Header
Destaque Tutorial

Como fazer a portabilidade do seu número na App NOS


Reputação 7
Crachá +6

É mais fácil manter o mesmo número que tinha no outro operador ao fazer a portabilidade do número móvel ou fixo para a NOS através da App NOS.

A nova funcionalidade assegura a facilidade, comodidade e simplicidade no seu pedido permitindo-lhe ainda que contribua para a redução da utilização de papel.

 

Para fazer o pedido de portabilidade, tenha consigo o:

Se não é o titular do número que quer transferir, então não é possível fazer o pedido na App NOS. Nesse caso é necessário enviar o formulário de portabilidade assinado pelo atual titular e por si. Esta funcionalidade, de momento, apenas se encontra disponível para clientes particulares NOS.

 

Neste artigo mostramos como fazer o pedido de portabilidade de telemóvel na App NOS.
Pode fazer o pedido de portabilidade do seu número móvel, fixo ou internet móvel que tem associado na App NOS.

  1. Aceda à App NOS e selecione “Telemóvel”. Em “Ações de telemóvel” escolha “Portabilidade de número”.
    Garanta que tem o serviço de telemóvel associado à sua conta para realizar o processo de pedido de portabilidade. 😊

     

  2. Escolha o número NOS que quer que seja substituído pelo seu número que tem no outro operador. De seguida, selecione “Continuar” para avançar;

     

  3. Confirme que é o titular do número. De seguida insira-o e escolha “Continuar”.
    Para transferir o número o contrato com a NOS e com o outro operador tem de estar em seu nome;

     

  4. Escolha o operador onde está o número que quer transferir e selecione novamente em “Continuar”;

     

Nos próximos passos é necessário confirmar a sua identidade através do seu documento de identificação e uma fotografia de rosto (selfie). As fotografias servem apenas para a verificação da identificação e não as vamos preservar. Para uma boa captura de fotografia siga as instruções no ícone de perguntas frequente “?”. 😎

Escolha “Continuar” para prosseguir:

  1. Escolha o documento de identificação que pretende fotografar, frente e verso, para confirmar a identificação. Selecione “Tirar fotografia” e, de seguida, escolha “Confirmar fotografia”.
    Garante que o documento está legível, sem brilhos ou reflexos;

     

  2. De seguida, tire uma fotografia de rosto selecionando “Tirar fotografia”. Para concluir escolha “Confirmar fotografia”.
    Garanta que a fotografia mostra o seu rosto. Se necessário, retire os óculos.

     

A validação dos documentos e identidade pode demorar alguns minutos.

 

  1. Confirme que os dados recolhidos estão corretos e selecione “Continuar”;

     

  2. Insira o Código de Validação de Portabilidade (CVP) e escolha “Continuar”;

     

  3. Escolha a data em que pretende que a portabilidade seja realizada e, de seguida, confirme os dados, leia e aceite os termos e condições. Para avançar escolha “Continuar”;

     

  4. Confirme os dados do pedido, leia e aceite os termos e condições, e selecione “Continuar”;

     

  5. Para concluir, aceda ao documento, já preenchido, e escolha “Assinar documento” para assinar o formulário de portabilidade. A assinatura do documento é feita digitalmente de forma automática;

     

  6. Por fim, escolha “Enviar pedido” e dentro de 24h recebe um SMS a confirmar a data e hora da transferência do número.
    Caso pretenda o comprovativo escolha “Descarregar comprovativo”;

     

Ficou com dúvidas sobre o pedido de portabilidade através da App NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. O que é o código de Validação da Portabilidade (CVP) e onde o encontro?

    O CVP é um elemento de identificação com 12 dígitos, usado quando quer transferir um número de telefone ou telemóvel de outro operador, para a NOS, mantendo o seu número atual.
    Pode encontrar o CVP na fatura associada ao número que pretende transferir. Caso não o encontre, contacte o operador atual do número que quer transferir para a NOS.

     

  2. O que significa estar em meu nome (em nome do cliente)?

    Significa que o NIF associado ao número do outro operador que quer transferir tem de ser o mesmo NIF que está associado à conta NOS.

     

  3. O número que quero transferir não está em meu nome?

    Se o titular do número que quer transferir é outra pessoa, ambos têm de preencher e assinar o formulário de portabilidade e enviar os documentos de identificação de cada um para manter@nos.pt

     

  4. Porque é necessário uma fotografia de rosto (selfie) e uma fotografia do documento de identificação?

    Solicitamos uma fotografia do documento de identificação e uma selfie para termos uma validação robusta da identidade do cliente.
    A selfie é necessária para comparar com a fotografia do documento de identificação e garantir a validação legitima do titular, e todos os trâmites legais.

    As fotografias só são utilizadas para validar a identidade e não são guardadas pela NOS.

     

  5. Posso agendar a portabilidade para o próprio dia?

    Não. A transferência do seu número só pode ser agendada para o 2º dia útil, a contar do próprio dia, e até a um máximo de 20 dias úteis.

     

  6. Como funciona a assinatura digital?

    O documento surge preenchido e apenas tem de selecionar o botão de assinar documento e o documento fica automaticamente assinado digitalmente.​​​​

     

  7. Como posso agendar para uma data posterior a 20 dias úteis?

    Sim, mas não pode ser através da App NOS. Para agendar para uma data posterior, preencha e assine o formulário de portabilidade e envie os documentos de identificação para manter@nos.pt.

     

Saiba tudo sobre a App NOS em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na sua Área de Cliente ou na App NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

 


45 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

A App NOS continua a evoluir e, por isso, disponibilizámos a nova funcionalidade que assegura a facilidade, comodidade e simplicidade no seu pedido de portabilidade. Saiba como pode fazer o portabilidade do seu número de telemóvel, fixo ou internet móvel:

Se tiver alguma questão, fale connosco.

Obrigado

 Boa noite fiz todos os passos, conforme explica, fiz isso a 27/11/2022. Até agora nem sms nem email, apenas diz que o pedido foi feito e nem está em tratamento nem previsão. Já liguei para o apoio não me deram uma resposta concreta e para aguardar. Isto não é profissionalismo da parte da nos. Evolução?  Sim mas respostas a quem é de direito.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Antonio Braga

Diga-nos, por favor, se descarregou o comprovativo de envio? Adicionalmente, sugerimos que consulte “Os meus pedidos” e que nos indique o número do assunto que surge saiba como em: 

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +2

Tem aí o comprovativo de como o pedido foi entregue. Mas foi feito em novembro?

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Antonio Braga
Agradecemos o seu feedback. 

Pedimos desculpa pela situação. No entanto, chegou a terminar o processo de portabilidade? Isto porque, os documentos não se encontram anexados ao pedido que nos mostra. 😥

Obrigado

Bom dia. 

Isto dá portabilidade é uma grande treta.. E os serviços nos estão no seu pior!!

Aguardo a portabilidade do número de telemóvel desde o dia 22 de Dezembro, já contactei 4 vezes os serviços nos tanto telefonicamente, como presencialmente na loja, como até por escrito... Ate hoje não tenho a portabilidade 😒

Estou sem poder fazer nem receber chamadas pelo meu numero, já que a outra operadora mo desligou, e toda a gente me diz que vai pedir urgência e nada acontece. 

Estou com problemas de saúde, vivo sozinha, e estou incontactável, acham isto normal?!

Ja passei o Natal sem telemóvel, será que o Ano Novo vai ser assim?!

Que vergonha!!!

Até para o serviço de contencioso já me passaram a chamada, onde o sr. Que falou comigo foi muito desagradável pois pensou que tinha sido eu a ligar para lá e diz que não tinha nada a ver com o assunto!!

Isto deixa me perplexa!! 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Maria Clara Nunes Graça
Lamentamos a situação.

Queremos ajudar. Deste modo, para o podermos fazer, diga-nos, por favor, se fez o pedido de portabilidade pela App NOS ou de outra forma. 
Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigado 

Bom dia. 

Fiz o pedido de portabilidade na loja Nos, conforme indicação que me foi dada pelo telefone.

Disseram me que no dia seguinte receberia uma SMS. Ja fiz vários telefonemas, onde o pedido foi reforçado como urgente, desde dia 26. Ontem voltei à loja, dizem que está em análise ou algo assim... Hoje são 29!!!

Já agora, estou sem contacto telefónico. 

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pela sua resposta, @Maria Clara Nunes Graça
Diga-nos, por favor, qual a data que escolheu para a portabilidade, ou seja, no formulário escolheu um dia especifico ou até 10 dias?

Obrigado

Escolhi a partir do próprio dia. 

Disseram me que no dia seguinte receberia SMS ou email. E nada... 

Já agora, a única coisa que fiz no formulário foi assinar, a sra. Na Nós disse que estava tudo feito, só faltava eu assinar e tirar uma cópia do Cartão de cidadão, como foi feito. Disse me que iria solicitar urgência. 

Reputação 7
Crachá +6

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, @Maria Clara Nunes Graça
Vamos verificar a situação. 
Obrigado

olá viva

 

este forum é EXTREMAMENTE CONFUSO, não permite qualquer esclarecimento, tentei somente portabilizar numero e não consegui devido á EXTREMA confusão do apoio e do forum nem se fala, sei que o intuino do forum não é esclarecer mas sim usar o telefone 16990 a pagar. os links não funcionam.

vou ter de deslocar a uma loja pois aqui nos forum não encontrei SOLUÇÃO, e não estou para pagar no 16990, 

 

Reputação 7
Crachá +5

olá viva

 

este forum é EXTREMAMENTE CONFUSO, não permite qualquer esclarecimento, tentei somente portabilizar numero e não consegui devido á EXTREMA confusão do apoio e do forum nem se fala, sei que o intuino do forum não é esclarecer mas sim usar o telefone 16990 a pagar. os links não funcionam.

vou ter de deslocar a uma loja pois aqui nos forum não encontrei SOLUÇÃO, e não estou para pagar no 16990, 

Boa noite, tem informação sobre a portabilidade neste site 

https://www.nos.pt/empresas/ajuda/equipamentos-e-servicos/voz/Pages/portabilidade.aspx

Ao entrar no Fórum tem à sua direita um distico Precisa de ajuda ? Basta que escreva na busca o que pretende e tem centenas de Tópicos falando do mesmo assunto.

olá viva Jose Rodrigues

tenho algum conhecimento informatico, e sim usei “Precisa de ajuda” foi uma desilusão na resolução do problema.quando se coloca muitos itens na ajuda esta fica confusa e deixa de ser util.(  provalvelmente propositada para usarem o 16990 a pagar)

agradeço a resposta rápida da eneficiencia dos vossos serviços de apoio, NÃO VOU usar o vosso numero 16990 a pagar, infelismente vou ter de me deslocar a uma loja pois REPITO o vosso link de portabilidade não está a funcionar

 

 

olá viva Jose Rodrigues

não tenho nada contra si, agradeço de novo a tentativa da sua parte defender a sua dama, mas tem de aceitar a critica que quem quer fazer a portabilidade do numero não consege via eletronica.

sou cliente vosso desde 1997 antiga TVCABO, estou com vosso serviço por ser economicamente o mais vantajoso não por ser o melhor qualidade.

um aparte, tentei agora aceder ás faturas na area de cliente e não consegui, tive de ir ao meu email, são estes apartes que me deixam triste, mas vale o preço pois a qualidade não espelha os prémios 2X

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PJCorreia,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Seja bem vindo ao Fórum NOS. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema. Aqui poderá consultar como fazer a portabilidade de um número através da App NOS.

Alternativamente, faça o pedido de portabilidade através do Site NOS, preenchendo e enviando o Formulário de Portabilidade.

Depois de preenchido,  imprima e assine o formulário, junte os documentos indicados nas instruções de preenchimento e envie-nos os documentos:

Diga-nos, por favor, se conseguiu, ou qual a dificuldade que está a sentir no processo.

Obrigado 

Reputação 1

Olá, gostaria de tirar algumas dúvidas acerca de portabilidade de número de telefone.
Actualmente tenho dois números de telefone fixo, uma da MEO e outro da NOS, ambos os contratos estão fora de período de fidelização. Gostaria de saber o seguinte:

1 - Se é possível portar o número do telefone fixo da MEO para a NOS, desistindo do número da NOS actual.
2 - Se portar o número tem algum custo associado.
3 - Se portar o número obriga a período de fidelização.
 

Boa noite. Penso conseguir ajudar. Ao preencher o formulário corretamente, consegue certamente alterar o número que tem da NOS pelo da MEO, sem qualquer tipo de valor acrescido ou fidelização. Consegue fazê-lo pelo site em baixo, ou em qualquer loja da NOS.

Apoio: Formulário de Portabilidade (nos.pt)

olá viva João H. 

 

está DIFICIL a portabilidade do numero, a minha esposa foi ontem a loja de viana, e não foi possivel fazer a potabilidade devido a falta de documentos meus, poderiam nas ajudas alertar que tinha de ser o tetentor da conta em pessoa pois esposa não é possivel.

Depois de mais aborrecimentos digitalizar documentos pedido e dos CC meu e da esposa mandei para o vosso email manter@nos.pt, aqui faço mais uma critica ao vosso serviço, mandei mas não tive qualquer tipo de receção dos mesmo email, questiono eu, receberam? como digo e repito não vou ligar ao 16990 a pagar.

 

estou tao aborrecido que já pondero anular esta ultima aquesição de 2 cartões não passou ainda 14 dias

olá viva João H. 

 

quando foi para vender os dois cartões era só facilidades, e ajudam em todo processo, GRATUITAMENTE, mas a realidade é outra,  as AJUDAS temos de ser nós a procurar num labirinto de menus e opções em foruns, ou então usar o numero 16990 a PAGAR para subsidiar a empresa NOS coitada pois atualização de 7,8% taxa inflação não chega para a ganancia dos lucros, era justificada se voces empregados tivessem a mesma atualização, mas que eu saiba não aconteceu.

agora gostaria de saber em que ponto está o pedido, foi rececionado? está a ser processado? falta mais algum documento, SERÁ ISTO POSSIVEL? ou estarei eu no pais da Alice e já está resolvido!

repito estou muito aborrecido para não dizer chateado com tudo isto

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @PJCorreia

Agradecemos a sugestão quanto a recepção de resposta automática por enviar o pedido para manter@nos.pt

Não necessita de entrar em contacto, @PJCorreia até porque o Fórum NOS visa ajudar todos aqueles que requeiram a nossa ajuda, e na impossibilidade de o fazermos por aqui, endereçamos à equipa que o pode fazer. 

Deste modo, se já entregou a documentação, juntamente com o formulário devidamente preenchido, aguarde a recepção da comunicação da data e hora da portabilidade. 

Recordamos que o pedido para manter o número pode ser feito, diretamente na App NOS, Lojas NOS ou ainda enviando o seu pedido para o email manter@nos.pt ou enviar.docs@nos.pt

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Sophisma. O @petabyte prestou uma boa ajuda a esclarecer.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Saiba mais sobre a portabilidade nesta artigo ou através do Site NOS.

Obrigado 

 

Comentário