Skip to main content
Header
Destaque

Como mudar o cartão SIM para eSIM na my NOS

• September 15, 2025
  • 24 comentários
  • 3613 visualizações

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6

A App e Área de Cliente my NOS tem disponível diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços NOS, de forma rápida, dinâmica, cómoda e a qualquer momento. 

Neste artigo explicamos como fazer a troca do seu cartão SIM para o eSIM na app my NOS.

Na área “Pesquisa”, de forma rápida, através do campo de pesquisa ou pelas sugestões dos resultados mais pesquisados, procure e encontre a funcionalidade Gerir eSIM

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido no equipamento. Isto permite-lhe usar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 

Mudar cartão SIM para eSIM

Saiba como alterar o cartão SIM para o eSIM:

Atenção ❗Para fazer a troca do seu cartão SIM para o eSIM é necessário ter um email de titular associado à conta NOS, caso não tenha não terá a funcionalidade disponível. Saiba como definir um e-mail à sua conta NOS:

1. Aceda à app my NOS e, em “Menu”, selecione “Gerir Conta”;

2. Escolha “Ver serviços contratado” e, de seguida, selecione o serviço de “Telemóvel”;

3. Escolha “Gerir eSIM (SIM digital)”;

4. Selecione “Mudar para eSIM” de seguida, após confirmar que está a utilizar o equipamento onde é usado o eSIM, escolha “Mudar para eSIM”;

Tenha o seu equipamento antigo perto de si para receber o token de ativação.

5. Insira o código SMS enviado para o número de telemóvel e selecione “Continuar”;
    Caso não tenha recebido, selecione “Enviar novamente”;

6. Por fim, recebe a confirmação de que a alteração está em curso. Aguarde uns minutos para poder instalar o eSIM na página dos seus serviços ou através do email enviado.

Para instalar o eSIM no seu equipamento através da app my NOS saiba como em:

Em alternativa, também é enviado email para o email de titular associado à conta NOS com informação de como instalar o eSIM diretamente no equipamento.

Saiba ainda como transferir eSIM para outro equipamento ou pedir uma 2.ª via do eSIM na my NOS em:

Conheça o serviço eSIM em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na área de cliente my NOS, em my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.  Saiba mais sobre a my NOS em: 

24 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 17, 2025

Boa tarde,

A App e Área de Cliente my NOS tem disponível diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços NOS, de forma rápida, dinâmica, cómoda e a qualquer momento.  

Descubra neste artigo como fazer a troca do seu cartão SIM para o eSIM na app my NOS.

Conheça ainda outros artigos relevantes sobre este tema:

Obrigado

RGarrido03
  • Kilobyte
  • September 17, 2025

Acabei de efetuar a troca para eSIM pela aplicação. Funcionou impecável, 30 minutos depois da ativação recebi o código QR no e-mail, e o cartão SIM físico ficou desativado nesse mesmo instante que recebi o mail. Parabéns por esta iniciativa, já fazia falta!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 17, 2025

Boa tarde ​@RGarrido03,

Agradecemos a partilha do seu testemunho na comunidade.

Ficamos felizes por receber o seu feedback positivo sobre a nova funcionalidade my NOS. 😊

Partilhe connosco qualquer sugestão ou recomendação que possa surgir. Os testmeunhos da comundiade são muito importantes para nós.

Obrigado

QuimJ
  • Kilobyte
  • September 18, 2025

Boa Tarde,

Esta mudança de SIM para eSIM é grátis ou tem algum custo?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • September 18, 2025

Boa noite, ​@QuimJ 

Confirmamos que a alteração é gratuita.

Apenas existe um custo associado de €7,50 se fizer um pedido de 2.ª via.

Estamos disponíveis para ajudar se surgirem mais questões.

Obrigado.

QuimJ
  • Kilobyte
  • September 18, 2025

Boa Noite,

Meti-me a fazer isto e fiz tudo bem até receber o email com o QR Code. Li o QR Code e o eSIM foi ativado logo, desativando o SIM e deixei de poder entrar no smartphone sem meter o pin do eSIM. Tinha login feito na app myNOS e lá ainda não está o PIN e PUK do cartão eSIM, estão o do SIM antigo. O que faço agora? É que está a pedir-me o pin do eSIM e sem ele não consigo entrar no smartphone para fazer nada.

Obrigado

QuimJ
  • Kilobyte
  • September 19, 2025

Assunto resolvido, podem apagar o post anterior que foi burrice da minha parte. Peço desculpa pelo equívoco porque afinal o pin e puk já estavam no myNOS 🤣

eSIM a funcionar num redmi note 14 pro 😁

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 19, 2025

Boa tarde ​@QuimJ,

Agradecemos a sua mensagem e partilha, que certamente será importante para outros utilizadores que possam passar pela mesma questão. 😊

Ficamos felizes que tenha conseguido concluir a ativação e ter uma boa experiência com o novo processo de alteração para eSIM.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão ou sugestão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

kikosgc
  • Byte
  • September 19, 2025

Boa Tarde ​@Mário P. ​@João H. !

Pequena questão: é possível ter um cartão eSIM em dois equipamentos diferentes e alternar (ativando e desativando respectivamente) entre os equipamentos? Ou uma vez registado a um dos telemóveis, o eSIM fica “bloqueado” a esse equipamento específico?

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 19, 2025

Boa tarde ​@kikosgc,

Agradecemos a sua mensagem.

Cada cartão SIM ou eSIM apenas pode existir num equipamento a cada momento. 

Para a finalidade que pretende, existe o serviço Cartão Gémeo ou Cartão Twin. Este apenas se encontra disponivel para clientes empresariais.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • September 20, 2025

Sem dúvida que é um processo muito simples e rápido de fazer. Cá em casa, ontem dois cartões convertidos pela App my NOS para eSim, e tudo a funcionar quase instantaneamente. Muito bom o serviço agora disponibilizado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • September 20, 2025

Muito obrigado pelo seu feedback, ​@RuiMCarvalho

Ficamos contes que tenha conseguido, de forma fácil e rápida, converter o seu cartão SIM num e-SIM. 

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado,

• Kilobyte
  • September 25, 2025

Também é possível efetuar esta troca para as Internet Móveis através da aplicação da NOS?

• Byte
  • September 25, 2025

Esta funcionalidade também está disponível para clientes dos Açores e da Madeira?

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 25, 2025

Porque não abrir a area de cliente e experimentar?

Ontem mudei para o iphone 17 pro e pedi um esim 

ja activei o esim mas agora nao recebo nenhum sms de aplicacoes ou empresas! 
podem ajudar-me por favor?

obrigado

• Kilobyte
  • October 6, 2025

Boa tarde.. no passado a Nós enviava os cartoes e-sim via mail para clientes empresariais.

Actualmente e aparentemente deixaram de o fazer.. No vosso site esta tambem a informacao que o e-sim pode ser transferido de um equipamento para o outro mas ao telefone negam todas essas infos remetendo sempre para loja… como ficamos afinal?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 6, 2025

Boa tarde ​@Dou-te Luz,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema.

É possível transferir o seu número atual para eSIM através da my NOS. Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo onde pode encontrar mais informações sobre o mesmo tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 6, 2025

Boa tarde ​@Tiagovarela25,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Após alteração de cartão para eSIM, este tipo de comunicações são suspensas por 48h, para proteção do titular do número contra fraudes.

Obrigado

Tenho um cartão de Internet Móvel Sem Limites (apenas dados, sem chamadas) e quero usar o mesmo plano no meu iPad com eSIM.

Como peço o QR Code, so tenho o cartão físico ligado a app nos, como faço para enviarem-me o QR Code de ativação do eSIM?

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 12, 2025

Tem que pedir 2º via, custa 7.50€. Pode pedir numa loja ou que seja enviado pela linha de apoio.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 12, 2025

Bom dia ​@Mariana Pereira Gomes, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Alternativamente, e se preferir, também pode seguir a sugestão dada pelo ​@Guimas.

Partilhe com a comunidade se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,

Olá!

Tenho um cartão SIM físico da NOS, mas estou no Brasil e meu novo telemóvel só aceita eSIM.

Preciso substituir o SIM físico por eSIM e receber o QR Code por email.

O número é +351 9********

Podem me ajudar, por fa

vor?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 19, 2025

Boa tarde ​@LIDIA QUARESMA, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Editámos o seu comentário por conter os seus dados pessoais e para proteção dos mesmos.

Também o movemos para este artigo que aborda o mesmo tema, para organização do Fórum NOS.

Após lê-lo, se tiver alguma questão adicional, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,