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Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
 

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da app my NOS ou da página online preenchendo o formulário de portabilidade.

Saiba como fazer a portabilidade para a NOS na página online em:

  • no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
     

E como faço para enviar o pedido?

Se optar pelo pedido de portabilidade na página online ou app my NOS não precisa de fazer mais nada. Saiba como em: 

O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.
Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS
 

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que o permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

     

  2. Se mudar para a NOS, posso manter o mesmo número?

    Sim. Se mudar para a NOS e quiser manter os seus números de telemóvel e de telefone, peça a portabilidade para a NOS.

     

  3. Que números podem ser portados?

    Ao mudar de operador, pode portar os seguintes números:

    • Números móveis (prefixo 9: 9xxxxxxxx);
    • Números fixos geográficos (prefixo 2: 2xxxxxxxx);
    • Números nómadas (prefixo 3: 3xxxxxxx);
    • Números não geográficos, incluindo os números de serviço de valor acrescentado (prefixos 7 e 8, incluíndo: 800 xxxxxxxxx; 808 xxxxxxxxx; 707 xxxxxx; 760 xxxxxx; 761 xxxxxx).

     

  4. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da app my NOS NOS. Saiba como o fazer em:

     

     

  5. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

     

  6. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

     

  7. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.

     

  8. Para que serve o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Desde 11 de maio de 2019, o CVP passa a ser o principal elemento de validação dos pedidos de portabilidade de numeração, pelo que deve ser obrigatoriamente colocado no pedido de portabilidade. O pedido de portabilidade será rejeitado quando o CVP apresentado não corresponder ao CVP atribuído pelo teu operador atual.

     

  9. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).

     

  10. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.

     

  11. O que devo confirmar antes de pedir a portabilidade?

    Antes de pedir a portabilidade, não te esqueça de confirmar alguns pontos:

    • Os seus dados pessoais no teu operador atual (nome, número de identificação e número de contribuinte);
    • Se assinou o formulário conforme o seu documento de identificação;
    • Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, fale connosco, aqui, no Fórum NOS 
    • Se utilizou o número no outro operador até há, pelo menos, três meses; 
    • Se o seu telemóvel não está bloqueado ao anterior operador;

     

     

  12. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

     

  13. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua área de cliente em my.nos.pt ou app my NOS

     

  14. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

     

  15. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Saiba mais sobre a my NOS em:

 

Olá @Nazário Ribeiro

Lamentamos a demora na resposta. Entretanto, não recebeu os cartões em questão?

Obrigada 


Bom dia!

Eu enviei um mail para manter@nos.pt, no dia 4 de Maio, mas ainda não me disseram nada. Liguei para os vossos serviços e disseram-me que não tinham pedido nenhum. Tornei a encaminhar o mail para efetivar a portabilidade. Fiz o pedido no dia 4 para que no máximo amanhã ficasse ativo para não continuar a pagar às outras operadoras. Conseguem-me ajudar a saber se o mail entrou em sistema e se vai ficar resolvido esta semana?

Cumprimentos,

Adriana Silva


Olá @Dri Silva,

Lamentamos a situação.

Para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum.

Obrigada


Olá @Dri Silva,

Lamentamos a situação.

Para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum.

Obrigada

Boa tarde!

Enviei logo a seguir a fazer o comentário, com o meu número de cliente.

Cumprimentos,

Adriana Silva


@Dri Silva

Vamos responder à sua mensagem o mais breve possível. 

Obrigada 


Bom dia.

Quarta-Feira, dia 07/07, pedi numa loja, a portabilidade de um numero meo para a nos.

Esse pedido foi para hoje, dia 12/07.

Já não deveria estar cancelado o cartão meo?

 

 


Olá @Nuno Cabral Pereira,

Lamentamos a demora pela resposta. 
Entretanto, a portabilidade ficou concluída? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 


Boa tarde,

 

na APP NOS onde posso descarregar o formulário de portabilidade para imprimir e preencher.

 

obrigada desde já 


Não é na app é no site mesmo. aqui tem : Portabilidade página


Não é na app é no site mesmo. aqui tem : Portabilidade página

Olá, já preenchi mas depois não dá para imprimir e assinar 


Bom dia, solicitei a portabilidade há mais de 3 dias úteis para o endereço manter, não tendo tido qualquer resposta. Gostava de saber como resolver o problema, uma vez que já enviei e-mail e também não houve resposta. 


Bom dia, solicitei a portabilidade há mais de 3 dias úteis para o endereço manter, não tendo tido qualquer resposta. Gostava de saber como resolver o problema, uma vez que já enviei e-mail e também não houve resposta. 

Boa tarde, enviou o formulário ?

Tem várias formas de fazer o seu pedido: por email, por correio ou numa Loja NOS. Basta preencher o formulário que disponibilizamos nesta página, imprimir e juntar uma cópia do seu documento de identificação ou assinatura reconhecida, e enviar para um dos seguintes canais:

  • Email: manter@nos.pt;
  • Correio: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA;
  • Entrega numa loja NOS

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/portabilidade/Pages/formulario-portabilidade.aspx


Bom dia, solicitei a portabilidade há mais de 3 dias úteis para o endereço manter, não tendo tido qualquer resposta. Gostava de saber como resolver o problema, uma vez que já enviei e-mail e também não houve resposta. 

Boa tarde, enviou o formulário ?

Tem várias formas de fazer o seu pedido: por email, por correio ou numa Loja NOS. Basta preencher o formulário que disponibilizamos nesta página, imprimir e juntar uma cópia do seu documento de identificação ou assinatura reconhecida, e enviar para um dos seguintes canais:

  • Email: manter@nos.pt;
  • Correio: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA;
  • Entrega numa loja NOS

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/portabilidade/Pages/formulario-portabilidade.aspx

Boa tarde. Sim, enviei formulário no dia 13.10. Até agora sem resposta. 


Bom dia, solicitei a portabilidade há mais de 3 dias úteis para o endereço manter, não tendo tido qualquer resposta. Gostava de saber como resolver o problema, uma vez que já enviei e-mail e também não houve resposta. 

Boa tarde, enviou o formulário ?

Tem várias formas de fazer o seu pedido: por email, por correio ou numa Loja NOS. Basta preencher o formulário que disponibilizamos nesta página, imprimir e juntar uma cópia do seu documento de identificação ou assinatura reconhecida, e enviar para um dos seguintes canais:

  • Email: manter@nos.pt;
  • Correio: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA;
  • Entrega numa loja NOS

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/portabilidade/Pages/formulario-portabilidade.aspx

Boa tarde. Sim, enviei formulário no dia 13.10. Até agora sem resposta. 

Enviei para manter@nos.pt.


Boa tarde,

Lamentamos o transtorno @CATIA SUSANA RIBEIRO ALVES. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado


Boa tarde,

Lamentamos o transtorno @CATIA SUSANA RIBEIRO ALVES. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Obrigada! Entretanto já me contactaram ontem e o processo está a avançar. 


Olá @CATIA SUSANA RIBEIRO ALVES,

Obrigada pelo seu feedback.🙂

Estamos disponíveis para qualquer questão adicional.

 


Olá,

Estou há quase dois meses há espera da portabilidade, o pedido foi feito inicialmente por mail através de um comercial da nos, mais tarde renovei o pedido em loja, já foram feitos inúmeros telefonemas para a assistência, com respostas diferentes de cada vez que se liga. Já foram feitas reclamações tanto no portal da queixa como com a Anacom com envio novamente dos pedidos de portabilidade mas a portabilidade não é realizada.

O que é que se passa? O que é que se pode fazer mais?

Muito obrigado.


eu sou da MEO, mas quero alterar para a wtf , ao fazer isso deixarei de ser da MEO e passarei a ser da NOS? porque a operadora que tenho é  MEO isso muda alguma coisa?


Boa noite @Diogo Rafael Soares ribeiro,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Detalhe-nos, por favor, a sua questão. 

Obrigado 


Boa noite.

Ainda a tes da data agendada para a portabilidade é possível utilizar já o cartão NOS e, depois, nessa data ficará então o número da NOS desativado e o meu serviço com o número portado do outro operador? 

Obrigado. 


Olá @Pjsimoes222,

Sim, pode utilizar o cartão SIM da NOS mesmo antes da portabilidade ser concluída, uma vez que o cartão já está ativo com um número provisório.

Obrigada


Boa tarde 

Queria regressar a NOS 

Alguém me poderia informar do melhor plano para telemóvel?


Boa tarde 

Queria regressar a NOS 

Alguém me poderia informar do melhor plano para telemóvel?

Alguém que me possa ajudar??


Olá @Nuno OA,

Conheça os tarifários NOS a que pode aderir, aqui e escolha o que mais se adequa às suas necessidades.

Se tiver questões estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada


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