Skip to main content
Header
Resposta

Conversor de HDMI para Scart

Mudei recentemente da box Íris para a Uma, mas esta não tem saída Scart e a tv é antiga e não tem entrada HDMI. Comprei este adaptador https://chip7.pt/imagem-e-som/ntech/ntech-hd0010-cabo-conversor-hdmi-para-scart-digital-para-analogico-xr-05?srsltid=AfmBOopin_cjdten2mI_WPtxrUsdMuaS-zWfmCfgXgZj7Ud_DSMH6ujf mas a televisão não reage a qualquer sinal, mesmo com alimentação externa do adaptador.. O técnico da NOS que veio a minha casa diz que o adaptador não deve ser compatível com a box. Alguém encontrou problema idêntico? Sugestões?

Melhor resposta por Mário P.

Agradecemos desde já as vossas sugestões e contributos.
Contudo, relembramos que a NOS não assegura a disponibilidade do tipo de ligação pretendido, estando esta à inteira responsabilidade do cliente.

Obrigado, 

12 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 21, 2025

Boa tarde ​@João M. Moreira

Sugiro-lhe este que tem o input SCART e output HDMI. 

Conversor SCART Fêmea - HDMI | Aquário Electrónica 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

Mas do que eu preciso é de um com input HDMI e output SCART, não é? Sai sinal HDMI da box para entrar sinal SCART na televisão. Como este: https://www.aquario.pt/pt/product/avlink-conversor-hdmi-para-scart-122417. Acontece que, pelo menos pelo aspeto exterior, este é exatamente igual àquele que eu experimentei e não funcionou...

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 21, 2025

@João M. Moreira, boa noite. 
Agradecemos o seu comentário. 
No entanto, não garantimos o bom funcionamento do serviço com um adaptador. Deste modo, e para que seja revertido, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum
Obrigado, 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 21, 2025

Mas do que eu preciso é de um com input HDMI e output SCART, não é? Sai sinal HDMI da box para entrar sinal SCART na televisão. Como este: https://www.aquario.pt/pt/product/avlink-conversor-hdmi-para-scart-122417. Acontece que, pelo menos pelo aspeto exterior, este é exatamente igual àquele que eu experimentei e não funcionou...

Tem toda a razão! Aqui tem o que precisa. 

Conversor HDMI - SCART Fêmea | Aquário Electrónica 

Obrigado.

Esse é exatamente o mesmo que eu tinha colocado no meu post anterior, e idêntico àquele que não funcionou...

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 21, 2025

Esse é exatamente o mesmo que eu tinha colocado no meu post anterior, e idêntico àquele que não funcionou...

Supondo que ligou a alimentação sugiro que experimente este outro. 

Conversor HDMI para SCART | Leroy Merlin

Obrigado.

Também já tinha visto esse. Mas é vendido por uma empresa em França e, caso não funcione, o que é bastante provável, as despesas de devolução são por minha conta. Não estou com vontade de me arriscar. Só comprarei um produto se puder testar e devolver sem custos caso não funcione, como fiz com o da chip7. E sim, experimentei com alimentação. Estou a pensar tentar na Mauser, como me recomendaram na chip7. Eles têm um outro modelo, para entradas RCA, que a minha televisão também tem.

dxnog
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 22, 2025

posso estar enganado, mas nao sei se um adaptador seja ele qual for irá funcionar, pois as box UMA tem uma proteção na porta HDMI para prevenir reproduçoes não autorizadas de conteudos e por a ligação à Tv não é direta, mas via um adaptador, dai as minhas duvidas. A menos que o adaptador tenha uma forma de desbloquear isso o que desconheço.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 22, 2025

Boa noite a todos,

Após analisar a questão com mais atenção.

Sugiro que comprem um conversor HDMI para SCART que suporte HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection).

Opção mais segura e recomendada 

🔌Conversor HDMI/MHL → SCART da Castro Electrónica

• Compatível com HDCP, PAL/NTSC

• Suporta resoluções até 1080p

• Alimentação externa via DC 5V (mais estável)

• Plug & Play, sem necessidade de drivers

• Disponível em loja física (Mozelos e Porto) e online

• Preço: cerca de 15€

• Feedback positivo de utilizadores com boxes NOS

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • July 22, 2025

Agradecemos desde já as vossas sugestões e contributos.
Contudo, relembramos que a NOS não assegura a disponibilidade do tipo de ligação pretendido, estando esta à inteira responsabilidade do cliente.

Obrigado, 

Como já tinha dito, esse da Castro Electrónica tem um aspeto idêntico ao daquele que eu tinha comprado na chip7 e que não funcionou. Embora na Mauser me tenham dito que não tinham tido nenhum feedback negativo de utilizadores da NOS, acabei por desistir desta complicação com os adaptadores e comprei uma televisão nova. Obrigado por todas as respostas.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 30, 2025

Boa tarde, ​@João M. Moreira 

Ficamos contentes por saber que conseguiu resolver a situação.

Estamos disponíveis para ajudar se surgirem mais questões.

Obrigado.