Header

AI-belha – Solução 5G para combater o declínio das abelhas


Reputação 7
Crachá +5
  • Gestor da comunidade
  • 22012 comentários

A NOS está a desenvolver e testar uma solução inovadora, baseada em 5G e inteligência artificial, para monitorizar e avaliar a saúde das colmeias, através do som, e assim ajudar a preservar as abelhas.

A “AI-belha” é uma evolução do “Entusiasmómetro”, uma ferramenta, lançada no NOS Alive, que mede o entusiasmo e emoção das audiências em espetáculos, através da rede 5G.

 

Um novo desenvolvimento da mesma tecnologia pioneira de analítica de som, apoiada por inteligência artificial, será agora utilizado para detetar a presença da abelha rainha e avaliar a saúde e comportamento das colmeias, um processo vital à reprodução das abelhas, os principais polinizadores do ecossistema. Conheça em detalhe como funciona:

Os apicultores apenas têm de aproximar o seu smartphone 5G da colmeia e recolher o som emitido pelas abelhas, tal como se tratasse de uma chamada telefónica. O áudio recolhido é enviado, em tempo real, para um servidor na cloud, onde, através de inteligência artificial, são analisados os diversos tipos de ruído. O resultado será a identificação da presença ou ausência da abelha-rainha através do som emitido pelas abelhas, bem como a deteção de outros padrões sonoros que possam indicar sinais negativos na saúde da colmeia

 

A AI-belha é uma resposta direta ao preocupante declínio dos polinizadores em Portugal e avança agora para a fase de testes em ambiente real, com o apoio de apicultores nacionais.

O projeto está aberto a receber apicultores que desejem participar no programa piloto.

Os interessados poderão contactar fusion4.innovation@nos.pt.

 

Ficou curioso com estas novidades?

Descubra de que forma o 5G da NOS poderá mudar, também, a Educação, a Saúde, o seu Trabalho e o Entretenimento.

 

Quer saber mais sobre o 5G? Preparamos informação sobre os equipamentos 5G e as principais características e conceitos da rede móvel 5G.

Consulte também as perguntas mais frequentes e saiba tudo sobre o 5G.

 

Juntos, vamos fazer o Futuro!


4 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

A NOS está a desenvolver e testar uma solução inovadora, baseada em 5G e inteligência artificial, para monitorizar e preservar as abelhas.

Conheça o AI-belha, a solução 5G para combater o declínio das abelhas. 🐝

Reputação 7
Crachá

São notícias destas que precisamos! Aliar a tecnologia para bem da natureza e futuro da humanidade e todas as espécies. 🌼🐝

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e ficamos felizes com a sua mensagem @DalleyBorges. 🤗

Fique atento a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +4

O grande inimigo das abelhas neste momento são as vespas asiáticas, são dizimadas colmeias inteiras! E está dificil de controlar essa praga!

No entanto é de aplaudir estas novas tecnologias estarem ao serviço da natureza e preservação das espécies como já foi referido.

 

Comentário