Header

Prepare-se, o eSIM vai fazer parte da sua vida.


  • Anonymous
  • 0 comentários
Prepare-se, o eSIM vai fazer parte da sua vida. Sabe o que é?

á falámos em vários dispositivos que têm já esta nova tecnologia embutida, como por exemplo o Apple Watch 3 com LTE. Referimos também que a Google atribuiu suporte ao eSIM nos seus mais recentes topos de gama, o Pixel 2 e Pixel 2 XL.

O tradicional cartão SIM que conhecemos há várias décadas também evoluiu e hoje o eSIM parece ser o futuro, já amanhã, para esta tecnologia.

O que é um cartão SIM?

O cartão SIM, que em inglês significa subscriber identity module, em português é módulo de identificação do assinante, é um circuito impresso do tipo cartão inteligente utilizado para identificar, controlar e armazenar dados de telemóveis e smartphones de tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications). Este chip tem a capacidade de armazenar dados como informações do assinante, agenda, preferências (configurações), serviços contratados, SMS e outras informações.

O primeiro cartão SIM foi criado em 1991 na Alemanha, foi fabricado pela empresa Giesecke & Devrient, que vendeu os primeiros 300 cartões SIM para uma empresa finlandesa.



O cartão SIM que conhecemos consiste num microcontrolador, pois possui memórias RAM, ROM e EEPROM, além de UCP e ULA, Timer, Segurança e portas E/S. Os cartões SIM são divididos em versões, ligadas às fases da tecnologia GSM e à sua capacidade (em kilobytes – KB). Existem cartões SIM de diversos tamanhos, com o máximo de 256 KB, mas o mais popular (atualmente) é o cartão SIM de 128 KB.

Linha temporal de utilização:

Full-size (1FF) 1991
Mini-SIM (2FF) 1996
Micro-SIM (3FF) 2003
Nano-SIM (4FF) 2012
Embedded-SIM (eSIM) 2013


E o que é um eSIM?

A GSMA começou a popularizar o eSIM, módulo de identidade de assinante embutido. Os dispositivos com suporte para o eSIM possuem um cartão SIM interno que está ligado à motherboard (placa-mãe). E os dispositivos podem ligar-se às redes das diferentes operadoras sem exigir um cartão SIM físico.

O conceito de eSIM não é novo. A GSMA começou a explorar as possibilidades de cartões SIM baseados em software já em 2010. O eSIM fornece a mesma interface elétrica que podemos encontrar nos cartões convencionais, micro e nano.

A versão inicial da especificação SIM embutida estava limitada ao suporte eSIM em smartwatches, tablets e dispositivos físicos de rastreio/monitorização. A segunda versão trouxe suporte para praticamente todos os dispositivos de consumo, incluindo smartphones.

Os dispositivos podem armazenar vários perfis das operadoras em simultâneo, mas apenas usar um de cada vez. Já do lado das operadoras de comunicações, estas podem configurar um SIM embutido via OTA, isto é, recorrendo à sua rede, um processo conhecido como Remote SIM Provisioning.


Apple Watch tem eSIM

Além das características referidas, esses dispositivos podem até mesmo partilhar o mesmo número e plano móvel. Como exemplo dessa funcionalidade é o Apple Watch Series 3 com LTE. Possui suporte eSIM e pode usar o mesmo número de telefone do seu iPhone e aproveitar a rede móvel. Nos Estados Unidos (entre outros países) podem já ter este sistema, apenas têm de pagar uma taxa extra.

Trazer o eSIM para o consumo tradicional pode ser benéfico para os fabricantes, operadoras e clientes. Isso reduziria o aborrecimento de manter diferentes cartões SIM. As operadoras poderão modificar os dados do eSIM de acordo com os seus requisitos. Num cenário possível, mudar entre operadoras pode tornar-se uma tarefa de apenas alguns minutos para os utilizadores.

Os dispositivos que possuem um built-in eSIM também podem economizar espaço no interior. Isso ajuda os fabricantes ao projetar hardware menor, pois não haverá slot para cartão SIM.


eSIM no Google Pixel 2 e outros dispositivos

O suporte eSIM no Google Pixel 2 e Pixel 2 XL está atualmente limitado aos assinantes do Project Fi da Google. Contudo, o utilizador poderá sempre recorrer ao seu cartão SIM tradicional, pois há um slot disponível.

Mas os dispositivos Pixel não são os primeiros na linha. O Samsung Gear S2 Classic 3G, lançado em fevereiro de 2016, foi o primeiro a suportar a especificação eSIM da GSMA. E mesmo antes disso, a Apple ativou funcionalidades semelhantes em modelos de iPad selecionados através da sua tecnologia chamada Apple SIM.

A chegada do SIM embutido pode beneficiar várias categorias de dispositivos como Internet Of Things, dispositivos de saúde, etc. Em breve, mais dispositivos irão necessitar de ligação de dados diretos, e também porque a modernidade exigirá que o utilizador não tenha de estar a mudar de cartão SIM sempre que quiser trocar de operadora, simplesmente porque não faz sentido.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/gadgets/high-tech/esim-sera-nos-vai-facilitar-vida/

50 Comentários

Reputação 7
Crachá +1
Excelente informaçoes , do @HASPT, alias como sempre :)

Nunca entendi porque que o eSIM nao se tornou popular junto dos operadores e fabricantes de equipamentos,porque é só vantagens para todos.Mas terá que haver um motivo para demorar tantos anos a impor-se .

O mesmo aplica-se aos CI-CARDS , que permitiria dispensar as boxes e ser o televisor a descodificar os sinais de cabo.Poupava-se em electricidade uma pipa de massa porque era menos um equipamento.
Mas aqui a logica diz porque...:)
Off-Topic
Nao me parece que os CI-CARDS dispensem por completo as box, devido a necessidade de sinais de retorno para serrviços "on-demande".
Pelo que eu li num site de suporte da Samsung, existe um CI-CARD+ que nao necessita de box:

"CI+ (Common Interface Plus) extends the Common Interface. A CI+ module inserted into the CI+ slot of a compatible TV set allows you to subscribe and watch a pay TV service from a pay TV service operator, without requiring a set-top-box."

Como nao conheço o sistema nem o cartao, deixo aqui o link para lerem e verificarem se se trata do mesmo sistema CI-CARD de que estao a falar.

http://www.samsung.com/uk/support/skp/faq/1057796
Reputação 7
Crachá +1
Pelo que eu li num site de suporte da Samsung, existe um CI-CARD+ que nao necessita de box:

"CI+ (Common Interface Plus) extends the Common Interface. A CI+ module inserted into the CI+ slot of a compatible TV set allows you to subscribe and watch a pay TV service from a pay TV service operator, without requiring a set-top-box."

Como nao conheço o sistema nem o cartao, deixo aqui o link para lerem e verificarem se se trata do mesmo sistema CI-CARD de que estao a falar.

http://www.samsung.com/uk/support/skp/faq/1057796


Off Topic sorry


É isso mesmo @HASPT e em parte @C24XXXX201 tens razao, porque depende da versao do CI mas estava a referir-me as versoes mais recentes penso que a ultima é a 2.0 mas penso que desde a v1.3 (ano 2011) que permite VOD.
Muito sinceramente, nao sei. Sei que os televisores modernos suportam o CI-CARD, mas desconheço a maneira como interagem com a rede, o pouco que sei é apenas através de leituras na net como a publicada no post anterior.

Pelo boatos que eu li no forum zwame, parece-me que depois de a NOS acabar de implementar totalmente o serviço digital sem box, estará a pensar implementar também o CI-CARD.
As que conheço permitem desencriptar sinais DVB-IP. Ou seja VOD over IPTV...
É a isso que se refere @Armindo Mateus?
Reputação 7
Crachá +1
As que conheço permitem desencriptar sinais DVB-IP. Ou seja VOD over IPTV...
É a isso que se refere @Armindo Mateus?


Sei que a NOS nao é IPTV, mas a MEO e a VDF tem IPTV 😳
Os CAM servem apenas para descodificar o sinal. Não permitem o acesso às funcionalidades implementadas nas BOX do operador como p.e. voltar atrás os 7 dias, porque além de não correrem o software, não implementam interfaces de rede para enviar os comandos ao operador. A operadora é que teria de fornecer as CAM com o cartão incluído já emparelhados, à semelhança do que já faz para as instalações em unidades hoteleiras.
A minha pergunta é singela: para qdo eSIM na NOS? Problema da Apple (por exemplo) com a NOS? Problema da NOS?
Para qdo?
Back to topic

Com o anúncio dos novos iPhones e sendo a tecnologia dual-sim muito esperada nos mesmos, vai a nós ter o serviço eSIM disponível? E quando?

Obrigado
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Jorge Lampreia e @DPombal,

A tecnologia eSIM não está disponível em Portugal.
Olá @Jorge Lampreia e @DPombal,

A tecnologia eSIM não está disponível em Portugal.


Existe alguma previsão de vir a estar disponível?
Boa tarde
Gostava de saber para quando a existência desta nova tecnologia.
Obrigado
Reputação 7
Crachá +5
Olá a todos.

De momento não temos previsão no entanto, assim que surjam novidades, partilhamos aqui no Fórum NOS, assim como nos restantes canais. 🙂
Boa noite,
Gostaria de saber quando vai ser possível os cartões e-sim???
Desejava comprar o iPhone XS Max 256gb pela NOS (pelo qual já sou cliente a 14 anos) mas só comprarei quando for possível introduzir os meus 2 números da NOS no telemóvel ..... o meu de VoZ e de dados

Aguardo resposta

Obrigado
Reputação 7
Crachá +2
A propria apple ainda não tem essa funcionalidade ativa. Só lá para o final do ano.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @Frank costa.

Movemos o seu comentário para uma publicação mais antiga, onde pode encontrar resposta à sua pergunta. Desta forma, garantimos que a comunidade permanece organizada.
Com o novo iOS 12.1 disponível e a função eSim activa, já há mais alguma informação de quando a NOS disponibilizará a tecnologia?
Reputação 1
Ontem passei na NOS do Colombo.

Continuam sem saber mas indicaram-me que só em 2019, provavelmente.
Bom dia algum administrador do forum pode responder quando o eSIM estará disponivel para ativação na NOS?
Reputação 7
Crachá +5
Olá a todos.

Assim que tivermos novidades sobre este tema partilhamos com a comunidade do Fórum NOS, assim como nos restantes canais. 🙂
Reputação 1
Olá a todos.

Assim que tivermos novidades sobre este tema partilhamos com a comunidade do Fórum NOS, assim como nos restantes canais. :)


A questão é quando. Tem de haver uma previsão e milhares de pessoas, como eu, que adquiriram o novo iPhone estão à espera de novidades. Quando será, @Carolina V.?

Está muito cinzentão isto.
Olá a todos.

Assim que tivermos novidades sobre este tema partilhamos com a comunidade do Fórum NOS, assim como nos restantes canais. :)


A questão é quando. Tem de haver uma previsão e milhares de pessoas, como eu, que adquiriram o novo iPhone estão à espera de novidades. Quando será, @Carolina V.?

Está muito cinzentão isto.


Sim, uma resposta mais concreta era bem-vinda...
Boa tarde,

Olá a todos.

Assim que tivermos novidades sobre este tema partilhamos com a comunidade do Fórum NOS, assim como nos restantes canais. :)


A questão é quando. Tem de haver uma previsão e milhares de pessoas, como eu, que adquiriram o novo iPhone estão à espera de novidades. Quando será, @Carolina V.?

Está muito cinzentão isto.


Sim, uma resposta mais concreta era bem-vinda...


Cara @Carolina V.
Também sou um dos (milhares) de clientes que precisa desta resposta o mais rápido possível....
Aviso. sou cliente particular da nos em dados móveis , preciso da funcionalidade e-sim activada até porque não tenho roaming de dados na minha linha celular principal (plano corporativo) . Caso algum operador tenha e-sim de dados ... fujo para o primeiro operador que tiver !

Comentário