Skip to main content
Header

Estamos atentos às necessidades específicas dos nossos clientes que, em situações frágeis, de saúde ou económicas, e que condicionam o pagamento de uma despesa mensal em telecomunicações necessitem de apoio.

Assim, desenvolvemos soluções especiais para ajudar a aqueles que mais necessitem. Saiba quais as situações para as quais temos soluções especiais neste artigo.

Conheça as situações para as quais temos soluções especiais:

• Incapacidade do titular do serviço, igual ou superior a 60%, comprovada com o Atestado Médico Incapacidade Multiusos ou atestado de incapacidade para doentes oncológicos;
  • Insolvência comprovada pela respetiva sentença de Declaração de Insolvência;
  • Subsídio social de desemprego auferido pelo titular do contrato, comprovado por documento da segurança social;

Temos ainda soluções para beneficiários de prestações sociais e baixo rendimento que o comprovem, designadamente os que sejam:

• Beneficiários do complemento solidário para idosos;
  • Beneficiários do Rendimento Social de Inserção;
  • Beneficiários da pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez ou do complemento da prestação social para inclusão;
  • Beneficiários da pensão social de velhice;
  • Titulares de agregados familiares com rendimento anual igual ou inferior a €5808 acrescidos de 50% por cada elemento do agregado familiar que não disponha de qualquer rendimento, incluindo o próprio, até um limite de 10 pessoas, comprovado pela declaração de IRS e de agregado familiar, se aplicável.

Como requerer o apoio a situações especiais e de dificuldade económica: 

Para usufruir de uma oferta associada a uma das situações especiais  ou de dificuldade económica é necessário que nos faça chegar os comprovativos da sua situação.

Os documentos podem ser entregues através do formulário de email para situações especiais ou do formulário de email para dificuldades económicas na página Situações Especiais.

💢Como enviar os comprovativos das situações especiais ou situações de dificuldade económica pelo site NOS:💢

1. Aceda ao Site NOS e, em “Como aderir”, escolha “formulário de email”;

2. Insira o Número de Identificação Fiscal associado ao seu contrato NOS e selecione “Continuar”;

3. Confirme o seu contacto para receber o código de confirmação e escolha “Continuar”;

4. Insira o código de confirmação que enviámos para o seu contacto e selecione “Continuar”;

5. Confirme os seus dados de cliente, escolha o serviço sobre o qual precisa de ajuda e selecione “Envio de comprovativo para oferta por situação especial” ou "Envio de comprovativo para apoio em dificuldades económicas", na sua questão.

6. Na mesma página, descreva resumidamente o seu pedido, e escolha “Anexar documento” para anexar o atestado multiusos e, por fim, escolha “Submeter formulário” para concluir o processo. 

❗️Para concluir o pedido precisamos que nos envie os documentos assinalados acima, e/ou outros pertinentes relacionados com a sua questão. Não se esqueça de os anexar ao pedido.❗️

Conheça ainda a Tarifa Social de Acesso à Internet (TSI). Um serviço de Internet que se destina a consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais:

Tenha ainda todos os serviços da NOS protegidos com o Seguro de Fatura NOS que assegura o pagamento total das suas faturas em caso de imprevistos, como desemprego ou hospitalização.

Ficou com dúvidas? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes

1.   Quem tem direito à oferta com o desconto de Situações Especiais?

Clientes NOS com antiguidade superior a 6 meses e que se enquadrem numa destas situações:

• Pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%;
    • Pessoas com subsídio social de desemprego (Não reúna as condições para receber o subsídio de desemprego ou já tenha recebido a totalidade do subsídio de desemprego);
    • Insolvência Pessoal;
  2. Sou novo cliente. Posso aderir à oferta de Situações Especiais?

Esta campanha é exclusiva para quem já é cliente há mais de 6 meses e está numa das situações especiais descritas acima, neste artigo.

Certamente temos a solução para si, enquanto não pode beneficiar dessas condições especiais. Fale connosco aqui, no Fórum NOS, para que possamos ajudar a encontrar a melhor solução.

3. Quem tem direito à oferta com o desconto de Situações de Dificuldade Económica?

Novos e atuais clientes NOS que se enquadrem numa destas situações:

• Beneficiários do complemento solidário para idosos;
    • Beneficiários do Rendimento Social de Inserção;
    • Beneficiários da pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez ou do complemento da prestação social para inclusão;
    • Beneficiários da pensão social de velhice;
    • Titulares de agregados familiares com rendimento anual igual ou inferior a €5808 acrescidos de 50% por cada elemento do agregado familiar que não disponha de qualquer rendimento, incluindo o próprio, até um limite de 10 pessoas, comprovado pela declaração de IRS e de agregado familiar, se aplicável.
  4. Sou novo cliente. Posso aderir à oferta com o desconto de Situações de Dificuldade Económica?

Sim, pode aderir às ofertas disponíveis numa gama de Produtos Essenciais desde que cumpra, se aplicável, um dos critérios de adesão, descritos no ponto 3. das perguntas mais frequentes neste artigo. Fale connosco aqui, no Fórum NOS, para que possamos ajudar a encontrar a melhor solução.

5. O apoio a Situações Especiais e Situações de Dificuldade Económica é extensível a quem?

Os apoios aplicam-se apenas ao titular e a uma morada de serviço.

6. Qual o tipo de documento que preciso de apresentar para pedir o apoio a Situações EspeciaisSituações de Dificuldade Económica?

Para usufruir das condições é necessário que apresente:

• Incapacidade: um Atestado Médico Incapacidade Multiusos solicitado numa junta médica que comprove a incapacidade;
    • Subsídio social de desemprego: comprovativo de que o titular do serviço é beneficiário do subsídio social de desemprego, comprovado por documento da segurança social;
    • Insolvência: declaração emitida pelo Tribunal Judicial Cível;
    • Beneficiário de prestações sociais: respetivo comprovativo da segurança social ou;
    • Baixo rendimento: Declaração de IRS emitida pelo Ministério das Finanças e, se aplicável, a declaração do agregado familiar emitida pela Autoridade tributária e aduaneira.
  7. Sou cliente empresarial, posso ter apoio a Situações EspeciaisSituações de Dificuldade Económica?

Apenas os clientes empresariais com NIF iniciado por 1, 2 e 3 estão abrangidos por estas condições.

Os clientes empresariais (sociedades) com NIF maior ou igual a 5 não estão abrangidos por estas condições.

8. As condições dos apoios tem uma data limite?

O apoio tem uma data limite de 24 meses. Após este período iremos verificar novamente as condições de elegibilidade e verificar qual a melhor solução para si.

Fale connosco se surgir alguma questão.

Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS. 😊

Boas,

Não consigo enter o serviço prestado pela NOS!!!

Em Janeiro contatei  a NOS para perguntar o que deveria fazer para mudar o contracto que estava no nome do meu filho para o meu para usar o desconto com o Certificado Multiusos, disseram me  que bastava mudar de titular e  esperar 6 meses para ter o desconto e não iria perder nenhum serviço (mas removeram os tvcines mas reclamei e deram outra vez).

Passado os 6 meses, entreguei na loja NOS o Certificado Multiusos no dia 17/07/2023 , hoje reparo nos documentos da area de cliente que fizeram um desconto de  0.85€ e removeram outra vez os tvcines, mais valia estar quieto e iniciaram um novo contracto de 24 meses. MAS porque  tive de fazer um novo contracto ha 6 meses atras e agora outro novo ???   não consigo entender 

E fizeram o desconto com a base do 44.49€ e no vosso site esta a 43.49€ ….. o desconto é só para gozar com os clientes 

Lembro me que em Janeiro quando contactei a nos disseram que iria pagar 26€ quando entregasse o Certificado Multiusos passado 6 meses mas pelo visto não foi verdade , vou pagar 31.14€ ( dantes pagava 31.99€)

Não se admire... aconteceu-me o mesmo.

Enviei o atestado, fizeram proposta com exatamente o meu serviço que eu tinha, inflacionaram o valor para depois me fazerem o desconto, resumindo, a diferença do mesmo serviço tinha 2€ de desconto e uma nova fidelização. 

Tal como já referi neste tópico, a NOS não é clara no desconto que atribui com os atestados multiusos, sinceramente acho que é propositado e enganador 

Bom dia @Maria00

Estamos atentos às necessidades de grupos de pessoas com situações frágeis, de saúde ou económicas, e que condicionam o pagamento de uma despesa mensal em telecomunicações, pelo que criámos soluções que preveem descontos em pacotes e nos tarifários móveis. Assim, para que seja aplicado os 30% depende do serviço que tenha contratado, podendo ser aplicado apenas a percentagem correspondente ou ajustado o serviço ao pacote que já criado para este género de situações. Deste modo, querendo, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum para endereçarmos a sua questão. 
Obrigado

Boa tarde.

Preciso de cancelar o meu contrato, ainda no período de fidelização (resta cerca de 1 anos.)

Somos um agregado familiar de 2 pessoas, sendo que uma delas (que não é a titular do contrato) se encontra desempregada.

Questão: O desemprego, neste caso, é uma condição para o cancelamento do contrato sem penalização?

Se sim, quais os documentos que devemos apresentar?

Boa tarde @Maria KTMZQW,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde poderá encontrar mais informações sobre apoio a situações especiais NOS.

A renuncia do contrato dentro de período de fidelização está associada ao pagamento de valor de quebra contratual. poderá encontrar o calculo sobre o mesmo no contrato de prestação de serviços.

De forma a podermos ajudar a endereçar o seu pedido junto de uma equipa especializada envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Venho através desse canal registrar minha indignação pela falta de apoio ao cliente e pelo fato da empresa Nós não fornecer aos seus clientes com fatura em atraso a possibilidade de negociação.
Desde a data que fui informada sobre uma dívida altíssima, liguei varias vezes buscando uma alternativa para pagar.
Meu objetivo sempre foi e continua sendo ate aqui quitar meu débito, mas no momento estou desempregada e com problemas de saúde gravíssimo. Em minha casa somente meu esposo trabalha, sendo assim não tenho condições de deixar de comer para pagar um valor de 375 € 
Nesse caso não me resta nenhuma alternativa deixar que quebrem o contrato e me levem ao tribunal como estou sendo informada pelo e mail.

Boa tarde @Danielle custódio,

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Estamos atentos às necessidades específicas dos nossos clientes que, em situações frágeis, de saúde ou económicas, e que condicionam o pagamento de uma despesa mensal em telecomunicações necessitem de apoio.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente. Vamos ajudar a encontrar a melhor solução.

Obrigado

Boa Tarde 

Exmos Sr

Solicito saber o porque da recusa em alterar o meu contrato devido a ter uma incapacidade de 75%

Obrigado

Boa tarde @CláudiaPP,

Pedimos, por favor, que nos detalhe a situação em causa.

Obrigado

Boa noite

Desde de Fevereiro que vocês não me apresentam soluçao, como podem veriifcar no meu processo tenho 74 incapacidade.

Solicito que me seja dado qual o desconto aokicar na minha mensalidade. 

Bom dia @CláudiaPP

Queremos ajudar. 
Deste modo, para compreendermos melhor o que refere, e uma vez que refere estar a aguardar um resposta, pedimos que aceda à App NOS ou a Área de Cliente e, em “Os meus pedidos”, indique-nos o número do último assunto. 
Muito obrigado  

Devido a um atraso nos trabalhos de remodelação da minha casa, tive de alugar um apartamento.

Sendo cliente NOS TV+, e estando a pagar um serviço que não estou a usufruir, uma vez que o imóvel que arrendei não possui qualquer contrato com operadora de TV, gostaria de saber se a NOS possui alguma solução temporária, por 3 meses, que através de um cartão com internet móvel ilimitada me permitisse aceder aos serviços que tenho contratados.

Tenho um hotspot e uma box android tv, precisava apenas dos dados móveis.

Boa tarde @José Miguel Soares de Almeida,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente. Vamos endereçar o seu pedido de forma a encontrar a melhor solução.

Obrigado

Olá, Tenho atestado multiuso com mais de 60% de incapacidade vitalício, onde na loja informaram que com o Atestado ficaria a pagar mais que a minha situação atual. Ora, parece-me um pouco surreal que com uma incapacidade atestada vá pagar mais que aquilo que pago mensalmente. Será normal?

Boa tarde @HelenaMendo,

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

De forma a usufruir do desconto e ofertas especiais é necessário que seja Clientes NOS com antiguidade superior a 6 meses.

É Clientes NOS há 6 meses? 

Obrigado

O contrato celebrado com a NOS ja está ativo há mais de um ano, contudo alteramos apenas para o meu nome há cerca de 15 dias.

O contrato celebrado com a NOS ja está ativo há mais de um ano, contudo alteramos apenas para o meu nome há cerca de 15 dias.

Boa noite @HelenaMendo,

Lamento mas creio que a alteração de titular a coloca no estatuto de novo cliente.

Quem tem direito à oferta com o desconto de Situações Especiais?

Clientes NOS com antiguidade superior a 6 meses e que se enquadrem numa destas situações:

• Pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%;
  • Pessoas com subsídio social de desemprego (Não reúna as condições para receber o subsídio de desemprego ou já tenha recebido a totalidade do subsídio de desemprego);
  • Insolvência Pessoal;

Obrigado

Seria correto se com a alteração do titular e apenas o titular fizesse crer que haja um novo cliente e consequentemente a celebração de um novo contrato por ser um novo cliente, mas não é o caso. O contrato celebrado já é antigo com o casal que alteraram a titularidade apenas e continuando com o contrato antigo, mantendo tudo conforme estava, assim como a continuidade da fidelizacao que não iniciou, mas sim continuou a aproximar-se do fim.

Bom dia @HelenaMendo, o problema aqui é que o sistema não reconhece o seu nome como uma cliente com mais de 6 meses de contrato, logo não é possível dar andamento ao seu pedido, deve ser essa a razão porque iria pagar mais conforme lhe disseram na loja, isto porque possivelmente estariam a alterar alguma coisa ao seu contrato e o sistema não assumiu o desconto por invalidez.

A solução é aguardar os 6 meses, depois seguir os passos sugeridos no Tópico para enviar o atestado.

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @HelenaMendo, e a ajuda da comunidade. 

Após análise interna verificamos que caso o titular do comprovativo não corresponda ao titular do contrato NOS, é possível fazer-se alteração de titularidade, desde que:

• O titular do comprovativo pertença ao agregado familiar do titular do contrato NOS (deve entregar comprovativo de Agregado Familiar emitido pela Autoridade Tributária e que pode ser obtido no Portal das Finanças online)
  • O titular inicial do contrato com a NOS (antes da Alteração de Titularidade) tenha mais de 6 meses de antiguidade.

Assim, e de forma a podermos analisar a sua situação de forma mais detalhada, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS para o perfil @Fórum.

Obrigado

M

Não coloque dados privados aqui, elimine essa mensagem

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @HelenaMendo,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Bom dia

Venho lamentar profundamente a comportamento da NOS de quem sou cliente há mais de 20 anos. Na sequência do divulgado a Nos dá apoio a doentes com atestado multiusos com incapacidade igual ou superior a 60%. Infelizmente é o meu caso. Contactei a Nós  para poder beneficiar do apoio divulgado onde me foi referido que para o efeito teria de alterar as condições do meu contrato e assim ficar a pagar mais do que o que pago atualmente , ou se 86€ por mês o que inclui o desconto divulgado. 

Penso não ser um trabalho sério e honesto.

Só tenho a lamentar. Naturalmente que não irei manter o contrato, mal tenho oportunidade.

Boa tarde @Roca Maria, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Lamentamos a situação que descreve. Dê-nos, por favor, a oportunidade de ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente e contribuinte.

Obrigado

Boa noite 

O meu numero de cliente é C*********. O meu Nif e *********.  Solicito de saber qual o apoio prestado pela Nos ja que recentemente passei a obter o certificado multiusos com uma incapacidade de 60%.

Atentamente.

Eduarda Pereira

Comentário