Header
Respondido

Lag com pouco ping e velocidades baixas na PS4

Há 2 meses que tenho tido bastantes problemas em jogar online na ps4. O meu serviço é de 200/20 mb e uso internet por cabo. Tenho sempre 20 de ping mas o jogo continua a travar.

Além disso, no pc as velocidades que obtenho são de 190 mbps download e 20 mbps de upload, só que na ps4 as velocidades são de 100 mbps de download e 2 mbps de upload sem subir ou descer.

Eu liguei para a NOS e disseram que podia ser um problema da PS4.

Alguém sabe como resolver este problema?

icon

Melhor resposta por wrk 5 April 2020, 23:48

Ver pergunta inicial

192 Comentários

Mesmo no computador deveria ter com cabo de rede 200 mb ou perto de download e só tenho no máximo 100. Acha que isso tem a ver com o fato de a ligação ser de 10/100?

Senhor,

em primeiro lugar confirme o pacote que tem para saber efetivamente a velocidade, e se é este que está ativo.

por ter 200/20 num pacote isso não significa que vc vá ter essa velocidade no real, segundo o que sei a NOS só lhe garante uma percentagem dessa velocidade e isso dependerá de factores de rede podem ser 200 ou não, teóricamente devia ser mas isso não quer dizer seja.

Se vc quiser saber se o problema está do lado da consola ou ligação é tentar ligar a PS4 em outro local, e se fosse a si começaria por isso, assim despista logo isso.

Agora outro ponto, na sua consola convém ver coisas como:

Portas, se por acaso alguma não lhe está a limitar a velocidade e pelo que li na PS4 tem Ethernet 10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T×1.

https://manuals.playstation.net/document/gb/ps4/settings/nw_test.html 

cabos rede, testou o cabo? sabe se este está ok?

https://manuals.playstation.net/document/gb/ps4/basic/install.html

definições DNS (teste com outros) e como vc diz que joga com Sony o mais rentável talvez fosse ter DNS’s da Sony, saliento que vc pode ter por exemplo um DNS num pc, outro no Router e outro da PS4 ou seja eles podem ser diferentes, mas só após testar é que vc consegue ver qual e o que resolve melhor e mais rápido.

Definições consola, desconheço o que a PS4 possa ter, tente um factory reset. 

Vc tem ainda “update system software” e “rebuild database”.

Agora vamos passar a outro ponto, imagine que por alguma razão tem efetivamente alguma coisa que lhe baixa a velocidade e comecemos por sinal, imagine que na sua ligação tem atenuação em cabos ou repartidores sinal, convém verificar.

já agora a sua ligação é o quê? cabo coaxial? hfc? fibra? outro? e qual o router que tem? tentou ligar em todas as portas do router?

vc têm mais equipamentos ligados por cabo ao router a usar largura de banda?

Após tudo isto, se quiser, sugeria que fizesse um reset ao seu router e testasse depois ligar PS4.

Pode mesmo ser do lado da Sony pois o NunoRev indica ter baixa velocidade.

Se puder, contacte a Sony e pergunte como deve colocar a configuração de rede da consola, eles certamente lhe podem indicar melhor.

Veja isto 

E veja o estado serviço rede https://manuals.playstation.net/document/gb/ps4/settings/nw_psn.html

A sua consola tem porta gigabit mas as portas do router são 100?

Reputação 1

Comigo acontece o mesmo. 

O problema está na origem, com a reduçao da velocidade nos servidores devido à pandemia, portanto só resta esperar pelo retorno da velocidade plena.

https://tecnoblog.net/330896/sony-reduz-velocidade-de-downloads-da-psn-na-europa/

Está comprovado por mim que é apenas rede NOS que está  a aplicar Traffic Shaping nas comunicações com a PSN.

Levei a minha PS4 para testar a velocidade na rede NOWO e nota-se também velocidades muito superiores. O mesmo pude comprovar na casa de amigos que têm serviços da MEO e Vodafone

É ridiculo ter um serviço de 200megas e reduzirem em 90% a velocidade da internet na PSN. Comunicações a 2mb/s tinha eu na Cabovisao em 2007...

Não vou estar a escrever mais, pois sei bem o que fazer quando acabar o contrato. 

Reputação 3

A nos limita o serviço, são 2mb apenas desde sempre com ou sem pandemia

Tive em casa de uns amigos com Vodafone e isto não se verifica, é inaceitável estar bloqueado apenas a 2mb o download

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Babus

Já respondemos à sua questão aqui
Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Muito obrigado

Quando faço algum download no ps4 a velocidade só vai a 2 mb/s enquanto que eu tenho o pacote 200/100 mb. Quando eu faço o teste de velocidade do ps4 as velocidades não são o que deviam ser.

Já troquei o cabo, mudei o dns, mudei o mtu e continua na mesma.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Ricardo Lisboa

Para podermos ajudar, pedimos que, se possível, execute um teste de velocidades, por cabo, no nosso site utilizado um computador, por favor.

Obrigado 

Ta aqui os resultados

Reputação 7
Crachá +2

Ta aqui os resultados

então está tudo ok.

Reputação 7
Crachá +7

Os servidores da Playstation Network estao com problemas no tráfego das transferências.

“Poderá verificar transferências de jogos algo mais lentas ou retardadas porque estamos a trabalhar com os ISPs no sentido de gerir o tráfego das transferências. Acreditamos que é importante ajudar a mitigar os problemas de estabilidade da internet numa altura em que um número sem precedentes de pessoas está a ficar em casa para manter o distanciamento social. Agradecemos o apoio e a compreensão da nossa comunidade.”

Aconselho entrar na página da Playstation Network e aceder á ferramenta Fix & Connect, para tentar melhorar a sua rede.

https://status.playstation.com/pt-PT/

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Ricardo Lisboa, @Guimas e @HASPT

@Ricardo Lisboa, a comunidade deu uma boa ajuda! :blush:
Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Reputação 3

Boa tarde

Venho por este meio reclamar com a NOS pois os mesmos bloqueam o trafego de download da PSN
Tenho ligado por cabo e as velocidades não passam dos 2mb/s

No resto tudo funciona sem problemas, apenas na PSN é que o trafic shapping esta a ser imposto
Fui a casa de uns colegas e os mesmos com vodafone e meo tem velocidades muito superiores à NOS, e tenho 200mb

Tal como referi, apenas tenho o bloqueio na PSN, no resto não sinto bloqueio
Com VPN funciona com mais velocidade, mas não com a totalidade como se estivesse com a rede da NOS

Solicito averiguação, a playstation portugal refere que não é da parte deles, e foi testado e realmente tem razão!

Reputação 3

Boa tarde

Venho por este meio reclamar com a NOS pois os mesmos bloqueam o trafego de download da PSN
Tenho ligado por cabo e as velocidades não passam dos 2mb/s

No resto tudo funciona sem problemas, apenas na PSN é que o trafic shapping esta a ser imposto
Fui a casa de uns colegas e os mesmos com vodafone e meo tem velocidades muito superiores à NOS, e tenho 200mb

Tal como referi, apenas tenho o bloqueio na PSN, no resto não sinto bloqueio
Com VPN funciona com mais velocidade, mas não com a totalidade como se estivesse com a rede da NOS

Solicito averiguação, a playstation portugal refere que não é da parte deles, e foi testado e realmente com razão

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Babus

Já respondemos ao seu comentário aqui.

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Babus,

Já respondemos à sua questão aqui:blush:
Pedimos ainda que nos envie uma mensagem privada para o moderador @Fórum a confirmar o seu contacto e o melhor horário para lhe ligarmos, por favor. 

Obrigada 

Reputação 1

Ricardo esquece as velocidades que tens contratadas na PlayStation. 

Antes da pandemia tinha velocidades na ordem dos 20mb/s, assim que começou a pandemia limitaram para 2mb/s e assim ficou.

Já tive uma grande guerra com a NOS sobre este tema.

Tinha o mesmo pacote que tu, os 200 megas e depois de várias horas perdidas ao telefone com técnicos da NOS eles justificavam-se sempre que o problema estava na rede da PlayStation. Já se tornava ridiculo a quantidade de vezes que eles diziam para lugar o cabo á consola para fazer o speedtest. Foi até eles próprios assumirem que a rede da NOS está sobrecarregada.

Depois de muita insistência paguei para ter uma VPN e liguei a playstation directamente a uma rede VPN. Como nas ligações VPN, as tuas ligações torna-se anónimas e a NOS não tem controlo sobre o teu tráfego, dessa maneira consegui baixar de novo a 20mb/s. 

Verifiquei logo no momento que é a NOS que está a aplicar Traffic Shaping e que está a limitar os serviços da PlayStation.

Entrei em contacto com a NOS e assim que falei em Traffic Shaping calaram-se e enviaram-me para uma linha de negociações. 

Depois de muita conversa, convenceram a fazer um "upgrade" no pacote para 500megas de download. Na altura desconfiei, mas como de momento não tinha outras operadoras na minha zona lá aceitei. E o que me venderam foi um produto que não corresponde com o que me disseram por telefone. Admitiram que iria passar a ter velocidades altas sem limitações…

Veio um técnico da nós instalar um router 5g, assim que liguei a PlayStation e mostrei a velocidade de transferência ele próprio ficou espantado. Até disse na brincadeira para ir a praia enquanto o jogo estava a baixar.

Agora tenho 500 megas e continuo a baixar jogos com velocidades de 2mb/s.

Resultado: ficou tudo na mesma e enganaram-me 

Como não estava para me chatear mais, liguei para uma operadora concorrente e informaram-me que estão a investir em infraestrutura de fibra na minha zona e que está para breve... Assim que tiverem os serviços operacionais, adeus NOS.

Sejam sinceros com os clientes, preocupem-se com os clientes que têm em vez de se preocuparem em angariar novos clientes sabendo que não vão conseguir fornecer os serviços a 100%

Reputação 7
Crachá +2

Ricardo esquece as velocidades que tens contratadas na PlayStation. 

Antes da pandemia tinha velocidades na ordem dos 20mb/s, assim que começou a pandemia limitaram para 2mb/s e assim ficou.

Já tive uma grande guerra com a NOS sobre este tema.

Tinha o mesmo pacote que tu, os 200 megas e depois de várias horas perdidas ao telefone com técnicos da NOS eles justificavam-se sempre que o problema estava na rede da PlayStation. Já se tornava ridiculo a quantidade de vezes que eles diziam para lugar o cabo á consola para fazer o speedtest. Foi até eles próprios assumirem que a rede da NOS está sobrecarregada.

Depois de muita insistência paguei para ter uma VPN e liguei a playstation directamente a uma rede VPN. Como nas ligações VPN, as tuas ligações torna-se anónimas e a NOS não tem controlo sobre o teu tráfego, dessa maneira consegui baixar de novo a 20mb/s. 

Verifiquei logo no momento que é a NOS que está a aplicar Traffic Shaping e que está a limitar os serviços da PlayStation.

Entrei em contacto com a NOS e assim que falei em Traffic Shaping calaram-se e enviaram-me para uma linha de negociações. 

Depois de muita conversa, convenceram a fazer um "upgrade" no pacote para 500megas de download. Na altura desconfiei, mas como de momento não tinha outras operadoras na minha zona lá aceitei. E o que me venderam foi um produto que não corresponde com o que me disseram por telefone. Admitiram que iria passar a ter velocidades altas sem limitações…

Veio um técnico da nós instalar um router 5g, assim que liguei a PlayStation e mostrei a velocidade de transferência ele próprio ficou espantado. Até disse na brincadeira para ir a praia enquanto o jogo estava a baixar.

Agora tenho 500 megas e continuo a baixar jogos com velocidades de 2mb/s.

Resultado: ficou tudo na mesma e enganaram-me 

Como não estava para me chatear mais, liguei para uma operadora concorrente e informaram-me que estão a investir em infraestrutura de fibra na minha zona e que está para breve... Assim que tiverem os serviços operacionais, adeus NOS.

Sejam sinceros com os clientes, preocupem-se com os clientes que têm em vez de se preocuparem em angariar novos clientes sabendo que não vão conseguir fornecer os serviços a 100%

Sim engaram-no porque não está a haver limitações nos pacotes. Ou seja meteram-lhe velocidade 500mbps e obviamente que a situação ia permanecer igual. ( Peça a reversão do pacote). Não é traffic shapping. Tem que fazer o teste ligado a um pc.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @LuisFilipePT
Lamentamos o que nos conta. 

Para o podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que, por favor, conforme sugerido pelo @Guimas, faça um teste de velocidade por cabo ligado ao Router, por favor. 
Obrigado

Reputação 2

Estou com o mesmo problema na ps4. Há dias levei a consola a casa de um amigo que tem meo e os dowloads voam! Em 40 minutos faço um download que demora 6 horas com o serviço da nos que tenho em casa... 200 mg... Onde?? Mais um a saltar fora da nos assim que puder. 

Reputação 2

Quando é que vão resolver o problema dos downloads da ps4? Não passa dos 2 mgbs! Voltei a 1990?

Reputação 7
Crachá +2

Tem que fazer em 1 pc.

Reputação 2

O pc ta bom obrigado, o problema é mesmo a playstation 

Reputação 3

Tenho o mesmo problema, com a PS4, existe aqui no fórum varias queixas relativas a este problema.

Levantam a questão que a NOS está a aplicar Traffic Shaping e que está a limitar os serviços da PlayStation.

Mais, á quem tenha já testado ligar a PS4 a outras redes de operadoras e funciona bem, o problema parece estar mesmo relacionado com a NOS.

Reputação 2

Eu liguei em casa de um amigo meu que tem meo... Vi bem a diferença! Em 45 minutos fez dowload de um jogo que com a nos demorava 6+ horas. 

Reputação 6
Crachá

Olá, qual é o cabo que tem ligado à ps4 e ao router?

Reputação 2

Olá, não sei especificar, é um cabo de rede comum. Daqueles amarelos. :) 

Comentário