Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 21692 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1623 Comentários

Reputação 5
Crachá +1

Boa tarde,

A minha questão é a de tentar saber o que a NOS vai fazer com as frequências que vai libertar com o fim do serviço analógico. 

Em minha opinião será a boa oportunidade para que muitos dos canais que ainda estão a ser transmitidos em SD (por falta de espaço) passem agora a ser transmitidos também em HD. Tal seria uma melhoria efetiva do serviço para todos os clientes. 

Ao mesmo tempo este espaço agora liberto permitirá enriquecer a oferta de canais e espero que esse seja também um dos objetivos a atingir.

Gostaria que a moderação clarificasse este assunto e enunciasse o que a NOS pretende obter com a supressão do serviço analógico.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Carlos AC,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema.

Com a esta atualização temos como objetivo trazer mais canais e com melhor resolução de imagem aos nossos clientes, muitos destes canais em versão HD. 

Obrigado 

Deixo aqui a minha "história" com a NOS:

 

Depois de várias tentativas lá ofereceram-me um descodificador, quando eu insistia que o problema era da instalação feita pela NOS e eles afirmavam que não podiam mandar vir um técnico. Instalei o descodificador e o sinal continuava uma porcaria.

Fui comprar cabo de antena e mais uns acessórios e agora sim, a televisão funciona! Não preciso de descodificador nenhum! 

Com as situações que já li por aqui, se a vossa TV tiver DVB-C e não apanham o sinal em condições, troquem o cabo da antena. E não peçam ajudam à NOS porque eles insistem em renovar o contrato!

​​​

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @von zeppelin,

Lamentamos a situação que descreve. 

Por favor, partilhe connosco qualquer situação que possa surgir. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Reputação 2

Boa tarde,

A minha questão é a de tentar saber o que a NOS vai fazer com as frequências que vai libertar com o fim do serviço analógico. 

Em minha opinião será a boa oportunidade para que muitos dos canais que ainda estão a ser transmitidos em SD (por falta de espaço) passem agora a ser transmitidos também em HD. Tal seria uma melhoria efetiva do serviço para todos os clientes. 

Ao mesmo tempo este espaço agora liberto permitirá enriquecer a oferta de canais e espero que esse seja também um dos objetivos a atingir.

Gostaria que a moderação clarificasse este assunto e enunciasse o que a NOS pretende obter com a supressão do serviço analógico.

Na rede de cabo HFC provavelmente irá passar o uplink dos cablemodems de “low split” (até 85 MHz) para “high split” (até 204 MHz), permitindo velocidades de upload muito maiores.

Também ganha 2 ou 3 portadoras de TV com 8 MHz acima dos 258 MHz (depende dos filtros diplex que usarem), o que permitirá enfiar aproximadamente talvez mais 20-30 de canais TV 1080i (depende da compressão).

Mas o grande ganho potencial é mesmo nas velocidades de upload da internet, que passarão a ter o potencial de serem competitivas com FTTH. A ver vamos…

A mudança é potencialmente muito útil, mas admito que é chata para quem tem TVs com mais de 12 anos, sem sintonizadores digitais.

Isto suspeito eu que não tenho nada a ver com a NOS, mas algum engenheiro de rede da NOS poderá certamente esclarecer melhor quais são os planos.

Reputação 5
Crachá

Boa tarde,

A minha questão é a de tentar saber o que a NOS vai fazer com as frequências que vai libertar com o fim do serviço analógico. 

Em minha opinião será a boa oportunidade para que muitos dos canais que ainda estão a ser transmitidos em SD (por falta de espaço) passem agora a ser transmitidos também em HD. Tal seria uma melhoria efetiva do serviço para todos os clientes. 

Ao mesmo tempo este espaço agora liberto permitirá enriquecer a oferta de canais e espero que esse seja também um dos objetivos a atingir.

Gostaria que a moderação clarificasse este assunto e enunciasse o que a NOS pretende obter com a supressão do serviço analógico.

Na rede de cabo HFC provavelmente irá passar o uplink dos cablemodems de “low split” (até 85 MHz) para “high split” (até 204 MHz), permitindo velocidades de upload muito maiores.

Também ganha 2 ou 3 portadoras de TV com 8 MHz acima dos 258 MHz (depende dos filtros diplex que usarem), o que permitirá enfiar aproximadamente talvez mais 20-30 de canais TV 1080i (depende da compressão).

Mas o grande ganho potencial é mesmo nas velocidades de upload da internet, que passarão a ter o potencial de serem competitivas com FTTH. A ver vamos…

A mudança é potencialmente muito útil, mas admito que é chata para quem tem TVs com mais de 12 anos, sem sintonizadores digitais.

Isto suspeito eu que não tenho nada a ver com a NOS, mas algum engenheiro de rede da NOS poderá certamente esclarecer melhor quais são os planos.

O plano é deixar muitos clientes sem TV para os refidelizarem ilegalmente.

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde,

A minha questão é a de tentar saber o que a NOS vai fazer com as frequências que vai libertar com o fim do serviço analógico. 

Em minha opinião será a boa oportunidade para que muitos dos canais que ainda estão a ser transmitidos em SD (por falta de espaço) passem agora a ser transmitidos também em HD. Tal seria uma melhoria efetiva do serviço para todos os clientes. 

Ao mesmo tempo este espaço agora liberto permitirá enriquecer a oferta de canais e espero que esse seja também um dos objetivos a atingir.

Gostaria que a moderação clarificasse este assunto e enunciasse o que a NOS pretende obter com a supressão do serviço analógico.

Na rede de cabo HFC provavelmente irá passar o uplink dos cablemodems de “low split” (até 85 MHz) para “high split” (até 204 MHz), permitindo velocidades de upload muito maiores.

Também ganha 2 ou 3 portadoras de TV com 8 MHz acima dos 258 MHz (depende dos filtros diplex que usarem), o que permitirá enfiar aproximadamente talvez mais 20-30 de canais TV 1080i (depende da compressão).

Mas o grande ganho potencial é mesmo nas velocidades de upload da internet, que passarão a ter o potencial de serem competitivas com FTTH. A ver vamos…

A mudança é potencialmente muito útil, mas admito que é chata para quem tem TVs com mais de 12 anos, sem sintonizadores digitais.

Isto suspeito eu que não tenho nada a ver com a NOS, mas algum engenheiro de rede da NOS poderá certamente esclarecer melhor quais são os planos.

O plano é deixar muitos clientes sem TV para os refidelizarem ilegalmente.

Eishhhh, teoria da conspiração 🚨 😁

Para alugares ou comprares um dta, mesmo na nos, não tens de te refidelizar. 

A tecnologia evolui e temos que acompanhar, só isso… 

um bem haja camarada 

Reputação 5
Crachá

Boa tarde,

A minha questão é a de tentar saber o que a NOS vai fazer com as frequências que vai libertar com o fim do serviço analógico. 

Em minha opinião será a boa oportunidade para que muitos dos canais que ainda estão a ser transmitidos em SD (por falta de espaço) passem agora a ser transmitidos também em HD. Tal seria uma melhoria efetiva do serviço para todos os clientes. 

Ao mesmo tempo este espaço agora liberto permitirá enriquecer a oferta de canais e espero que esse seja também um dos objetivos a atingir.

Gostaria que a moderação clarificasse este assunto e enunciasse o que a NOS pretende obter com a supressão do serviço analógico.

Na rede de cabo HFC provavelmente irá passar o uplink dos cablemodems de “low split” (até 85 MHz) para “high split” (até 204 MHz), permitindo velocidades de upload muito maiores.

Também ganha 2 ou 3 portadoras de TV com 8 MHz acima dos 258 MHz (depende dos filtros diplex que usarem), o que permitirá enfiar aproximadamente talvez mais 20-30 de canais TV 1080i (depende da compressão).

Mas o grande ganho potencial é mesmo nas velocidades de upload da internet, que passarão a ter o potencial de serem competitivas com FTTH. A ver vamos…

A mudança é potencialmente muito útil, mas admito que é chata para quem tem TVs com mais de 12 anos, sem sintonizadores digitais.

Isto suspeito eu que não tenho nada a ver com a NOS, mas algum engenheiro de rede da NOS poderá certamente esclarecer melhor quais são os planos.

O plano é deixar muitos clientes sem TV para os refidelizarem ilegalmente.

Eishhhh, teoria da conspiração 🚨 😁

Para alugares ou comprares um dta, mesmo na nos, não tens de te refidelizar. 

A tecnologia evolui e temos que acompanhar, só isso… 

um bem haja camarada 

Se quiseres pagar 29€ para continuar ter o serviço que já tinhas.

Também deve ser teoria da constipação essa.

Reputação 7
Crachá +1

O plano é deixar muitos clientes sem TV para os refidelizarem ilegalmente.

Eishhhh, teoria da conspiração 🚨 😁

Para alugares ou comprares um dta, mesmo na nos, não tens de te refidelizar. 

A tecnologia evolui e temos que acompanhar, só isso… 

um bem haja camarada 

Se quiseres pagar 29€ para continuar ter o serviço que já tinhas.

Também deve ser teoria da constipação essa.

Sei que é um exemplo um bcd off topic, mas há uns anos atrás toda a gente se queixava do wifi nas grandes cidades ser uma porcaria, as redes 2.4 estavam a ficar saturadas, e só com a itrodução do 5GHz é que voltamos a ter um acesso decente a wifi, porque começamos a comunicar noutra frequencia… nessa altura também muita gente se queixou porque passaram a ter uma rede nova disponível, mas pc’s com mais de 15 anos que não conseguiam capta-la… e a culpa era de quem? do isp xD ?! 

foi exactamente o mesmo que agora… 

as tecnologias disponíveis ao publico estão a ser atualizadas, e quem tem equipamentos da idade da pedra tem que os atualziar também… 

a alternativa não é nada má tens aluguer de dta por 2€, e se fores ao olx compras dtas por 5€… o que não faltam são soluções

um bem haja! 

Reputação 5
Crachá

O plano é deixar muitos clientes sem TV para os refidelizarem ilegalmente.

Eishhhh, teoria da conspiração 🚨 😁

Para alugares ou comprares um dta, mesmo na nos, não tens de te refidelizar. 

A tecnologia evolui e temos que acompanhar, só isso… 

um bem haja camarada 

Se quiseres pagar 29€ para continuar ter o serviço que já tinhas.

Também deve ser teoria da constipação essa.

Sei que é um exemplo um bcd off topic, mas há uns anos atrás toda a gente se queixava do wifi nas grandes cidades ser uma porcaria, as redes 2.4 estavam a ficar saturadas, e só com a itrodução do 5GHz é que voltamos a ter um acesso decente a wifi, porque começamos a comunicar noutra frequencia… nessa altura também muita gente se queixou porque passaram a ter uma rede nova disponível, mas pc’s com mais de 15 anos que não conseguiam capta-la… e a culpa era de quem? do isp xD ?! 

foi exactamente o mesmo que agora… 

as tecnologias disponíveis ao publico estão a ser atualizadas, e quem tem equipamentos da idade da pedra tem que os atualziar também… 

a alternativa não é nada má tens aluguer de dta por 2€, e se fores ao olx compras dtas por 5€… o que não faltam são soluções

um bem haja! 

Bom discurso para um funcionário da NOS, mas para um cliente que já paga demais um aumento na factura para continuar a ter o mesmo serviço não é nada agradável.

Reputação 5
Crachá +1

O plano é deixar muitos clientes sem TV para os refidelizarem ilegalmente.

Eishhhh, teoria da conspiração 🚨 😁

Para alugares ou comprares um dta, mesmo na nos, não tens de te refidelizar. 

A tecnologia evolui e temos que acompanhar, só isso… 

um bem haja camarada 

Se quiseres pagar 29€ para continuar ter o serviço que já tinhas.

Também deve ser teoria da constipação essa.

Sei que é um exemplo um bcd off topic, mas há uns anos atrás toda a gente se queixava do wifi nas grandes cidades ser uma porcaria, as redes 2.4 estavam a ficar saturadas, e só com a itrodução do 5GHz é que voltamos a ter um acesso decente a wifi, porque começamos a comunicar noutra frequencia… nessa altura também muita gente se queixou porque passaram a ter uma rede nova disponível, mas pc’s com mais de 15 anos que não conseguiam capta-la… e a culpa era de quem? do isp xD ?! 

foi exactamente o mesmo que agora… 

as tecnologias disponíveis ao publico estão a ser atualizadas, e quem tem equipamentos da idade da pedra tem que os atualziar também… 

a alternativa não é nada má tens aluguer de dta por 2€, e se fores ao olx compras dtas por 5€… o que não faltam são soluções

um bem haja! 

Bom discurso para um funcionário da NOS, mas para um cliente que já paga demais um aumento na factura para continuar a ter o mesmo serviço não é nada agradável.

Não é bem o mesmo serviço. Agora tem 23 canais na sua televisão analógica. Passará a ter mais de 100.

Reputação 5
Crachá

O plano é deixar muitos clientes sem TV para os refidelizarem ilegalmente.

Eishhhh, teoria da conspiração 🚨 😁

Para alugares ou comprares um dta, mesmo na nos, não tens de te refidelizar. 

A tecnologia evolui e temos que acompanhar, só isso… 

um bem haja camarada 

Se quiseres pagar 29€ para continuar ter o serviço que já tinhas.

Também deve ser teoria da constipação essa.

Sei que é um exemplo um bcd off topic, mas há uns anos atrás toda a gente se queixava do wifi nas grandes cidades ser uma porcaria, as redes 2.4 estavam a ficar saturadas, e só com a itrodução do 5GHz é que voltamos a ter um acesso decente a wifi, porque começamos a comunicar noutra frequencia… nessa altura também muita gente se queixou porque passaram a ter uma rede nova disponível, mas pc’s com mais de 15 anos que não conseguiam capta-la… e a culpa era de quem? do isp xD ?! 

foi exactamente o mesmo que agora… 

as tecnologias disponíveis ao publico estão a ser atualizadas, e quem tem equipamentos da idade da pedra tem que os atualziar também… 

a alternativa não é nada má tens aluguer de dta por 2€, e se fores ao olx compras dtas por 5€… o que não faltam são soluções

um bem haja! 

Bom discurso para um funcionário da NOS, mas para um cliente que já paga demais um aumento na factura para continuar a ter o mesmo serviço não é nada agradável.

Não é bem o mesmo serviço. Agora tem 23 canais na sua televisão analógica. Passará a ter mais de 100.

Para mim é o mesmo serviço, nem 23 eu vejo. Cada funcionário da NOS entenderá como quizer, para mim é o mesmo serviço.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

A NOS está a melhorar a qualidade do serviço de televisão sem box ao disponibilizar o sinal digital ao invés de analógico. As televisões que têm o DVB-C mantem o acesso que, por vezes, é necessário que façam uma nova sintonia. 

@EuSó, novamente, a sua zona ainda não foi alvo de alteração, pelo que é necessário que faça uma sintonia para conseguir aceder. 😊

Qualquer questão, falem connosco. Estamos aqui para ajudar.

Obrigado

 

Reputação 5
Crachá

Boa tarde a todos, 

A NOS está a melhorar a qualidade do serviço de televisão sem box ao disponibilizar o sinal digital ao invés de analógico. As televisões que têm o DVB-C mantem o acesso que, por vezes, é necessário que façam uma nova sintonia. 

@EuSó, novamente, a sua zona ainda não foi alvo de alteração, pelo que é necessário que faça uma sintonia para conseguir aceder. 😊

Qualquer questão, falem connosco. Estamos aqui para ajudar.

Obrigado

 

Não está a melhorar nada, está a piorar para dezenas ou centenas de clientes que ficam sem serviço.

Reputação 2

Boa tarde a todos, 

A NOS está a melhorar a qualidade do serviço de televisão sem box ao disponibilizar o sinal digital ao invés de analógico. As televisões que têm o DVB-C mantem o acesso que, por vezes, é necessário que façam uma nova sintonia. 

@EuSó, novamente, a sua zona ainda não foi alvo de alteração, pelo que é necessário que faça uma sintonia para conseguir aceder. 😊

Qualquer questão, falem connosco. Estamos aqui para ajudar.

Obrigado

 

Só por curiosidade, têm um calendário mais ou menos indicativo de quando as alterações serão feitas em Lisboa? Também terei de “reformar” uma TV...

Uma coisa que os clientes não entendem, porque também ninguém lhes explica, é que ao contrário das redes de fibra, que têm largura de banda à fartura, as redes de cabo exigem uma gestão eficiente da largura de banda existente. Por vezes abater serviços obsoletos é uma necessidade imperiosa para melhorar os mais recentes. Não é malícia. Noutros casos eventualmente será malícia, mas neste caso não é! Simplesmente a NOS deve ter chegado à conclusão que perdia mais clientes se não fizesse esta mudança do que fazendo a mudança. As velocidades de uplink atualmente fornecidas não competem com a fibra e isso torna-se cada vez mais um problema, com as pessoas a quererem fazer videoconferências, backups online, etc… levando uma parte dos clientes a mudar de operador.

Se de facto (como eu suspeito) a zona de canais analógicos até aos 204 MHz passar para uplink dos cablemodems e os 260 MHz a 274 MHz para TV digital (mais duas ou três portadoras de 8 Mhz que dá para mais cerca de 20-30 canais HDTV), eu como cliente compreendo e aceito, apesar de ter também cá em casa uma TV com 14 anos sem sintonia digital.

PS: Só para completar a explicação, para alguém que seja curioso, neste modelo “hfc high split” a zona 204-258 MHz fica inutilizada, sendo necessária para separar o uplink do downlink. Atualmente é a zona 85 MHz a 105 MHz que não pode ser usada.

Reputação 5
Crachá

Boa tarde a todos, 

A NOS está a melhorar a qualidade do serviço de televisão sem box ao disponibilizar o sinal digital ao invés de analógico. As televisões que têm o DVB-C mantem o acesso que, por vezes, é necessário que façam uma nova sintonia. 

@EuSó, novamente, a sua zona ainda não foi alvo de alteração, pelo que é necessário que faça uma sintonia para conseguir aceder. 😊

Qualquer questão, falem connosco. Estamos aqui para ajudar.

Obrigado

 

Só por curiosidade, têm um calendário mais ou menos indicativo de quando as alterações serão feitas em Lisboa? Também terei de “reformar” uma TV...

Uma coisa que os clientes não entendem, porque também ninguém lhes explica, é que ao contrário das redes de fibra, que têm largura de banda à fartura, as redes de cabo exigem uma gestão eficiente da largura de banda existente. Por vezes abater serviços obsoletos é uma necessidade imperiosa para melhorar os mais recentes. Não é malícia. Noutros casos eventualmente será malícia, mas neste caso não é! Simplesmente a NOS deve ter chegado à conclusão que perdia mais clientes se não fizesse esta mudança do que fazendo a mudança. As velocidades de uplink atualmente fornecidas não competem com a fibra e isso torna-se cada vez mais um problema, com as pessoas a quererem fazer videoconferências, backups online, etc… levando uma parte dos clientes a mudar de operador.

Se de facto (como eu suspeito) a zona de canais analógicos até aos 204 MHz passar para uplink dos cablemodems e os 260 MHz a 274 MHz para TV digital (mais duas ou três portadoras de 8 Mhz que dá para mais cerca de 20-30 canais HDTV), eu como cliente compreendo e aceito, apesar de ter também cá em casa uma TV com 14 anos sem sintonia digital.

PS: Só para completar a explicação, para alguém que seja curioso, neste modelo “hfc high split” a zona 204-258 MHz fica inutilizada, sendo necessária para separar o uplink do downlink. Atualmente é a zona 85 MHz a 105 MHz que não pode ser usada.

Eles podem abater serviços à vontade, a fibra também não tem sinal analógico, mas depois as operadoras não cobram para injectar o sinal na rede TV da casa, essa é a grande diferença.

E pior, pelo que percebo nem dá para usar o descodificador digital para injectar o sinal na rede já existente, então depende de vários factores.

E não, sinal analógico não está obsoleto, pelo menos não num país com TVs antigas como o nosso, acredito que para os mais afortunados isso não faça diferença, mas provavelmente é para os mais idosos e que provavelmente fará mais diferença. E é a esses mais leigos e com menos alternativas/conhecimento que a NOS vai roubar ainda um pouco mais.

Reputação 7
Crachá +1

@EuSó o descodificador descodifica o sinal através do sintonizador integrado, não fornece qualquer tipo de sinal. A única coisa que a NOS podia fazer era disponibilizar um cartão CAM para ter o mesmo sinal e canais premium na casa, porque a grande maioria das televisões digitais integram slots. O digital era inevitável, tanto no som como na imagem, pelas inúmeras vantagens que trás.

Reputação 5
Crachá

@EuSó o descodificador descodifica o sinal através do sintonizador integrado, não fornece qualquer tipo de sinal. A única coisa que a NOS podia fazer era disponibilizar um cartão CAM para ter o mesmo sinal e canais premium na casa, porque a grande maioria das televisões digitais integram slots. O digital era inevitável, tanto no som como na imagem, pelas inúmeras vantagens que trás.

Tal como a fibra a NOS pode fornecer um descodificador com saída para cabo coaxial, ligaria-se tal como na fibra na entrada e ficaria com o sinal analógico na rede TV da casa, não precisa de vir sinal analógico na rede "pública".

Reputação 7
Crachá +1

Para a TDT, digital terrestre, houve que adaptar e agora também, o DVB-S foi inevitável, o DVB-T da mesma forma  e o DVB-C viria com o tempo, inevitável da mesma forma.

Reputação 5
Crachá

Para a TDT, digital terrestre, houve que adaptar e agora também, o DVB-S foi inevitável, o DVB-T da mesma forma  e o DVB-C viria com o tempo, inevitável da mesma forma.

Nada contra desde que mantenham o serviço aos clientes actuais, não é que seja difícil, é só falta de vontade mesmo.

Tecnologicamente não existe qualquer impedimento, então se querem evoluir deveriam continuar a dar o serviço aos clientes com TVs mais antigos.

Boa tarde @Sf73

Estamos aqui para ajudar e informar das condições. Endereçámos o seu assunto à equipa que vai a contactar e esclarecer. 
Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe connosco. 

Muito obrigado
 

Afinal tenho mais uma questão, além vdos 7 dias que passaram desde este comentário,quanto tempo ainda vai demorar o contacto?

Estou a pensar pagar a mensalidade com o mesmo atraso do viso contacto.

Reputação 5
Crachá

Boa tarde @Sf73

Estamos aqui para ajudar e informar das condições. Endereçámos o seu assunto à equipa que vai a contactar e esclarecer. 
Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe connosco. 

Muito obrigado
 

Afinal tenho mais uma questão, além vdos 7 dias que passaram desde este comentário,quanto tempo ainda vai demorar o contacto?

Estou a pensar pagar a mensalidade com o mesmo atraso do viso contacto.

É assim que funciona na NOS 24h são uma semana, e por aí vai.

@EuSó o descodificador descodifica o sinal através do sintonizador integrado, não fornece qualquer tipo de sinal. A única coisa que a NOS podia fazer era disponibilizar um cartão CAM para ter o mesmo sinal e canais premium na casa, porque a grande maioria das televisões digitais integram slots. O digital era inevitável, tanto no som como na imagem, pelas inúmeras vantagens que trás.

Certo, o digital já existe, aberto desde 2017. Mas penso que a NOS deveria ter deixado pelo menos os primeiros 8 canais no analógico e apagar de vez os canais repetidos em SD no digital (MPEG-2).

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos,

Lamentamos a demora na nossa resposta. Todas as mensagens são respondidas e seremos os mais rápidos possível. 

@rnbdc, de momento, não temos uma data que possamos indicar, mesmo que apenas de referência. 

No entanto, estamos a notificar 30 dias antes desta modificação. 

Obrigado

 

Boa tarde a todos,

Lamentamos a demora na nossa resposta. Todas as mensagens são respondidas e seremos os mais rápidos possível. 

@rnbdc, de momento, não temos uma data que possamos indicar, mesmo que apenas de referência. 

No entanto, estamos a notificar 30 dias antes desta modificação. 

Obrigado

É vergonhoso, há 25 dias que o discurso é o mesmo, só muda o orador...

 

 

Comentário