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Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel.
Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador e pertencer à melhor rede móvel 5G do país de forma gratuita, simples e rápida.

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

 

 💢Quer fazer a portabilidade do seu número para a NOS? 💢

Faça a portabilidade de forma rápida e cómoda em my.nos.pt/portabilidade-nos. Saiba como o fazer através do nosso artigo:

 

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da página online ou da app my NOS.

Saiba como fazer a portabilidade para a NOS na página online em:

Através da página online faça login utilizando o número de contribuinte (NIF) e o número de telemóvel associado à tua conta NOS, em que recebe um SMS com o código de confirmação. Siga a explicação passo-a-passo e submeta o pedido em poucos minutos. Simples e sem deslocações.

 

Saiba também como fazer a portabilidade para a NOS na my NOS em:

Caso o número que pretende substituir é de um tarifário pré-pago (com carregamento de saldo), que não está associado ao seu NIF, pode fazer a portabilidade através da my NOS, . Siga a explicação passo-a-passo e submeta o pedido em poucos minutos. Simples e sem deslocações.


No site da NOS pode também fazer o pedido de portabilidade, caso seja residente nas ilhas ou cliente empresarial:

  • Cliente Açores ou Madeira:

    Caso seja residente nos Açores ou Madeira preencha o formulário de portabilidade disponível no site. O documento é preenchido automaticamente. Depois é só imprimir, assinar e juntar uma cópia do seu documento de identificação, número de contribuinte e fatura do operador atual, e enviar-nos por email ou por carta.
    Os documentos podem ser enviados através do email manter@nos.pt, por correio para a morada 
    Apartado 52 111, Ec Campo Grande, 1721-501 Lisboa  ou entregues numa Loja NOS. 

  • Cliente empresas:

    Se é cliente empresarial o formulário de portabilidade disponível no site. O documento é preenchido automaticamente. Posteriormente imprima, assine e anexe os documentos indicados nas instruções. Os documentos podem ser enviados através do email portabilidade.empresas@nosempresas.pt ou por correio para a morada  Apartado 52 111, Loja CTT S. João de Brito, 1721-501 Lisboa.

     

Como faço para enviar o pedido?

Se optar em my.nos.pt/portabilidade-nos  ou na app my NOS não precisa de fazer mais nada. Saiba como em: 

O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.
Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS
 

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação por SMS a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Perguntas mais frequentes

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que o permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

  2. Se mudar para a NOS, posso manter o mesmo número?

    Sim. Se mudar para a NOS e quiser manter os seus números de telemóvel e de telefone, peça a portabilidade para a NOS.

  3. Que números podem ser portados?

    Ao mudar de operador, pode portar os seguintes números:

    • Números móveis (prefixo 9: 9xxxxxxxx);
    • Números fixos geográficos (prefixo 2: 2xxxxxxxx);
    • Números nómadas (prefixo 3: 3xxxxxxx);
    • Números não geográficos, incluindo os números de serviço de valor acrescentado (prefixos 7 e 8, incluíndo: 800 xxxxxxxxx; 808 xxxxxxxxx; 707 xxxxxx; 760 xxxxxx; 761 xxxxxx).
  4. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da app my NOS ou da página online.

     

    Através da página my.nos.pt/portabilidade-nos faça login utilizando o número de contribuinte (NIF) e o número de telemóvel associado à sua conta NOS, onde recebe um SMS com o código de confirmação. Siga o passo-a-passo e submeta o pedido em poucos minutos. Simples e sem deslocações.

    Caso o número para que queirafazer o pedido de portabilidade seja de um serviço empresarial, veja aqui como fazer.

    Se o número que pretende substituir é de um tarifário pré-pago (com carregamento de saldo), que não está associado ao seu número de contribuinte, por favor, utiliza a app my NOS.
     

     Saiba como o fazer em:

  5. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

  6. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

  7. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.
    Este código é composto por 12 dígitos e destina-se a ser apresentado ao seu novo operador sempre que pretendas portar o teu número de telefone ou telemóvel. O CVP é atribuído após a ativação ou portabilidade do número.

    Clientes Particulares:
    (clientes com primeiro dígito do n.º de contribuinte igual a 1 ou 2)
    O seu operador pode atribuir um CVP único para todos os seus números ou um CVP diferente a cada número do serviço telefónico fixo ou serviço telefónico móvel.

    Clientes Empresariais:
    (clientes com primeiro dígito do n.º de contribuinte igual ou superior a 5)
    O CVP é comum a todos os números associados ao número de identificação fiscal do Cliente.

  8. Para que serve o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Desde 11 de maio de 2019, o CVP passa a ser o principal elemento de validação dos pedidos de portabilidade de numeração, pelo que deve ser obrigatoriamente colocado no pedido de portabilidade. O pedido de portabilidade será rejeitado quando o CVP apresentado não corresponder ao CVP atribuído pelo teu operador atual.

  9. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).
  10. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade do seu número e a necessária mudança de rede, pode ficar impossibilitado de utilizar o serviço por um período máximo de 3 horas (período designado no Regulamento da Portabilidade por janela de portabilidade).

  11. O que devo confirmar antes de pedir a portabilidade?

    Antes de pedir a portabilidade, não te esqueça de confirmar alguns pontos:

    • Os seus dados pessoais no teu operador atual (nome, número de identificação e número de contribuinte);
    • Se assinou o formulário conforme o seu documento de identificação;
    • Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS 
    • Se utilizou o número no outro operador até há, pelo menos, três meses; 
    • Se o seu telemóvel não está bloqueado ao anterior operador;
  12. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

  13. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua área de cliente em my.nos.pt ou app my NOS.

    Pode ainda consultar o CVP na tua fatura, quando aplicável. A NOS disponibiliza também o número 1242 para obter o CVP associado ao seu número. Contacte este número por chamada telefónica ou enviar um SMS com o texto “CVP ” e o seu número de identificação fiscal (NIF). Se não registou o NIF, coloque o PIN original do cartão associado ao número.

    Saiba mais em:

     

  14. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

    Saiba como consulta na my NOS:

     

  15. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt  ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.
     

    Saiba como consulta na my NOS:

  1. Como posso ativar o aviso de número portado?

    Sim, pode ligar para o serviço gratuito Infoportabilidade (1242), para ativar ou desativar a audição do anúncio de portabilidade nas chamadas que fazes.

  2. Quanto tempo demora o processo de portabilidade?

    Depois de entregar o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade acontece no prazo de:​​​​​

    • 1 dia útil se tiver sido solicitada numa loja;
    • 3 dias úteis se tiver sido solicitada através do correio, telefone ou venda porta a porta (nos pedidos recebidos após as 17 horas, o prazo é calculado a partir do dia útil seguinte ao da receção do pedido pela NOS);
    • Nos casos em que é necessária a instalação do serviço, com intervenção física na rede, o pedido de portabilidade concretiza-se até ao dia útil seguinte à instalação ou à disponibilização do acesso à rede (se a instalação ocorrer após as 17 horas, o pedido de portabilidade concretiza-se até ao 2º dia útil seguinte à intervenção física na rede ser concluída);
    • Se preferir que a portabilidade seja realizada num prazo superior, indique-nos a data pretendida quando entregar o formulário.


    Recebe uma SMS com a data prevista para a conclusão da portabilidade. Após informação de Portabilidade concluída, deve substituir o cartão do telemóvel pelo seu novo cartão NOS, ou, se já tiver o cartão NOS inserido, desligar e voltar a ligar o teu telemóvel.

     

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Saiba mais sobre a my NOS em:

 

Bom dia @Alina Moldovan, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Movemos os vossos comentários para o tópico onde o tema já é abordado e, também, esclarecido.

Os documentos da portabilidade podem ser enviados:

  • por email, para manter@nos.pt;
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA ou;
  • ou entregues numa loja NOS.

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado


Bom dia! Mandei vir um cartão wtf e pedi para fazer a portabilidade do meu número meo para este cartão wtf, através do vosso email manter@nos.pt . Não assinalei nada no dia em que queria porque queria o mais rápido possível e esses campos são só para assinalar caso se pretenda uma data específica. Eu quero já, o mais rápido possível. Acontece que enviei tudo sexta e hoje domingo nem uma resposta ao email eu tenho. Como está a situação? Quanto tempo vão demorar?


O serviço de portabilidade apenas ocorre em dias úteis. Por isso, aguarde 2 dias úteis


Bom dia @Sara S, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde poderá encontrar mais informação sobre este tema.

Agradecemos a sua mensagem. O @Olaf deu uma boa ajuda a esclarecer a sua questão.

Após a receção do pedido, a portabilidade pode demorar até 2 dias úteis a ser concluída e o cliente é notificado por SMS da data e hora da transferência do número.

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado


Ok muito obrigada pelos comentários! Irei aguardar. 


Qualquer questão que tenha, fale connosco, @Sara S.
Estamos sempre disponíveis.

Obrigado


Olá, fiz o pedido de portabilidade no dia 02/02/24 e até hoje não foi feita, porque está a demorar?


Bom dia @Dione Adam Soares Dias, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Lamentamos a situação. 

Diga-nos, por favor, como é que foi feito o pedido de portabilidade. Enviou por email? Fê-lo através de uma loja. 
Obrigado


Estava a tentar mudar da MEO para a NOS, e no site dizia para enviar a minha identificação e o formulário assinado para manter @ nos .pt

 

Quantos dias é que esperem que clientes esperam? Se eu tiver que esperar mais do que uns poucos dias, vou com outra empresa. Nem têm respostas automáticas a dizer que receberam e que pode demorar nesse email


Boa tarde @Luiz R,

Segundo a informação do site institucional aqui

“Depois de entregar o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade é feita no prazo de 1 dia útil, a menos que tenha escolhido uma data diferente no formulário.

Nos casos em que é preciso instalar o serviço com intervenção física na rede, a portabilidade é feita no dia útil seguinte à instalação ou à disponibilização do acesso à rede. Se a instalação ocorrer após as 17 horas, a portabilidade é feita até ao 2º dia útil seguinte à intervenção física na rede ser concluída.”

Obrigado


Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Luiz R e ajuda do @Jorge C em esclarecer.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Pode consultar todas as informações sobre este tema neste artigo e no Site NOS.

Obrigado


Ainda por cima apagaram o meu último post.


Boa tarde @Luiz R,

Agradecemos a sua mensagem.

Como pode verificar nenhuma mensagem foi eliminada. Foram, sim, movidas para este artigo que aborda o mesmo tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde @Luiz R,

Segundo a informação do site institucional aqui

“Depois de entregar o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade é feita no prazo de 1 dia útil, a menos que tenha escolhido uma data diferente no formulário.

Nos casos em que é preciso instalar o serviço com intervenção física na rede, a portabilidade é feita no dia útil seguinte à instalação ou à disponibilização do acesso à rede. Se a instalação ocorrer após as 17 horas, a portabilidade é feita até ao 2º dia útil seguinte à intervenção física na rede ser concluída.”

Obrigado

Se já passou 4 dias úteis, o que devo fazer?


Bom dia, @Luiz R
Qual a data que escolheu a preencher o formulário? Pode indicar uma data especifica ou a opção de até 10 dias. 

Obrigado,


Boa tarde ontem enviei os dados para fazer a portabilidade para NOS (wtf) (CC e foto do formulário preenchido) e não recebi nenhuma resposta quanto ao andamento da mesma, o que posso fazer? (email que usei para enviar os documentos: ***************@gmail.com)


Boa tarde @Luna Oliveira Pascoal,

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.
Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Caso tenha enviado a documentação para o endereço manter@nos.pt, apenas necessita de aguardar contacto.

Obrigado


Bom dia, eu fiz o pedido de portabilidade numa loja NOS na quinta feira passada (01/08) e até agora (08/08) o mesmo não foi realizado, sendo que anteontem liguei para a NOS e me informaram que deveria esperar até ao fim desse dia que a portabilidade seria feita.


Bom dia, eu fiz o pedido de portabilidade numa loja NOS na quinta feira passada (01/08) e até agora (08/08) o mesmo não foi realizado, sendo que anteontem liguei para a NOS e me informaram que deveria esperar até ao fim desse dia que a portabilidade seria feita.

 

Boa noite @Juliana Gomes Freitas,

Depois de entregar o formulário corretamente preenchido e os documentos necessários, a portabilidade é feita no prazo de 1 dia útil, a menos que tenha escolhido uma data diferente no formulário. Partilhe com a comunidade que data escolheu.

Obrigado


Bom dia, @Juliana Gomes Freitas
Para podermos ajudar e melhor compreender a situação, por favor, se tiver essa informação, partilhe connosco o número do pedido de portabilidade. 

Obrigado, 


Eu sou 91 e quando envio mensagens recebem com o número 93 da nós, mas nas chamadas aparece correto, o 91. 

O que devo fazer? 


Entre nas definições das mensagens do telemovel e edite o numero para o correto


Bom dia, @MF04021979
Apesar de que, em regra, essa atualização é feita automaticamente o @Guimas deu uma boa ajuda. Sugerimos que reinicie o equipamento e, de seguida, caso não tenha existido a modificação, faça-o manualmente. 
Obrigado, 


Boa tarde a todos, 
Atualizámos o nosso artigo. Acrescentamos informação às perguntas mais frequentes e ainda como fazer a portabilidade do número através da página online.


Obrigado, 


Boa tarde a todos,

💢Quer fazer a portabilidade do seu número para a NOS? 💢

Faça a portabilidade de forma rápida e cómoda em my.nos.pt/portabilidade-nos. Saiba como o fazer através do nosso artigo:

Partilhe connosco qualquer dúvida ou sugestão. Estamos sempre disponíveis para ajuda aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


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