Skip to main content
Header
Kilobyte
June 8, 2020
Respondido

Cancelamento Serviço MBphone sem acesso à aplicação

Olá,

Dirijo-me ao fórum para receber apoio para cancelamento do serviço MBphone.

Já estive neste tópico e não cheguei a nenhuma conclusão até porque a minha situação é ligeiramente diferente.

Fui cliente corporate até abril’2020. EM abril’2020 deixei de o ser pois saí da empresa e entreguei tudo o que me pertencia.

Em Março’19 (se não estou em erro) aderi ao serviço MBphone. A partir daí foram sendo cobradas as taxas pelo serviço.

Em Maio’2020 percebo que as taxas foram ainda cobradas em Aril.

Decido então cancelar o serviço mas não me é possível:

-Multibanco não dá

-O serviço de apoio da NOS não tem como o fazer.

Decidi então cancelar o débito direto associado à minha conta.

Não sei qual o efeito que surtiu, pois só quando for cobrado pelo mês de Maio (no presente mês de Junho) é que saberei.

A minha pergunta é:

Com o cancelamento do débito direto o serviço deverá continuar ativado.
Como desativar? Não tenho mais acesso ao cartão da empresa nem ao email (esta conta online está no entanto relacionada com a conta que tinha).

Alguém me pode ajudar?

Obrigado!

Melhor resposta por Tiago C.
Bem-vindo ao Fórum NOS, @CDMJ77.

Para cancelar o serviço MB Phone, deve ir a uma caixa multibanco e seguir estes passos:
  1. "Outras operações"
  2. “Serviço MB Phone"
  3. “Cancelar Serviço MB Phone"

Caso seja cliente Novo Banco ou Millennium deve fazer o cancelamento através da linha de apoio ao cliente do seu banco.

168 Comentários

dituyAutor
Kilobyte
July 9, 2020

Ora muito bem…

Até já liguei para a SIBS !!!! 😂😂😂😂😂

Voltei a ligar para a NOS:

Surpresa…….. Foi-me emitida uma nota de crédito porque a operador entendeu que fui cobrado indevidamente no mês de junho, uma vez que o serviço foi cancelado no dia 23/junho e conseguiu perceber que é assunto recorrente e ainda sem solução.

Já liguei de novo para o banco, e a história mantém-se:

-devo ligar para a operador NOS porque é lá que têm que cancelar o serviço.

AH! da SIBS dizem que o serviço é do banco porque foi aderido através de uma ATM.

Tento sempre encontrar algum ponto para me motivar com isto, e até rir… Porque não se pode chorar nesta vida quando não é preciso.

Se é um assunto que me consome energia? É, e não é pouca! Bastante, até!

Próximo passo:

Esperar por um telefone do rapaz até 2a feira (ontem o operador disse que me ia ligar até 2a para confirmar a desativação do serviço por parte da supervisão)

E depois terei que me dirigir a um balcão do banco para poder pedir um comprovativo.

Pelo sim pelo não, o melhor é recuperar energias para o início do próximo mês.

Já fiz um pedido online através da minha conta à NOS. Disseram que dentro de 48h me ligam.

Talvez esteja a disparar em todas as direções, mas não consigo conceber o quão difícil é cancelar este serviço...

July 9, 2020

...

...

Qual serviço?

O cliente contratou à NOS um serviço de Voz Móvel, cujas facturas são pagas por Débito Directo, de acordo com respectivo mandato, assinado e entregue ao operador.

O Cliente activou num terminal MB o serviço MB Phone, tendo associado a esse serviço o número de telemóvel do serviço contratado à NOS, pagando a esta uma taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone na sua rede.

Cenário 1 - O cliente cancela junto da NOS o serviço de Voz Móvel.

• O débito Directo é automaticamente cancelado por denúncia do contrato associado;
  • A taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone deixa de fazer sentido pois o cliente já não tem como fazer uso do mesmo.

Cenário 2 - O cliente cancela a Autorização de Débito Directo.

• O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, sendo agora utilizado outro meio de pagamento das facturas;
  • Continua a ser debitada a taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone pois este serviço não foi cancelado e o cliente pode continuar a usa-lo na rede do operador.

Cenário 3 - O cliente cancela o serviço MB Phone junto do banco ou num terminal MB.

• O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, continuando as respectivas facturas a ser pagas por DD;
  • O operador NOS deixa de debitar a conta do cliente pela utilização do serviço MB Phone na sua rede. Mesmo que não exista automatismo que termine com os débitos, estes devem cessar após o cliente informar o Operador.
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Ana P.
Moderador
July 9, 2020

Olá a todos, 

@dituy, o @C24XXXX201 deu uma boa ajuda! 

@dituy, já respondemos à sua mensagem privada.

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
dituyAutor
Kilobyte
July 10, 2020

...

...

Qual serviço?

O do MBPhone. Segundo eles o serviço é da NOS e só eles poderão cancelar o serviço.

Cenário 1 - O cliente cancela junto da NOS o serviço de Voz Móvel.

• O débito Directo é automaticamente cancelado por denúncia do contrato associado;
  • A taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone deixa de fazer sentido pois o cliente já não tem como fazer uso do mesmo.

Aqui só a empresa poderá cancelar o serviço de Voz Móvel, e não sei se aceitariam. Embora fosse a solução mais radical e que acabaria por cortar o mal pela raíz, não me parece que a empresa queria Além disso, como seria caso o serviço fosse de novo ativado? Será que as taxas semanais do MBphone voltariam?

Cenário 2 - O cliente cancela a Autorização de Débito Directo.

• O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, sendo agora utilizado outro meio de pagamento das facturas;
  • Continua a ser debitada a taxa semanal pela utilização do serviço MB Phone pois este serviço não foi cancelado e o cliente pode continuar a usa-lo na rede do operador.

Cenário atual. Cancelei o débito direto, mas continuo a te que pagar pelas taxas de utilização do serviço MBPhone.

Cenário 3 - O cliente cancela o serviço MB Phone junto do banco ou num terminal MB.

• O serviço de Voz Móvel continua a ser renovado de acordo com as condições contratualizadas, continuando as respectivas facturas a ser pagas por DD;
  • O operador NOS deixa de debitar a conta do cliente pela utilização do serviço MB Phone na sua rede. Mesmo que não exista automatismo que termine com os débitos, estes devem cessar após o cliente informar o Operador.

É isto que procuro.

O serviço voz móvel está ok porque o cartão não está a ser utilizado de maneira alguma, por isso, digamos que não há problema.

O que pretendo é mesmo o 2o ponto:

-Eu quero deixar de ser cobrado pela taxa de utilização do serviço MB.

É que o mais incrível é que do lado do banco dizem que está tudo bem, pois se o débito direto está cancelado, então o serviço está cancelado. NINGUÉM no banco, me consegue cancelar o serviço pois só olham para o débito direto.

@C24XXXX201 no site da Vodafone encontrei isto para a data atual (10 julho 2020):

Quem presta o serviço

O Vodafone MB Phone é um serviço prestado pela Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A. (continua...)

Será que para a NOS teríamos algo semelhante,  e logo o serviço é prestado pela NOS e não pela entidade bancária?

@Ana P. , eu gostava de pagar um almoço ao(à) @C24XXXX201 por toda a ajuda. Esta pessoa é que tem dado “a ajuda”! Incansável mesmo! 

July 10, 2020

Caro @dituy ,

...Segundo eles o serviço é da NOS e só eles poderão cancelar o serviço…

ERRADO! Santa ignorancia e Incompetencia… sem autorizaçao dos bancos nenhum dos operadores móveis presta o serviço. O acesso as contas é autorizado/cancelado pelo titular de um cartao bancario.

Os operadores móveis participam no processo, OBVIAMENTE!

Esta dificuldade resume-se ao seguinte:

• em condiçoes normais, um cliente CGD, efectua a adesao ao serviço MB Phone a partir de um terminal MB, associando um número de telemóvel ao seu cartao bancario;
  • em condições normais o serviço MB Phone deve ser cancelado a partir de um terminal MB, usando o cartao bancario onde o número de telemóvel foi associado;
  • em condições anomalas (por causas ainda desconhecidas) quando o titular de um cartao bancario com o serviço MB Phone activo (número de telemóvel associado) deixa de ter acesso ao menu de cancelamento nos terminais MB, só a entidade prestadora dos serviços de pagamento (BANCO) pode apoiar o cliente a ultrapassar a dificuldade. 

"...O Vodafone MB Phone é um serviço prestado pela Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A. (continua...)..."

Tambem consta nessa mesma pagina, que…

"Para utilizar o serviço o Utilizador deve associar o seu número de telemóvel a um cartão bancário, numa caixa Multibanco (até um máximo de 5 contas bancárias por telemóvel). "

E ainda…

"Condições de oferta do serviço

O MB Phone é prestado em parceria com a SIBS. As informações bancárias, enviadas ou mostradas, são da responsabilidade dos bancos...."

Portanto, quando o titular do cartao bancario pretender cancelar a associaçao desse cartao a um número de telemóvel (aka, deixar de autorizar o acesso a sua conta bancaria a partir de um número de telemóvel), deve faze-lo num terminal da rede gerida pela SIBS. Nao estando essa funcionalidade disponivel, o BANCO é a unica entidade que pode apoiar o cliente, ja que a SIBS só responde aos seus clientes - os bancos.

Ja comunicou esta dificuldade a ANACOM e BdP atraves do Livro de Reclamações

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
dituyAutor
Kilobyte
July 10, 2020

@C24XXXX201 exatamente isso que expliquei à pessoa do call center do banco.

O serviço é gerido pela SIBS e é associado à conta do banco em questão, por isso eles próprios terão que cancelar esse serviço.

Estou a ver que a única opção é ir a um balcão… e mesmo assim, não sei não.

Ainda não comuniquei porque queria “esgotar” as opções que tenho, isto é, mostrar que já fui a vários sítios e nada.

July 10, 2020

@dituy , caso aos balcões do banco continuem com a mesma postura de "empurrar com a barriga", peça o livro de reclamações. Só o pedido do livro deve ser sufiiente para mudar a postura perante a dificuldade do cliente. Caso insistam, leve consigo um pequeno texto para transcrever para o livro. Depois, em casa, podera fazer uma reclamaçao online, mais completa, e aasocia-la a reclamaçao em papel.

dituyAutor
Kilobyte
August 3, 2020

Iniciou-se Agosto

O mês passado gastei 30€ em telefonemas… Vamos ver como corre este...

dituyAutor
Kilobyte
August 10, 2020

Não quero deitar foguetes, mas a fatura deste mês de agosto já veio a 0…

Ai ai ai… Será que já está tudo resolvido!?

oTonyStark
Kilobyte
August 10, 2020

Olá, se não veio nesta fatura acredito que não virá mais, acho :blush: