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Como mudar o cartão SIM para eSIM na my NOS

  • September 15, 2025
  • 24 comentários
  • 3613 visualizações

Mário P.
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A App e Área de Cliente my NOS tem disponível diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços NOS, de forma rápida, dinâmica, cómoda e a qualquer momento. 

Neste artigo explicamos como fazer a troca do seu cartão SIM para o eSIM na app my NOS.

 

Na área “Pesquisa”, de forma rápida, através do campo de pesquisa ou pelas sugestões dos resultados mais pesquisados, procure e encontre a funcionalidade Gerir eSIM

 

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido no equipamento. Isto permite-lhe usar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 

 

Mudar cartão SIM para eSIM

Saiba como alterar o cartão SIM para o eSIM:

Atenção ❗Para fazer a troca do seu cartão SIM para o eSIM é necessário ter um email de titular associado à conta NOS, caso não tenha não terá a funcionalidade disponível. Saiba como definir um e-mail à sua conta NOS:

  1. Aceda à app my NOS e, em “Menu”, selecione “Gerir Conta”;

     

  2. Escolha “Ver serviços contratado” e, de seguida, selecione o serviço de “Telemóvel”;

     

  3. Escolha “Gerir eSIM (SIM digital)”;

     

  4. Selecione “Mudar para eSIM” de seguida, após confirmar que está a utilizar o equipamento onde é usado o eSIM, escolha “Mudar para eSIM”;

    Tenha o seu equipamento antigo perto de si para receber o token de ativação.

     

  5. Insira o código SMS enviado para o número de telemóvel e selecione “Continuar”;
    Caso não tenha recebido, selecione “Enviar novamente”;

     

  6. Por fim, recebe a confirmação de que a alteração está em curso. Aguarde uns minutos para poder instalar o eSIM na página dos seus serviços ou através do email enviado.

     

Para instalar o eSIM no seu equipamento através da app my NOS saiba como em:

Em alternativa, também é enviado email para o email de titular associado à conta NOS com informação de como instalar o eSIM diretamente no equipamento.

 

Saiba ainda como transferir eSIM para outro equipamento ou pedir uma 2.ª via do eSIM na my NOS em:

 

Conheça o serviço eSIM em:

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.  Saiba mais sobre a my NOS em: 

 

24 Comentários

João H.
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  • Gestor da comunidade
  • September 17, 2025

Boa tarde,

A App e Área de Cliente my NOS tem disponível diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços NOS, de forma rápida, dinâmica, cómoda e a qualquer momento.  

Descubra neste artigo como fazer a troca do seu cartão SIM para o eSIM na app my NOS.

Conheça ainda outros artigos relevantes sobre este tema:

Obrigado


RGarrido03
  • Kilobyte
  • September 17, 2025

Acabei de efetuar a troca para eSIM pela aplicação. Funcionou impecável, 30 minutos depois da ativação recebi o código QR no e-mail, e o cartão SIM físico ficou desativado nesse mesmo instante que recebi o mail. Parabéns por esta iniciativa, já fazia falta!


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • September 17, 2025

Boa tarde ​@RGarrido03,

Agradecemos a partilha do seu testemunho na comunidade.

Ficamos felizes por receber o seu feedback positivo sobre a nova funcionalidade my NOS. 😊

Partilhe connosco qualquer sugestão ou recomendação que possa surgir. Os testmeunhos da comundiade são muito importantes para nós.

Obrigado


QuimJ
  • Kilobyte
  • September 18, 2025

Boa Tarde,

 

Esta mudança de SIM para eSIM é grátis ou tem algum custo?


Mário P.
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  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • September 18, 2025

Boa noite, ​@QuimJ 

Confirmamos que a alteração é gratuita.

Apenas existe um custo associado de €7,50 se fizer um pedido de 2.ª via.

Estamos disponíveis para ajudar se surgirem mais questões.

Obrigado.


QuimJ
  • Kilobyte
  • September 18, 2025

Boa Noite,

 

Meti-me a fazer isto e fiz tudo bem até receber o email com o QR Code. Li o QR Code e o eSIM foi ativado logo, desativando o SIM e deixei de poder entrar no smartphone sem meter o pin do eSIM. Tinha login feito na app myNOS e lá ainda não está o PIN e PUK do cartão eSIM, estão o do SIM antigo. O que faço agora? É que está a pedir-me o pin do eSIM e sem ele não consigo entrar no smartphone para fazer nada.

 

Obrigado


QuimJ
  • Kilobyte
  • September 19, 2025

Assunto resolvido, podem apagar o post anterior que foi burrice da minha parte. Peço desculpa pelo equívoco porque afinal o pin e puk já estavam no myNOS 🤣

eSIM a funcionar num redmi note 14 pro 😁


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • September 19, 2025

Boa tarde ​@QuimJ,

Agradecemos a sua mensagem e partilha, que certamente será importante para outros utilizadores que possam passar pela mesma questão. 😊

Ficamos felizes que tenha conseguido concluir a ativação e ter uma boa experiência com o novo processo de alteração para eSIM.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão ou sugestão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


kikosgc
  • Byte
  • September 19, 2025

Boa Tarde ​@Mário P. ​@João H. !

Pequena questão: é possível ter um cartão eSIM em dois equipamentos diferentes e alternar (ativando e desativando respectivamente) entre os equipamentos? Ou uma vez registado a um dos telemóveis, o eSIM fica “bloqueado” a esse equipamento específico?

Obrigado


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • September 19, 2025

Boa tarde ​@kikosgc,

Agradecemos a sua mensagem.

Cada cartão SIM ou eSIM apenas pode existir num equipamento a cada momento. 

Para a finalidade que pretende, existe o serviço Cartão Gémeo ou Cartão Twin. Este apenas se encontra disponivel para clientes empresariais.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Kilobyte
  • September 20, 2025

Sem dúvida que é um processo muito simples e rápido de fazer. Cá em casa, ontem dois cartões convertidos pela App my NOS para eSim, e tudo a funcionar quase instantaneamente. Muito bom o serviço agora disponibilizado.


Mário P.
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  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • September 20, 2025

Muito obrigado pelo seu feedback, ​@RuiMCarvalho

Ficamos contes que tenha conseguido, de forma fácil e rápida, converter o seu cartão SIM num e-SIM. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado,


  • Kilobyte
  • September 25, 2025

Também é possível efetuar esta troca para as Internet Móveis através da aplicação da NOS?


  • Byte
  • September 25, 2025

Esta funcionalidade também está disponível para clientes dos Açores e da Madeira?


Guimas
Super User
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  • Super User
  • September 25, 2025

Porque não abrir a area de cliente e experimentar?


Ontem mudei para o iphone 17 pro e pedi um esim 

ja activei o esim mas agora nao recebo nenhum sms de aplicacoes ou empresas! 
podem ajudar-me por favor?

obrigado


  • Kilobyte
  • October 6, 2025

Boa tarde.. no passado a Nós enviava os cartoes e-sim via mail para clientes empresariais.

Actualmente e aparentemente deixaram de o fazer.. No vosso site esta tambem a informacao que o e-sim pode ser transferido de um equipamento para o outro mas ao telefone negam todas essas infos remetendo sempre para loja… como ficamos afinal?


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • October 6, 2025

Boa tarde ​@Dou-te Luz,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema.

É possível transferir o seu número atual para eSIM através da my NOS. Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde pode encontrar mais informações sobre o mesmo tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • October 6, 2025

Boa tarde ​@Tiagovarela25,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Após alteração de cartão para eSIM, este tipo de comunicações são suspensas por 48h, para proteção do titular do número contra fraudes.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Tenho um cartão de Internet Móvel Sem Limites (apenas dados, sem chamadas) e quero usar o mesmo plano no meu iPad com eSIM.

Como peço o QR Code, so tenho o cartão físico ligado a app nos, como faço para enviarem-me o QR Code de ativação do eSIM?


Guimas
Super User
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  • Super User
  • November 12, 2025

Tem que pedir 2º via, custa 7.50€. Pode pedir numa loja ou que seja enviado pela linha de apoio.

 


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • November 12, 2025

Bom dia ​@Mariana Pereira Gomes, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Alternativamente, e se preferir, também pode seguir a sugestão dada pelo ​@Guimas.

Partilhe com a comunidade se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,


Olá!

Tenho um cartão SIM físico da NOS, mas estou no Brasil e meu novo telemóvel só aceita eSIM.

Preciso substituir o SIM físico por eSIM e receber o QR Code por email.

O número é +351 9********

Podem me ajudar, por fa

vor?


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • November 19, 2025

Boa tarde ​@LIDIA QUARESMA, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Editámos o seu comentário por conter os seus dados pessoais e para proteção dos mesmos.

Também o movemos para este artigo que aborda o mesmo tema, para organização do Fórum NOS.

Após lê-lo, se tiver alguma questão adicional, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,