Header
Destaque Tutorial

Sintonização Canais Digitais na Televisão sem box


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 21697 comentários

Queremos garantir a melhor experiência de televisão da NOS a todos os nossos clientes, por isso estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV sem box.

O sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital, assim, passa a poder ter acesso a mais de 100 canais, incluindo alguns em qualidade de imagem HD (alta definição), sendo apenas necessário fazer sintonia digital de canais. :tv: :blush:

Veja mais canais e com melhor qualidade. Consulte a lista de canais sem box que passa a ter acesso. Saiba como proceder: 

 

Para ter acesso aos canais digitais sem box é necessário que a sua TV tenha um descodificador digital integrado (DVB-C), que permita fazer essa sintonia. Para saber se a sua TV é compatível, consulte as características no manual do equipamento ou junto do fabricante. Em alternativa, veja as instruções abaixo sobre a sintonia de canais digitais.

 

Como sintonizar canais em televisão sem box

Para atualizar a lista de canais na televisão sem box é necessário que faça uma nova sintonia ou pesquisa de canais, saiba como nos passos abaixo:

  1. Ligue o cabo de sinal NOS à sua televisão. Normalmente a entrada da televisão para o cabo tem o nome de "Ant IN", "Antenna", "Cable In" ou "RF In";
  2. Com o comando da TV pressione o botão que lhe permite aceder ao menu da televisão e escolha a opção que permite sintonizar canais. Esta deve ter a designação de “Configurações”, "Definições", “Opções” ou “Sintonia”;
  3. Faça a sintonização automática dos canais através da opção "Sintonização de canais" ou "Pesquisa de canais". Antes, confirme que seleciona a opção "Canais digitais" ou "Canais DVB-C";
  4. Após a sintonização da nova grelha de canais digitais, a sua televisão passa a disponibilizar mais de 100 canais sintonizados.

Assista ainda ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV:

 

 

Como saber se a televisão sem box sintoniza todos os canais

Para ter acesso a grelha de canais é necessário ter uma televisão com opções de sintonia digital ou sintonia por cabo DVB-C.

Verifique se a sua televisão sem boxe consegue sintonizar os canais digitais seguindo os passos referentes à marca da sua TV. Se a sua TV é de outra marca, tente seguir os passos indicados em sintonia genérica:

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Samsung:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV LG:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Philips:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Assista ao video-tutorial e saiba como fazer sintonia de canais na sua TV Sony:

 

Consulte o passo-a-passo

 

Verifique no manual da TV ou fabricante se a sua televisão dispõe da tecnologia DVB-C integrada ou mais detalhes de como sintonizar.

 

Continue a ver canais nas suas televisões sem box

Caso o televisor não seja compatível com a tecnologia DVB-C necessita de um sintonizador digital (DTA), disponível para aluguer ou compra em qualquer loja NOS, ou de uma box NOS para ter acesso aos mais de 100 canais digitais e acesso à experiência mais completa de TV, com os melhores conteúdos, apps e gravações. 

Saiba como fazer a autoinstalação do descodificador digital (DTA) em:

 

Ficou com dúvidas sobre a atualização da grelha de canais de TV sem box? Consulte as perguntas mais frequentes:

  1. Todas as televisões sem box precisam de descodificador?

    Não. Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

  1. Como posso saber se a minha televisão sem box precisa de descodificador?

    Se a televisão conseguir sintonizar os mais de 100 canais, não precisa de descodificador. Para saber se a televisão sintoniza todos os canais, pode seguir o manual de instruções para pesquisar novos canais ou confirmar se a televisão tem as opções de sintonia digital (DVB-C).

  1. Como posso ter o descodificador para a minha televisão sem box?

    Pode alugar ou comprar o descodificador que permite ver os mais de 100 canais, disponível numa loja NOS. A instalação é gratuita por autoinstalação, ou com custos acrescidos caso seja necessário a deslocação de um técnico.
    Se necessitar de ajuda, por favor, fale connosco aqui no Fórum. Estamos sempre disponíveis par ajudar. :blush:

  1. Preciso de fazer alguma coisa à minha televisão com box?

    O seu serviço de televisão com box não terá qualquer alteração, pelo que não precisa de fazer mais nada.

  1. O que vai acontecer no dia da alteração digital?

    A grelha de canais da NOS deixará de ser fornecida através de sinal analógico, e passará a ser feita apenas em sinal digital. O que lhe vai permitir aceder a mais de 100 canais, com uma seleção de canais em qualidade de imagem HD. Assim, as televisões sem box que não consigam sintonizar todos os canais e não tenham o descodificador deixam de ter acesso à grelha de canais da NOS.

     

Conheça mais sobre a Televisão da NOS em:

 

Caso tenha alguma questão, por favor, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar. 😉


1623 Comentários

Boa tarde.

Alguém tem dúvidas que esta situação é mais que razão para denúncia do contrato com a operadora.

Eu vou  informar-me sobre a legalidade desta medida e posteriormente avançar com a anulação do contrato.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @biagomes12596,

Agradecemos o seu testemunho.

Confirme-nos, por favor, qual o tipo de serviço que tem instalado. 

Para ter sinal de televisão através da Box Iris, ligue o cabo de sinal no painel traseiro da box efetuando, de seguida, a ligação entre a box e a tv utilizando um cabo SCART ou HDMI. Confirme, por fim, se a televisão tem o canal de fonte configurado corretamente para a ligação com a Box. 

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @neuleonel,

O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecer a sua questão. 

Por favor, fale connosco se surgirem questões. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

@ANTONIO ALVES FERNANDES, Lamentamos o transtorno.

Esta atualização visa a melhorar o serviço de televisão sem box a todos os clientes. Desta forma televisões sem box passam a ter acesso a mais de 100 canais, alguns deles com qualidade HD. 

Obrigado 

 

 

neuleonel escreveu:

Ainda tenho duas televisores analógicos , contratei um serviço onde pode-se lugar os aparelhos sem box , só tenho uma televisão das mais recentes , obrigam me a alugar ou comprar um aparelho para descodificar o sinal.

Qual o preço do aluguer ou compra?

É só esquemas para fazer o cliente gastar dinheiro, resumindo ladrões.

Boa noite, pode adquirir numa Loja NOS por €24,99

Ou alugar por €1,50 mensal

https://www.nos.pt/particulares/outros/Pages/precarios-nos.aspx

 

Aqui expos e minha insatisfação, responderam que posso comprar ou alugar um descodificador. Telefonei para o apoio ao cliente a mesma treta, mas contactei um técnico amigo que repara televisões, ele disse que iria receber uma carta da NOS onde está uma alínea que diz que vai NOS oferece um descodificador grátis a quem tiver um televisor que não apanhe o sinal digital, mas só um.

Hoje recebi a carta, liguei para o apoio ao cliente e irei receber o descodificador ainda está semana. Mas isto é tudo um negócio €€€€€€, a operadora vai distribuir o sinal num formato que por enquanto só ela tem os aparelhos, poderia distribuir em formato TDT que ainda se vendem descodificadores em muitas lojas e muita gente ainda tem alguns em casa.

Fica na informação aos mais desatentos, se têm um TV que não é compatível com o novo sinal entrem em contacto com o apoio ao cliente ou loja NOS e peçam um descodificador grátis.

neuleonel escreveu:

Ainda tenho duas televisores analógicos , contratei um serviço onde pode-se lugar os aparelhos sem box , só tenho uma televisão das mais recentes , obrigam me a alugar ou comprar um aparelho para descodificar o sinal.

Qual o preço do aluguer ou compra?

É só esquemas para fazer o cliente gastar dinheiro, resumindo ladrões.

Boa noite, pode adquirir numa Loja NOS por €24,99

Ou alugar por €1,50 mensal

https://www.nos.pt/particulares/outros/Pages/precarios-nos.aspx

 

Aqui expos e minha insatisfação, responderam que posso comprar ou alugar um descodificador. Telefonei para o apoio ao cliente a mesma treta, mas contactei um técnico amigo que repara televisões, ele disse que iria receber uma carta da NOS onde está uma alínea que diz que vai NOS oferece um descodificador grátis a quem tiver um televisor que não apanhe o sinal digital, mas só um.

Hoje recebi a carta, liguei para o apoio ao cliente e irei receber o descodificador ainda está semana. Mas isto é tudo um negócio €€€€€€, a operadora vai distribuir o sinal num formato que por enquanto só ela tem os aparelhos, poderia distribuir em formato TDT que ainda se vendem descodificadores em muitas lojas e muita gente ainda tem alguns em casa.

Fica na informação aos mais desatentos, se têm um TV que não é compatível com o novo sinal entrem em contacto com o apoio ao cliente ou loja NOS e peçam um descodificador grátis.

Não é só a NOS que tem. Vendem-se no mercado muitos descodificadores DVB-C.

 

Numa situação destas até considero que a NOS deveria suportar os custos que os clientes têm com a aquisição/aluguer de um equipamento do género. 

Reputação 1

Boa Tarde,

Peço que me digam como é possível, que desde o dia 20/06/2022, me aparece na televisão a faixa que aparece na imagem ininterruptamente. 

Como não sou burro, fui tentar através do Dr. GOOGLE informar-me (já que o operador com o qual tenho contrato há mais de 10 anos, não me avisou de qualquer alteração neste meu contrato).

E descobri que esta televisão que é analógica e não está ligada á box IRIS,  que vai deixar de funcionar no dia 12/07. Pergunta: vou ter esta faixa em permanência até dia 12/07 ?? e a partir do dia 12/07 deito a tv fora porque já não pode funcionar nos moldes que a NOS decide?

Mas milagre dos milagres a NOS tem pra me vender ou alugar um TDA que confesso foi o Drº Google que me informou.

Gostaria que alguém da NOS, claro que se tiverem disponibilidade, me conseguisse explicar objetivamente o que se está a passar. Já que na loja da NOS do Centro Comercial Vasco da Gama, o funcionário nem faz a mínima ideia do que eu lá fui reclamar.

Agradeço antecipadamente a trabalheira que estou a dar, mas sou um cliente fidelizado e gostaria de ser tratado como tal.

Cumprimentos

Mário Pinto

 

mário Paulo da Silva pinto, telefone para linha de apoio ao cliente e peça um descodificador grátis, eu pedi e deve chegar amanhã.

mário Paulo da silva pinto, não recebeu uma carta da NOS onde eles explicam o que fazer, nessa carta diz como pedir um descodificador grátis, eu pedi o meu, e de avariar dizem que é só ir a uma loja e trocar por outro, não tem que pegar nada isso ninguém explica na linha de apoio ao querem é vender, peça um grátis em loja ou na linha de apoio.

Reputação 1
Crachá

Eu fartei me dê ligar e não dão grátis. Só pagando. Já estou a ver que as regalias não são para todos... Se dão a uns clientes têm de dar a todos!

Reputação 7
Crachá +5

Eu fartei me dê ligar e não dão grátis. Só pagando. Já estou a ver que as regalias não são para todos... Se dão a uns clientes têm de dar a todos!

Boa noite, em que zona reside ? Segundo me informaram a entrega gratuita é por zonas de residência, a informação foi dada pela linha de apoio, vamos aguardar que a moderação do Fórum se pronuncie.

mario paulo da silva pinto envio foto da carta que recebi. Está sublinhado onde explica que é grátis só um.

 

Reputação 7
Crachá +5

@neuleonel Poderá ser que estão a enviar as cartas por etapas, qual é a sua zona de residência ?

Santarém, sendo assim na facha que aparece nas televisões a avisar, ponham lá a informação que esse processo vai ser feito por fazes, zonas......

Reputação 7
Crachá +5

Santarém, sendo assim na facha que aparece nas televisões a avisar, ponham lá a informação que esse processo vai ser feito por fazes, zonas......

As zonas que estão a receber os aparelhos no momento são:

Santarém, Portalegre, Leiria, Coimbra, Aveiro, Caldas da Rainha e Mirandela.

Portanto parece que é preciso aguardar pela carta ou por um aviso que estará em rodapé na TV

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 😊

Estamos a trabalhar para melhorar o serviço de televisão e, por isso, a necessidade de existir esta evolução para disponibilização apenas em Digital.

De momento, não temos datas fixadas para cada zona do País. As alterações são feitas de forma faseada, sendo que todos os clientes envolvidos são notificados com, pelo menos, 30 dias de antecedência.

Qualquer questão que tenham, falem connosco. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +4

Isso deve ser apenas para as zonas onde vão desligar o analogico.

Quando chegar a vossa vez, hão de receber a carta. Aqui na minha zona ainda não desligaram.

Na minha TV já aparece a mensagem a alertar que vou perder o sinal análogico a partir de dia 12 de julho , mas ainda não recebi nenhuma carta. Vou esperar mais algum tempo.

Reputação 7
Crachá +5

Na minha TV já aparece a mensagem a alertar que vou perder o sinal análogico a partir de dia 12 de julho , mas ainda não recebi nenhuma carta. Vou esperar mais algum tempo.

Se já aparece o comunicado na sua TV ligue 16990 opção 3 apoio técnico e questione o operador sobre a oferta do aparelho.

Reputação 1

Boa tarde a todos, 😊

Estamos a trabalhar para melhorar o serviço de televisão e, por isso, a necessidade de existir esta evolução para disponibilização apenas em Digital.

De momento, não temos datas fixadas para cada zona do País. As alterações são feitas de forma faseada, sendo que todos os clientes envolvidos são notificados com, pelo menos, 30 dias de antecedência.

Qualquer questão que tenham, falem connosco. 

Obrigado

Boa Tarde, 

Gostaria de corrigir a sua informação visto não ser correta, não é verdade que todos os clientes são notificados com 30 dias de antecedência, a não ser que considere uma faixa cinzenta na televisão que mal dá para ver, seja uma notificação aos clientes.

Ser correto e objetivo e sobretudo não mentir é o que se procura num fórum como este.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @mario paulo da silva pinto

As comunicações são feitas, por email, carta ou SMS, pelo que sugerimos que consulte o seu email, por exemplo. 
Obrigado

O meu já chegou e está instalado.

Reputação 1
Crachá

É por isso que está operadora cada vez me desilude mais.

Não é nada contra os clientes que já receberam os descodificadores mas assim pelo facto de para uns clientes serem oferecidos e recebem uma carta para levantar e outros que estão fartos de reclamar e ligar ao apoio cliente, pagar a chamada tenho de comprar ou alugar. Depois dizem que é por zonas umas devem ser mais especiais que outras não sei. Só sei é que isto é uma vergonha ou é igual para todos ou não. 

Reputação 1

Fui hoje à loja do centro comercial de loures falei com um funcionário e entregou-me gratuitamente o tda.

Reputação 1
Crachá

Bom dia então e quem tem televisões sem ter o digital e não ponha o descodificador deixa de ter televisão? 

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia então e quem tem televisões sem ter o digital e não ponha o descodificador deixa de ter televisão? 

Sim

Comentário