Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 21710 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1623 Comentários

Reputação 1

Bom dia @Avelino Guerreiro Lourenço,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Detalhe-nos, por favor, se ficou sem sinal de tv em equipamentos que não são compatíveis com o sinal DVB-C.

Obrigado

 

Sim, somente a televisão que tem a box, ficará com a TV a funcionar. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Avelino Guerreiro Lourenço,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a encontrar a melhor solução.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @João Estêvão,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar e encontrar a melhor solução.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Boa tarde @João Estêvão,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar e encontrar a melhor solução.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

@João H. Obrigado pela resposta, já enviei mensagem ontem para o perfil @Fórum mas ainda não obtive resposta.

Reputação 1

Boa tarde @Avelino Guerreiro Lourenço,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a encontrar a melhor solução.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Já enviei e aguardo resposta. 

Obrigado 

Boa tarde, depois de verificar que a minha TV não tem a opção DVB - C, arranjei outra Qilive Q. 1127 que na própria caixa refere ter DVB T + C, mas mesmo assim e apesar de sintonizar umas centenas de canais, não consigo ver nenhum. Alguém pode dar uma ajuda? Obrigado

Reputação 5
Crachá

Boa tarde, depois de verificar que a minha TV não tem a opção DVB - C, arranjei outra Qilive Q. 1127 que na própria caixa refere ter DVB T + C, mas mesmo assim e apesar de sintonizar umas centenas de canais, não consigo ver nenhum. Alguém pode dar uma ajuda? Obrigado

Se sintoniza umas centenas de canais tudo indica que está com problemas já que a NOS não disponibiliza 200 canais.

Tudo indica que o melhor é reclamar mesmo com quem lhe vendeu a TV.

Reputação 1

Boa tarde, depois de verificar que a minha TV não tem a opção DVB - C, arranjei outra Qilive Q. 1127 que na própria caixa refere ter DVB T + C, mas mesmo assim e apesar de sintonizar umas centenas de canais, não consigo ver nenhum. Alguém pode dar uma ajuda? Obrigado

Se sintoniza umas centenas de canais tudo indica que está com problemas já que a NOS não disponibiliza 200 canais.

Tudo indica que o melhor é reclamar mesmo com quem lhe vendeu a TV.

Provavelmente o melhor será dirigir reclamação a quem está a alterar o serviço e a fazer com que os clientes tenham custos adicionais, como compras de novas TV's.

Isto não invalida que verifique se a TV tem mesmo as opções que anuncia ter.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @João Estêvão e @Avelino Guerreiro Lourenço,

Agradecemos o vosso testemunho. Recebemos as vossas mensagens.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @ANT,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Na ligação de sinal onde instalou a nova televisão tinha, anteriormente, receção de canais?

A televisão nova imite imagem de algum canal, ou mensagem de  erro? 

Obrigado

 

Telefonei ao apoio e fui a uma loja, informaram me que para ter tv digital, preciso pagar uma caixa? Por cada tv?...subscrevi e pago um pacote para ter sinal em casa, independentemente do número de tvs...A infomei me a MEO, entrega esse sinal digital sem necessidade de pagar novas caixas e consumos eléctricos associados. Forçam os vossos clientes a mudar. Pois bem, quando termina o meu contrato, quero mudar... Aníbal Gaspar

Reputação 5
Crachá

Telefonei ao apoio e fui a uma loja, informaram me que para ter tv digital, preciso pagar uma caixa? Por cada tv?...subscrevi e pago um pacote para ter sinal em casa, independentemente do número de tvs...A infomei me a MEO, entrega esse sinal digital sem necessidade de pagar novas caixas e consumos eléctricos associados. Forçam os vossos clientes a mudar. Pois bem, quando termina o meu contrato, quero mudar... Aníbal Gaspar

Não precisa de uma box e sim de um dta ( descodificador digital ), no entanto é realmente um absurdo deixarem de injectar o sinal analógico na rede como fazem as outras operadoras. É absurdo ter que gastar mais energia para ver tv em cada 1 das tvs que tiver tal como é absurdo ter um dta por cada tv.
O normal seria ter um e ter saida analógica para a rede ou o próprio ONT fazer isso.

Porque é que é o cliente que tem que suportar o pagamento do descodificador se é a empresa que corta o sinal,  mesmo que seja por imposição da lei ? 

 

O serviço estava a ser disponibilizado e foi isso que também levou muitas pessoas a fazer o CONTRATO! Se é removido o serviço ao cliente o mesmo pode resolver o contrato de fidelização sem ter de pagar qualquer indemnização, certo ?

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @angazon
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. Estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box. Assim, passa a ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD

A NOS disponibiliza o sinal digital para as televisões sem box, para isso é apenas necessário ter uma televisão com a norma DVB-C.

Obrigado

Reputação 5
Crachá

Bom dia @angazon
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. Estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box. Assim, passa a ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD

A NOS disponibiliza o sinal digital para as televisões sem box, para isso é apenas necessário ter uma televisão com a norma DVB-C.

Obrigado

@Mário P. Ficou por responder a questão, vocês pretendem que os clientes que viram o ser serviço alterado pela NOS, e estão fidelizados mas ficaram sem televisão, paguem para resolver o contrato?

Reputação 1

Bom dia.  ainda estou à espera da solução para este problema. Efectivamente a NOS também  arranjou aqui um problema financeiro e outro ambiental. Tornou necessario consumir mais energia para ter descodificadores ligados, a necessidade de alugar os aparelhos e tornou obsoletas tvs que ainda estão a trabalhar bem. A NOS com esta acção conseguiu engolir o IVA da luz que o governo reduziu, vai tirar mais dinheiro às familias que já se vêem com dificuldades e ainda aumenta o consumo de energia ao contrario de poupar a mesma como vai ser pratica europeia. Será que o governo sabe disto? A NOS devia pensar bem no timming e no modo de fazer esta transição. Efectivamente quem quer 100 canais tem a opção de os ter, como até agora, mas nunca reclamei de ter só 23. Penso que como eu existem muitos portugueses

 

Reputação 5
Crachá

Bom dia.  ainda estou à espera da solução para este problema. Efectivamente a NOS também  arranjou aqui um problema financeiro e outro ambiental. Tornou necessario consumir mais energia para ter descodificadores ligados, a necessidade de alugar os aparelhos e tornou obsoletas tvs que ainda estão a trabalhar bem. A NOS com esta acção conseguiu engolir o IVA da luz que o governo reduziu, vai tirar mais dinheiro às familias que já se vêem com dificuldades e ainda aumenta o consumo de energia ao contrario de poupar a mesma como vai ser pratica europeia. Será que o governo sabe disto? A NOS devia pensar bem no timming e no modo de fazer esta transição. Efectivamente quem quer 100 canais tem a opção de os ter, como até agora, mas nunca reclamei de ter só 23. Penso que como eu existem muitos portugueses

 

Existem sim, demasiados para ter que aturar alterações unilaterais destas. E pelos vistos ainda pensam que isso não é uma alteração do serviço, mesmo ficando centenas de pessoas sem ver TV.

Boa tarde. 

Gostaria de saber se é possível fazer a encomenda e levantamento em loja de dois receptores digitais. Visto que já por duas vezes que me desloco a loja e os mesmos estão esgotados. Já tentei contactar a linha de apoio, mas após algum tempo de espera a chamada não foi atendida. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite, os descodificadores são adquiridos numa loja NOS.

Uma vez que já se deslocou 2 vezes à loja, poderia ter feito a encomenda.

Se tem outras lojas NOS perto de si, pode ser que tenham stock.

Os descodificadores não estão à venda na loja online.

A  questão foi não me deixaram fazer a encomenda. Dizem para passar no dia seguinte ou para contactar a linha de apoio🤷‍♂️

Reputação 5
Crachá

A  questão foi não me deixaram fazer a encomenda. Dizem para passar no dia seguinte ou para contactar a linha de apoio🤷‍♂️

Pois mas parece que as linhas de apoio da NOS foram embora na enxorrada.

Reputação 7
Crachá +5

A  questão foi não me deixaram fazer a encomenda. Dizem para passar no dia seguinte ou para contactar a linha de apoio🤷‍♂️

Não sei se a moderção pode fazer isso, aguarde a intervenção de um moderador.

A  questão foi não me deixaram fazer a encomenda. Dizem para passar no dia seguinte ou para contactar a linha de apoio🤷‍♂️

Pois mas parece que as linhas de apoio da NOS foram embora na enxorrada.

Tal e qual. Isto é se chegaram a existir🤷‍♂️

Reputação 5
Crachá

A  questão foi não me deixaram fazer a encomenda. Dizem para passar no dia seguinte ou para contactar a linha de apoio🤷‍♂️

Pois mas parece que as linhas de apoio da NOS foram embora na enxorrada.

Tal e qual. Isto é se chegaram a existir🤷‍♂️

E nem vale a pena reclamar na provedoria porque é pior que as próprias linhas.

Boa tarde @ANT,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Na ligação de sinal onde instalou a nova televisão tinha, anteriormente, receção de canais?

A televisão nova imite imagem de algum canal, ou mensagem de  erro? 

Obrigado

 

Boa noite, obrigado pela tentativa de ajuda. Consegui solucionar o problema, após ligar e desligar a antena e a própria TV . Do nada começou a dar, embora os canais comecem no 101 e não consiga inverter a situação. 

Relativamente a toda esta situação , lamento a posição de desconsideração das operadoras para com os clientes, mas infelizmente o próprio Estado fez o mesmo com a TDT.  

Comentário