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Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel.
Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador e pertencer à melhor rede móvel 5G do país de forma gratuita, simples e rápida.

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

 

 💢Quer fazer a portabilidade do seu número para a NOS? 💢

Faça a portabilidade de forma rápida e cómoda em my.nos.pt/portabilidade-nos. Saiba como o fazer através do nosso artigo:

 

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da página online ou da app my NOS.

Saiba como fazer a portabilidade para a NOS na página online em:

Através da página online faça login utilizando o número de contribuinte (NIF) e o número de telemóvel associado à tua conta NOS, em que recebe um SMS com o código de confirmação. Siga a explicação passo-a-passo e submeta o pedido em poucos minutos. Simples e sem deslocações.

 

Saiba também como fazer a portabilidade para a NOS na my NOS em:

Caso o número que pretende substituir é de um tarifário pré-pago (com carregamento de saldo), que não está associado ao seu NIF, pode fazer a portabilidade através da my NOS, . Siga a explicação passo-a-passo e submeta o pedido em poucos minutos. Simples e sem deslocações.


No site da NOS pode também fazer o pedido de portabilidade, caso seja residente nas ilhas ou cliente empresarial:

  • Cliente Açores ou Madeira:

    Caso seja residente nos Açores ou Madeira preencha o formulário de portabilidade disponível no site. O documento é preenchido automaticamente. Depois é só imprimir, assinar e juntar uma cópia do seu documento de identificação, número de contribuinte e fatura do operador atual, e enviar-nos por email ou por carta.
    Os documentos podem ser enviados através do email manter@nos.pt, por correio para a morada 
    Apartado 52 111, Ec Campo Grande, 1721-501 Lisboa  ou entregues numa Loja NOS. 

  • Cliente empresas:

    Se é cliente empresarial o formulário de portabilidade disponível no site. O documento é preenchido automaticamente. Posteriormente imprima, assine e anexe os documentos indicados nas instruções. Os documentos podem ser enviados através do email portabilidade.empresas@nosempresas.pt ou por correio para a morada  Apartado 52 111, Loja CTT S. João de Brito, 1721-501 Lisboa.

     

Como faço para enviar o pedido?

Se optar em my.nos.pt/portabilidade-nos  ou na app my NOS não precisa de fazer mais nada. Saiba como em: 

O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.
Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS
 

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação por SMS a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Perguntas mais frequentes

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que o permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

  2. Se mudar para a NOS, posso manter o mesmo número?

    Sim. Se mudar para a NOS e quiser manter os seus números de telemóvel e de telefone, peça a portabilidade para a NOS.

  3. Que números podem ser portados?

    Ao mudar de operador, pode portar os seguintes números:

    • Números móveis (prefixo 9: 9xxxxxxxx);
    • Números fixos geográficos (prefixo 2: 2xxxxxxxx);
    • Números nómadas (prefixo 3: 3xxxxxxx);
    • Números não geográficos, incluindo os números de serviço de valor acrescentado (prefixos 7 e 8, incluíndo: 800 xxxxxxxxx; 808 xxxxxxxxx; 707 xxxxxx; 760 xxxxxx; 761 xxxxxx).
  4. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da app my NOS ou da página online.

     

    Através da página my.nos.pt/portabilidade-nos faça login utilizando o número de contribuinte (NIF) e o número de telemóvel associado à sua conta NOS, onde recebe um SMS com o código de confirmação. Siga o passo-a-passo e submeta o pedido em poucos minutos. Simples e sem deslocações.

    Caso o número para que queirafazer o pedido de portabilidade seja de um serviço empresarial, veja aqui como fazer.

    Se o número que pretende substituir é de um tarifário pré-pago (com carregamento de saldo), que não está associado ao seu número de contribuinte, por favor, utiliza a app my NOS.
     

     Saiba como o fazer em:

  5. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

  6. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

  7. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.
    Este código é composto por 12 dígitos e destina-se a ser apresentado ao seu novo operador sempre que pretendas portar o teu número de telefone ou telemóvel. O CVP é atribuído após a ativação ou portabilidade do número.

    Clientes Particulares:
    (clientes com primeiro dígito do n.º de contribuinte igual a 1 ou 2)
    O seu operador pode atribuir um CVP único para todos os seus números ou um CVP diferente a cada número do serviço telefónico fixo ou serviço telefónico móvel.

    Clientes Empresariais:
    (clientes com primeiro dígito do n.º de contribuinte igual ou superior a 5)
    O CVP é comum a todos os números associados ao número de identificação fiscal do Cliente.

  8. Para que serve o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Desde 11 de maio de 2019, o CVP passa a ser o principal elemento de validação dos pedidos de portabilidade de numeração, pelo que deve ser obrigatoriamente colocado no pedido de portabilidade. O pedido de portabilidade será rejeitado quando o CVP apresentado não corresponder ao CVP atribuído pelo teu operador atual.

  9. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).
  10. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade do seu número e a necessária mudança de rede, pode ficar impossibilitado de utilizar o serviço por um período máximo de 3 horas (período designado no Regulamento da Portabilidade por janela de portabilidade).

  11. O que devo confirmar antes de pedir a portabilidade?

    Antes de pedir a portabilidade, não te esqueça de confirmar alguns pontos:

    • Os seus dados pessoais no teu operador atual (nome, número de identificação e número de contribuinte);
    • Se assinou o formulário conforme o seu documento de identificação;
    • Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS 
    • Se utilizou o número no outro operador até há, pelo menos, três meses; 
    • Se o seu telemóvel não está bloqueado ao anterior operador;
  12. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

  13. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua área de cliente em my.nos.pt ou app my NOS.

    Pode ainda consultar o CVP na tua fatura, quando aplicável. A NOS disponibiliza também o número 1242 para obter o CVP associado ao seu número. Contacte este número por chamada telefónica ou enviar um SMS com o texto “CVP ” e o seu número de identificação fiscal (NIF). Se não registou o NIF, coloque o PIN original do cartão associado ao número.

    Saiba mais em:

     

  14. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

    Saiba como consulta na my NOS:

     

  15. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt  ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.
     

    Saiba como consulta na my NOS:

  1. Como posso ativar o aviso de número portado?

    Sim, pode ligar para o serviço gratuito Infoportabilidade (1242), para ativar ou desativar a audição do anúncio de portabilidade nas chamadas que fazes.

  2. Quanto tempo demora o processo de portabilidade?

    Depois de entregar o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade acontece no prazo de:​​​​​

    • 1 dia útil se tiver sido solicitada numa loja;
    • 3 dias úteis se tiver sido solicitada através do correio, telefone ou venda porta a porta (nos pedidos recebidos após as 17 horas, o prazo é calculado a partir do dia útil seguinte ao da receção do pedido pela NOS);
    • Nos casos em que é necessária a instalação do serviço, com intervenção física na rede, o pedido de portabilidade concretiza-se até ao dia útil seguinte à instalação ou à disponibilização do acesso à rede (se a instalação ocorrer após as 17 horas, o pedido de portabilidade concretiza-se até ao 2º dia útil seguinte à intervenção física na rede ser concluída);
    • Se preferir que a portabilidade seja realizada num prazo superior, indique-nos a data pretendida quando entregar o formulário.


    Recebe uma SMS com a data prevista para a conclusão da portabilidade. Após informação de Portabilidade concluída, deve substituir o cartão do telemóvel pelo seu novo cartão NOS, ou, se já tiver o cartão NOS inserido, desligar e voltar a ligar o teu telemóvel.

     

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Saiba mais sobre a my NOS em:

 

Como entro em contacto se não tenho saldo? Vou ter de carregar o telemóvel desnecessariamente
Como entro em contacto se não tenho saldo? Vou ter de carregar o telemóvel desnecessariamente Bom dia, não podendo ligar, tem que ir a uma loja NOS ou enviar um email.
Já preenchi o formulário pela 5ª vez através desse link, mas sempre que faço download do pdf este vem corrompido e não é possível abri-lo em nenhum programa. Por favor, resolvam o problema.
Já preenchi o formulário pela 5ª vez através desse link, mas sempre que faço download do pdf este vem corrompido e não é possível abri-lo em nenhum programa. Por favor, resolvam o problema.

Entretanto, agora já consegui fazer o formulário com sucesso.
Boa noite, alguém me sabe dizer como funciona a portabilidade? Segunda feira fui pedir e disseram que demorava entre 24/48h e ate agora nada.. estou a usar ainda o cartão da antiga rede e estou sem comunicações porque estou à espera da NOS. Recebemos mensagem no novo cartão ou ainda neste velho?
Recebes a mensagem no cartão antigo. Preencheste algum documento para pedir a portabilidade?
Sim, tanto para o meu número como para o do meu namorado e o dele já está pronto e o meu ainda não..
A tua portabilidade pode ter sido rejeitada por algum motivo. Fala com eles para saber o que se passa.
Boa tarde...Precisava de ajuda para fazer uma portabilidade de um numero de telemóvel através da internet...Obrigada
Boa Tarde,

Penso que pela internet não é possível fazer portabilidades na NOS, pelo que para isso, deve recorrer a uma loja para o sucedido.

Sem mais pelo momento.
Tens de ir preenchendo os dados que tem pedem nesta página. Depois podes enviar por mail com a cópia do CC.
entreguei toda a documentação na a tal mudança na loja no fórum algarve

o assistente da nós disse que iria demorar 2 dias



já passados esse 2 dias liguei pra nós

não consta la nada



o que fazer
entreguei toda a documentação na a tal mudança na loja no fórum algarve

o assistente da nós disse que iria demorar 2 dias



já passados esse 2 dias liguei pra nós

não consta la nada



o que fazer
Bom dia, preencheu o formulário de pedido de portabilidade ? obtenha-o neste link; http://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/portabilidade/Pages/formulario-portabilidade.aspx inscreva o numero de telefone e envie.
Ou passas na loja para confirmar se têm lá os impressos ou fazes como José disse, preenches novos impressos pelo site.
Recentemente aderi à NOS, fazendo um contrato com um pacote Tv+Net+Voz que irá dar início na próxima sexta feira dia 26/04/2019. Poucos dias depois da adesão à NOS, fui contactada para a possibilidade de adicionar 2 números de telemóvel, cada um por 9,80€ por mês, ao qual aceitei. Aceitei as condições, preenchi os formulários, assinei-os e enviei-os por mail, mesmo antes de receber os cartões NOS. Ontem (terça-feira dia 23) recebi, de manhã, os cartões NOS e imediatamente tirei fotos aos números provisórios de cada um dos cartões e coloquei a indicação dos números de telemóvel que pretendia manter da operadora anterior. Enviei para o mail docportin@nos.pt tal como me foi indicado. Foi-me dito que este processo demoraria 24h, no entanto já passou mais que esse tempo estipulado. Estou a expor a minha situação pois foi-me dito que a própria NOS trataria do cancelamento do serviço com a operadora de origem (Vodafone) e até agora nada, sendo que ambos os números de telemóvel sofrem desconto de saldo (2,75€ cada) todas as sextas-feiras e para evitar mais um débito (serviço que já não iria usufruir), gostaria que a portabilidade ficasse resolvida o mais depressa possível.

Se possível, fornecerei as informações necessárias por mensagem privada.

Aguardo resposta, obrigado.
@isildasousa, quando preencheste o forumlario de portabilidade colocaste até 10 dias uteis?Ou escolheste uma data especifica.
Boa noite! Dia 18 de Abril, fiz a portabilidade de um dos números que está no meu pacote e passado algumas horas deste processo nada estava resolvido e o meu telemóvel continuava a transmitir a mensagem de que o cartão SIM não é suportado, só conseguindo fazer chamadas de emergência. Liguei para a linha de apoio NOS e a senhora conferiu e disse-me que estava tudo correto, não percebia o porquê de ainda não estar operacional e disse que ia deixar o meu contacto aos técnicos para que eles me devolvessem a chamada e me ajudasse. Esperei até ao prazo estipulado e não obtive resposta portanto contactei a linha de apoio NOS mais uma vez e a resposta foi a mesma... Continuo à espera que os técnicos me devolvam a chamada para que consiga resolver o problema. Quase há uma semana que estou à espera que me contactem pois não tenho telemóvel e não consigo comunicar com ninguém.
Já tens os cartões da NOS? Os provisórios?
Bom dia, no dia 25/04 fiz o pedido de portabilidade da Vodafone para a Wtf por e-mail, até hoje não recebi qualquer resposta. É normal?
Bem-vinda ao Fórum NOS @Adrianacosta93, 🙂



A implementação da portabilidade num prazo máximo de 1 dia útil, contado a partir da apresentação do pedido pelo cliente, salvo, quando este tenha solicitado um prazo superior.
Até hoje ainda não recebi qualquer resposta por parte da NOS e a portabilidade ainda não foi feita!
Até hoje ainda não recebi qualquer resposta por parte da NOS e a portabilidade ainda não foi feita! Também ainda não decorreu 1 dia útil não é ?
Estou no processo de portabilidade dos meus cartões da meo para NOS e ontem recebi uma mensagem da NOS dizendo que num dos cartões o processo ja estava concluído. Desde aí o meu número ficou sem acesso a da. Ou seja não consigo usar o cartão apenas aparece-me uma mensagem do tipo "Não registado na rede". Gostaria de saber como resolver isso o mais depressa possível.
@Adnelzy Rita,



Agora colocas o cartão SIM da NOS e usas 🙂
Bem-vinda ao Fórum NOS @Adnelzy Rita,



O tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos os posts ao tópico mais antigo e que também tem resposta à sua pergunta. Assim, garantimos a boa organização da comunidade.

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