Skip to main content
widget chatbot
chat
Header
Respondido

Internet instável – fibra removida e substituída por coaxial sem consentimento

Olá,

Mudámos recentemente de apartamento e pedimos para transferir o nosso serviço NOS. No apartamento anterior tínhamos uma ligação de fibra FTTH estável e rápida.

Fomos informados de que seria possível manter o serviço ao mudar de morada.

No entanto, após a instalação no novo apartamento, notámos que a ligação à internet era extremamente instável.

Ao investigar, descobrimos que o técnico removeu a ligação de fibra FTTH existente e instalou um serviço NOS baseado em tecnologia coaxial/DOCSIS antiga, sem o nosso consentimento ou conhecimento.

Esta alteração resultou numa perda significativa de qualidade de ligação — incluindo velocidades inconsistentes, latência elevada e problemas mesmo com ligações por cabo (Ethernet).

Gostaríamos de saber:

• Porque é que a ligação de fibra foi removida?

• É possível reativar o serviço FTTH original?

• A NOS pode investigar e resolver esta situação?

Esta mudança foi feita sem qualquer explicação, e pagamos por um serviço que não corresponde à qualidade esperada.

Agradecemos a atenção e aguardamos uma resposta urgente.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@zamson,

Agradecemos a sua mensagem.

O serviço instalado em cada morada é o disponível em cada zona. 

Apesar de não ter fibra até ao router o serviço continua a ser um serviço fibra.

Partilhe connosco, por favor, mais detalhes sobre a dificuldade que nota com o serviço de internet. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Sugerimos ainda que faça um diagnóstico através da my NOS e partilhe connsoco o resultado:

Obrigado

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

14 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 22112 comentários
  • 22 de maio de 2025

Boa tarde ​@zamson, em principio tudo leva a crer que na sua nova morada não há serviço FTTH, faça o teste:

https://www.nos.pt/pacotes/testar-cobertura-de-fibra

• Autor
  • Megabyte
  • 6 comentários
  • 22 de maio de 2025

@Jose Rodrigues It’s central Lisboa, when using the tool I get “In your area you have Fiber service”

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 22112 comentários
  • 22 de maio de 2025

Aguarde a resposta do moderador, por vezes o teste assinala fibra e afinal não é bem assim, talvez deva divulgar o seu codigo postal correto para que possam testar internamente.

• Autor
  • Megabyte
  • 6 comentários
  • 22 de maio de 2025

Postal code: 1250-173

Suspeito que removeram silenciosamente o cabo de fibra FTTH (de outro operador) e o substituíram por uma ligação coaxial antiga, sem o meu conhecimento. O modem foi trocado para um Sagem, substituindo o modem FTTH mais recente que eu já tinha.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31422 comentários
  • Resposta
  • 23 de maio de 2025

Boa tarde ​@zamson,

Apesar de não ter fibra até ao router o serviço continua a ser um serviço fibra.

Partilhe connosco, por favor, mais detalhes sobre a dificuldade que nota com o serviço de internet. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Sugerimos ainda que faça um diagnóstico através da my NOS e partilhe connsoco o resultado:

Obrigado

• Autor
  • Megabyte
  • 6 comentários
  • 3 de junho de 2025

Na semana passada, a NOS entrou em contacto comigo dizendo que tinham percebido o erro — que tinham removido a minha ligação FTTH existente (de outro operador) e substituído por HFC. Prometeram corrigir a situação enviando um técnico para remover o HFC e reinstalar o FTTH (desta vez através da NOS).

Mas quando o técnico chegou, disse-me que a ordem de serviço era apenas para instalar HFC novamente — exatamente o que eu já tenho. Ele próprio confirmou que FTTH está disponível no meu endereço, mas não podia fazer a instalação porque a ordem não autorizava.

Liguei novamente para a NOS, e a única explicação que a operadora conseguiu dar foi:

“Na nossa base de dados está que tem HFC, por isso não podemos instalar FTTH.”
Sim — porque foi a própria NOS que instalou HFC no lugar do FTTH que já estava ativo.

Está a tornar-se ridículo. A equipa comercial continua a dizer que HFC e FTTH são a mesma coisa, mas qualquer pessoa com conhecimentos básicos sabe que não é verdade — especialmente no que toca a latência, estabilidade da largura de banda e valor a longo prazo.

Neste momento, só quero que a NOS restaure a infraestrutura como estava antes. Nunca aceitei que alterassem o tipo de ligação no meu apartamento, e considero esta situação enganosa e pouco transparente.

Não consigo compreender como podem admitir o erro, prometer resolvê-lo — e depois voltar atrás completamente.

• Autor
  • Megabyte
  • 6 comentários
  • 3 de junho de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde ​@zamson,

Obrigado

Boa tarde,

Obrigado pela resposta.

A questão não é sobre o desempenho geral da internet, mas sim sobre a tecnologia instalada no meu apartamento.

FTTH está disponível na minha morada. Já estava instalado anteriormente, antes de a NOS o ter substituído por HFC. Se a NOS não quiser fornecer FTTH, outro operador poderá fazê-lo — o cabo de fibra já existia até ser removido.

O problema com o HFC não é algo que possa ser resolvido com um diagnóstico — é uma limitação da própria tecnologia. Tenho quebras de velocidade que chegam aos 90% durante as horas de maior tráfego, o que é típico numa infraestrutura HFC partilhada.

Pelo que percebo, a única razão pela qual a NOS não me fornece FTTH é porque um técnico decidiu instalar HFC sem o meu conhecimento ou consentimento. Esta decisão não deveria impedir que eu tenha acesso ao serviço superior, especialmente sabendo que a fibra continua disponível nesta morada.

Não estou a pedir uma reparação — estou a pedir a reposição do FTTH, tal como existia antes. Agradeço confirmação se a NOS está ou não disposta a reinstalar FTTH neste endereço. Caso contrário, considerarei regressar a um fornecedor que o faça.

Com os melhores cumprimentos,

Andreas

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31422 comentários
  • 3 de junho de 2025

Boa tarde ​@zamson,

Apesar de poder ter essa instalação praticada, não significa que a mesma seja viável no serviço NOS. 

Conforme partilhado, a instalação praticada é quela que é viável após verificação antes da instalação. Caso exista possibilidade de migração, será contactado automaticamente para o efeito.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12493 comentários
  • 3 de junho de 2025

Mudou de morada logo não é nenhuma reposição. Foi colocado HFC porque é a tecnologia disponivel no local. Se tem 90% de quebras fale com o apoio técnico, nada tem a ver por ser HFC.

O gestor pode ter admitido o erro mas foi por engano porque não houve erro nenhum. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30909 comentários
  • 3 de junho de 2025

@zamson, boa noite. 
​​​@Guimas deu também uma boa ajuda. 
Se surgirem questões, por favor, fale connosco. 
Obrigado, 

• Autor
  • Megabyte
  • 6 comentários
  • 4 de junho de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde ​@zamson,

Apesar de poder ter essa instalação praticada, não significa que a mesma seja viável no serviço NOS. 

Conforme partilhado, a instalação praticada é quela que é viável após verificação antes da instalação. Caso exista possibilidade de migração, será contactado automaticamente para o efeito.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Agradeço a sua resposta.

Gostaria apenas de reforçar que, na semana passada, fui contactado pela NOS e foi-me prometido que o serviço seria transferido para FTTH. No entanto, percebo agora que o sistema interno da NOS não permite essa migração simplesmente porque o meu apartamento já tem HFC — tecnologia que foi instalada pela própria NOS, sem o meu consentimento.

Espero que consiga ver a ironia nesta situação.

Cumprimentos,

Andreas Sandström

• Autor
  • Megabyte
  • 6 comentários
  • 4 de junho de 2025
Guimas escreveu:

Mudou de morada logo não é nenhuma reposição. Foi colocado HFC porque é a tecnologia disponivel no local. Se tem 90% de quebras fale com o apoio técnico, nada tem a ver por ser HFC.

O gestor pode ter admitido o erro mas foi por engano porque não houve erro nenhum. 

Bom dia,

Isso simplesmente não é verdade. As quebras que estou a experienciar são exatamente os problemas normalmente associados ao HFC - largura de banda partilhada, degradação do sinal nas horas de maior tráfego e maior latência.

Claro, podem enviar um técnico para reiniciar o modem - e depois voltar no dia seguinte, e no outro a seguir.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31422 comentários
  • 4 de junho de 2025

Boa tarde ​@zamson,

Agradecemos o seu testemunho.

Caso se esteja a deparar com um acesso anormal ao serviço de internet, sugerimos que faça o diagnóstico my NOS conforme descrito acima.

Partilhe connosco o seu testemunho.

Obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12493 comentários
  • 4 de junho de 2025
zamson escreveu:
Guimas escreveu:

Bom dia,

Isso simplesmente não é verdade. As quebras que estou a experienciar são exatamente os problemas normalmente associados ao HFC - largura de banda partilhada, degradação do sinal nas horas de maior tráfego e maior latência.

Claro, podem enviar um técnico para reiniciar o modem - e depois voltar no dia seguinte, e no outro a seguir.

Mas desde o covid que a rede foi bastante reforçada. Simplesmente já não existe degradação do sinal por ser partilhado nem em horas de maior tráfego. O sinal é constante. Não invalida haver avarias