Skip to main content

Mudar para a NOS não significa que tenha de mudar o número de telemóvel. Pode passar a ser cliente NOS mantendo o número que usava no outro operador de forma gratuita, simples e rápida.
 

Neste artigo explicamos o que é a portabilidade, o que precisa para o fazer e como pode manter o número que já era seu.

O que é a Portabilidade?

É um serviço, gratuito, que permite a todos os clientes NOS, com telefone fixo, telemóvel ou internet móvel, trocar de operadora mantendo o seu número de sempre.


O que preciso para pedir a Portabilidade?

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

 

Como posso fazer a portabilidade?

Fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS é simples e rápido através da app my NOS ou preenchendo o formulário de portabilidade.

Saiba como fazer a portabilidade na app my NOS em:

  • no site da NOS saiba também como fazer o pedido de portabilidade. Depois, é só gravar o documento no seu computador, imprimir, assinar e enviar-nos o mesmo juntamente com o documento de identificação por email ou por carta.
     

E como faço para enviar o pedido?

Se optar pelo pedido de portabilidade da app my NOS não precisa de fazer mais nada. 😊 O pedido é analisado e endereçado ao outro operador.

Em alternativa, pode enviar o formulário digitalizado, já preenchido e acompanhado da documentação necessária:

  • por email, para manter@nos.pt;
  • por correio, para a morada que está no formulário: APARTADO 52 111, EC CAMPO GRANDE, 1721-501 LISBOA ou;
  • entregar numa loja NOS.

E depois?

Assim que o seu pedido for aceite, recebe uma notificação, por email ou SMS, o que tiver sinalizado no formulário, a informar a data e hora em que a alteração do número é feita. Na data e hora indicada, o cartão do antigo operador deixará de funcionar, sendo necessário inserir o cartão NOS, que já estará ativo com o seu número de telemóvel.

Relembramos que a rede pode ficar indisponível durante alguns minutos.

 

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é a portabilidade?

    A portabilidade é a funcionalidade que lhe permite mudar de operador e manter os seus números de telefone e telemóvel atuais. O pedido de portabilidade é gratuito. As regras da portabilidade são definidas por lei e por regulamento da ANACOM.

     

  2. Posso fazer o pedido de portabilidade de forma digital?

    Sim, pode fazer o pedido através da app my NOS NOS. Saiba como o fazer em:

     

     

  3. Posso solicitar o serviço de portabilidade de números da rede fixa para a rede móvel e vice-versa?

    Não, o serviço de portabilidade apenas está disponível para o mesmo tipo de serviço.

     

  4. E se tiver um equipamento da outra rede, o que acontece?

    Pode utilizar um telefone de outra rede com um cartão SIM da NOS desde que o mesmo esteja desbloqueado.

     

  5. O que é o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

    O CVP é um elemento de identificação gerado de acordo com o definido pela ANACOM no Regulamento da Portabilidade.

     

  6. Como posso conhecer o CVP associado ao(s) meu(s) número(s)?

    Consulte o CVP nos canais disponibilizados pelo seu operador atual (MEO, VODAFONE, NOWO):

    • Na sua área de cliente
    • Numa loja do seu operador
    • Canal telefónico
    • SMS de resposta automática
    • Fatura mensal (caso tenha um tarifário com fatura).

     

  7. Ficarei impossibilitado de utilizar o serviço no decorrer do processo de portabilidade?

    Sim. Durante o período em que ocorre a portabilidade num período máximo de 3 horas.

     

  8. O que devo fazer ao meu cartão SIM durante o processo de portabilidade para a NOS?

    Deve substituir o cartão que tem no telemóvel pelo cartão SIM da NOS no dia e hora indicados no SMS que recebeu.

     

  9. Como posso consultar o CVP que a NOS me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na sua área de cliente em my.nos.pt ou app my NOS

     

  10. Como posso consultar o CVP que a NOS Açores me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16161.

     

  11. Como posso consultar o CVP que a NOS Madeira me atribuiu?

    Pode consultar o CVP na em my.nos.pt ou na sua fatura, quando aplicável. Em alternativa, pode fazer o seu pedido numa Loja NOS ou através da Linha 16130.


Caso tenha alguma dificuldade ou dúvida neste processo, partilhe connosco.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente em my.nos.pt ou na app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Boa noite.

Tentei realizar a portabilidade preenchendo o formulário online, contudo não é possivel avançar uma vez que na opção do CVP diz sempre que é “Campo Inválido”.


boa noite, mas pretende portar para a NOS?


Boa noite.

Tentei realizar a portabilidade preenchendo o formulário online, contudo não é possivel avançar uma vez que na opção do CVP diz sempre que é “Campo Inválido”.

Está a colocar o CVP correto ?


Boa tarde,

Gostava de saber quanto tempo demora a processar a portabilidade de um número de telemóvel. 

Fiz o meu pedido para o email indicado (manter@nos.pt) no passado dia 18 de março e ainda não recebi qualquer feedback.


Olá @Padrinho

Solicitou algum prazo em específico para que a portabilidade fosse feita? 


Olá  Ana P.

Não indiquei nenhum prazo específico. Mas pelo facto de não o ter indicado, significa que o meu pedido, para a NOS, não será tratado num tempo considerado razoável? Sete dias já considero demasiado tempo.


Olá @Padrinho,

Para analisarmos a situação, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.


Como é que envio uma mensagem privada?


Como é que envio uma mensagem privada?

Boa tarde, basta carregar no Avatar do moderador e escolher a opção “Enviar Mensagem”


Boa noite. tenho o pacote NOS4u , e tenho 4 cartões de telemóvel, sendo que um deles não o utilizo. Desejava, que no lugar do cartão que não utilizo, substitui-se por outro cartão em que permanece-se o mesmo numero. Como posso Fazer??


Bem-vindo ao Fórum NOS, @pedromtmartins78.

O cartão que quer introduzir no pacote é de outra operadora?


O Cartão que quero manter o número também é da NOS


Olá @pedromtmartins78,

Nesse caso trata-se apenas da troca de cartão no pacote. Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.


gostaria que alguém aqui me mete se uma formulario devidamente preenchido pois estou com dificuldades, para além de ter ligado para a operadora que vai perder o numero e me dizerem que o cartão não esta registado em nome de ninguém ajudem me


gostaria que alguém aqui me mete se uma formulario devidamente preenchido pois estou com dificuldades, para além de ter ligado para a operadora que vai perder o numero e me dizerem que o cartão não esta registado em nome de ninguém ajudem me

O melhor a fazer é pedir ajuda à moderação do Fórum que pode auxiliar nesse pedido de portabilidade, enviando por mensagem privada o seu numero de cliente a um moderador @Tiago C. ou @Ana P. 


Olá @Coalho11 e @Jose Rodrigues

@Coalho11, pedimos que nos detalhe melhor qual é a sua dificuldade  no preenchimento do formulário de portabilidade, por favor. Vamos ajudá-lo!

Obrigada 


gostaria que alguém aqui me mete se uma formulario devidamente preenchido pois estou com dificuldades, para além de ter ligado para a operadora que vai perder o numero e me dizerem que o cartão não esta registado em nome de ninguém ajudem me

@Coalho11 , se é a operadora que vai perder o n.º que diz que o cartão não está registado, é essa operadora que deve contactar para rever o registo e obter o respectivo CVP.


Olá, estou com dificuldades em obter o formulário de portabilidade, já tentei preencher o formulário por diversas vezes, mas no final quando faço a transferência do mesmo ele aparece sempre vazio! Podem me ajudar?
Cumprimentos,
Paulo


Olá @Paulouser,

Lamentamos a situação que nos conta. Partilhamos sem anexo o formulário de portabilidade. 


@Tiago C. , qual a razão para que o formulário disponibilizado acima ja venha com a opçao "até 10 dias úteis" assinalada? É a unica opção admitida pelo operador?

E a data pré-preenchida em  Assinatura e Data?


Obrigado! 


Olá @C24XXXX201 e @Paulouser,

Já atualizámos o formulário. 


Olá,

No dia 26/05/2020 da parte da manhã, enviei o formulário para manter@nos.pt a pedir a portabilidade para o dia 28/05/2020, ainda não recebi qualquer contacto para quando a mesma se irá realizar, nem sei sequer, se a documentação foi recebida com sucesso.

Cumprimentos,

Paulo


Olá @Paulouser

Lamentamos a demora na nossa resposta. :sweat:

Continua sem receber qualquer informação acerca da portabilidade? Se sim, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 


Olá, já recebi a resposta. 

Obrigado


Comentário