Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
May 9, 2019
Destaque

O que é o Código de Validação da Portabilidade – CVP

O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um elemento de identificação indispensável, implementado no Regulamento da Portabilidade 257/2018, que permite identificar o titular e os seus números de telefone ou telemóvel, sempre que pretende portá-los de outro operador.

Conheça, neste artigo, tudo o que precisa de saber sobre o CVP e como o obter.

O que é o Código de Validação da Portabilidade

O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um elemento de identificação indispensável para portar o seu número de outro operador.

É constituído por 12 dígitos alfa numéricos e obrigatório em todos os pedidos de portabilidade.

Vantagens da implementação do CVP

Conheça as vantagens do Código de Validação de Portabilidade (CVP):

• Permite identificar o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade;
  • Simplifica a validação do pedido de portabilidade entre o novo e o antigo operador;
  • Contribui para processos de portabilidade mais rápidos e seguros, tendo como objetivo diminuir rejeições e atrasos na portabilidade;

Como consultar o CVP

A consulta do Código de Validação da Portabilidade (CVP) está disponível das seguintes formas:

• App e área de cliente my NOS

Saiba como consultar o seu CVP na my NOS seguindo os passos abaixo:
    1. Aceda à app my NOS e em “Menu” selecione “Gerir Conta”;

2. Escolha “Ver serviços contratados”;

3. Em “Os seus serviços” selecione “Telemóvel”.

4. Por fim, escolha o número que pretende consultar e, em “CVP”, selecione o ícone para deixar expor o código de validação da portabilidade.

Saiba mais em:

• Fatura NOS

Consulte a sua fatura NOS para obter a informação sobre o seu CVP.
    O CVP encontra-se disponível no final da página da fatura.

• SMS ou Atendimento Automático

SMS: Envie gratuitamente um SMS para o 1242 com a mensagem: CVP [Número de Identificação Fiscal].

Exemplo: CVP 123456789

Atendimento automático: Ligue gratuitamente para o 1242 do número que pretende obter o CVP e selecione conforme o pretendido:
    - Marque 1 para saber a que operador pertence o número de telemóvel;
    - Marque 2 para ativar ou desativar o aviso de portabilidade;
    - Marque 3 para consultar o valor das comunicações para outras redes;
    - Marque 4 para obter a informação sobre o Código de Validação da Portabilidade.

❕A consulta do CVP através de SMS ou Atendimento automático não está disponível para clientes empresariais. ❕

Caso tenha dúvidas sobre como obter o CVP, fale connosco aqui, no Fórum NOS.

Descubra tudo sobre a Portabilidade e também como fazer o seu pedido através da NOS em:

Ficou com dúvidas sobre o CVP? Conheça as respostas às perguntas mais frequentes:

1. Para que serve o Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

O Código de Validação da Portabilidade (CVP) existe para portar um número de telefone fixo ou móvel e permite identificar o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade.

2. Quando entrou em vigor a utilização do Código de Validação da Portabilidade (CVP)?

A utilização do Código de Validação da Portabilidade entrou em vigor a partir do dia 11 de maio de 2019.

3. Como obtenho o Código de Validação da Portabilidade (CVP) de outro operador?

Para obter o CVP do seu operador atual, por favor, consulte a sua fatura mensal de serviços, a área de cliente respetiva, através de SMS ou apoio ao cliente.

4. Porque é que nem todos os CVP aparecem na fatura?

Todos os tarifários integrados em fatura NOS têm o CVP disponível para consulta na fatura.
    Se tem um tarifário pré-pago, por carregamentos, pode consultar o seu CVP através da my NOS, do número 1242, numa Loja NOS ou através do apoio ao cliente.

5. Sou o responsável por parte da minha fatura, porque é que não tenho CVP?

Se o seu número faz parte de um pacote empresarial, o detentor do serviço é a sua empresa e, como tal, só a mesma tem acesso ao CVP e pode fazer o pedido de portabilidade.

6. O CVP é único por número para clientes particulares?

Sim. Em todos os operadores, exceto MEO e DIGI, é atribuído um CVP por NIF sempre que os números estejam associados à mesma fatura/titular.

7. O CVP é único por número para clientes empresariais?

Para clientes empresariais, é atribuído um CVP por NIF, como em todos os operadores.

8. Após a desativação do número, até que data é possível obter o CVP?

Só é possível obter o CVP até 3 meses após a desativação do número. A partir desta data não é possível, por isso o CVP não vai estar disponível para consulta.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store. 

Saiba mais sobre a my NOS em:

Qualquer questão que tenha, partilhe connosco.

Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😊

160 Comentários

Kilobyte
October 16, 2020

Boa noite a todos. 

Fiz um pedido de portabilidade da Vodafone para a NOS e supostamente deixei de estar ligado à Vodafone hoje. No entanto o meu número não se liga a qualquer rede, ou seja, não está ligado a nenhuma operadora. Liguei para a NOS e dizem que a assistência técnica apenas está disponível em horário laboral. Vou ter de ficar sem chamadas o fim de semana? Alguém sabe como resolver esta situação? Obrigado pela atenção. 

Guimas
Super User
Super User
October 16, 2020

No fim de semana também trabalha.

Mário P.
Gestor da comunidade
October 17, 2020

Bom dia @Estêvão Azevedo
Para podermos ajudar e melhor compreender o que se passa, pedimos que nos diga se recebeu a mensagem de que a portabilidade foi concluída com sucesso, por favor. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Mário P.
Gestor da comunidade
October 17, 2020

Olá @Estêvão Azevedo e @Guimas

Para mantermos a boa organização do Fórum NOS, movemos os vossos comentários para um tópico mais antigo em que aborda o tema da portabilidade. 
Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
October 19, 2020

Bom dia. 

Peço desculpa pois foi confusão da minha parte. Pensava que se mantinha o mesmo cartão SIM e que apenas teria de aguardar pela efetivação da portabilidade. 

Assim sendo, o novo cartão SIM vem por correio postal e demora entre 3 a 5 dias. Deve chegar amanhã ou quarta. 

Mesmo assim não me parece de todo correto ficar sem serviço na anterior operadora enquanto não tenho o novo cartão. De qualquer das formas vou passar numa loja para ver a possibilidade de me darem uma segunda via do meu número pois supostamente já está vinculado à NOS.

Obrigado a ambos.

Boa semana.

Ana P.
Moderador
October 19, 2020

Olá @Estêvão Azevedo

Agradecemos o seu feedback. :blush:
Quando efetuou o pedido de portabilidade mencionou a data em que pretendia que a mesma ocorresse? 

Obrigada 

Kilobyte
December 4, 2020

Viva,

Obti o codigo CVP via SMS, no entanto a operadora nova indica que foram informados pela NOS que "CVP não corresponde" como é isto possivel?

Se possivel enviem-me sff msg privada com o codigo cvp.

Obrigado

Jose Rodrigues
Super User
Super User
December 4, 2020

Viva,

Obti o codigo CVP via SMS, no entanto a operadora nova indica que foram informados pela NOS que "CVP não corresponde" como é isto possivel?

Se possivel enviem-me sff msg privada com o codigo cvp.

Obrigado

Boa noite, esse código está na sua fatura NOS: Informação
Código de validação da portabilidade
Por alteração do regulamento da portabilidade, o(s) seu(s)
número(s) passa(m) a ter um código de validação da portabilidade
(CVP). Para mais informações ligue 1242

Kilobyte
December 5, 2020

Boas,

Como consigo encontrar o CVP do meu numero. Já li o que por aqui se diz. Entrei na minha conta  no site NOS e lá não tenho dados nenhuns.  2 campos: A minha conta e apoio ao cliente. Sem dados. Ao clicar associar serviços nada aparece. Já enviei SMS a pedir portabilidade mas diz que o meu documento de identificação está incorreto. Não me queria dirigir a uma loja, mas pelo que vi lá terá que ser uma vez que pelo que já experimentei não chego ao famoso numero.

Obg.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
December 5, 2020

Boas,

Como consigo encontrar o CVP do meu numero. Já li o que por aqui se diz. Entrei na minha conta  no site NOS e lá não tenho dados nenhuns.  2 campos: A minha conta e apoio ao cliente. Sem dados. Ao clicar associar serviços nada aparece. Já enviei SMS a pedir portabilidade mas diz que o meu documento de identificação está incorreto. Não me queria dirigir a uma loja, mas pelo que vi lá terá que ser uma vez que pelo que já experimentei não chego ao famoso numero.

Obg.

Boa tarde, deve aparecer disponível na ultima página da sua fatura:  Informação
Código de validação da portabilidade
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Para mais informações ligue 1242.