Skip to main content
Header
João H.
Gestor da comunidade
December 20, 2023
Destaque

Como resolver dificuldades de comunicações no telemóvel

Está com dificuldades em efetuar ou receber comunicações no telemóvel, como chamadas telefónicas ou SMS?

Existem vários fatores que podem influenciar as comunicações móveis. Conheça-os neste artigo e saiba como resolver dificuldade em realizar ou receber chamadas ou SMS.

Resolver dificuldades de comunicação móvel

Se está com dificuldades em fazer ou receber chamadas de telemóvel, ou enviar e receber SMS, a rede móvel pode estar afetada pelos seguintes fatores:

• A cobertura de rede nessa zona ou local;
  • A utilização dentro de edifícios ou áreas interiores;
  • Outros fatores alheios à NOS, como as condições atmosféricas ou eventos extremos;

Verifique a rede disponível no seu telemóvel, e siga os passos abaixo para resolver a dificuldade, de acordo com o seu estado:

Telemóvel com rede

Se o seu telemóvel tem rede e tem dificuldades em fazer ou receber chamadas ou enviar ou receber SMS, siga os seguintes passos:

1. Desligue o telemóvel e retire o cartão SIM;
  2. Volte a inserir o cartão SIM e ligue o telemóvel novamente;
  3. Confirme se já consegue fazer e receber chamadas ou enviar e receber SMS.

Caso não consiga enviar e receber SMS, confirme também:

• O plafond de SMS que tem disponível, através da App NOS, Área de Cliente ou marcando *111# [tecla de chamada]
  • O número que tem configurado no centro de mensagens.
    Aceda às definições de SMS e valide que tem o número configurado [00351 93 12 13 14]. Caso não corresponda a este número, atualize para conseguir enviar e receber SMS
  • Se tem a caixa de mensagens cheia, e nesse caso elimine alguns SMS enviados ou recebidos.

Telemóvel com rede fraca ou sem rede

Se o seu telemóvel tem rede fraca/sem rede e não consegue fazer ou receber chamadas telefónicas siga os seguintes passos:

1. Confirme se o modo de voo está desativado;
  2. Confirme se o seu telemóvel está atualizado com a versão de software mais recente;
  3. Desligue o telemóvel e retire o cartão SIM;
  4. Volte a inserir o cartão SIM e ligue o telemóvel novamente;
  5. Confirme se já consegue fazer e receber chamadas.

Wi-Fi Calling

Em alternativa, para modernizar os serviços móveis e melhorar a sua experiência, temos disponível a tecnologia Wi-Fi Calling, que lhe permite fazer chamadas usando a sua rede wi-fi, mesmo que não tenha rede móvel. Saiba mais no nosso artigo:

Conheça ainda, tudo o que precisa saber sobre o serviço de telemóvel na NOS:

Partilhe connosco caso continue com alguma dificuldade.
Estamos sempre disponíveis para ajudar.

110 Comentários

Duarte S.
Gigabyte
March 17, 2025

Boa tarde,

Nos últimos dias, eu e os meus pais temos enfrentado dificuldades com a rede móvel. Apenas consigo utilizá-la quando saio de casa, embora anteriormente funcionasse perfeitamente.

Notei que nos últimos dias houve condições meteorológicas adversas, com chuva e vento fortes, e suspeitei que pudesse ser um problema relacionado com as antenas da rede móvel. No entanto, a situação mantém-se e não observei qualquer intervenção para resolver o problema.

Gostaria de saber se quais os passos que posso seguir para resolver esta situação. Sou na Ilha Terceira, Açores. Caso seja necessário o resto da morado, posso lhe enviar por mensagem privada.

Agradeço a vossa atenção e aguardo o vosso retorno.

Duarte Silva
Mário P.
Gestor da comunidade
March 17, 2025

Boa noite, ​@Duarte S. 

Lamentamos a situação que descreve. 
Queremos ajudar. Deste modo, para o podermos fazer e verificar o estado da cobertura NOS, pedimos que nos confirme o código postal da localidade em causa. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Duarte S.
Gigabyte
March 17, 2025

Boa noite, ​@Duarte S. 

Lamentamos a situação que descreve. 
Queremos ajudar. Deste modo, para o podermos fazer e verificar o estado da cobertura NOS, pedimos que nos confirme o código postal da localidade em causa. 
Obrigado, 

9700-430

Duarte Silva
João H.
Gestor da comunidade
March 18, 2025

Boa tarde ​@BrunomsCosta,

Agradecemos a sua mensagem. Existiu uma indisponibilidade temporária dos serviços.

Sugerimos que reinicie os equipamentos.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Duarte S.
Gigabyte
March 18, 2025

Agradecemos a sua mensagem. Existiu uma indisponibilidade temporária dos serviços.

Sugerimos que reinicie os equipamentos.

Obrigado

Boa tarde,

Esta resposta era destinada a mim? Não encontrei nenhuma mensagem recente do Bruno Costa, por isso não sei se foi mencionado por engano.

Relativamente ao problema, já reiniciámos os telemóveis, mas a situação mantém-se. O problema não parece estar nos equipamentos, uma vez que a rede móvel funciona perfeitamente fora de casa.

Agradeço a vossa atenção e aguardo uma solução.

Obrigado.

Duarte Silva
João H.
Gestor da comunidade
March 18, 2025

Boa tarde ​@Duarte S.,

Agradecemos a sua mensagem e pedimos desculpa pelo que foi, de facto, um lapso na resposta. 🙂

Pelo que verificamos, atualmente não existem evidências de degradação na cobertura de rede local.
Compreendemos, pelo que indica, que esta dificuldade apenas se verifica em espaços interiores, pelo que endereçámos o seu alerta junto das equipas NOS responsáveis para que possa ser alvo da melhor apreciação.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Duarte S.
Gigabyte
March 18, 2025

Boa tarde ​@Duarte S.,

Agradecemos a sua mensagem e pedimos desculpa pelo que foi, de facto, um lapso na resposta. 🙂

Pelo que verificamos, atualmente não existem evidências de degradação na cobertura de rede local.
Compreendemos, pelo que indica, que esta dificuldade apenas se verifica em espaços interiores, pelo que endereçámos o seu alerta junto das equipas NOS responsáveis para que possa ser alvo da melhor apreciação.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Obrigado. Irei aguardar, mas espero que a situação seja resolvida brevemente, pois já passaram vários dias sem conseguir comunicar com família e amigos, exceto através da Internet de casa, que funciona perfeitamente.

Aproveito para esclarecer que o problema não se limita a espaços interiores. Mesmo na rua, dentro da mesma zona, a rede está muito fraca ou, por vezes, inexistente. Há uma semana, tudo funcionava perfeitamente, tanto no interior como no exterior, com uma excelente cobertura móvel. Agora, para conseguir sinal, sou obrigado a deslocar-me mais para o centro da freguesia ou por exemplo, quando estou na cidade (Angra), apanho o máximo possível de cobertura.

Agradeço a vossa atenção e aguardo novidades.

Duarte Silva
João H.
Gestor da comunidade
March 19, 2025

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Partilhe connosco mais informações, por favor. A falta de cobertura ocorre em espaços interiores ou exteriores. Qual o código postal completo da zona em que se encontra?

Obrigado

Duarte S.
Gigabyte
March 19, 2025

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Partilhe connosco mais informações, por favor. A falta de cobertura ocorre em espaços interiores ou exteriores. Qual o código postal completo da zona em que se encontra?

Obrigado

9700-430. O problema de cobertura afeta mais a zona da minha casa e arredores, tanto em espaços interiores quanto exteriores. Pelo que fui informado, outras pessoas também enfrentam o mesmo problema. Para conseguir um sinal melhor, preciso deslocar-me para o centro da freguesia, ou seja, subir mais um pouco mais ou quando vou à cidade de Angra do Heroísmo que tem uma cobertura de rede excelente. Estou à quase uma semana sem conseguir receber ou efetuar chamadas e SMS.

Agradeço desde já a atenção.

Duarte Silva
João H.
Gestor da comunidade
March 19, 2025

Boa tarde ​@Duarte S.,

Agradecemos o seu testemunho. 
Endereçámos o seu alerta e testemunho internamente, para que possa ser acompanhado por equipas NOS especializadas.

Partilhe connosco caso surja algum outro tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado