Header

Problemas com jogos online


Ultimamente tenho vindo a ter problemas de conexão frequentes enquanto jogo devido a falhas com a conexão dos servidores do jogo.
Falei com a equipa de suporte do jogo e eles disseram-me que o problema está provavelmente no ponto de troca de tráfego (PTT).
O problema de conexão é da parte da NOS, não dos servidores do jogo.
O que devo fazer?

João H. 1 ano atrás

Bom dia a todos, 
Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 

Graças ao vosso feedback, conseguimos identificar esta situação e já estamos resolvê-la. A rota entre a NOS e os servidores de destino, é um processo que não depende unicamente da NOS, pelo que é necessário verificarmos juntamente com os mesmos.

Realizámos a optimização do trafego de destino, conseguindo reduzir a latência. Esta atualização é feita gradualmente para todos os clientes NOS. 

Obrigado

Ver pergunta inicial

514 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Luiz Roberto

Queremos ajudá-lo. 
Deste modo, para o podermos fazer e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos detalhe a sua questão, por favor. 
Muito obrigado

Boas Mario, tenho dito problemas com minha conexão desde o começo do contrato no ano passado, minha conexão não fica se quer um dia totalmente estavel , tem certos horarios do dia que minha latencia varia de 20 a 300  são oscilaçãoes muito rapidas porem constantes quando a internet começa oscilar ela fica facilmente 1 hora ou mais desse jeito, até porque se fosse uma vez ou outra não me importava é o ponto de eu reconectar numa partida de 40 minutos 6 a 8 vezes por disconnet de baixa qualidade de rede, como faço stream tenho bastante material para mostrar o que esta a acontecer se for de alguma ajuda.

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Luiz Roberto

Para compreendermos melhor o que nos conta, diga-nos se utiliza o serviço de internet por wireless ou por cabo, por favor.

Muito obrigado, 

Olá @Luiz Roberto

Para compreendermos melhor o que nos conta, diga-nos se utiliza o serviço de internet por wireless ou por cabo, por favor.

Muito obrigado, 

estava a usar o wireless 5g, achei que poderia ser meu notebook com problema no wifi então comprei um cabo e o problema permaneceu. tanto cabo ou wifi da na mesma. 

Reputação 7
Crachá +6

@Luiz Roberto
Gostaríamos de verificar esta situação consigo. Deste modo, pedimos que nos envie, por mensagem privada, o seu número de cliente ou número de contribuinte, por favor. 
Muito obrigado.

@Luiz Roberto
Gostaríamos de verificar esta situação consigo. Deste modo, pedimos que nos envie, por mensagem privada, o seu número de cliente ou número de contribuinte, por favor. 
Muito obrigado.

Ja mandei mp aguardo o contacto 

Tenho instalado o pacote NOS três, net 200 mb, francamente não percebo muito disto, no entanto tenho sentido constantemente latência a jogar. O router está a uma divisão da consola, practicamente sem nada em volta dele, a casa é pequena portanto não diria que o problema seja a distância, aliás é a 1a vez que tenho problemas de latência. Fiz um speed test no pc e dá-me 20 mb de download, mais ou menos o de up, na consola é practicamente o mesmo mas com 10 de up. Alguma dica que me possam dar? 

Reputação 7
Crachá +2

O ideal é fazer teste por cabo num pc e ver se tem 200mbps. Por wifi junto do router deverá ter 40mbps +-

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Ricardop89

Olá @Guimas

@Ricardop89, o @Guimas deu uma boa ajuda! :blush:
Pedimos que efetue um teste com o cabo de rede ligado, por favor. Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Desde dia 16 de Outubro que tenho uma enorma latencia enquanto jogo, coloquei a situação ao support do jogo o qual apos varios testes de connecção identificou o problema sendo dos servidores do meu ISP.

Hey there,

Thanks for providing the WinMTRs. It looks like there’s packet loss occurring on the 3rd hop (10.130.12.73) and latency spikes to 300ms+. The connection between PC and router appears fine, but after the connection leaves the router and hits the internet provider’s network that is when things go bad.

I’d recommend reaching out to your internet provider to see if they can investigate this packet loss further. If they can’t find any issues when pinging the router from their end they may need to send a technician out to investigate the lines and device outside for any issues.

In the meantime if you are able to connect through a VPN or a mobile data connection that may help work around the problem and allow you to play with a more stable connection.”

 

Jogo competivamente e com esta latência enorme não me é possivel.

 

Necessito de resolver esta situação o mais rapido possivel, o que fazer?

Reputação 7
Crachá +2

16990 é o nº do apoio.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Mario Lameiras e @Guimas

@Mario Lameiras, qual é o seu Router?

Tenho verificado que desde há um ou dois meses a conexão com alguns servidores do jogo Rocket League têm tido um ping por volta dos 150ms(normalmente anda por volta dos 60ms), sempre com cabo de rede e em servidores da Europa. Eu sei que o problema é exclusivo da NOS, e até diria que é exclusivo do router “GIGA Router” porque sempre que eu tenho esse ping alto um amigo que joga comigo e que tem também o “GIGA Router” tem também o ping alto. Pessoas com quem jogo e não são da NOS têm um ping normal nestas situações. Inclusive ja apanhei portugueses aleatorios no jogo com uma ping por volta dos 150ms e quando questiono se são da NOS a resposte é sempre um sim.

 

Isto verifica-se com certos servidores, normalmente no jogo a seguir o ping está normal, mas quando se verifica dura o jogo todo com um ping alto e constante, tornando a experiência de jogo horrível. Parece que por alguma razão aleatoria o GIGA router decide atrasar o trafico de pacotes com alguns servidores deste jogo.

 

Gostaria que esta situação fosse resolvida porque sinceramente é inaceitavel em pleno 2020 alguém não poder entrar num jogo sem saber se vai ter um ping decente ou não.

Reputação 7
Crachá +2

Por acaso é um jogo que nunca joguei mas tendo gigarouter não tenho problemas de ping noutros.

Nesta situação não vai valer de nada reportar a NOS, vai ter de ser á pcmedic :/

Reputação 1

Tenho verificado que desde há um ou dois meses a conexão com alguns servidores do jogo Rocket League têm tido um ping por volta dos 150ms(normalmente anda por volta dos 60ms), sempre com cabo de rede e em servidores da Europa. Eu sei que o problema é exclusivo da NOS, e até diria que é exclusivo do router “GIGA Router” porque sempre que eu tenho esse ping alto um amigo que joga comigo e que tem também o “GIGA Router” tem também o ping alto. Pessoas com quem jogo e não são da NOS têm um ping normal nestas situações. Inclusive ja apanhei portugueses aleatorios no jogo com uma ping por volta dos 150ms e quando questiono se são da NOS a resposte é sempre um sim.

 

Dúvido que alguém te leve a sério com base em asserções feitas ‘a olho’ quando falamos em milisegundos. Podes arranjar uma ferramenta qualquer para medir, latência e packet loss para o servidor a que te ligas, assim como um traceroute para esse IP. Não acredito que alguém da NOS vá testar seja o que for sem dados em concreto.

Isto verifica-se com certos servidores, normalmente no jogo a seguir o ping está normal, mas quando se verifica dura o jogo todo com um ping alto e constante, tornando a experiência de jogo horrível. Parece que por alguma razão aleatoria o GIGA router decide atrasar o trafico de pacotes com alguns servidores deste jogo.

 

Gostaria que esta situação fosse resolvida porque sinceramente é inaceitavel em pleno 2020 alguém não poder entrar num jogo sem saber se vai ter um ping decente ou não.

Devias ver a thread do reddit do Rocket League. Parece que os clientes da NOS no Reino Unido, Suécia e outros países da Europa também andam com o mesmo problema há 6 meses (pelo menos) ;)

 

Ola bom dia

 

Os valores dos meus testes por cabo variam desde os 483download com 40.8 de upload, para 16 download com 689 kb de upload

 

Quando tento jogar alguns jogos recebo a seguinte msg " encontramos um problema na tua rede doméstica "

 

Estas variações que tornam impossível jogar naturalmente não são devidas a nenhuma das questões que os senhores alegam

 

 

Melhores cumprimentos

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Sofia Silva2491

Já respondemos à sua mensagem privada. 
Obrigado

Boas eu tenho o router ligado por cabo e até uma semana atrás jogava Valorant com ping de aproximadamente 20ms no servidor de Madrid, no entanto nos últimos dias este disparou para 100+ ms. Chegou ao ponto de ter um ping mais baixo no servidor em Varsóvia do que em Madrid. Um dos meus amigos que usa a NOS teve exatamente o mesmo problema enquanto um outro colega nosso cliente da MEO tem 16ms de ping no servidor de Madrid. Gostava de saber se mais alguém teve esse problema e se é possível arranjar uma solução. Deixo abaixo um screeshot para demosntrar a situação. Muito obrigado pela atenção.

 

Reputação 7
Crachá +2

É aguardar :/

Igual aqui...

Aqui também está assim…

Mesmo assim com WTFast ligado consigo ter uma redução para metade mas torna-se injogavel com o aumento do packet loss 

 

Reputação 6
Crachá

Olá, hoje continua igual?

 

Olá, hoje continua igual?

 

sim, 

https://www.reddit.com/r/VALORANT/comments/k1cnpc/madrid_server_just_disappeared_and_i_have_70ms_on/

 

ainda está com problemas.

O mesmo problema por aqui, começou na última Terça/Quarta feira.

E o mais impressionante é não existir ninguém no suporte capaz de analisar (ou perceber) o problema. Sempre as mesmas sugestões rídiculas, e a preocupação é apenas com valores de download e upload. Na última chamada perdi mais de 1h a saltar de departamento para departamento até acabar na parceira deles pcmedic. Mas ainda assim nínguem conseguiu chegar à conclusão de que o problema está relacionado com a rota de pactoes até ao datacenter onde estão os servers da RIOT. https://www.peeringdb.com/net/5918

Não percebo muito do assunto mas no jogo eles usam um sistema de peering e ao que parece os acessos que passam no IP “162.249.72.1:” estão com valores altissimos. Este IP deve ser uma espécie de túnel até aos servidores físicos.

Agora dúvido muito que a NOS resolva esta situação, ou pelo menos tente perceber o problema. Acho mais provável ser a RIOT a encontrar alternativa. Até porque alguns do outros servidores passam por IPs na Amazon/AWS e esses são os que estão aceitaveis. 

E sem dúvida que é algo que está a afectar outros programas e/ou acesso a sites em determinadas localizações. Pois tenho vindo a reparar que em chamadas pelo Microsoft Teams ou Slack a coneção falha bastante. 

Mas de uma forma geral todos sabemos que a infrastrutura da NOS deixa um pouco a desejar, seja para servidores nacionais ou na europa os pings são sempre 10 a 15ms mais altos que a concorrência. Secalhar tava na hora de começarem a olhar para as ofertas do mercado e melhorar. Não sei se isto também acontece com os clientes de fibra ftth ou apenas com a treta do cabo coexial.

Comentário