
É mais fácil manter o mesmo número que tinha no outro operador ao fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS através da App NOS.
A nova funcionalidade assegura a facilidade, comodidade e simplicidade no seu pedido permitindo-lhe ainda que contribua para a redução da utilização de papel.
Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:
- número que pretender mudar para a NOS
- documento de identificação civil
- Código de Validação da Portabilidade (CVP) do número a transferir
Se não é o titular do número que quer transferir, então não é possível fazer o pedido na App NOS. Nesse caso é necessário enviar o formulário de portabilidade assinado pelo atual titular e por si. Esta funcionalidade, de momento, apenas se encontra disponível para clientes particulares NOS.
Neste artigo mostramos como fazer o pedido de portabilidade de telemóvel na App NOS.
Pode fazer o pedido de portabilidade do seu número móvel, fixo ou internet móvel que tem associado na App NOS.
- Aceda à App NOS e selecione “Telemóvel”. Em “Ações de telemóvel” escolha “Portabilidade de número”.
Garanta que tem o serviço de telemóvel associado à sua conta para realizar o processo de pedido de portabilidade. 😊 - Escolha o número NOS que quer que seja substituído pelo seu número que tem no outro operador. De seguida, selecione “Continuar” para avançar;
- Confirme que é o titular do número. De seguida insira-o e escolha “Continuar”.
Para transferir o número o contrato com a NOS e com o outro operador tem de estar em seu nome; - Escolha o operador onde está o número que quer transferir e selecione novamente em “Continuar”;
Nos próximos passos é necessário confirmar a sua identidade através do seu documento de identificação e uma fotografia de rosto (selfie). As fotografias servem apenas para a verificação da identificação e não as vamos preservar. Para uma boa captura de fotografia siga as instruções no ícone de perguntas frequente “?”. 😎
Escolha “Continuar” para prosseguir:

- Escolha o documento de identificação que pretende fotografar, frente e verso, para confirmar a identificação. Selecione “Tirar fotografia” e, de seguida, escolha “Confirmar fotografia”.
Garante que o documento está legível, sem brilhos ou reflexos; - De seguida, tire uma fotografia de rosto selecionando “Tirar fotografia”. Para concluir escolha “Confirmar fotografia”.
Garanta que a fotografia mostra o seu rosto. Se necessário, retire os óculos.
A validação dos documentos e identidade pode demorar alguns minutos.
- Confirme que os dados recolhidos estão corretos e selecione “Continuar”;
- Insira o Código de Validação de Portabilidade (CVP) e escolha “Continuar”;
- Escolha a data em que pretende que a portabilidade seja realizada e, de seguida, confirme os dados, leia e aceite os termos e condições. Para avançar escolha “Continuar”;
- Confirme os dados do pedido, leia e aceite os termos e condições, e selecione “Continuar”;
- Para concluir, aceda ao documento, já preenchido, e escolha “Assinar documento” para assinar o formulário de portabilidade. A assinatura do documento é feita digitalmente de forma automática;
- Por fim, escolha “Enviar pedido” e dentro de 24h recebe um SMS a confirmar a data e hora da transferência do número.
Caso pretenda o comprovativo escolha “Descarregar comprovativo”;
Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade através da App NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:
- O que é o código de Validação da Portabilidade (CVP) e onde o encontro?
O CVP é um elemento de identificação com 12 dígitos, usado quando quer transferir um número de telefone ou telemóvel de outro operador, para a NOS, mantendo o seu número atual.
Pode encontrar o CVP na fatura associada ao número que pretende transferir. Caso não o encontre, contacte o operador atual do número que quer transferir para a NOS. - O que significa estar em meu nome (em nome do cliente)?
Significa que o NIF associado ao número do outro operador que quer transferir tem de ser o mesmo NIF que está associado à conta NOS.
- O número que quero transferir não está em meu nome?
Se o titular do número que quer transferir é outra pessoa, ambos têm de preencher e assinar o formulário de portabilidade e enviar os documentos de identificação de cada um para manter@nos.pt
- Porque é necessário uma fotografia de rosto (selfie) e uma fotografia do documento de identificação?
Solicitamos uma fotografia do documento de identificação e uma selfie para termos uma validação robusta da identidade do cliente.
A selfie é necessária para comparar com a fotografia do documento de identificação e garantir a validação legitima do titular, e todos os trâmites legais.As fotografias só são utilizadas para validar a identidade e não são guardadas pela NOS.
- Posso agendar a portabilidade para o próprio dia?
Não. A transferência do seu número só pode ser agendada para o 2º dia útil, a contar do próprio dia, e até a um máximo de 20 dias úteis.
- Como funciona a assinatura digital?
O documento surge preenchido e apenas tem de selecionar o botão de assinar documento e o documento fica automaticamente assinado digitalmente.
- Como posso agendar para uma data posterior a 20 dias úteis?
Sim, mas não pode ser através da App NOS. Para agendar para uma data posterior, preencha e assine o formulário de portabilidade e envie os documentos de identificação para manter@nos.pt.
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