Header

Prepare-se, o eSIM vai fazer parte da sua vida.


  • Anonymous
  • 0 comentários
Prepare-se, o eSIM vai fazer parte da sua vida. Sabe o que é?

á falámos em vários dispositivos que têm já esta nova tecnologia embutida, como por exemplo o Apple Watch 3 com LTE. Referimos também que a Google atribuiu suporte ao eSIM nos seus mais recentes topos de gama, o Pixel 2 e Pixel 2 XL.

O tradicional cartão SIM que conhecemos há várias décadas também evoluiu e hoje o eSIM parece ser o futuro, já amanhã, para esta tecnologia.

O que é um cartão SIM?

O cartão SIM, que em inglês significa subscriber identity module, em português é módulo de identificação do assinante, é um circuito impresso do tipo cartão inteligente utilizado para identificar, controlar e armazenar dados de telemóveis e smartphones de tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications). Este chip tem a capacidade de armazenar dados como informações do assinante, agenda, preferências (configurações), serviços contratados, SMS e outras informações.

O primeiro cartão SIM foi criado em 1991 na Alemanha, foi fabricado pela empresa Giesecke & Devrient, que vendeu os primeiros 300 cartões SIM para uma empresa finlandesa.



O cartão SIM que conhecemos consiste num microcontrolador, pois possui memórias RAM, ROM e EEPROM, além de UCP e ULA, Timer, Segurança e portas E/S. Os cartões SIM são divididos em versões, ligadas às fases da tecnologia GSM e à sua capacidade (em kilobytes – KB). Existem cartões SIM de diversos tamanhos, com o máximo de 256 KB, mas o mais popular (atualmente) é o cartão SIM de 128 KB.

Linha temporal de utilização:

Full-size (1FF) 1991
Mini-SIM (2FF) 1996
Micro-SIM (3FF) 2003
Nano-SIM (4FF) 2012
Embedded-SIM (eSIM) 2013


E o que é um eSIM?

A GSMA começou a popularizar o eSIM, módulo de identidade de assinante embutido. Os dispositivos com suporte para o eSIM possuem um cartão SIM interno que está ligado à motherboard (placa-mãe). E os dispositivos podem ligar-se às redes das diferentes operadoras sem exigir um cartão SIM físico.

O conceito de eSIM não é novo. A GSMA começou a explorar as possibilidades de cartões SIM baseados em software já em 2010. O eSIM fornece a mesma interface elétrica que podemos encontrar nos cartões convencionais, micro e nano.

A versão inicial da especificação SIM embutida estava limitada ao suporte eSIM em smartwatches, tablets e dispositivos físicos de rastreio/monitorização. A segunda versão trouxe suporte para praticamente todos os dispositivos de consumo, incluindo smartphones.

Os dispositivos podem armazenar vários perfis das operadoras em simultâneo, mas apenas usar um de cada vez. Já do lado das operadoras de comunicações, estas podem configurar um SIM embutido via OTA, isto é, recorrendo à sua rede, um processo conhecido como Remote SIM Provisioning.


Apple Watch tem eSIM

Além das características referidas, esses dispositivos podem até mesmo partilhar o mesmo número e plano móvel. Como exemplo dessa funcionalidade é o Apple Watch Series 3 com LTE. Possui suporte eSIM e pode usar o mesmo número de telefone do seu iPhone e aproveitar a rede móvel. Nos Estados Unidos (entre outros países) podem já ter este sistema, apenas têm de pagar uma taxa extra.

Trazer o eSIM para o consumo tradicional pode ser benéfico para os fabricantes, operadoras e clientes. Isso reduziria o aborrecimento de manter diferentes cartões SIM. As operadoras poderão modificar os dados do eSIM de acordo com os seus requisitos. Num cenário possível, mudar entre operadoras pode tornar-se uma tarefa de apenas alguns minutos para os utilizadores.

Os dispositivos que possuem um built-in eSIM também podem economizar espaço no interior. Isso ajuda os fabricantes ao projetar hardware menor, pois não haverá slot para cartão SIM.


eSIM no Google Pixel 2 e outros dispositivos

O suporte eSIM no Google Pixel 2 e Pixel 2 XL está atualmente limitado aos assinantes do Project Fi da Google. Contudo, o utilizador poderá sempre recorrer ao seu cartão SIM tradicional, pois há um slot disponível.

Mas os dispositivos Pixel não são os primeiros na linha. O Samsung Gear S2 Classic 3G, lançado em fevereiro de 2016, foi o primeiro a suportar a especificação eSIM da GSMA. E mesmo antes disso, a Apple ativou funcionalidades semelhantes em modelos de iPad selecionados através da sua tecnologia chamada Apple SIM.

A chegada do SIM embutido pode beneficiar várias categorias de dispositivos como Internet Of Things, dispositivos de saúde, etc. Em breve, mais dispositivos irão necessitar de ligação de dados diretos, e também porque a modernidade exigirá que o utilizador não tenha de estar a mudar de cartão SIM sempre que quiser trocar de operadora, simplesmente porque não faz sentido.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/gadgets/high-tech/esim-sera-nos-vai-facilitar-vida/

50 Comentários

Reputação 7
Crachá +5
Olá a todos.

Lamentamos a demora na resposta. De momento, o eSIM ainda não está disponível em Portugal. Estamos a avaliar este tema, em conjunto com a Apple, para que os nossos clientes possam ter sempre a melhor experiência em todos os serviços. Assim que surgirem novidades, partilhamos aqui, no Fórum NOS, assim como nos restantes canais. Fiquem atentos. 🙂
Bom dia, hoje a Apple atualizou a lista dos provedores do eSIM com isso a NOS vai disponibilizar finalmente o serviço?
Bom dia, hoje a Apple atualizou a lista dos provedores do eSIM com isso a NOS vai disponibilizar finalmente o serviço?

Bom dia,

Seria possível partilhar o link com essa informação, por favor? Nesta página de suporte da Apple ( https://support.apple.com/pt-pt/HT209096 ) não consegui encontrar.

Obrigado pela ajuda!
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Alexandresalgado,

Assim que existam novidades sobre este tema, divulgamos no Fórum NOS e através dos canais habituais. 🙂
Bom dia, hoje a Apple atualizou a lista dos provedores do eSIM com isso a NOS vai disponibilizar finalmente o serviço?

Bom dia,

Seria possível partilhar o link com essa informação, por favor? Nesta página de suporte da Apple ( https://support.apple.com/pt-pt/HT209096 ) não consegui encontrar.

Obrigado pela ajuda!


https://www.macrumors.com/2018/12/05/ios-12-1-1-released/amp/

Na pagina da Apple não foi atuaizado, a pergunta foi justamente por isso pois dizem que tem novos operadores e não descrevem quais são.
Já há datas concretas? Os tugas só sabem dizer que estará disponível um dia... No país ao lado, já há 3 operadoras a disponibilizar o serviço. Pelos vistos, os espanhóis trabalham melhor do que NOS
Olá boa noite!

Gostaria de colocar duas questões:

1 - Estou a pensar em adquirir um telemóvel que usa eSIM em vez dos tradicionais cartões nano SIM's. Gostaria de saber se a operadora já dispõe de cartões eSIM? No caso de a resposta ser afirmativa o que eu tenho de fazer para trocar o meu nano SIM por um eSIM? No caso de ainda não ser possível está previsto a utilização de eSIM's? Para quando?

2 - Leio em vários sítios da página de Internet da NOS a menção a pontos e quando vou à minha Área de Cliente o botão dos pontos está inativo.... Sendo um cliente NOS4u_200Megas_Móvel
6GB_Roaming Como posso usufruir de da campanha de pontos?

Desde já agradeço a atenção dispensada!
Subscrevo-me,
Francisco Soeiro
Reputação 7
Crachá +5
Olá boa noite!

Gostaria de colocar duas questões:

1 - Estou a pensar em adquirir um telemóvel que usa eSIM em vez dos tradicionais cartões nano SIM's. Gostaria de saber se a operadora já dispõe de cartões eSIM? No caso de a resposta ser afirmativa o que eu tenho de fazer para trocar o meu nano SIM por um eSIM? No caso de ainda não ser possível está previsto a utilização de eSIM's? Para quando?

2 - Leio em vários sítios da página de Internet da NOS a menção a pontos e quando vou à minha Área de Cliente o botão dos pontos está inativo.... Sendo um cliente NOS4u_200Megas_Móvel
6GB_Roaming Como posso usufruir de da campanha de pontos?

Desde já agradeço a atenção dispensada!
Subscrevo-me,
Francisco Soeiro
Bom dia o cartão esim ainda não está disponível, quanto aos pontos, este programa está disponível para clientes de telemóvel não integrado em pacotes TV.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Francisco Manuel C Soeiro..

Assim que existam novidades sobre o eSIM, divulgamos no Fórum NOS e através dos locais habituais. 🙂
Boa tarde,
Acho curioso o facto de tantos operadores estrangeiros já disponibilizarem o esim e a NOS manter-se na cauda da inovação.
Veja-se os países onde o serviço já foi disponibilizado e até a vizinha Espanha tem o esim em todos as grandes operadoras. https://support.apple.com/pt-pt/HT209096
De resto, a NOS vende equipamentos com esim sem ter esse cartão virtual disponível, criando expectativas a quem adquire estes equipamentos.
Por respeito e consideração com os seus actuais clientes, devia a NOS (pelo menos) dar mais informações concretas, mas todos nós sabemos qual será a resposta: "Assim que existam novidades sobre o eSIM, divulgamos no Fórum NOS e através dos locais habituais"... e com alguma sorte levamos um smile
Boa noite
Gostaria de solicitar um esim, quando está disponível? Obrigado
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Antoniovieira71 🙂

Ainda não temos novidades.Assim que surgirem novidades, partilhamos aqui, no Fórum NOS, assim como nos restantes canais. Fique atento. :P

O tema que referiu, já tem um tópico onde o tema é debatido por vários utilizadores. Assim, para que a consulta de informação fique mais fácil para toda a comunidade, movemos a sua publicação.
Quando está prevista a disponibilização do Cartão ESim para utilização com iWatch GPS+Cellular?
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @VPP 🙂

O tema que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos o seu post ao tópico mais antigo e que também tem resposta à sua pergunta.
Assim, garantimos a boa organização da comunidade. 😛
Boa tarde,
Acho curioso o facto de tantos operadores estrangeiros já disponibilizarem o esim e a NOS manter-se na cauda da inovação.
Veja-se os países onde o serviço já foi disponibilizado e até a vizinha Espanha tem o esim em todos as grandes operadoras. https://support.apple.com/pt-pt/HT209096
De resto, a NOS vende equipamentos com esim sem ter esse cartão virtual disponível, criando expectativas a quem adquire estes equipamentos.
Por respeito e consideração com os seus actuais clientes, devia a NOS (pelo menos) dar mais informações concretas, mas todos nós sabemos qual será a resposta: "Assim que existam novidades sobre o eSIM, divulgamos no Fórum NOS e através dos locais habituais"... e com alguma sorte levamos um smile


Não obtive resposta... nem o meu post foi tampouco objecto de qualquer reparo.
Reputação 1
Olá @Alexandresalgado,

Assim que existam novidades sobre este tema, divulgamos no Fórum NOS e através dos canais habituais. :)


Volvidos mais de 6 meses continuamos na mesma. A sério que nos vão dar a "resposta do costume"? Daqui a pouco o ciclo de vida dos iPhones Xr e Xs ou os apple watch estão a terminar e a NOS ainda está a avaliar.

A vossa sorte é que estou preso contratualmente convosco. 😠
Reputação 1
Olá @Alexandresalgado,

Assim que existam novidades sobre este tema, divulgamos no Fórum NOS e através dos canais habituais. :)


Volvidos mais de 6 meses continuamos na mesma. A sério que nos vão dar a "resposta do costume"? Daqui a pouco o ciclo de vida dos iPhones Xr e Xs ou os apple watch estão a terminar e a NOS ainda está a avaliar.

A vossa sorte é que estou preso contratualmente convosco. :@


Sim? Any news?
Reputação 1
Ola.

Existe previsão para o lançamento do E-SIM pela NOS?
Reputação 7
Crachá +5
Ola.

Existe previsão para o lançamento do E-SIM pela NOS?
Não houve nenhuma comunicação nesse sentido.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS @Ps82 🙂

A tecnologia eSIM ainda não está disponível em Portugal. :(

Assim que surjam novidades, partilhamos aqui no Fórum NOS, assim como nos restantes canais. 🙂

O tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos os posts ao tópico mais antigo. Assim, garantimos a boa organização da comunidade. 🆒
Reputação 1
Olá @Mário P.


O facto da tecnologia não estar disponível em Portugal ja tinha conhecimento, o que pretendia saber era para quando esta prevista? Como esta a NOS a posicionar-se no sentido de a disponibilizar para os seus assinantes.

“Assim que surjam novidades, partilhamos aqui no Fórum NOS, assim como nos restantes canais.”

Esta informação esta a ser dada desde a 6 meses atrás, como podem facilmente verificar neste tópico, em 6 meses não ha novidades nem previsões para possível lançamento da tecnologia ??? Só Respostas vagas...

Obrigado.
Exmos Senhores,

A falta de resposta adequada coloca muitos clientes em condições de pedir o reembolso pela compra de um dispositivo que não funciona tal como era suposto funcionar. Quem adquiriu um dos novos iphones através da NOS (ou de qualquer outra operadora) estará em condições de devolver os aparelhos e solicitar o respetivo reembolso...

Será que podem avançar com uma data concreta? Ou pelo menos dizer é este ano ou não será este ano...
Reputação 7
Crachá +5
Exmos Senhores,

A falta de resposta adequada coloca muitos clientes em condições de pedir o reembolso pela compra de um dispositivo que não funciona tal como era suposto funcionar. Quem adquiriu um dos novos iphones através da NOS (ou de qualquer outra operadora) estará em condições de devolver os aparelhos e solicitar o respetivo reembolso...

Será que podem avançar com uma data concreta? Ou pelo menos dizer é este ano ou não será este ano...
De momento não há novidades, continuamos todos à espera que o eSIM seja disponibilizado, temos que aguardar.
Reputação 7
Crachá +2
Ainda nenhuma operadora em Portugal tem o esim.
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos,

Temos excelentes novidades. 🙂

O eSIM estará disponível na NOS a partir de 18 de abril. Saibam mais aqui.

Comentário