Skip to main content
Header
Pergunta

A revolução digital

Venho apenas deixar uma humilde sugestão de melhoria relativamente ao apoio automático da NOS.

Recentemente fiquei sem serviço de TV e internet e telefonei para a assistência apenas para perceber se existia uma avaria geral ou se o problema seria do meu lado.

Após explicar claramente que não tinha qualquer acesso a internet nem televisão, o sistema automático informou-me gentilmente de que:

• não tenho dívidas;
  • deveria reportar a avaria no vosso site;
  • e que o atendimento “24 horas” estava encerrado até às 9h.

Confesso que fiquei impressionado com o nível de inovação tecnológica. Especialmente pela parte em que um cliente sem internet é aconselhado a usar a internet para comunicar que não tem internet.

Também achei particularmente interessante o conceito de atendimento 24 horas que encerra durante a noite. É uma interpretação bastante criativa do número 24.

O mais curioso é que toda a situação poderia ter sido resolvida em cerca de cinco segundos por um rapazola qualquer num call center dizendo simplesmente:
“Sim, existe uma avaria geral na sua zona.”

Mas aparentemente chegámos ao ponto em que:

• manter um sistema automático confuso;
  • fazer o cliente andar às voltas;
  • e evitar pagar o salário a um ser humano que resolveria a dúvida instantaneamente,
    passou a ser considerado uma melhoria da experiência de apoio ao cliente.

Deixo portanto esta humilde sugestão:
talvez, em casos de falha total de serviço, o sistema pudesse:

1. informar se existe uma avaria conhecida;
  2. permitir falar com um operador humano;
  3. e evitar recomendar websites a clientes cuja razão do contacto é precisamente não terem acesso à internet.

Com os melhores cumprimentos,

Vasco Simões