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Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
 

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da app my NOS ou preenchendo o formulário de portabilidade.

Saiba como fazer a portabilidade na app my NOS em:

  • no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
     

E como faço para enviar o pedido?

Se optar pelo pedido de portabilidade da app my NOS não precisa de fazer mais nada. 😊 O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.

Em alternativa, pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt;
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA ou;
  • entregar numa loja NOS.

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que lhe permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

     

  2. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da app my NOS NOS. Saiba como o fazer em:

     

     

  3. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

     

  4. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

     

  5. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.

     

  6. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).

     

  7. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.

     

  8. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

     

  9. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua área de cliente em my.nos.pt ou app my NOS

     

  10. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

     

  11. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.


Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente em my.nos.pt ou na app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Claro que vamos ajudar, @Ruben Borges
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número WTF, PIN original do cartão e o tarifário que pretende ativar para o perfil @Fórum
Muito obrigado


Boa tarde, 
Movemos os seus comentários para o artigo onde já foi abordada a questão e esclarecida. Assim garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado


Bom dia.

Realmente é de lamentar, pois mudei de operadora pelo preço acima referido.

A única ajuda que me pode dar é onde fazer reclamação, pois "contratei" um serviço por um preço, e depois de todo o processo de mudança de operadora sou presenteado com outro.

Agradecido

 

Boa tarde @Ruben Borges,

 

A sua situação não é um caso isolado conforme pode verificar aqui.

A moderação com certeza vai ajudá-lo a encontrar um tarifário similar, por favor, envie uma mensagem privada com o seu número WTF e o PIN original do cartão para o perfil @Fórum para análise mais detalhada.


Muito obrigado

 


Muito obrigado pela partilha, @Jorge C😊


Se calhar no contrato também inventaram o nº, como fizeram comigo e não consigo aceitar o contrato sem isso corrigido, mas está um parto difícil


Bom dia @Margarida Malheiro,

Já enviou a mensagem privada conforme solicitado?

Obrigado


Bom dia @Margarida Malheiro,

Já enviou a mensagem privada conforme solicitado?

Obrigado

Bom dia

Ontem, depois de gastar imenso em chamadas!!


Aguarde que a moderação costuma responder relativamente rápido.

Obrigado


Bom dia @Margarida Malheiro

Lamentamos a situação. Vamos ajudar. 
​​@Jorge C deu uma boa ajuda. 

Para podermos ajudar, precisamos de alterar o tipo de documento escolhido no ato da criação da sua conta de cliente. 
Deste modo, para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

 


Bom dia @Margarida Malheiro

Lamentamos a situação. Vamos ajudar. 
​​@Jorge C deu uma boa ajuda. 

Para podermos ajudar, precisamos de alterar o tipo de documento escolhido no ato da criação da sua conta de cliente. 
Deste modo, para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte para o perfil @Fórum, por favor. 
Obrigado

 

Bom dia

Mas alguém vê as mensagens

Enviei ontem!!!


Boa tarde @Margarida Malheiro,

Lamentamos a demora na nossa intervenção.

Estamos a acompanhar este tema e respondemos à sua mensagem privada.

Obrigado,


Boa tarde

Tive que ir a uma loja perder tempo quando podia ser feito online pois foi um numero inventado pelo funcionário que me atendeu telefonicamente

Apenas não vou aceitar o contrato que me enviaram e se não enviarem outro com o numero certo não sei quais as consequências


Boa tarde @Margarida Malheiro 

Agradecemos o seu testemunho e lamentamos novamente esta situação.

Estamos a acompanhar este tema e respondemos à sua mensagem privada.

Eliminámos o seu segundo comentário sobre este tema noutro tópico por estar em duplicado. 

Obrigado,


Boa tarde a todos, 

Atualizámos o nosso artigo sobre a portabilidade.

Saiba também como fazer a portabilidade dirtamente na App NOS em: 

Obrigado,


Boa tarde.

Já fiz o CVP da Vodafone para a NOS, ja preenchi e enviei os formularios ontem, ja tenho os cartões NOS em posse e o serviço ativo desde ontem e nada de fazer a troca dos cartões.

Como resolver?

Obrigada


Boa tarde.

Já fiz o CVP da Vodafone para a NOS, ja preenchi e enviei os formularios ontem, ja tenho os cartões NOS em posse e o serviço ativo desde ontem e nada de fazer a troca dos cartões.

Como resolver?

Obrigada


Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e explicamos como realizar a portabilidade de um número para a NOS.

Obrigado


Boa tarde @Vânia Garrido Neves

Movemos o seu comentário para o artigo onde explicamos como manter o número de outro operador na NOS. 

Diga-nos, por favor, qual a data que escolheu para a portabilidade no formulário. 
Recordamos também que a portabilidade é necessário solicitar ao outro operador pelo que no mínimo são 2 dias úteis para a realização da transferência. 
Obrigado


Bom dia a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Assim, garantimos a boa organização da informação.
Obrigado


boa tarde. fiz um pedido de portabilidade esta manhã pela aplicação e o mesmo indica que já está fechado. é normal ou foi fechado por algo estar em falta?  obrigado.


EDIT:

 

Tive que fazer o processo de novo. O que se passou foi que o mesmo ficou preso na mensagem “estamos a validar os seus documentos”. Tive que fechar a aplicação e começar o processo para prosseguir.

Fica a dica para quem tiver o mesmo problema.


Boa tarde @nmfmcosta,

Agradecemos o seu testemunho e partilha sobre este tema. 🙂

Por favor, partilhe connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde, sou da operadora meo e queria fazer a portabilidade para a wtf, já vi muita gente a fazer pela à aplicação, como o faço ?


Boa tarde @Erica Patricia,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde poderá encontrar mais informação sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


 

Boa tarde, sou da operadora meo e queria fazer a portabilidade para a wtf, já vi muita gente a fazer pela à aplicação, como o faço ?


Boa tarde @Erica Patricia,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde poderá encontrar mais informação sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


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