Não tem acesso ao NOSDRIVE no seu PC? Basta ligar o protocolo SMBv1.

Reputação 2
Crachá

Você não pode abrir o seu \\nosdrive, ou \\zondrive, ou \\192.168.1.1 (ip por padrão)?
Ou ícone do NOSDRIVE não aparece na sua lista de Redes no Explorador?
O motivo, provavelmente, é que o Windows recusou-se a usar o protocolo SMBv1 e está desativado por padrão. Também, o SMBv1 foi desativado com uma atualização de segurança em 2017.

Como ativar o SMBv1leia aqui; ou veja aqui; ou guia da Microsoft.

Você não pode interagir com o NOSDRIVE, mesmo depois de ativar o protocolo SMBv1?
Você, provavelmente, precisa sincronizar o NetBIOS:
(seu PC)

• Procure o nome do "grupo de trabalho" do seu PC, como descrito neste link,
  • copie o nome do "grupo de trabalho" do seu PC;

(seu roteador)

• Entramos no roteador - 192.168.1.1 (ip por padrão),
  • guia "rede local",
  • subguia "armazenamento compartilhado",
  • o "grupo de trabalho NetBIOS" especifique como no seu PC,
  • reinicie o roteador.

A Microsoft recomenda enfaticamente não use o protocolo SMBv1.
Então, NOS, se faz favor, considere usar uma versão mais recente do protocolo SMB para o NOSDRIVE.

11 Comentários

Será possível não ser possível aceder com um PC`nosdrive sem colocar em risco o equipamento? Consigo aceder com um iPad e um aparelho android e não com um windows… Enfim...

Reputação 2

@Carlos FTA 

para windows:

a solução passa por:

1) no procurar escrever Windows PowerShell, e abrir como administrador
2) escrever o seguinte respeitando as maiúsculas:

Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName smb1protocol

3) esperar.... e optar pelo Yes -> reiniciar

ir ao explorador e já deve aparecer nas redes...

Reputação 2

a pergunta que se põe é se a nosdrive é apenas de leitura ou também dá para escrever… qual o login/password para aceder à pasta sem ser por convidado?

Reputação 7
Crachá +2

O disco fica acessível apenas dentro da rede ou também por acesso exterior?

É que, sem possibilidade de configurar no interface nativo do router, e sem informação detalhada, isto poder ser um grande falha de segurança…

Reputação 7
Crachá +4

O disco fica acessível apenas dentro da rede ou também por acesso exterior?

É que, sem possibilidade de configurar no interface nativo do router, e sem informação detalhada, isto poder ser um grande falha de segurança…

eu aqui uns testes que fiz não consegui aceder pelo exterior, embora consiga detetar o disco, não consigo aceder só pela rede interna.

Reputação 7
Crachá +2

Estranho é que eu já tentei ligar uma PEN e o ROUTER 5 v2 não detectou absolutamente nada...

Reputação 2

Estranho é que eu já tentei ligar uma PEN e o ROUTER 5 v2 não detectou absolutamente nada...

só experimentei no V1… não sei se funciona no v2… ainda não vi se temos acesso do exterior ou não e também já vi todas as preocupações sobre a activação do SMBv1…

Convêm agora é confirmar se suporta também o SMBv2 ou v3...

Reputação 7
Crachá +4

só experimentei no V1… não sei se funciona no v2… ainda não vi se temos acesso do exterior ou não e também já vi todas as preocupações sobre a activação do SMBv1…

Convêm agora é confirmar se suporta também o SMBv2 ou v3...

Eu tenho o V2 e funciona o acesso ao disco embora só tenha conseguido aceder no formato FAT-32, em NFTS não deteta nada.

Reputação 7
Crachá +2

Eu tenho o V2 e funciona o acesso ao disco embora só tenha conseguido aceder no formato FAT-32, em NFTS não deteta nada.

Windows? Com ou sem o SMBv1 activo?

Eu sem activar o que quer que seja, não vejo nem PENs nem DISCOS!

Reputação 7
Crachá +2

Consegui, mas tive de instalar os componentes SMB do windows 10 e usar o seguinte comando: sc.exe config lanmanworkstation depend= bowser/mrxsmb10/mrxsmb20/nsi

Consultar: https://docs.microsoft.com/en-us/windows-server/storage/file-server/troubleshoot/detect-enable-and-disable-smbv1-v2-v3

Discos NTFS? É para esquecer! Testei 2 (2TB e 4TB)

Discos FAT32? Consegui aceder a uma PEN.

Velocidade de transferência ridícula e aos soluços.

Dá para ter uns ficheiros sempre acessíveis (haverá necessidade de ter ficheiros acessíveis quando os pc’s da rede estão desligados?), mas tirando isso, não serve para grande coisa. A velocidade é castradora.

Reputação 7
Crachá +4

Windows? Com ou sem o SMBv1 activo?

Eu sem activar o que quer que seja, não vejo nem PENs nem DISCOS!

Com SMBv1 activo. Sem estar activo não deteta nada.

Comentário