Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 21696 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1623 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Manowar

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda. 

Se tiver alguma questão adicional, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado

Reputação 1

Para o @Fórum 

Boa tarde. Já tenho o meu problema resolvido. Fui à loja NOS perto de mim e já aluguei os descodificadores que necessitava. Segundo relatos a FILA ontem era característica de CMTV um CAOS. Pior que SNS. Dado isto a NOS devesse ter apercebido e hoje tinha a loja em peso a atender os clientes com paletes de descodificadores a alugar a 0,49 €. Parabéns à loja da NOS do Forum Almada, que foram exemplares neste problema, melhor que a NOS. O gestor que geriu este problema deveria estar lá hoje para se aperceber dos incómodos que criou aos clientes. 

Este forum, no que respeita a este problema, já que de outros desconheço, não adiantou nada ao tratamento e avaliação do descontentamento dos clientes, nem tão pouco respondeu aos intervenientes com soluções, tais como o aluguer de descodificadores a 0,49 €.

Nem o Sr. Guimas, que é tão bem informado, conseguiu informar desta questão.

Revejam a vossa actuação e corrijam-na, já que havendo, os clientes recorrem a este forum e esperam dele soluções aos problemas.

Até agora não me deram qualquer informação, havendo, não sendo a que deveria ser, alguma atitude por parte da NOS. Façam a diferença para os outros operadores. os clientes pagam e querem ser tratados com consideração.

Ao telefone também me deram a opção de aluguer do segundo descodificador a essa valor. Mesmo assim não quis. Só numa box a 0,49 cêntimos por mês dá um acréscimo no final de 1 ano de cerca de 6 euros por adaptador.  Eu já tenho um pacote dos mais caros. Mas cabe a cada um decidir o que fazer.

Reputação 1

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Garantam, por favor, antes de adquirir o descodificador que a vossa televisão não tem a norma DVB-C para sintonizar os canais digitais. 

@AFPS, pode adquirir o descodificador a pronto(€24,99) ou alugar (€2/mês).

Obrigado

Acabei de dizer que a NOS aos clientes está a alugar a 0, 49€ e continuam a dizer que o aluguer são 2 €.

Informem as pessoas com rigor!

O que me informaram por telefone na linha de apoio é que o aluguer são 2 euros e a compra 9,99. No entanto e porque reclamei muito, ofereciam o primeiro e o segundo pagaria só 0,49 centimos.

Cada um sabe de si, eu não pago nem mais 1 centimo. 

Reputação 7
Crachá +4

Tenho 3 televisões sem sintonia digital. Gostava de saber quando é que vão acabar com o sinal analógico. Só para saber o dia em que vou cancelar o serviço. 

Obrigado.

Pedro Cardoso 

Boa tarde, o sinal vai sendo desativado por fases, há dois meses atrás estava a ser desativado nestas regiões

Santarém, Portalegre, Leiria, Coimbra, Aveiro, Caldas da Rainha e Mirandela. Creio que todo os clientes recebem uma carta com 30 dias de antecedência a avisar. A moderação pode informar quando isso vai acontecer na sua região. Informe o seu código postal correto.

 

Aqui na minha zona por exemplo, Estoril, já aparece a mensagem na TV que os canais analógicos irão ser desligados no final do mês, mas até à data, carta não recebi nenhuma.

Reputação 7
Crachá +5

Tenho 3 televisões sem sintonia digital. Gostava de saber quando é que vão acabar com o sinal analógico. Só para saber o dia em que vou cancelar o serviço. 

Obrigado.

Pedro Cardoso 

Boa tarde, o sinal vai sendo desativado por fases, há dois meses atrás estava a ser desativado nestas regiões

Santarém, Portalegre, Leiria, Coimbra, Aveiro, Caldas da Rainha e Mirandela. Creio que todo os clientes recebem uma carta com 30 dias de antecedência a avisar. A moderação pode informar quando isso vai acontecer na sua região. Informe o seu código postal correto.

 

Aqui na minha zona por exemplo, Estoril, já aparece a mensagem na TV que os canais analógicos irão ser desligados no final do mês, mas até à data, carta não recebi nenhuma.

Liguei agora para a NOS e a informação é que para além 

do anúncio na TV mandam efetivamente uma carta via CTT.

Perguntei se ofereciam o Descodificador e a resposta foi que não.

Podia pedir por telefone e era entrega por estafeta ou levantar numa loja NOS 

Aluguer 0,49 cêntimos/mês

Comprar €9,99.

Estes valores não são os que estão no preçário

https://www.nos.pt/particulares/outros/Pages/precarios-nos.aspx

 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 
Deste modo, garantimos a boa organização no Fórum NOS. 

Obrigado

Considero que terminar com todos os canais analógicos é um erro. Uma parte significativa das casas portuguesas ainda têm como segunda Tv a velhinha televisão analógica. Poderiam deixar os 4 canais nacionais livres sempre dava para ver as notícias e o Fernando Mendes. Jogar as tv antigas no lixo é um desperdício e um crime ecológico por outro lado se comprar um descodificador é mais um equipamento a consumir energia e mais lixo electrónico que poderia ser evitado. Considerem por favor manter pelo menos os 4 canais. A minha avó agradece. 

A NOS está constantemente a dar tiros nos pés. 

É pena assistir à fuga dos assinantes para outros operadores por situação deste tipo. Deviam de apostar na diferença em vez de olharem apenas para os custos operacionais.

JM

Olá, já tinha comentado aqui que estava a aparecer uma mensagem na TV que ia deixar de ver televisão, agora já vai em dois dias que a mensagem desapareceu, alguém tem alguma informação sobre o que se passa?

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Vai mesmo avançar. Deverá ser algo mesmo necessário como parte da infraestrutura.

Gostava de receber uma resposta da NOS.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

@Natividade22 e @Guimas, movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. 

Deste modo, garantimos a boa organização. 

@Natividade22, o @Guimas deu a resposta certa. 

Agradecemos o seu comentário e sugestão. Compreendemo-la, no entanto, queremos melhorar o serviço de televisão sem box e, por isso, é necessário migrar do analógico para o digital. 

Muito obrigado

Esteve 2 dias sem aparecer a mensagem na TV mas hoje voltou aparecer, pediram me o contacto no perfil Fórum que já enviei e ainda não fui contactado, dia 20 de Setembro vou ficar sem ver TV e até lá acho que não vou ter esta má situação resolvida.

Reputação 7
Crachá +6

Recebemos a sua mensagem, @João Estêvão
Pedimos desculpa ainda não nos ter sido possível responder. 
Mas iremos fazê-lo, por favor, aguarde. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Percebo perfeitamente o protesto por esta medida da NOS, mas é uma questão de tempo até as outras operadoras irem pelo mesmo caminho. Para além do custo com o descodificador junta-se também o custo eléctrico. Relembro aqui o que se passou com o sinal terrestre, exactamente o que se passa com o sinal por cabo, quem tinha tv com a norma DVB-T, MPEG-4, via, ou então era obrigado a pagar um descodificador, já não existe sinal analógico no sinal terrestre. O problema é que as tvs com DVB-T estão há mais anos no mercado, enquanto o DVB-C só se massificou depois de 2010. Depois convém ter em mente que os descodificadores têm diferença de qualidade e os que estão equipados nas tvs também, marcas brancas e muitos baratas, são baratas por alguma razão, dizer que descodificam DVB-T e C pode ser uma grande dor de cabeça. Este é um caminho inevitável, o DVB-S é totalmente digital, o DVB-T também e o DVB-C também será totalmente digital. @Fórum uma sugestão/pedido, praticamente todos as tvs têm integrado uma slot de CAM card, podiam dar acesso aos canais premium desta forma e poupar a integração de mais boxes, para além da primária, e mais custo eléctrico.

Reputação 5
Crachá +2

Já confirmei que o Descodificador Digital que a NOS vende, só serve para a NOS.

Ou seja, em caso de mudança de operador, não vai servir de nada.

Mais vale comprar um no mercado, mesmo que custe um pouco mais, pelo menos vai servir para sempre.

Bom dia 

Cliente Cxxxxxxx

Quando aderi à NOS, já há uns bons anos, sempre me foi dito que podíamos ter mais que uma TV com o sinal da box, lembro que  na altura havia um concorrente que tinha uma box para duas TV e a NOS pôr cabo podíamos ter várias.

A NOS vai alterar o sistema a meio do meu contrato, como é evidente não estou de acordo, porque assinei um contrato com um tipo de serviço que agora querem alterar, não vou comprar nenhum descodificador nem alugar, pois redponsabilidade da alteração não é minha.

Espero uma resposta vossa, ao assunto apresentado, porque vou apresentar o assunto às entidades reguladoras da actividade, se não houver uma solução favorável, quando terminar a minha fidelização, desisto do fornecimento dos vossos serviços.

Cumprimentos

José de Matos 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Pardal
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 

Estamos a melhor a qualidade do serviço de televisão ao fornecer o serviço através do modo digital ao invés do analógico. O serviço não foi removido, mas sim modificado de como é fornecido. Assim, caso as suas televisões tenham a norma DVB-C apenas precisa de realizar uma nova sintonia. 
Obrigado

Reputação 5
Crachá +2

Boa tarde @Pardal
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 

Estamos a melhor a qualidade do serviço de televisão ao fornecer o serviço através do modo digital ao invés do analógico. O serviço não foi removido, mas sim modificado de como é fornecido. Assim, caso as suas televisões tenham a norma DVB-C apenas precisa de realizar uma nova sintonia. 
Obrigado

O português realmente é complicado, mas não, não foi alterado, foi efetivamente removido, uma vez que a outra opção já existia, como tal não foi substituído, modificado coisa nenhuma, foi descontinuado, chamem as coisas pelo nome e não queiram enganar ou fazer da gente estúpidos.

Quem não tem DVB-C como eu em três televisões, deixa pura e simplesmente de poder ver TV! Esta é a realidade.

Reputação 7
Crachá +6

Caso a televisão não seja compatível com a norma DVB-C, sim, querendo, é necessário adquirir uma box ou descodificado, @JJOM
Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

@JJOM boa tarde, pode solicitar os descodificadores ou adquirir os seus, ou ainda adquirir tv com o descodificador integrado. Custo acrescido claro está.

Reputação 5
Crachá +2

Caso a televisão não seja compatível com a norma DVB-C, sim, querendo, é necessário adquirir uma box ou descodificado, @JJOM
Obrigado

Ora aí está, deixou de fornecer um serviço, acabou com ele, e agora vai de gastar dinheiro para ter o que devia ter aquando do contrato realizado!

E não me venham com histórias que a NOS até pode fazer desconto nas compras dos descodificadores, que estes no caso de mudar de operador não vão trabalhar, por isso, para continuar a ver terei de gastar cerca de 30 por cada, ou seja, 90 euros!

Grande evolução → NOS | A sua TV está a evoluir !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A NOS não tem necessidade de retirar todos os canais analógicos. Deixem pelo menos os 4 nacionais. Podem 9.99 por uma box ou 49cent de aluguer. E quem paga a eletricidade? 

Comecem a conversão de cabo para fibra se querem ter mais velocidade na Internet. 

Boa tarde @Pardal
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. 

Estamos a melhor a qualidade do serviço de televisão ao fornecer o serviço através do modo digital ao invés do analógico. O serviço não foi removido, mas sim modificado de como é fornecido. Assim, caso as suas televisões tenham a norma DVB-C apenas precisa de realizar uma nova sintonia. 
Obrigado

O português realmente é complicado, mas não, não foi alterado, foi efetivamente removido, uma vez que a outra opção já existia, como tal não foi substituído, modificado coisa nenhuma, foi descontinuado, chamem as coisas pelo nome e não queiram enganar ou fazer da gente estúpidos.

Quem não tem DVB-C como eu em três televisões, deixa pura e simplesmente de poder ver TV! Esta é a realidade.

Não pensei nisso a NOS alterou as condições do contrato. 

Não pago a fedelizacao e acabamos já com as desculpas da NOS, 

Nota Acabo em todos os serviços Net TV e telefone fixo. 

Reputação 1

Tenho uma televisão sem box, que tem o sintonizado DVB (não DVB-C) na qual já efectuei a sintonização dos mais de 100 canais disponibilizados. Acontece que a espaços a imagem “congela” por breves momentos (ou pixeliza), outras vezes perde o sinal por breves segundos.

Admitindo qua seja pelo facto de não ter o tal sintonizador DVB-C, pergunto se, neste caso, o descodificador resolve o problema.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Rui AC

Sim, o DTA permite que tenha acesso aos canais numa televisão que não seja compatível com a norma DVB-C. 
Obrigado

Comentário