Header

A NOS passa a ter nova Linha de Apoio com custos reduzidos – 931699000


As operadoras passam agora a ser obrigadas a ter uma linha de atendimento gratuita ou com custos reduzidos. A NOS passa a ter uma linha de apoio com numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional, que para a maioria dos clientes será gratuita, porque têm minutos grátis incluídos e não pagam para 93.

A outra linha 16990 é gratuita para todos os clientes, a partir de rede NOS, no atendimento automático, técnico e vendas, sendo paga para assuntos de faturação, apoio ao cliente genérico, desativações e gestão contratual.

https://pplware.sapo.pt/informacao/operadoras-obrigadas-a-ter-linhas-telefonicas-gratis-de-apoio-ao-cliente/

No caso da NOS a linha móvel é o

931 699 000

João H. 1 ano atrás

Boa tarde a todos 🙂

Através do Fórum NOS pode ter esclarecidas todas as suas dúvidas. 

Pesquise por questões que tenha e, caso não encontre a resposta que procura, crie um tópico com a sua questão😊

A comunidade do Fórum e a equipa de moderação vão ajudar a esclarecer as suas dúvidas.

Saiba como pode pode criar um tópico de pergunta ou discussão:

 

Ainda não se registou no Fórum NOS? Saiba ainda como fazer o registo no Fórum NOS:

 

Caso tenha alguma duvida, não hesite em partilhar. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 

Obrigado

Ver pergunta inicial

223 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @jgoddois e @Fernando J G Santos

@jgoddois, apenas é sugerido o contacto para o 16991 por questões de micro informática, no entanto, e se a questão for da alçada da NOS é elaborado um relatório e o custo da chamada é devolvido em Fatura NOS. 

@Fernando J G Santos, por favor, detalhe-nos a sua dificuldade com o serviço de internet. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

O assunto já está a ser resolvido em outro tópico deste canal. Obrigado!

Reputação 2

E qual é a linha sem custos obrigatória das operadoras?
(Ou de custos reduzidos)

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @AlbCaeiro,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que responde à sua questão.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 2

Boa tarde @AlbCaeiro,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que responde à sua questão.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ainda bem que mudou para aqui @João H. mas a linha 931699000 não permite aceder ao apoio técnico que indicou na outra thread, dai a pergunta ter sido feita lá. Qual é o número de custos reduzidos que dá acesso ao 16991.

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @AlbCaeiro,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que responde à sua questão.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ainda bem que mudou para aqui @João H. mas a linha 931699000 não permite aceder ao apoio técnico que indicou na outra thread, dai a pergunta ter sido feita lá. Qual é o número de custos reduzidos que dá acesso ao 16991.

o 16991 não é uma operadora.

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos a sua mensagem @AlbCaeiro.

O @Guimas prestou uma boa ajuda a esclarecer. 

A PCMedic é um parceiro informático que presta apoio em questões de micro-informática, ajudando a resolver questões de informática relacionadas com equipamentos próprios do cliente.

Obrigado 

Reputação 2

Agradecemos a sua mensagem @AlbCaeiro.

@Guimas prestou uma boa ajuda a esclarecer. 

A PCMedic é um parceiro informático que presta apoio em questões de micro-informática, ajudando a resolver questões de informática relacionadas com equipamentos próprios do cliente.

Obrigado 

Se o apoio é da operadora tanto faz se a operadora terceirizou ou não a prestação do apoio. Continua a ser uma linha de apoio da operadora. 

Reputação 7
Crachá +2

Agradecemos a sua mensagem @AlbCaeiro.

@Guimas prestou uma boa ajuda a esclarecer. 

A PCMedic é um parceiro informático que presta apoio em questões de micro-informática, ajudando a resolver questões de informática relacionadas com equipamentos próprios do cliente.

Obrigado 

Se o apoio é da operadora tanto faz se a operadora terceirizou ou não a prestação do apoio. Continua a ser uma linha de apoio da operadora. 

não, é uma empresa á parte.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

A NOS  tem uma parceria com a PC Medic, um serviço de assistência técnica por telefone ou ao domicílio para todos os problemas que não estão relacionados com microinformática como, por exemplo: 

  • Configuração de ligações de rede sem fios
  • Configuração de routers
  • Detecção e resolução de anomalias em sistemas operativos e outras plataformas informáticas
  • Atualização, configuração e personalização de sistemas operativos e outros programas instalados no computador. Por exemplo, antivírus e firewall
  • Detecção e eliminação de vírus, spyware e adware
  • Otimização do desempenho do sistema operativo
  • Otimização, instalação e atualização de drivers de componentes de hardware instalados no computador
  • Instalação, de raiz, de sistemas operativos e outras aplicações
  • Detecção rápida de constrangimentos associados ao hardware instalado no computador
  • Instalação de equipamentos periféricos
  • Verificação e diagnóstico da infraestrutura da sua rede.

Assim a chamada tem o custo de €0,45/minuto, a partir de qualquer rede.

Muito obrigado

Reputação 2

Bom dia a todos, 

A NOS  tem uma parceria com a PC Medic, um serviço de assistência técnica por telefone ou ao domicílio para todos os problemas que não estão relacionados com microinformática como, por exemplo: 

  • Configuração de ligações de rede sem fios
  • Configuração de routers
  • Detecção e resolução de anomalias em sistemas operativos e outras plataformas informáticas
  • Atualização, configuração e personalização de sistemas operativos e outros programas instalados no computador. Por exemplo, antivírus e firewall
  • Detecção e eliminação de vírus, spyware e adware
  • Otimização do desempenho do sistema operativo
  • Otimização, instalação e atualização de drivers de componentes de hardware instalados no computador
  • Instalação, de raiz, de sistemas operativos e outras aplicações
  • Detecção rápida de constrangimentos associados ao hardware instalado no computador
  • Instalação de equipamentos periféricos
  • Verificação e diagnóstico da infraestrutura da sua rede.

Assim a chamada tem o custo de €0,45/minuto, a partir de qualquer rede.

Muito obrigado

Engraçado que eu encontro esse número apenas como um número de apoio a clientes NOS.
 

O que a NOS pode fazer por si?

 

Damos-lhe todo o tipo de apoio em problemas informáticos:

  • deteção e resolução rápida de anomalias
  • instalação, atualização ou configuração de programas
  • instalação de equipamentos periféricos como impressoras ou scanners
  • deteção e eliminação de vírus, spyware e adware
  • otimização do desempenho do seu computador

Ou seja, a NOS diz que o apoio é da NOS, logo, sendo a NOS uma operadora de serviços essenciais, é obrigada a fornecer um número de custos reduzidos, pouco importa se essa linha é posteriormente terceirizada ou não.
Até porque segundo a lógica da NOS pode escolher que tipo de apoio pode ou não cobrar, o que a lei não permite de todo:
 

Artigo 6.º

Linha telefónica adicional

Sempre que, para além da linha telefónica gratuita ou da linha telefónica a que corresponda uma gama de numeração geográfica ou móvel, a que se referem o n.º 3 do artigo 4.º e o n.º 1 do artigo anterior, seja disponibilizada uma linha telefónica adicional, o fornecedor de bens ou o prestador de serviços e a entidade prestadora de serviços públicos essenciais não podem prestar, nesta linha adicional, um serviço manifestamente mais eficiente ou mais célere ou com melhores condições do que aquele que prestam através da linha telefónica gratuita ou da linha telefónica a que corresponda uma gama de numeração geográfica ou móvel.

Esse parece ser o caso da linha 16991, presta apoio diferenciado da linha de custos normais que seria 931699000. Todo o apoio a clientes de SPE tem que estar disponível numa númeração com custos reduzidos ou gratuita.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @AlbCaeiro
Compreendemos o que nos indica. 
A PC Medic é uma parceria da NOS que visa ajudar todos aqueles que tenham dificuldades de microinformática, pelo que não se aplica o que refere. 

A NOS cumpre na integra o disposto na lei portuguesa como, também, as diretivas do regulador ou da União Europeia. Assim a NOS, cumpre o decreto-lei a que se refere, ao disponibilizar duas linhas de apoio: 

  • uma com a numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional;
  • outra que a partir da rede NOS, seja ela fixa ou móvel, gratuita para o atendimento automático, técnico e vendas.

Obrigado

Reputação 2

Mais uma vez não interessa se é parceria ou não, se é uma linha de apoio a clientes NOS, uma empresa que supostamente presta SPE, apesar de não ligar muito para isso, tem obrigaróriamente de ter uma alternativa ao 16991 sem custos ou a custos reduzidos, tal como indica a lei.
Não interessa se quem atende é a Ranstad, a Teleperformance ou a PC Medic. Fazem as parcerias que quizerem para dar apoio ao cliente, mas a linha não pode ser apenas de “custos” acrescidos, se é uma linha que dá apoio aos vossos clientes tem que ter um número alternativo de custo reduzido.

Reputação 7
Crachá +2

Não tem razão …

Mas se acha que tem, como tem muitos conhecimentos de direito, vá ao tribunal.

Reputação 3

Não tem razão …

Mas se acha que tem, como tem muitos conhecimentos de direito, vá ao tribunal.

Se pagar as custas processuais terei muito prazer em colocar a NOS em tribunal, não apenas por este assunto. Acho até que existem alguns mais graves apesar deste ser um roubo descarado, cobrar mais aos clientes do que a própria prestadora de serviços cobra.
Não sei porque retiraram o número directo da PCMedic que é mais barato que o próprio número de “parceria”. Parece ser o tipo de parceria que se faz para ganhar mais e não para ajudar os clientes.

Boa tarde,

Hoje fiz uma chamada para o apoio ao cliente, falar com o assistente, porque pretendia associar as comunicações que tenho em outro operador ao meu pacote nos, tendo uma questão sobre fidelização com vocês.

Não é o espanto que ao fim de uma curta chamada e saber que fui enganado por um vosso colaborador, me foram cobrados 5.47€.

Podem ter a certeza que, ao fim de 18 anos a ser cliente NOS, este será o último contrato que tenho com vocês e dentro de 5/6 meses receberão o meu pedido de rescisão. 

Cobrar uma taxa, ok, 5.47€ para saber que fui enganado, é demais.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Hoje fiz uma chamada para o apoio ao cliente, falar com o assistente, porque pretendia associar as comunicações que tenho em outro operador ao meu pacote nos, tendo uma questão sobre fidelização com vocês.

Não é o espanto que ao fim de uma curta chamada e saber que fui enganado por um vosso colaborador, me foram cobrados 5.47€.

Podem ter a certeza que, ao fim de 18 anos a ser cliente NOS, este será o último contrato que tenho com vocês e dentro de 5/6 meses receberão o meu pedido de rescisão. 

Cobrar uma taxa, ok, 5.47€ para saber que fui enganado, é demais.

Boa tarde, provavelmente ligou da rede de outra Operadora e nesse caso é a sua Operadora que lhe está a fazer a cobrança. 

Alguma coisa que queira saber, deve colocar a questão à moderação do Fórum através de mensagem privada enviada para o perfil @Fórum 

O custo das chamadas para o 16990 feitas da rede NOS têm o custo máximo de €1.50 independentemente do tempo que demorarem.

(1) A chamada para o 931 699 000 tem um custo de uma chamada para rede móvel nacional.
(2) A partir da rede NOS, a chamada para o 16990 é gratuita para atendimento automático, vendas e atendimento técnico (entre as 7h00 e as 2h00). O restante atendimento assistido tem o custo de uma chamada para a rede NOS, até um valor máximo de €1,5. Se o seu tarifário inclui minutos para a rede NOS, então o custo é de €0,20/min até um valor máximo de €1,5. A partir de outras redes: €0,51/min. Do estrangeiro: Custo de uma chamada internacional.

Boa tarde, em casos passados foi-me creditado o valor da chamada, ainda por cima tendo em conta o conteúdo da mesma, seria melhorar/upgradr do serviço, antes de saber que me prejudicaram no passado.

Mas nao há problema, foi meramente um desabafo porque certamente nao será a minha operadora que decide o preço por minuto que a NOS cobra.

 

Atenciosamente

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, em casos passados foi-me creditado o valor da chamada, ainda por cima tendo em conta o conteúdo. 

Mas nao há problema, foi meramente um desabafo porque certamente nao será a minha operadora que decide o preço por minuto que a NOS cobra.

 

Atenciosamente

Para analisar essa situação, tem que enviar por mensagem privada para o perfil @Fórum o seu numero de cliente e aguardar que a moderação após análise lhe responda. 

Agradeço mas nao vale a pena nem pretendo que seja revista a situação,  antes de publicar neste forum falei novamente telefonicamente sobre o assunto e me foi dito que este era o preço a pagar e que teria que aguentar.

A avaliação foi feita e a decisão tomada, mudo os servicos em 5 meses, da minha sogra e dos meus pais já  estou a pedir propostas a outra operadora.

Reputação 7
Crachá +5

Agradeço mas nao vale a pena nem pretendo que seja revista a situação,  antes de publicar neste forum falei novamente telefonicamente sobre o assunto e me foi dito que este era o preço a pagar e que teria que aguentar.

A avaliação foi feita e a decisão tomada, mudo os servicos em 5 meses, da minha sogra e dos meus pais já  estou a pedir propostas a outra operadora.

A moderação está disponivel para ajudar e tem dado resposta positiva a situações identicas, envie o seu numero de cliente e aguarde a resposta.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Joao barroso. O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Para que possamos efetuar o crédito do valor da chamada envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

Hoje fiz uma chamada para o apoio ao cliente, falar com o assistente, porque pretendia associar as comunicações que tenho em outro operador ao meu pacote nos, tendo uma questão sobre fidelização com vocês.

Não é o espanto que ao fim de uma curta chamada e saber que fui enganado por um vosso colaborador, me foram cobrados 5.47€.

Podem ter a certeza que, ao fim de 18 anos a ser cliente NOS, este será o último contrato que tenho com vocês e dentro de 5/6 meses receberão o meu pedido de rescisão. 

Cobrar uma taxa, ok, 5.47€ para saber que fui enganado, é demais.

 

NUNCA, NUNCA, NUNCA ligar para os números “abreviados” relativos aos serviços de cada operador! NUNCA!

 

Agora que a lei obriga a uma linha FIXA ou MÓVEL para apoio, ligar SEMPRE um número 2xx ou 9x disponível (caso não esteja disponível deve-se reclamar oficialmente no livro de reclamações). Se estiver disponível um número GRATUITO (800) este é preferível a qualquer outro! Os 808 totalmente obsoletos e incompreensíveis no contexto actual, devem ser evitados a todo o custo.

 

Claro que é necessário ter em atenção a rede / tarifário de onde estão a fazer a chamada! Pessoalmente, utilizo sempre o telefone FIXO para ligar para linhas FIXAS (2xx) e o telemóvel (com pacote de minutos) para ligar para linhas móveis!

Pois, mas para tratar de uma questao até de upgrade do serviço?? Com iva ficou por 7€.

Eu perdi 7€ a NOS perdeu 3 clientes, 2 já  estou em mudança e eu saio daqui a 5 meses, quando a fidelização termina. Cliente NOS desde 2006.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Joao barroso

A NOS disponibiliza duas linhas de apoio: 

  • uma com a numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional;
  • outra que a partir da rede NOS, seja ela fixa ou móvel, gratuita para o atendimento automático, técnico e vendas.

O Fórum NOS é, também, igualmente, um canal de apoio ao cliente gratuito em que tem a entreajuda da comunidade e da moderação.

Obrigado

Comentário