Skip to main content
Header
João H.
Gestor da comunidade
December 20, 2023
Destaque

Como resolver dificuldades de comunicações no telemóvel

Está com dificuldades em efetuar ou receber comunicações no telemóvel, como chamadas telefónicas ou SMS?

Existem vários fatores que podem influenciar as comunicações móveis. Conheça-os neste artigo e saiba como resolver dificuldade em realizar ou receber chamadas ou SMS.

Resolver dificuldades de comunicação móvel

Se está com dificuldades em fazer ou receber chamadas de telemóvel, ou enviar e receber SMS, a rede móvel pode estar afetada pelos seguintes fatores:

• A cobertura de rede nessa zona ou local;
  • A utilização dentro de edifícios ou áreas interiores;
  • Outros fatores alheios à NOS, como as condições atmosféricas ou eventos extremos;

Verifique a rede disponível no seu telemóvel, e siga os passos abaixo para resolver a dificuldade, de acordo com o seu estado:

Telemóvel com rede

Se o seu telemóvel tem rede e tem dificuldades em fazer ou receber chamadas ou enviar ou receber SMS, siga os seguintes passos:

1. Desligue o telemóvel e retire o cartão SIM;
  2. Volte a inserir o cartão SIM e ligue o telemóvel novamente;
  3. Confirme se já consegue fazer e receber chamadas ou enviar e receber SMS.

Caso não consiga enviar e receber SMS, confirme também:

• O plafond de SMS que tem disponível, através da App NOS, Área de Cliente ou marcando *111# [tecla de chamada]
  • O número que tem configurado no centro de mensagens.
    Aceda às definições de SMS e valide que tem o número configurado [00351 93 12 13 14]. Caso não corresponda a este número, atualize para conseguir enviar e receber SMS
  • Se tem a caixa de mensagens cheia, e nesse caso elimine alguns SMS enviados ou recebidos.

Telemóvel com rede fraca ou sem rede

Se o seu telemóvel tem rede fraca/sem rede e não consegue fazer ou receber chamadas telefónicas siga os seguintes passos:

1. Confirme se o modo de voo está desativado;
  2. Confirme se o seu telemóvel está atualizado com a versão de software mais recente;
  3. Desligue o telemóvel e retire o cartão SIM;
  4. Volte a inserir o cartão SIM e ligue o telemóvel novamente;
  5. Confirme se já consegue fazer e receber chamadas.

Wi-Fi Calling

Em alternativa, para modernizar os serviços móveis e melhorar a sua experiência, temos disponível a tecnologia Wi-Fi Calling, que lhe permite fazer chamadas usando a sua rede wi-fi, mesmo que não tenha rede móvel. Saiba mais no nosso artigo:

Conheça ainda, tudo o que precisa saber sobre o serviço de telemóvel na NOS:

Partilhe connosco caso continue com alguma dificuldade.
Estamos sempre disponíveis para ajudar.

110 Comentários

Kilobyte
March 15, 2024

Boa tarde, Estou sem serviço no meu cartão SIM, por isso não consigo contactar a NOS para a resolução do problema. Como posso resolver isso?

João H.
Gestor da comunidade
March 15, 2024

Boa tarde @HeRoDMon,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Confirmou se não existem valores em divida que possam ter originado a suspensão do serviço? 

Confirme ainda, por favor, se o seu equipamento apresenta captação de rede móvel e se consegue utilizar o serviço colocando o cartão SIM noutro equipamento.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
March 15, 2024

Obrigado @João H. . Tenho valores em dívida, e pretendo pagar, mas não consigo nem através da app da NOS por não estra a receber mensagens e nem pelo Homebanking.

Como posso efetuar o pagamento? Obrigado 

João H.
Gestor da comunidade
March 15, 2024

Agradecemos o seu testemunho @HeRoDMon,

Saiba mais sobre este tema através do nosso artigo:

Caso necessite da nossa ajuda, por exemplo, para envio da referência para pagamento, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente ou outro dado do contrato.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
April 17, 2024

Estou em África e não tenho comunicações por telemóvel. Como posso contactar e resolver problemas via email? Parece impossível as pessoas terem de dar voltas e voltas para poderem chegar ao vosso endereço email. As funcionalidades que oferecem não resolvem o essencial: vocês não têm canais decentes para apoio ao cliente. Muito mau.

Jorge C
Super User
Super User
April 17, 2024

Estou em África e não tenho comunicações por telemóvel. Como posso contactar e resolver problemas via email? Parece impossível as pessoas terem de dar voltas e voltas para poderem chegar ao vosso endereço email. As funcionalidades que oferecem não resolvem o essencial: vocês não têm canais decentes para apoio ao cliente. Muito mau.

Boa noite @Luís Carlos Brandão Marques,

O Fórum NOS é um canal oficial de suporte 😊

Por favor detalhe a sua questão.

Obrigado

Kilobyte
April 18, 2024

Estou em Moçambique e não tenciono utilizar o roaming para resolver um problema que deveria ser resolvido simplesmente por email ou whatsapp. Tentei todas as alternativas que mencionam neste fórum e posso dizer que são apenas para entreter o cliente. Isto é uma fraude! 

Pedi a um familiar para tentar em Portugal descobrir outra forma de contacto eficaz que não a chamada telefónica, mas nada. Tudo entretenimento.

Quando tiver oportunidade vou cancelar o contrato que tenho. Posso mudar para pior mas pelo menos é um pior diferente. 

Jorge C
Super User
Super User
April 18, 2024

Estou em Moçambique e não tenciono utilizar o roaming para resolver um problema que deveria ser resolvido simplesmente por email ou whatsapp. Tentei todas as alternativas que mencionam neste fórum e posso dizer que são apenas para entreter o cliente. Isto é uma fraude! 

Pedi a um familiar para tentar em Portugal descobrir outra forma de contacto eficaz que não a chamada telefónica, mas nada. Tudo entretenimento.

Quando tiver oportunidade vou cancelar o contrato que tenho. Posso mudar para pior mas pelo menos é um pior diferente. 

Bom dia @Luís Carlos Brandão Marques,

Já respondi à sua questão aqui.

Obrigado

Mário P.
Gestor da comunidade
April 18, 2024

Bom dia, @Luís Carlos Brandão Marques

O @Jorge C deu uma boa ajuda. 

Estamos aqui para ajudar. Assim, para o podermos fazer, pedimos que nos detalhe a situação. Em que país se encontra. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Mário P.
Gestor da comunidade
April 18, 2024

@Luís Carlos Brandão Marques, movemos o seu comentário para o tópico onde abordou a situação. 

A NOS tem acordo, em Moçambique, com os seguintes operadores: 

• MOVITEL;
  • Mcel. 

Deste modo, pedimos que aceda às definições do seu equipamento e escolha a rede manualmente. Adicionalmente, pedimos que nos diga qual o seu tarifário. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.