Header
Respondido

Lag com pouco ping e velocidades baixas na PS4


Há 2 meses que tenho tido bastantes problemas em jogar online na ps4. O meu serviço é de 200/20 mb e uso internet por cabo. Tenho sempre 20 de ping mas o jogo continua a travar.

Além disso, no pc as velocidades que obtenho são de 190 mbps download e 20 mbps de upload, só que na ps4 as velocidades são de 100 mbps de download e 2 mbps de upload sem subir ou descer.

Eu liguei para a NOS e disseram que podia ser um problema da PS4.

Alguém sabe como resolver este problema?

icon

Melhor resposta por wrk 5 April 2020, 23:48

Ver pergunta inicial

192 Comentários

Mesmo no computador deveria ter com cabo de rede 200 mb ou perto de download e só tenho no máximo 100. Acha que isso tem a ver com o fato de a ligação ser de 10/100?

Senhor,

em primeiro lugar confirme o pacote que tem para saber efetivamente a velocidade, e se é este que está ativo.

por ter 200/20 num pacote isso não significa que vc vá ter essa velocidade no real, segundo o que sei a NOS só lhe garante uma percentagem dessa velocidade e isso dependerá de factores de rede podem ser 200 ou não, teóricamente devia ser mas isso não quer dizer seja.

Se vc quiser saber se o problema está do lado da consola ou ligação é tentar ligar a PS4 em outro local, e se fosse a si começaria por isso, assim despista logo isso.

Agora outro ponto, na sua consola convém ver coisas como:

Portas, se por acaso alguma não lhe está a limitar a velocidade e pelo que li na PS4 tem Ethernet 10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T×1.

https://manuals.playstation.net/document/gb/ps4/settings/nw_test.html 

cabos rede, testou o cabo? sabe se este está ok?

https://manuals.playstation.net/document/gb/ps4/basic/install.html

definições DNS (teste com outros) e como vc diz que joga com Sony o mais rentável talvez fosse ter DNS’s da Sony, saliento que vc pode ter por exemplo um DNS num pc, outro no Router e outro da PS4 ou seja eles podem ser diferentes, mas só após testar é que vc consegue ver qual e o que resolve melhor e mais rápido.

Definições consola, desconheço o que a PS4 possa ter, tente um factory reset. 

 

Vc tem ainda “update system software” e “rebuild database”.

Agora vamos passar a outro ponto, imagine que por alguma razão tem efetivamente alguma coisa que lhe baixa a velocidade e comecemos por sinal, imagine que na sua ligação tem atenuação em cabos ou repartidores sinal, convém verificar.

já agora a sua ligação é o quê? cabo coaxial? hfc? fibra? outro? e qual o router que tem? tentou ligar em todas as portas do router?

vc têm mais equipamentos ligados por cabo ao router a usar largura de banda?

Após tudo isto, se quiser, sugeria que fizesse um reset ao seu router e testasse depois ligar PS4.

Pode mesmo ser do lado da Sony pois o NunoRev indica ter baixa velocidade.

Se puder, contacte a Sony e pergunte como deve colocar a configuração de rede da consola, eles certamente lhe podem indicar melhor.

Veja isto 

 

 

E veja o estado serviço rede https://manuals.playstation.net/document/gb/ps4/settings/nw_psn.html

 

A sua consola tem porta gigabit mas as portas do router são 100?

 

Reputação 1

Comigo acontece o mesmo. 

O problema está na origem, com a reduçao da velocidade nos servidores devido à pandemia, portanto só resta esperar pelo retorno da velocidade plena.

https://tecnoblog.net/330896/sony-reduz-velocidade-de-downloads-da-psn-na-europa/

 

Está comprovado por mim que é apenas rede NOS que está  a aplicar Traffic Shaping nas comunicações com a PSN.

 

Levei a minha PS4 para testar a velocidade na rede NOWO e nota-se também velocidades muito superiores. O mesmo pude comprovar na casa de amigos que têm serviços da MEO e Vodafone

 

É ridiculo ter um serviço de 200megas e reduzirem em 90% a velocidade da internet na PSN. Comunicações a 2mb/s tinha eu na Cabovisao em 2007...

 

Não vou estar a escrever mais, pois sei bem o que fazer quando acabar o contrato. 

Reputação 3

A nos limita o serviço, são 2mb apenas desde sempre com ou sem pandemia

 

Tive em casa de uns amigos com Vodafone e isto não se verifica, é inaceitável estar bloqueado apenas a 2mb o download

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Babus

Já respondemos à sua questão aqui
Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Muito obrigado

Quando faço algum download no ps4 a velocidade só vai a 2 mb/s enquanto que eu tenho o pacote 200/100 mb. Quando eu faço o teste de velocidade do ps4 as velocidades não são o que deviam ser.

Já troquei o cabo, mudei o dns, mudei o mtu e continua na mesma.

 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Ricardo Lisboa

Para podermos ajudar, pedimos que, se possível, execute um teste de velocidades, por cabo, no nosso site utilizado um computador, por favor.

Obrigado 
 

Ta aqui os resultados

 

Reputação 7
Crachá +2

Ta aqui os resultados

 


então está tudo ok.

Os servidores da Playstation Network estao com problemas no tráfego das transferências.

“Poderá verificar transferências de jogos algo mais lentas ou retardadas porque estamos a trabalhar com os ISPs no sentido de gerir o tráfego das transferências. Acreditamos que é importante ajudar a mitigar os problemas de estabilidade da internet numa altura em que um número sem precedentes de pessoas está a ficar em casa para manter o distanciamento social. Agradecemos o apoio e a compreensão da nossa comunidade.”

Aconselho entrar na página da Playstation Network e aceder á ferramenta Fix & Connect, para tentar melhorar a sua rede.

https://status.playstation.com/pt-PT/

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Ricardo Lisboa, @Guimas e @HASPT

@Ricardo Lisboa, a comunidade deu uma boa ajuda! :blush:
Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Reputação 3

Boa tarde

Venho por este meio reclamar com a NOS pois os mesmos bloqueam o trafego de download da PSN
Tenho ligado por cabo e as velocidades não passam dos 2mb/s

No resto tudo funciona sem problemas, apenas na PSN é que o trafic shapping esta a ser imposto
Fui a casa de uns colegas e os mesmos com vodafone e meo tem velocidades muito superiores à NOS, e tenho 200mb

Tal como referi, apenas tenho o bloqueio na PSN, no resto não sinto bloqueio
Com VPN funciona com mais velocidade, mas não com a totalidade como se estivesse com a rede da NOS

Solicito averiguação, a playstation portugal refere que não é da parte deles, e foi testado e realmente tem razão!

Reputação 3

Boa tarde

Venho por este meio reclamar com a NOS pois os mesmos bloqueam o trafego de download da PSN
Tenho ligado por cabo e as velocidades não passam dos 2mb/s

No resto tudo funciona sem problemas, apenas na PSN é que o trafic shapping esta a ser imposto
Fui a casa de uns colegas e os mesmos com vodafone e meo tem velocidades muito superiores à NOS, e tenho 200mb

Tal como referi, apenas tenho o bloqueio na PSN, no resto não sinto bloqueio
Com VPN funciona com mais velocidade, mas não com a totalidade como se estivesse com a rede da NOS

Solicito averiguação, a playstation portugal refere que não é da parte deles, e foi testado e realmente com razão

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Babus

Já respondemos ao seu comentário aqui.

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Babus,

Já respondemos à sua questão aqui:blush:
Pedimos ainda que nos envie uma mensagem privada para o moderador @Fórum a confirmar o seu contacto e o melhor horário para lhe ligarmos, por favor. 

Obrigada 

Reputação 1

Ricardo esquece as velocidades que tens contratadas na PlayStation. 

Antes da pandemia tinha velocidades na ordem dos 20mb/s, assim que começou a pandemia limitaram para 2mb/s e assim ficou.

Já tive uma grande guerra com a NOS sobre este tema.

Tinha o mesmo pacote que tu, os 200 megas e depois de várias horas perdidas ao telefone com técnicos da NOS eles justificavam-se sempre que o problema estava na rede da PlayStation. Já se tornava ridiculo a quantidade de vezes que eles diziam para lugar o cabo á consola para fazer o speedtest. Foi até eles próprios assumirem que a rede da NOS está sobrecarregada.

Depois de muita insistência paguei para ter uma VPN e liguei a playstation directamente a uma rede VPN. Como nas ligações VPN, as tuas ligações torna-se anónimas e a NOS não tem controlo sobre o teu tráfego, dessa maneira consegui baixar de novo a 20mb/s. 

Verifiquei logo no momento que é a NOS que está a aplicar Traffic Shaping e que está a limitar os serviços da PlayStation.

Entrei em contacto com a NOS e assim que falei em Traffic Shaping calaram-se e enviaram-me para uma linha de negociações. 

Depois de muita conversa, convenceram a fazer um "upgrade" no pacote para 500megas de download. Na altura desconfiei, mas como de momento não tinha outras operadoras na minha zona lá aceitei. E o que me venderam foi um produto que não corresponde com o que me disseram por telefone. Admitiram que iria passar a ter velocidades altas sem limitações…

Veio um técnico da nós instalar um router 5g, assim que liguei a PlayStation e mostrei a velocidade de transferência ele próprio ficou espantado. Até disse na brincadeira para ir a praia enquanto o jogo estava a baixar.

Agora tenho 500 megas e continuo a baixar jogos com velocidades de 2mb/s.

Resultado: ficou tudo na mesma e enganaram-me 

Como não estava para me chatear mais, liguei para uma operadora concorrente e informaram-me que estão a investir em infraestrutura de fibra na minha zona e que está para breve... Assim que tiverem os serviços operacionais, adeus NOS.

Sejam sinceros com os clientes, preocupem-se com os clientes que têm em vez de se preocuparem em angariar novos clientes sabendo que não vão conseguir fornecer os serviços a 100%

Reputação 7
Crachá +2

Ricardo esquece as velocidades que tens contratadas na PlayStation. 

Antes da pandemia tinha velocidades na ordem dos 20mb/s, assim que começou a pandemia limitaram para 2mb/s e assim ficou.

Já tive uma grande guerra com a NOS sobre este tema.

Tinha o mesmo pacote que tu, os 200 megas e depois de várias horas perdidas ao telefone com técnicos da NOS eles justificavam-se sempre que o problema estava na rede da PlayStation. Já se tornava ridiculo a quantidade de vezes que eles diziam para lugar o cabo á consola para fazer o speedtest. Foi até eles próprios assumirem que a rede da NOS está sobrecarregada.

Depois de muita insistência paguei para ter uma VPN e liguei a playstation directamente a uma rede VPN. Como nas ligações VPN, as tuas ligações torna-se anónimas e a NOS não tem controlo sobre o teu tráfego, dessa maneira consegui baixar de novo a 20mb/s. 

Verifiquei logo no momento que é a NOS que está a aplicar Traffic Shaping e que está a limitar os serviços da PlayStation.

Entrei em contacto com a NOS e assim que falei em Traffic Shaping calaram-se e enviaram-me para uma linha de negociações. 

Depois de muita conversa, convenceram a fazer um "upgrade" no pacote para 500megas de download. Na altura desconfiei, mas como de momento não tinha outras operadoras na minha zona lá aceitei. E o que me venderam foi um produto que não corresponde com o que me disseram por telefone. Admitiram que iria passar a ter velocidades altas sem limitações…

Veio um técnico da nós instalar um router 5g, assim que liguei a PlayStation e mostrei a velocidade de transferência ele próprio ficou espantado. Até disse na brincadeira para ir a praia enquanto o jogo estava a baixar.

Agora tenho 500 megas e continuo a baixar jogos com velocidades de 2mb/s.

Resultado: ficou tudo na mesma e enganaram-me 

Como não estava para me chatear mais, liguei para uma operadora concorrente e informaram-me que estão a investir em infraestrutura de fibra na minha zona e que está para breve... Assim que tiverem os serviços operacionais, adeus NOS.

Sejam sinceros com os clientes, preocupem-se com os clientes que têm em vez de se preocuparem em angariar novos clientes sabendo que não vão conseguir fornecer os serviços a 100%

 

Sim engaram-no porque não está a haver limitações nos pacotes. Ou seja meteram-lhe velocidade 500mbps e obviamente que a situação ia permanecer igual. ( Peça a reversão do pacote). Não é traffic shapping. Tem que fazer o teste ligado a um pc.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @LuisFilipePT
Lamentamos o que nos conta. 

Para o podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que, por favor, conforme sugerido pelo @Guimas, faça um teste de velocidade por cabo ligado ao Router, por favor. 
Obrigado

Reputação 2

Estou com o mesmo problema na ps4. Há dias levei a consola a casa de um amigo que tem meo e os dowloads voam! Em 40 minutos faço um download que demora 6 horas com o serviço da nos que tenho em casa... 200 mg... Onde?? Mais um a saltar fora da nos assim que puder. 

Reputação 2

Quando é que vão resolver o problema dos downloads da ps4? Não passa dos 2 mgbs! Voltei a 1990?

Reputação 7
Crachá +2

Tem que fazer em 1 pc.

Reputação 2

O pc ta bom obrigado, o problema é mesmo a playstation 

Reputação 3

Tenho o mesmo problema, com a PS4, existe aqui no fórum varias queixas relativas a este problema.

Levantam a questão que a NOS está a aplicar Traffic Shaping e que está a limitar os serviços da PlayStation.

Mais, á quem tenha já testado ligar a PS4 a outras redes de operadoras e funciona bem, o problema parece estar mesmo relacionado com a NOS.

Reputação 2

Eu liguei em casa de um amigo meu que tem meo... Vi bem a diferença! Em 45 minutos fez dowload de um jogo que com a nos demorava 6+ horas. 

Reputação 6
Crachá

Olá, qual é o cabo que tem ligado à ps4 e ao router?

Reputação 2

Olá, não sei especificar, é um cabo de rede comum. Daqueles amarelos. :) 

Comentário