor para a distância ser menor,já que não é problema da NOS 🤷🏻

 

É o que dá lerem na diagonal, lêm aquilo que lhes interessa, como se diz no bom e velho calão português, “para encher chouriços” e depois o cliente é que passa por não esclarecer bem a situação. Lembrando que quando falei do 5G foi meramente exemplos de problemas que já estou farto de ter com a NOS, no entanto, o que o que estava a tentar resolver era o PING.

Parece que deixar informação extra é demasiado para o processamento do suporte. Enfim.

Boa noite. Sou gamer, jogo num desktop ligado por cabo ethernet. Tenho 1GB contratado, e mesmo assim nunca chega a essa velocidade. Até aí tudo bem. Nas últimas semanas, a partir da meia-noite a latência nos jogos onde habitualmente tenho 30/40 MS, sobe para os 120, basicamente não-jogável. Se não conseguem providenciar a velocidade contratada, simplesmente não permitam que o seja, ou resolvam o problema antes de perderem mais uma cliente de longa data, para um ISP que cumpra!

Reputação 7

Boa noite @Ana Filipa Pereira, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Sugiro que faça um teste nestas circunstâncias e partilhe o resultado.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Camaradas, meus conterrâneos, este tópico é de 2018, a administração é a mesma, os pacotes são os mesmos, os routings pré definidos não vão mudar….

Digo isto com todo o respeito para não andarem prai a gastar latim e paciência. Qualquer pessoa com 2 dedos de testa vê que isto nunca vai ser resolvido na integra porque não há interesse financeiro, e porque como já foi dito não depende unicamente da nós. 

Que eu saiba a nos não vende nenhum pacote “gaming”, ou pelo menos anunciado como gaming, como a meo faz por exxemplo, por isso também não há sentido de se queixarem que o serviço não é o contratado.

ou tentam alterar o ip do router, que por vezes ajuda durante algum tempo, ou então instalam uma VPN para jogar, para saltar alguns “nós” menos lógicos que acontecem na ligação.

Um bem haja a todos

 

Reputação 1

Se uma velocidade está a contratada,mas uma latencia alta,penso que saibam que a latencia é preferível estar normal do que uma velocidade não contratada correcto?

 

é que há 20 anos atrás jogava com 1 mega de down e 128 de upload e as latencias era excelentes… nem chegava aos 50.

 

mas vamos deixar os jogos de lado certo? “Ah gaming século 21 pufff”

 

que tal!!! Uhm!!! Um stream na netflix ou hbo?

excelente ….

500download

100upload

 

latencias 120

primeiro que me faça load do stream…. Vou a fatima e já volto…

 

mas HEY,é como ali o camarada diz e muito bem…

eles não querem saber…fiz uma reclamação,ligaram me e tive 5 minutos a falar a explicar toda a situação e no fim a senhora diz me 

“não podemos fazer nada” “as velocidades estão boas”

pronto a NOS não pode…

mas eu posso que não sou cliente fidelizado e sendo cliente há uns meros 20 anos….digo

Que falta de coerência e respeito a provedoria da NOS aos seus clientes.

 

vodafone espera me e é realmente FIBRA

 

Comentário