Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
April 5, 2018
Destaque

Está com dificuldades no seu serviço de Televisão? Saiba o que fazer

52a6dd5f-fa73-4f01-8473-29db68d3cf80.png

Problemas com o serviço de Televisão? Encontre, neste artigo, ajuda para resolver dificuldade no seu serviço de Televisão NOS 😊
No Fórum NOS é recorrente a criação de tópicos sobre dificuldades momentâneas no acesso a algumas funcionalidades da TV, seja UMA, Iris ou Satélite. Reunimos as mais comuns e criámos este tópico onde pode encontrar alguns despistes que o podem ajudar a resolver a situação.

BOX não responde ao comando

Saiba como emparelhar o comando da box UMA e UMA 4K em: 

Resolver dificuldades com boxes de televisão 

Resolver dificuldades Android TV, Apple TV ou NOS TV

Partilhe connosco qualquer dificuldade que possa surgir. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 

260 Comentários

Kilobyte
July 28, 2020

Vou fazer uma questão que poderá parecer básica mas acabei de fazer o seguinte: tinha uma CRT ligada pela distribuição do sinal e retirei e coloquei de novo no distribuidor (que felizmente ainda tenho) da TDT. As outras duas TVs estão agora a funcionar pelo cabo digital(fibra). Essa ligação que tinha, pode, de alguma forma, provocar mais instabilidade no sinal, quando ligada, dado ser um sinal mais, "primitivo"? Ou não tem correlação nenhuma?

Vou tirar fotos do que tenho e já coloco aqui. E já respondo à sua questão. 

Kilobyte
July 28, 2020

Pela descrição que fiz e ele me foi falando, caixa branca é esta a única que tenho. Até lhe falei no cabo que vem do exterior e do fio amarelo(cabo de rede) que ligam ao router. Ele disse que era essa. E questionou se estava ligada à corrente e disse para a desligar. Não entendi a lógica. 

Kilobyte
July 28, 2020

Depois tenho o repartidor dentro de casa que liga do router à box e ao outro distribuidor de sinal que se encontra no sótão da casa, para onde derivam todas as ligações por causa da TDT. O técnico aproveitou o que já está feito. 

Kilobyte
July 28, 2020

Lá em cima, como disse, tenho o distribuidor da TDT e agora o do cabo digital. Aqui já tenho a CRT ligada, como pode verificar ao TDT novamente. 

July 28, 2020

Ahhhhhh, espere lá, @Carina M … estamos a falar de um serviço Fibra FTTH!

É certo que nem eu perguntei nem a @Carina M  o  havia dito, mas isso muda tudo!!!

Nos momentos em que se verificam as dificuldades com o serviço de TV, existe algum alarme presente no ONT (LED vermelho ligado ou a piscar)?

Os canais de TV são distribuídos pela rede coaxial dentro de casa a partir do ONT. Está a dizer-me que essa mesma rede está ligada em simultâneo ao ONT (canais do operador) e à antena exterior (canais TDT)??? Se for o caso, temos aqui uma incompatibilidade que pode estar na origem das dificuldades!!!

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Kilobyte
July 28, 2020

Não. Vejamos. No ONT, que é a tal caixa branca que recebe o sinal da fibra vinda do exterior (caixa no poste na rua), não aparece qualquer cor nessa situação de instabilidade.

Depois a TDT está separada das ligações da fibra, não estando nada ligado ao distribuidor TDT que seja da fibra. Atenção a esse pormenor. Existe a ligação na mesma, na minha casa, ativa mas que não está de todo ligada a qualquer aparelho da fibra. Espero que isso fique claro. Daí existirem os dois distribuidores. Um para uma coisa, outro para outra. 

Que eu saiba a TDT usa a antena exterior. A fibra vem da caixa que está no poste. São coisas diferentes e que estão totalmente separadas.

O que o técnico fez foi aproveitar que já estava feita a cablação e mudou tudo para o distribuidor do cabo digital (fibra). Aproveitou que os cabos já estavam no sítio. 

O que eu fiz agora foi reativar novamente a TDT e apenas ligar a CRT por cabo de antena. A CRT vai ficar exclusivamente ligada à TDT. As outras duas TVs estão ligadas exclusivamente ao distribuidor de cabo digital. Como pode interferir, se não existe ligação conjunta? 

July 28, 2020

@Carina M , a caixa branca é apenas a interligação das fibras ópticas - a que vem da rua com a que vai para o ONT.

O ONT está provavelmente integrado no Router. Tem indicadores PON e LOS, entre outros, certo?!

Caso voltem a ocorrer as mesmas dificuldades, desligue o cabo coaxial da saída CATV do ONT/Router, ligue um televisor directamente a essa saída e teste os vários canais.

O nível de sinal da saída CATV pode ser regulado na generalidade dos ONT. Verificando-se estar abaixo do necessário para a sua rede coaxial, poderá solicitar o incremento da sua amplitude.

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Kilobyte
July 28, 2020

Ok. Vou ver como corre hoje na hora de picos de uso. Agora está ok. Embora o sinal de ruido esteja aqui a oscilar um ou dois valores. Você está a ser bastante compreensivo comigo. Agradecida. 

Assim aproveito e levo umas lições sobre fibra. 😅😁😁😁😆

Eu, como cliente, não me importava de levar uma formação inicial, geral. 😄

Logo já fico fula e a bufar novamente. 

July 28, 2020

@Carina M , estive agora a ver com mais atenção a ultima foto e reparei que ambos os repartidores têm apenas uma das saídas em uso. Não sei qual seria o objectivo ou se já existiram no passado outros cabos ligados a outras das saídas. Acontece que com estas configurações está a desperdiçar potência dos sinais.

P. ex. o repartidor no circuito do sinal do operador tem uma entrada e três saídas.

O sinal em cada uma das saídas do repartidor é 6 db inferior ao sinal na entrada. Ou seja, o único cabo que está ligado a uma das saídas do repartidor tem apenas ¼ da força do sinal que chega ao repartidor. Uma perda enorme de sinal para nada… Se lá estivessem ligados outros cabos...mas só está 1 ligado. Para que serve então o repartidor? Está a funcionar como atenuador de sinal??

Prejudicial é também, o facto das saídas não usadas não estarem terminadas, ou seja, deveriam ter uma carga, um género de “tampa” que impede interferências e reflexões… e como estão “abertas” e próximas do repartidor da TDT, também ele com saídas em aberto, não me admiraria que fossem parte dos problemas.

Se não são necessários removam-se e liguem-se os cabos directamente...

Kilobyte
July 28, 2020

Bom, em relação à TDT que era o que tinha, o facto é que estavam todas ocupadas, antes desta instalação. 

Relativamente ao repartidor da fibra, o técnico deixou como viu (faltando lá agora a da CRT que mudei) e disse: deixo uma entrada disponível para o caso de querer mais tarde adicionar outra TV. Não tapou, não fez nada e deixou aquilo ali como viu. 

Não sou eu que tenho de saber esses pormenores claramente. Se não fazem as coisas bem feitas, só prejudicam duas partes: cliente que fica com um péssimo serviço e entidade que representa. 

Ninguém me ligou hoje, como o outro disse ontem. (Mais um falhanço já na imensidão deles em menos de 15 dias) Isto ficou instável em vários canais, agora por volta das 23h. Agora estabilizou aqui num, mas já pedi por email revisão da situação e mencionei que se não for visto nos próximos dias, estou dentro do período de direito de rescisão (14 dias) por incumprimento de uma parte do serviço e a não resolução do problema. Nem sequer tenho de ser eu (cliente) que tenho de andar a tentar resolver coisas mal feitas pelos técnicos subcontratados.

Se é que percebe. Está como viu. Se calhar tive azar no técnico que me apareceu. Até tive de lhe dar um Benuron (é verídico....ele pediu-me) porque na noite anterior bebeu uns copitos a mais. E não o conheço de nenhum lado. Acha isto normal para quem vem fazer um serviço de montagem para a Nos? É esta a imagem a passar a um cliente? 

De resto, o nível de saturação já é imenso. Depois comecei aqui a ler umas coisas interessantes sobre montagem de um sistema de fibra óptica para iniciantes e começo a perceber certas situações não conformes.