Problemas com jogos online


Ultimamente tenho vindo a ter problemas de conexão frequentes enquanto jogo devido a falhas com a conexão dos servidores do jogo.
Falei com a equipa de suporte do jogo e eles disseram-me que o problema está provavelmente no ponto de troca de tráfego (PTT).
O problema de conexão é da parte da NOS, não dos servidores do jogo.
O que devo fazer?

João H. 15 dias atrás

Bom dia a todos, 
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Graças ao vosso feedback, conseguimos identificar esta situação e já estamos resolvê-la. A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS, pelo que é necessário verificarmos juntamente com os mesmos.

Realizámos a optimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Obrigado

Ver pergunta inicial

267 Comentários

Reputação 2

Acredito, mas talvez se formos muitos a reclamar pode ser que revejam a situação...

Reputação 2

Talvez. Eu da minha parte não consigo fazer muito mais. Para não falar que foram mais de 10euros em chamada e não me devolveram dinheiro nenhum sendo que a situação estava boa no lado deles.

Mais um com o mesmo problema aqui. Sem tirar nem por dos comentários anteriores. Quando é que a NOS vai levar esta situação a sério?

Mais um com o mesmo problema aqui. Sem tirar nem por dos comentários anteriores. Quando é que a NOS vai levar esta situação a sério?

Nunca? São demasiado incompetentes para isso. Está bastante óbvio que a NOS não quer saber dos nossos problemas para nada, por isso a única opção é usar VPN ou mudar de operadora.

Reputação 2

Os moderadores ja nem respondem a este topico. Quantos somos aqui já? Mais de 20 pessoas com este problema?

Mas eles não conseguem nem perguntar as suas equipas de Datacenter para só rever isto? Ou é falta de conhecimento técnico ?

Já que a NOS não se quer prestar a ajudar, que VPNs têm utilizado para contornar este problema? Um bocado ridículo que se tenha de recorrer a isto, mas pronto.

Reputação 2

Já que a NOS não se quer prestar a ajudar, que VPNs têm utilizado para contornar este problema? Um bocado ridículo que se tenha de recorrer a isto, mas pronto.

Eu tou a usar Proton VPN. 5 Euros por Mês , Usa os servidores de espanha. São os melhores e os que estão mais perto. 

Boa noite,

 

Sei que este assunto já está a ser parcialmente discutido no tópico "Problemas com jogos online" mas, dado que as últimas, sensivelmente, quatro páginas são dedicadas ao assunto penso que mereça um tópico próprio para discussão e chamada de atenção sobre o assunto.

 

Como demonstrado no mesmo tópico através dos trace routes lá colocados por vários utilizadores como, por exemplo, este:

Colocado aqui pelo utilizador Eira

a ligação está a atravessar uma rota estranha, fazendo Portugal - Inglaterra - Nova Iorque - França - Alemanha em vez do tradicional Portugal - Inglaterra - França - Alemanha, que é o que acontece com clientes Vodafone e MEO.

Consequentemente, os clientes NOS têm um ping excessivamente elevado exclusivamente neste jogo.

Eu não sei qual é o problema ao certo. Se soubesse já o teria resolvido. Esgotei hoje todas as minhas vias de comunicação. Comuniquei toda a informação que consegui obter dentro do meu conhecimento de redes, mas sem sucesso.

Já:

  • Falei com a Square Enix, a desenvolvedora do jogo, que me sugeriu várias soluções, todas elas sem efeito, terminando sugerindo-me o uso de VPN, que é a única solução até agora que funciona, mas uma sugestão que só por si só não devia ser necessária.
  • Falei com um técnico da NOS, que foi bastante prestável e muito profissional, ajudando-me ao que estava ao seu alcance, mas no fim tudo o que me pôde reportar foi que os colegas de redes negam que haja qualquer problema do seu lado e passam a bola para o lado da desenvolvedora do jogo.
  • Em ambos os contatos já ultrapassei todas as medidas cliché de reiniciar o router, abrir portas, por aí em diante.
  • Investiguei até o máximo de detalhes possíveis sobre o trajeto percorrido pelos pacotes, reparando que este, ainda em Lisboa, sai do domínio da NOS e passa para os data centers da Tata Communications e tentei contacta-los, mas estes apenas me pedem um número de cliente deles que eu, evidentemente, não tenho, dado que se alguém aqui é cliente deles é a NOS, não eu, e como tal a NOS é que teria de os contactar.

Da minha parte não sei mais que solução procurar, resta-me especular sobre como tudo isto parece uma rota BGP mal configurada, mas não é algo que eu, enquanto cliente, possa resolver, portanto viro-me para os fóruns, como acabou por me ser sugerido, para incentivar quem tem problemas a contactar a NOS como puder, seja por e-mail, seja por outras vias, porque, aparentemente, só mesmo com muito ruído é que vai ser possível ver a situação resolvida.

Já sou cliente NOS há muitos anos, nunca tive problemas de maior e quando tive algum problema não tenho nada a apontar. Hoje já não posso dizer o mesmo. Há claramente algum problema que afeta vários clientes, como é possível de ver nos fóruns e pelas já várias vezes que utilizadores reportaram ter contactado a NOS e esta insiste que está tudo bem.

É mesmo a única opção continuar a insistir reportar o problema?

Cumprimentos.

FFXIV refere que existe problemas com perdas de pacotes, mas problema é com os ISP’s

Reputação 2

Eles estão a pedir que as pessoas enviem um ticket com o nome dos ISP’s e Copiar um TRACERT no ticket para eles contactarem os ISPS e resolver a situação. 

Sigam as instruções e mandem um ticket.

Hoje está mesmo horrivel

  1     2 ms     1 ms     2 ms  192.168.1.1
  2    12 ms     8 ms    12 ms  10.17.127.254
  3    10 ms    10 ms     9 ms  10.137.227.65
  4    16 ms    16 ms    17 ms  10.255.48.74
  5    26 ms    18 ms    16 ms  ix-ae-9-0.tcore2.pv9-lisbon.as6453.net [195.219.214.17]
  6   120 ms   119 ms   119 ms  if-ae-2-2.tcore1.pv9-lisbon.as6453.net [80.231.158.5]
  7   115 ms   112 ms   113 ms  if-ae-1-3.tcore1.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.158.30]
  8   112 ms   113 ms   113 ms  if-ae-2-2.tcore2.sv8-highbridge.as6453.net [80.231.139.1]
  9     *        *        *     Request timed out.
 10     *      111 ms     *     if-ae-15-5.tcore3.njy-newark.as6453.net [80.231.130.102]
 11   113 ms     *        *     if-ae-1-3.tcore4.njy-newark.as6453.net [216.6.57.6]
 12   112 ms   114 ms   113 ms  if-ae-34-14.tcore3.nto-newyork.as6453.net [66.198.111.27]
 13   131 ms   112 ms   112 ms  63.243.186.19
 14   137 ms   114 ms   114 ms  nyk-bb2-link.ip.twelve99.net [62.115.135.132]
 15   186 ms   186 ms   186 ms  ldn-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.113.21]
 16   213 ms   213 ms   221 ms  prs-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.135.25]
 17   219 ms   220 ms   220 ms  ffm-bb1-link.ip.twelve99.net [62.115.123.12]
 18   222 ms     *        *     ffm-b1-link.ip.twelve99.net [62.115.121.1]
 19   220 ms   220 ms   220 ms  kddi-ic319844-ffm-b1.ip.twelve99-cust.net [62.115.32.106]
 20   220 ms   221 ms   221 ms  195.82.61.14
 21     *        *        *     Request timed out.
 22     *        *     1493 ms  195.82.50.33

Boa noite, estou com uma quantidade que pocket loss, como pode ver pelo foto , sao todos os digas das 18 as 23 assim. e com um certo ping em varios jogos . gostaria que me ajudassem. 100% de pocket loss acho que nao é normal. e o servidor que estou a fazer o teste e de um jogo .

 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @António fernandes luis

Vamos ajudar. Diga-nos, por favor, se esta dificuldade apenas ocorre quando joga online.

Pedimos, também, que faça um teste de velocidades, por cabo, no nosso site. 

Obrigado

É urgente a equipa de engenharia da NOS pegar nisto. São problemas de rotas, não é normal ir a Nova Iorque para chegar à Alemanha.

Boa tarde @Mário P. 
Sim apenas ocorre quando jogo.
Fiz o teste, mas parece me normal. 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia, 

Obrigado nós pela cooperação.😊

Independentemente do jogo em que estiver existe essa perda, é isso, @António fernandes luis ?

Obrigado

bom dia,
Sim amigo , desde que seja online tem sempre essa perda @Mário P.

Reputação 6
Crachá

Ligado por vpn acontece na mesma?

@Olaf  Não sei nunca experimentei 

@Mário P. Como pode ver aqui, ate no ip da google se estou com pocket loss .. cerca de 45%
isto vem e do servidor da nos. sera que consegue fazer alguma coisa? 


 

 

Boa tarde,

 

Tenho o pacote 500/100 e desde há cerca de 2/ 3 semanas que tenho sentido instabilidade na velocidade de upload, com valores a rondar os 30 Mbps nas piores alturas. Verifico também que fazendo speedtest para o servidor da NOS Lisboa quando antes tinha ping mínimo de 5 ms agora é de cerca de 10 ms a 12 ms.

 

Agradeço análise e resolução.

Reputação 7
Crachá +2

Faça teste aqui: teste nos em computador e por cabo de rede.

Obrigado pela sugestão mas entretanto verifiquei que os valores de potência dos canais de upload subiram cerca de 8 a 10 dB face ao habitual. Provavelmente o problema está relacionado com isso. Já perguntei a um vizinho e está com valores de potência similares.

 

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Pedro LF. Vamos ajudar.

O @Guimas partilhou uma boa sugestão. Sugerimos que efetue um reset de fábrica ao router antes de realizar o teste.

Partilhe connosco os resultados, por favor.

Obrigado

Comentário