
As ameaças cibernéticas estão a aumentar, tal como as preocupações que as acompanham. Num recente inquérito da F‑Secure com 4.000 pessoas, 63% de todos os inquiridos afirmaram estar preocupados em tornar-se vítimas de crimes cibernéticos, e esse número aumentou para 82% entre os pais. No entanto, seguindo algumas dicas simples sobre malware, pode reduzir significativamente os riscos e preocupações associadas.
O que é Malware
Malware é um tipo de software que é instalado no seu dispositivo sem o seu conhecimento e realiza ações maliciosas, como roubo de dados, extorsão de dinheiro ou monitorização da sua atividade online. Infelizmente, proteger-se contra ameaças de malware é complicado devido à quantidade de tempo que estamos conectados atualmente, segundo os dados da F‑Secure.
- Malware em dispositivos móveis
A segurança de dispositivos móveis tem sido afetada pelo aumento de malware em Android e iOS. Como resultado, a F‑Secure recomenda evitar o uso de versões não oficiais de aplicações para dispositivos móveis. Instale aplicações apenas de fontes oficiais, como Google Play, Samsung Galaxy Store e App Store da Apple.
A internet está repleta de software pirateado, APKs (Android Package Kit em inglês) modificados e hacks de aplicações, disse Amit Tambe, investigador da F‑Secure. Muitas vezes, esses tipos de software são falsos e podem ter cavalos de Troia ou malware que infecta o seu dispositivo. Faça sempre downloads de fontes fiáveis.
- Verificar avaliações
Quando se trata de aplicações, uma das melhores dicas sobre malware é estar atento às avaliações, o que também se aplica às informações nas lojas oficiais de aplicações. Antes de instalar uma aplicação, deverá confirmar as avaliações dos utilizadores e procurar por comentários falsos.Oculte o conteúdoMostre o conteúdo
“Verifique as avaliações de uma aplicação à procura de comentários falsos e avaliações extremamente positivas de 5 estrelas.” “Além disso, esteja atento a avaliações extremamente baixas, pois podem vir de utilizadores que tiveram experiências incomuns ou negativas após a instalação da aplicação”.
- Sarogini Muniyandi, Senior Manager da equipa de Engenharia de Proteção contra Ameaças da F‑Secure
- Prevenir infeções
As infeções de malware geralmente tentam evitar a sua deteção. É mais fácil prevenir um ataque cibernético do que lidar com um posteriormente, o que pode ser alcançado evitando hábitos que levam a infeções por malware, como selecionar em links, aplicações e anexos de e-mail desconhecidos.
No entanto, a prevenção nem sempre é possível, por isso é importante garantir que utiliza uma aplicação de segurança respeitável, como o NOS Proteção Net 360º, que irá detetar o malware antes que ele tenha a oportunidade de infetar o seu dispositivo ou irá removê-lo se este já estiver presente no dispositivo.
- Verificar a presença de vírus
Verificar regularmente a presença de vírus nos seus dispositivos e a melhor maneira de o fazer é utilizando uma aplicação como o NOS Proteção Net 360º, que inclui verificação em tempo real e automática. Se o seu software antivírus encontrar uma infeção, altere imediatamente as suas palavras-passe de contas que possam ter sido comprometidas, utilizando um gestor de palavras-passe.Oculte o conteúdoMostre o conteúdo
“Uma ferramenta como a Monitorização de Identidade ajuda a verificar se as suas informações pessoais foram alvo de roubo” “Esteja atento a qualquer atividade fora do comum relacionada com os seus dados pessoais, como aumento de spam, chamadas de números desconhecidos ou uso indevido do seu e-mail para se inscrever em serviços”.
-Yik Han, investigador da F‑Secure.
- Evitar fontes desconhecidas
Evite fontes desconhecidas sempre que possível e mantenha a sua solução de segurança na internet ativa ao fazer o download e ao instalar ficheiros. No que diz respeito a crianças e jogos, uma das dicas mais importantes sobre malware é evitar ofertas de códigos e instaladores pirateados, pois é muito comum que os criminosos incluam cavalos de Troia oculto.Oculte o conteúdoMostre o conteúdo
“O roubo de informações normalmente chega na forma de instaladores falsos ou ofertas de códigos para aplicações de jogos”. “A sua família deve fazer o download de software apenas de sites fiáveis e oficiais. Além disso, evite abrir anexos e clicar em links de mensagens de e-mail de remetentes desconhecidos”.
- Patricia Dacuno, Investigadora Sénior da F‑Secure.
- Não utilizar o preenchimento automático
Embora seja incrivelmente conveniente, uma das principais dicas sobre malware da F‑Secure é evitar salvar informações nas configurações de preenchimento automático do seu browser, uma vez que o uso generalizado dessa funcionalidade em navegadores tornou-a num alvo comum para roubo de informações.Oculte o conteúdoMostre o conteúdo
“Para proteger os seus dados contra roubo, evite usar o preenchimento automático do seu browser/navegador o máximo possível, especialmente para informações sensíveis, como nomes de utilizador, palavras-passe, informações de pagamento ou qualquer identificação pessoal”,
- Patricia Dacuno, Investigadora Sénior da F‑Secure.
Conheça, também, as 7 dicas para fazer compras em segurança e como proteger o roubo de identidade em: