Skip to main content
Header
Kilobyte
September 28, 2026
Respondido

wi-fi 6

• September 28, 2026
  • 1 comentário
  • 23 visualizações

Boa tarde, 

Tenho em minha casa um Giga Router da NOS que, segundo a informação disponibilizada, permite utilizar Wi-Fi 6. A minha questão é a seguinte: a NOS disponibiliza efetivamente Wi-Fi 6 neste router? Pergunto isto porque, quando ligo o meu telemóvel ou tablet à rede Wi-Fi, os dispositivos indicam sempre que a ligação está a utilizar Wi-Fi 5. Gostaria também de perceber se esta situação poderá estar relacionada com a velocidade que estou a obter. Tenho contratado um serviço de 1 Gb de velocidade, mas, mesmo estando ao lado do router, nos testes de velocidade através de Wi-Fi raramente consigo ultrapassar os 300 Mbps. Podem, por favor, confirmar se o meu router está corretamente configurado para emitir Wi-Fi 6 e se existe alguma razão para os meus dispositivos estarem a estabelecer ligação através de Wi-Fi 5?Caso seja necessário, agradeço também que verifiquem se existe alguma configuração ou atualização que possa estar a limitar a velocidade da ligação Wi-Fi.

Muito obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,
David Pão Mole

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@David080292,

Obrigado pelo seu contacto e pelo detalhe das informações partilhadas.

O Giga Router disponibiliza tecnologia Wi-Fi 6. No entanto, a norma Wi-Fi utilizada numa ligação é determinada pela negociação entre o router e o equipamento ligado, pelo que o facto de um dispositivo indicar Wi-Fi 5 não significa, por si só, que o router não esteja a disponibilizar Wi-Fi 6. A compatibilidade do próprio equipamento, as definições de Wi-Fi e as condições de utilização podem influenciar essa ligação.

Relativamente à velocidade, os valores obtidos por Wi-Fi podem ser significativamente inferiores à velocidade contratada, mesmo quando o equipamento se encontra próximo do router. A velocidade anunciada para o serviço é garantida, nas condições aplicáveis, através de uma ligação por cabo adequada; em Wi-Fi, o desempenho depende de vários fatores, incluindo o dispositivo utilizado, a norma Wi-Fi suportada, largura do canal, interferências e congestionamento das redes envolventes.

Assim, uma medição na ordem dos 300 Mbps através de Wi-Fi não permite, por si só, concluir que exista uma limitação no serviço ou uma configuração incorreta do router.

Caso o equipamento seja compatível com Wi-Fi 6 e continue a estabelecer ligação através de Wi-Fi 5, recomendamos confirmar se o sistema operativo e os controladores do dispositivo estão atualizados e se não existem definições no próprio equipamento que condicionem a ligação.

Esperamos ter ajudado a esclarecer a situação.

1 Comentário

João H.
João H.Gestor da comunidadeResposta
Gestor da comunidade
September 28, 2026

Boa tarde ​@David080292,

Obrigado pelo seu contacto e pelo detalhe das informações partilhadas.

O Giga Router disponibiliza tecnologia Wi-Fi 6. No entanto, a norma Wi-Fi utilizada numa ligação é determinada pela negociação entre o router e o equipamento ligado, pelo que o facto de um dispositivo indicar Wi-Fi 5 não significa, por si só, que o router não esteja a disponibilizar Wi-Fi 6. A compatibilidade do próprio equipamento, as definições de Wi-Fi e as condições de utilização podem influenciar essa ligação.

Relativamente à velocidade, os valores obtidos por Wi-Fi podem ser significativamente inferiores à velocidade contratada, mesmo quando o equipamento se encontra próximo do router. A velocidade anunciada para o serviço é garantida, nas condições aplicáveis, através de uma ligação por cabo adequada; em Wi-Fi, o desempenho depende de vários fatores, incluindo o dispositivo utilizado, a norma Wi-Fi suportada, largura do canal, interferências e congestionamento das redes envolventes.

Assim, uma medição na ordem dos 300 Mbps através de Wi-Fi não permite, por si só, concluir que exista uma limitação no serviço ou uma configuração incorreta do router.

Caso o equipamento seja compatível com Wi-Fi 6 e continue a estabelecer ligação através de Wi-Fi 5, recomendamos confirmar se o sistema operativo e os controladores do dispositivo estão atualizados e se não existem definições no próprio equipamento que condicionem a ligação.

Esperamos ter ajudado a esclarecer a situação.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.