Skip to main content
Header
Destaque

Como resolver dificuldades com a box UMA TV

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31088 comentários

Está com dificuldades na utilização da sua box UMA TV?
Saiba neste tópico como pode resolver as dificuldades que encontrou a usar a box UMA como:

• Box bloqueada
  • Problemas com imagem
  • Mensagens de erro

Box bloqueada

Se a sua box se encontra bloqueada e não responde a qualquer ação do comando, siga os passos abaixo:

1. Desligue a box da corrente elétrica;
  2. Remova o cabo de alimentação e espere uns segundos;
  3. Volte a ligar a box à corrente elétrica.

Problemas com a imagem

Saiba o que fazer se tiver o ecrã da sua TV a negro, ou se tiver problemas de degradação da qualidade da imagem.

• Ecrã negro

Se o ecrã da sua televisão apresenta fundo negro, siga os passos abaixo:

Mostre o conteúdo
  1. No comando da sua televisão, selecione o botão para alterar o input/source e selecione:
    1. entrada AV, se tem uma ligação SCART;
    2. entrada HDMI, se tem uma ligação HDMI;

2. Confirme que a UMA TV está ligada à televisão e que a box não está em standby com luz roxa.

3. Caso continue com o ecrã negro, desligue o cabo de alimentação da tomada de parede e volte a ligar.

• Qualidade de imagem

Se a imagem proveniente da box apresenta pouca qualidade, arrastamento ou macro-blocos, siga os passos abaixo:

Mostre o conteúdo
  1. Confirme que o cabo de antena está corretamente ligado na tomada TV e na box.

2. Confirme que o cabo HDMI está corretamente inserido na TV.

3. Desligue a box da tomada de eletricidade, volte a ligar.

4. Caso continue com degradação de imagem faça uma reposição de parâmetros.

Mensagens de erro

Se recebeu uma mensagem de erro da box UMA, siga os passos abaixo:

1. Desligue o router e a box da tomada de eletricidade;
  2. Garanta que que a box está corretamente ligada ao router através do cabo de rede;
  3. Volte a ligar o router e a box à corrente elétrica;
  4. Reponha os parâmetros originais da sua box;

Conheça ainda, tudo o que precisa saber sobre o serviço de televisão na NOS:

Partilhe connosco caso continue com alguma dificuldade.
Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
13% acharam o tópico útil

28 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30707 comentários
  • 3 de janeiro de 2024

Bom dia a todos, 

Está com dificuldades na utilização da sua box UMA TV?
Saiba neste tópico como pode resolver as dificuldades que encontrou a usar a box UMA como:

• Box bloqueada
  • Problemas com imagem
  • Mensagens de erro

Obrigado, 

Bom dia, 

Eu tem um box UMA tv, e sempre quando eu sai o Radio app, o box reinicia. 
O box esta actualizado (não ha actualizaçoes desponiveis) e ja fiz tambem um reposição dos parâmetros originais, mas o problema continua. 

Existe mais alguma coisa eu pode tentar fazer para resolver isso?

Muito obrigado.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2352 comentários
  • 19 de janeiro de 2024
Andréa Martinez escreveu:

Bom dia, 

Eu tem um box UMA tv, e sempre quando eu sai o Radio app, o box reinicia. 
O box esta actualizado (não ha actualizaçoes desponiveis) e ja fiz tambem um reposição dos parâmetros originais, mas o problema continua. 

Existe mais alguma coisa eu pode tentar fazer para resolver isso?

Muito obrigado.

nop, nada mais, só trocar a box na loja. 

a box desliga e muda a luz no painel da frente? 

um bem haja 

Boa tarde Bruno, 

Muito obrigado pelo resposta. 
Quando o box desliga, a luz muda para vermelho e depois muda para azul. 
Basicamente o box desliga e liga de novo.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2352 comentários
  • 19 de janeiro de 2024
Andréa Martinez escreveu:

Boa tarde Bruno, 

Muito obrigado pelo resposta. 
Quando o box desliga, a luz muda para vermelho e depois muda para azul. 
Basicamente o box desliga e liga de novo.

Tenta fazer um reset fisico. na parte de tras da box há um botão de reset, dentro de um orificio pequeno. 

Se isso não resultar tenta trocar a box numa loja, é só levar a box e os acessórios.

um bem haja 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31088 comentários
  • 21 de janeiro de 2024

Boa tarde @Andréa Martinez,

Agradecemos a sua mensagem.

O @Bruno Aleixo partilhou boas recomendações. Diga-nos, por favor, se ajudou a resolver.

Obrigado

• Byte
  • 1 comentário
  • 15 de fevereiro de 2024

Boas, o meu comando da box Uma anda a gastar muitas pilhas, tenho de mudar todas as semanas as pilhas. 

E raramente uso o comando. 

Alguma solução ou terei de trocar de comando? 

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 22069 comentários
Daniel Pedro escreveu:

Boas, o meu comando da box Uma anda a gastar muitas pilhas, tenho de mudar todas as semanas as pilhas. 

E raramente uso o comando. 

Alguma solução ou terei de trocar de comando? 

Boa noite, não é normal, se tem uma loja NOS perto de si dirija-se lá acompamhado pelo comando para que possam fazer algum teste e em caso de avaria o comando será substituido por um novo.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31088 comentários

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Daniel Pedro.

@Jose Rodrigues partilhou uma boa ajuda a esclarecer.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • 5 comentários
  • 21 de maio de 2024

Boa tarde.

Tenho a box uma. Frequentemente, quando vejo programas das gravações automáticas a box fica sem audio.

Já fiz a reposição do parâmetros de fábrica, mas de vez em quando acontece.

• Kilobyte
  • 5 comentários
  • 21 de maio de 2024

Tentei falar com a linha de apoio, mas ninguém atende.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 22069 comentários
  • 21 de maio de 2024
LMartins escreveu:

Tentei falar com a linha de apoio, mas ninguém atende.

Boa noite esse problema também estava presente na box Iris mas de momento parece estar resolvido.

Se continuar a acontecer basta que desligue a box no comando e voltar a ligar, claro que de seguida terá que fazer a busca novamente do programa que quer ver.

Se fez a reposição dos parametros de fabrica e o problema se mantém, então parece não estar ainda totalmente resolvido na box UMA.

Para falar com a linha de apoio marque 16990 apoio tecnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS, ainda que tenha que aguardar alguns segundos, atendem certamente.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31088 comentários
  • 21 de maio de 2024

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @LMartins e a partilha do @Jose Rodrigues.

Esta situação ocorre quando inicia a gravação, ou após a apresentação de algum anúncio? 

Obrigado

• Kilobyte
  • 5 comentários
  • 22 de maio de 2024

Bom dia. 

A situação ocorre normalmente após o anúncio. 

Agradeço sugestão do Sr. José Rodrigues. Obviamente que se desligar é voltar a ligar a situação normaliza,  mas para além de isso não ser normal, é uma situação que não acontecia o que indicia alguma anomalia na box ou no software da mesma.

Quanto alinha de apoio, estica mais de 12' e a gravação repetia-se constantemente e não passava ao apoio técnico.  Tenho saudades do tempo da NOS em que não havia tanta gravação e uma pessoa física atendia-nos e na maioria das vezes resolvia os problemas. Infelizmente isso cada vez está mais difícil. Se calhar, ao fim de mais de 30 anos de cliente NOS, está na altura de começar a pensar em outras experiências.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30707 comentários
  • 22 de maio de 2024

Agradecemos o seu feedback e alerta, @LMartins, já temos conhecimento da situação e neste momento estamos a identificar a causa para resolver o mais rápido possível. 

Obrigado, 

• Kilobyte
  • 5 comentários
  • 22 de maio de 2024

Boa tarde.

Acabou de acontecer o mesmo. Ficou sem audio apoio anúncio.  Canal 8 (CM) programa que pretendi ver "Mercado". Saí do canal, voltei e aí já deu e iniciou onde tinha ficado sem audio (já não carregou o anuncio) 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31088 comentários
  • 22 de maio de 2024

Boa tarde @LMartins,

Agradecemos o seu testemunho.

Como partilhado pelo moderador @Mário P., já estamos a par desta situação e em processo de  identificar a causa para a resolver.

Logo que surjam novidades serão partilhadas através desta via.

Agradecemos a compreensão

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 15 de dezembro de 2024

Tenho um problema crónico com a box Uma, fiz uma nova fidelização em Abril deste ano para renovar o equipamento NOS cá de casa para resolver problema com as várias Box que por aqui passaram,mas, o problema continua igual, já é a segunda box em tão pouco tempo (por recomendação dos serviços técnicos) e o problema continua. Ainda hoje 15/12/24 fui há loja da NOS do Vasco da Gama para trocar novamente de Box e para meu expanto,a loja oficial da NOS neste centro comercial não faz troca de boxes.Dá para acreditar??

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 15 de dezembro de 2024

Apesar de ser cliente NOS hà + de uma decada, estou a ficar impaciente com a solução para resolução do problema da Box Uma,aliás, as anteriores tinham o mesmo problema. Eis a questão : A Box está  periodicamente a ter que ser desligada da corrente ou reeniciada  pelos serviços técnicos online para ter televisão em casa. Este problema arrastasse há muito tempo e não tem havido solução para o caso. Na última sexta-feira entrei mais uma vez em contacto com os serviços técnicos que decidio a troca da Box numa das lojas NOS. Fui hoje dia 15/12 á loja da NOS do Vasco da Gama para trocar a Box e fui confrontado com uma bela resposta: Aqui nesta loja (NOS) não trocamos as Boxes desde o dia 1/10/24,aliás, não sei o que é possivel tratar naquela sita loja NOS Amensalidade não pode falhar mensalmente mas a resolução dos problemas técnicos não teem prazo. É triste !!!

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30707 comentários
  • 15 de dezembro de 2024

Boa tarde, ​@tona
Queremos ajudar. 

Deste modo, para o podermos fazer, pedimos que nos detalhe a dificuldade com a box UMA. 
Sim, de momento, a loja NOS do Vasco da Gama encontra-se com o serviço de troca e devoluções indisponíveis. 

Obrigado, 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12442 comentários
  • 15 de dezembro de 2024

Aparece algum erro na tv? Consegue detalhar melhor?

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4295 comentários
  • 15 de dezembro de 2024

Qual o problema que tem na box? 
sim a loja do Vasco da Gama não dá 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30707 comentários
  • 15 de dezembro de 2024

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o tópico onde o tema, também, foi abordado. 
Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado, 

• Kilobyte
  • 3 comentários
  • 29 de maio de 2025

Bom dia

Tenho um problema com a visualização de conteúdos que não sejam em direto na box UMA.
Ao andar para trás num programa, ou ver do inicio, ou ver qualquer programação que não seja em direto, ao fim de uns 20min simplesmente pára (imagem e som) e não funciona qualquer opção de fwd, rwd, pause, play, só mudando de canal e ir para emissão em direto é que desbloqueia.  Tinha box UMA v1 e depois de muito reclamar lá enviaram a v2 para trocar. Mas com a v2 testei logo após a ativação (ou seja, com as definições de origem) e acontece exatamente o mesmo..

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31088 comentários
  • 29 de maio de 2025

Boa tarde ​@Filipe.nfg,

Agradecemos o seu testemunho.

Este tema já se encontra identificado pelas equipas NOS responsáveis. Contamos ser breves na resolução.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado