Skip to main content
Header
Destaque

Apoios NOS - Situações especiais e de dificuldade económica

Mostre a primeira mensagem

442 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • May 20, 2025

Boa tarde ​@nmpasantos

Para abreviar, sugiro que proceda conforme descrito neste site. 

Apoio em situações especiais | NOS 

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • May 20, 2025

Boa noite,

Agradecemos as vossas mensagens e partilha sobre o tema ​@guapo e ​@Jorge C. 😊

@nmpasantos Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Megabyte
  • May 20, 2025

Boa noite

Após ligar para a NOS, a pessoa que me atendeu disse-me que não tinha desconto pois o pacote especial ficava mais caro do que o plano que tenho.

Como achei estranho, vim ao fórum.

• Kilobyte
  • May 20, 2025

Olá boa noite, Sr Santos

O que lhe posso acrescentar no meu caso eu fiz upload do documento atestado multiuso através do link da NOS para esse fim

https://my.nos.pt/Form/Formularioemail?Id=ESP

ligar para o número de apoio ! dependerá sempre se o o operador(a) é a pessoa indicada para tratar deste tipo assuntos e ou pedidos especiais, para revisão do seu seu pacote e atribuir um direito legal que está em vigor tanto na operadora NOS como também nas operadoras da concorrência.

Se seguir os passos através do link da NOS e aguardar que a equipa da NOS analise o seu pedido o que lhe posso informar após o envio do seu documento irá ser atribuído um número de pedido interno da NOS terá primeiro de aguardar pelo contacto e só posteriormente poderá ser comunicado esse seu direito a ter a bonificação sobre o seu pacote que tem na NOS, espero ter o ajudado em algo. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • May 21, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@nmpasantos e a ajuda e partilha do ​@guapo.

O pedido deve ser submetido através do formulário online como partilhado neste artigo. Ao ligar para a linha de apoio apenas é possível apresentar-lhe propostas comerciais vulgares, não especificas para a sua situação.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

• Megabyte
  • May 29, 2025

Boa tarde 

Já fiz o envio dos documentos há 8 dias e até hoje não obtive qualquer resposta por parte da NOS. 

É normal?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • May 29, 2025

Boa tarde ​@nmpasantos,

Agradecemos a sua mensagem.

Fez o envio do formulário conforme indicado neste artigo? 

Obrigado

• Kilobyte
  • May 29, 2025

Olá boa tarde, no meu caso em concreto, ligaram após três dias úteis após submeter online o comprovativo do atestado multiuso através do link da NOS para esse efeito, pedido online. Poderei acrescentar que fiz o pedido em Março deste ano de 2025 e ligara-me do número de apoio da NOS o 16990 e foi-me prestado toda a informação por telefone , confirmado a recepção do documento enviado online e qual o desconto aplicar sobre o pacote atual que tenho na NOS, no mesmo dia foi enviado por e-mail a proposta da adesão já com o desconto benéfico a que tinha o direito legal e foi-me logo informado ao aceitar seria pelo período dos 24 meses. Se no seu caso ainda não foi contactado ! pode sempre enviar novamente o seu documento comprovativo por via online através do link da NOS para esse efeito, a demora poderá ser pelo número de pedidos de outros clientes que podem já ter submetido e que aguardam pela ordem do seu pedido, estas situações são analisadas individualmente sendo normal mais uns dias do que está previsto nas informações na página da NOS. Espero ter ajudado em algo. 

• Megabyte
  • May 29, 2025

Boa tarde

Fiz o envio do atestado para o link abaixo 

https://my.nos.pt/Form/Formularioemail?Id=ESP

Caso seja de outra forma por favor informar 

Obg

• Kilobyte
  • May 29, 2025

Sim, é esse o link, pode sempre enviar uma segunda vez o mesmo pedido, por vezes os pedidos ficam em lista no servidor e dependerá qual a equipa e ou operador, funcionário dessa área visualize os pedidos de entrada e ou recentes. Enviar uma segunda não deveria ser necessário mas aconselho no seu caso por já ter ocorrido oito dias que já fez o envio, enviando novamente pode sempre que reparem que ainda não foi contactado pela NOS 

• Megabyte
  • June 4, 2025

Boa tarde

Já fui contactado pela NOS que me informaram que esse tipo de pacote fica mais caro do que o que tenho atualmente e ainda perco os TVCINE.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • June 4, 2025

Boa tarde ​@nmpasantos,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos que não exista de momento uma oferta que vá de encontro com as expectativas.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • June 4, 2025

Olá boa tarde, lamento em não lhe terem dado o benefício do desconto legal, caso queira responder na sua situação o seu atestado multiuso tem no mínimo os 60% de incapacidade ! se não tiver os 60% ou mais os benefícios fiscais e como de outras entidades não são aplicáveis. Não querendo desvalorizar a sua situação, já colocou no seu caso a hipótese de questionar na concorrência entre as restantes operadoras se não fariam o desconto para esta finalidade ! seja como for como sou um cliente NOS de longos anos e tinha um pacote já antigo NOS ÍRIS 3 , no meu caso foi atribuído um desconto atrativo, estou a pagar -30% sobre o valor que pagava de mensalidade. Em concreto ! desconheço como analisaram a sua situação tendo também um atestado multiuso. 

Pedro gonçalo Rosa do Carmo

Estou desempregado e com dificuldades financeiras para pagar. Gostaria de cessar o meu contrato.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • July 17, 2025

Boa tarde ​@Pedro gonçalo Rosa do Carmo,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

Movemos o seu comentário para este artigo onde pode encontrar mais informações sobre o mesmo tema.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

• Kilobyte
  • August 18, 2025

Boa tarde,

No passado dia 12/08/2025 o meu pai titular deste contrato com a NOS dirigiu-se a uma loja NOS para pedir informações sobre o desconto a que tem direito por ser portador de uma incapacidade superior a 60%. Informaram de imediato o meu pai na loja que não teria qualquer desconto e, aproveitando a oportunidade disseram que lhe fariam um desconto que se refletiria numa fatura mensal de cerca de 55€ e que fariam uma atualização do serviço.

Hoje, dia 18/08/2025, foi um técnico trocar a box dos meus pais, que já era bastante antiga, por uma nova.

Qual não foi o meu espanto quando ao verificar a conta de utilizador NOS é indicada um período de fidelização com término no prazo de 24 meses e uma mensalidade de 60,47€, ou seja,  a mesma que era praticada até agora.

Note-se que em nenhum destes momentos o meu pai foi informado que esta atualização representaria uma nova fidelização pelo período de 24 meses, nem há qualquer acordo escrito ou verbal que autorize este contrato.

Agradeço que revertam de imediato esta situação inadmissível, cancelando a nova fidelização que atribuíram indevidamente ao contrato ou apliquem o desconto de 30% pela incapacidade superior a 60% do meu pai sobre os 55€ sugeridos na loja.

Melhores cumprimentos,

Luís Sousa

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • August 18, 2025

Boa tarde ​@LMFS,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que descreve.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde pode encontrar mais informações sobre o mesmo tema.

O pedido deve ser remetido através do formulário online, conforme descrito neste artigo.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 19, 2025

Boa tarde ​@LMFS,

Relativamente ao seu comentário, gostaria de clarificar os seguintes aspetos: 

1. Legalidade do cancelamento 

Infelizmente, a modalidade de venda assistida em loja física não dá lugar ao direito legal de resolução (14 ou 30 dias) previsto no Decreto-Lei n.º 24/2014, que apenas se aplica aos contratos celebrados à distância (14 dias) ou porta-a-porta (30 dias). 

2. Questão ética e de boa-fé 

Contudo, é eticamente inaceitável que o seu pai tenha sido enganado — especialmente considerando a sua condição de incapacidade — com a promessa de um desconto e atualização de serviço sem comunicação clara de nova fidelização ou fatura de valor igual ao anterior. Tal prática afronta os princípios de boa-fé, transparência e proteção de consumidores vulneráveis. 

3. Recomendação de ação 

Recomendo que formalize, com a máxima urgência, o seu pedido de resolução ou correção contratual, por uma das vias seguintes:

Reúna os seguintes documentos:

• Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato, e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação;
  • Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. 

Os documentos podem ser:

• enviados através do formulário de email selecionado a opção de enviar documentos para cessação contratual
  • entregues numa Loja NOS
  • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Além disso, os Gestores da Comunidade podem ainda avaliar a questão.

Embora o direito legal de resolução não se aplique diretamente, a fragilidade da situação exige uma resposta firme da NOS, tanto pela quebra de boa-fé como pela promessa não cumprida. É justo exigir que cancelem a fidelização imposta ou concedam o desconto prometido sobre os 55 € sugeridos em loja.

Continuo ao dispor para apoio adicional.

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 19, 2025

@Jorge C, boa noite. 
A NOS não se revê no género de prática que descreve. Ademais a renegociação contratual foi realizada com o titular da conta que, em última instância, é aquele que decide e tomará decisões. Salvo, excepções de maiores acompanhados. 

Todavia, o ​@João H., já esclareceu. 
Obrigado, 

• Kilobyte
  • August 20, 2025

@João H. , ​@Jorge C e ​@Mário P. 

Bom dia.

Agradeço desde já a vossa atenção e ajuda nos comentários que tiveram a amabilidade de me endereçar.

É com satisfação que informo que, tendo entrado em contacto telefónico com o Apoio ao Cliente da NOS, tive dos colaboradores que me atenderam toda a atenção e compreensão relativamente ao sucedido, os quais prontamente me ajudaram, dando-me a possibilidade de reverter imediatamente a situação inaceitável criada pela loja em causa. Na sequência do excelente atendimento que me foi feito, acabei por renegociar a permanência do meu pai como Cliente da NOS, em condições mais favoráveis do que as praticadas anteriormente.

Nota: Apenas para ficarem patentes todos os factos desta situação inacreditável, no meu contacto referido anteriormente fui informado que além já referido na minha reclamação, tinha sido faturado ao meu pai o valor de 40,00€ pela substituição da box. Enfim, felizmente a NOS teve uma intervenção célere e correta para resolver o assunto.

Mais uma vez obrigado pela colaboração.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • August 20, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha sobre este tema ​@LMFS.

Obrigado

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 20, 2025

Boa tarde ​@LMFS,

Agradeço imenso a sua partilha detalhada e fico muito satisfeito por saber que, desta vez, a intervenção dos colaboradores do Apoio ao Cliente da NOS foi célere, eficaz e pautada por toda a atenção e compreensão que a situação exigia.

É especialmente gratificante constatar que houve um tratamento adequado face à condição de incapacidade do seu pai, refletindo o verdadeiro espírito de proximidade e apoio que se espera de um serviço de excelência.

Infelizmente, não posso deixar de notar que a resposta inicial do fórum se ficou por formalidades e encaminhamentos genéricos, sem qualquer intervenção prática que resolvesse de imediato a situação.

Situações como esta evidenciam a importância de uma ação direta e informada, e é reconfortante ver que a linha de Apoio ao Cliente assumiu a responsabilidade de corrigir rapidamente o que foi indevidamente gerado em loja.

Fico, portanto, extremamente satisfeito que tenha sido possível reverter a situação e mesmo melhorar as condições contratuais do seu pai, demonstrando que a NOS sabe agir corretamente quando há uma real vontade de atender e proteger o cliente, especialmente em contextos sensíveis.

Continuo à disposição para qualquer apoio adicional que possa necessitar e agradeço novamente o seu testemunho, que serve de exemplo de como a intervenção humana e responsável ainda faz a diferença.

Cumprimentos.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • August 20, 2025

Boa tarde ​@Jorge C,

Agradecemos a sua partilha.

A atribuição de apoio para situações especiais é feita exclusivamente através do canal partilhado, tendo este a capacidade para renegociar o contrato e fazer as reversões ao portfólio caso seja necessário.

A atuação da equipa de moderação foi de partilha do meio oficial e mais célere para tratamento do tema na sua generalidade, sem necessidade de múltiplos contactos ou chamadas. 

Caso tenha algum tema, ou questão por favor, partilhe connosco. A equipa de moderação está sempre disponível para ajudar.

Obrigado

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 20, 2025

Boa tarde ​@João H.

Agradeço a sua resposta relativamente ao encaminhamento pelo formulário oficial para situações especiais.

Contudo, importa destacar que o caso do ​@LMFS não se enquadra numa situação comum, mas sim num caso especial, envolvendo: incapacidade do titular, fidelização indevida, cobrança de valores incorretos e promessa de desconto não cumprida em loja.

Apesar de existir o canal oficial, não foram solicitados nem recolhidos os dados necessários para encaminhar este pedido, e a resposta fornecida tratou a situação de forma genérica, como se fosse um pedido comum.

Felizmente, a intervenção direta e célere da equipa de Apoio ao Cliente permitiu resolver imediatamente a situação, revertendo cobranças indevidas e melhorando as condições contratuais do cliente. Este episódio evidencia que, mesmo com procedimentos oficiais, situações especiais exigem atenção diferenciada e ação proativa.

Espero que estas observações possam contribuir para reforçar a necessidade de tratamento personalizado para casos sensíveis no Fórum NOS.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • August 20, 2025

Boa tarde ​@Jorge C,

Agradecemos a sua mensagem.

Conforme partilhado acima, a equipa que reponde aos pedidos para situações especiais, tem capacidade para dar tratamento de toda a questão apresentada, pelo que o tratamento em múltiplos canais apenas seria mais moroso e redundante.

Assim, não existe a necessidade de recolha de qualquer tipo de dados, visto que parte da questão exposta, não seria passível de ser resolvida pela moderação, sendo novamente necessário o encaminhamento conforme praticado em publico neste tópico.

Caso tenha algum tema, ou questão por favor, partilhe connosco. A equipa de moderação está sempre disponível para ajudar.

Obrigado