Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
May 9, 2019
Destaque

O que é o Código de Validação da Portabilidade – CVP

O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um elemento de identificação indispensável, implementado no Regulamento da Portabilidade 257/2018, que permite identificar o titular e os seus números de telefone ou telemóvel, sempre que pretende portá-los de outro operador.

Conheça, neste artigo, tudo o que precisa de saber sobre o CVP e como o obter.

O que é o Código de Validação da Portabilidade

O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um elemento de identificação indispensável para portar o seu número de outro operador.

É constituído por 12 dígitos alfa numéricos e obrigatório em todos os pedidos de portabilidade.

Vantagens da implementação do CVP

Conheça as vantagens do Código de Validação de Portabilidade (CVP):

• Permite identificar o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade;
  • Simplifica a validação do pedido de portabilidade entre o novo e o antigo operador;
  • Contribui para processos de portabilidade mais rápidos e seguros, tendo como objetivo diminuir rejeições e atrasos na portabilidade;

Como consultar o CVP

A consulta do Código de Validação da Portabilidade (CVP) está disponível das seguintes formas:

• App e área de cliente my NOS

Saiba como consultar o seu CVP na my NOS seguindo os passos abaixo:
    1. Aceda à app my NOS e em “Menu” selecione “Gerir Conta”;

2. Escolha “Ver serviços contratados”;

3. Em “Os seus serviços” selecione “Telemóvel”.

4. Por fim, escolha o número que pretende consultar e, em “CVP”, selecione o ícone para deixar expor o código de validação da portabilidade.

Saiba mais em:

• Fatura NOS

Consulte a sua fatura NOS para obter a informação sobre o seu CVP.
    O CVP encontra-se disponível no final da página da fatura.

• SMS ou Atendimento Automático

SMS: Envie gratuitamente um SMS para o 1242 com a mensagem: CVP [Número de Identificação Fiscal].

Exemplo: CVP 123456789

Atendimento automático: Ligue gratuitamente para o 1242 do número que pretende obter o CVP e selecione conforme o pretendido:
    - Marque 1 para saber a que operador pertence o número de telemóvel;
    - Marque 2 para ativar ou desativar o aviso de portabilidade;
    - Marque 3 para consultar o valor das comunicações para outras redes;
    - Marque 4 para obter a informação sobre o Código de Validação da Portabilidade.

❕A consulta do CVP através de SMS ou Atendimento automático não está disponível para clientes empresariais. ❕

Caso tenha dúvidas sobre como obter o CVP, fale connosco aqui, no Fórum NOS.

Descubra tudo sobre a Portabilidade e também como fazer o seu pedido através da NOS em:

Ficou com dúvidas sobre o CVP? Conheça as respostas às perguntas mais frequentes:

1. Para que serve o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

O Código de Validação da Portabilidade (CVP) existe para portar um número de telefone fixo ou móvel e permite identificar o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade.

2. Quando entrou em vigor a utilização do Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

A utilização do Código de Validação da Portabilidade entrou em vigor a partir do dia 11 de maio de 2019.

3. Como obtenho o Código de Validação da Portabilidade (CVP) de outro operador?

Para obter o CVP do seu operador atual, por favor, consulte a sua fatura mensal de serviços, a área de cliente respetiva, através de SMS ou apoio ao cliente.

4. Porque é que nem todos os CVP aparecem na fatura?

Todos os tarifários integrados em fatura NOS têm o CVP disponível para consulta na fatura.
    Se tem um tarifário pré-pago, por carregamentos, pode consultar o seu CVP através da my NOS, do número 1242, numa Loja NOS ou através do apoio ao cliente.

5. Sou o responsável por parte da minha fatura, porque é que não tenho CVP?

Se o seu número faz parte de um pacote empresarial, o detentor do serviço é a sua empresa e, como tal, só a mesma tem acesso ao CVP e pode fazer o pedido de portabilidade.

6. O CVP é único por número para clientes particulares?

Sim. Em todos os operadores, exceto MEO e DIGI, é atribuído um CVP por NIF sempre que os números estejam associados à mesma fatura/titular.

7. O CVP é único por número para clientes empresariais?

Para clientes empresariais, é atribuído um CVP por NIF, como em todos os operadores.

8. Após a desativação do número, até que data é possível obter o CVP?

Só é possível obter o CVP até 3 meses após a desativação do número. A partir desta data não é possível, por isso o CVP não vai estar disponível para consulta.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store. 

Saiba mais sobre a my NOS em:

Qualquer questão que tenha, partilhe connosco.

Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😊

160 Comentários

Kilobyte
December 5, 2020

Boas,

Não possuo fatura.

Só tenho o serviço de telemóvel. Sem carregamentos ou mensalidade fixas.

Obg.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
December 5, 2020

Boas,

Não possuo fatura.

Só tenho o serviço de telemóvel. Sem carregamentos ou mensalidade fixas.

Obg.

ligue 1242

Kilobyte
December 5, 2020

Já consegui.

Obrigado

Ana P.
Moderador
December 5, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS @Nijs e @Jose Rodrigues

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

@Nijs, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Conseguiu? 

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
December 6, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS @Nijs e @Jose Rodrigues

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

@Nijs, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Conseguiu? 

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Viva,

O cartao é pre-pago e como tal nao tenho fatura, eu consegui obter o CVP atraves do codigo via SMS mas o problema é que a NOS informou o operador que o numero não está correto, existe outra maneira de obter o codigo e assim ter a certeza que o numero que tenho esta correto?

Obrigado 

Ana P.
Moderador
December 6, 2020

Olá @RAÚL MONTEIRO e @Jose Rodrigues

Desde já, lamentamos a demora na nossa resposta. :sweat:
Ficamos contentes por saber que a comunidade deu uma boa ajuda e que a sua situação já se encontra resolvida. :blush:

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Inês B.
Moderador
December 8, 2020

Olá @Nijs,

Consulte o seu código CVP através da Área de Cliente.

Para consultar esta informação, só precisa de se registar, associar o seu telemóvel e seguir estes passos:

• Entre em http://cliente.nos.pt
  • Escolha o seu serviço de telemóvel na coluna do lado esquerdo
  • Selecione “Ver CVP” que vai aparecer do lado direito da página

Esperamos que ajude. Se precisar de mais informações, estamos disponíveis por aqui.
    Obrigada

Kilobyte
December 11, 2020

Estou na mesma situação da @Amanda Augusta da Silva, sou WTF e quero pedir o meu CVP. Já tentei de diversas formas e não consigo.

@Ana P. pode ajudar por favor?

Obrigado.

Kilobyte
December 11, 2020

Já consegui. Forma mais fácil é enviar mensagem para o nº 1242 com o texto: “CVP nº contribuinte”

Ana P.
Moderador
December 13, 2020

Olá @RMMTF

Agradecemos o seu feedback. :blush:

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada