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Respondido

Router V5 - Port forward TCP e UDP


Boas.

Temos, para efeitos de teletrabalho, um setup que estava a funcionar na versão 4.0 do router. Após uma avaria deste foi-nos substituído por um da versão 5.

Acontece que temos no serviço VPN configurado, no servidor, uma VPN em UDP/1194 e outra em TCP/1194. Temos preferencia na utilização em UDP devido ao overhead mas há situações onde as redes são tão más que teremos de opcionalmente ir para o modo TCP.

O que acontece neste novo router é que se adicionar o port-forward TCP/1194 para o dispositivo depois não se consegue criar o UDP/1194 ou vice-versa - a interface devolve, erradamente, a informação que a porta já existe. Obviamente que não é verdade… a interface de configuração terá de verificar além do porto já existente numa configuração, se o protocolo é o mesmo…

Podia-se contornar o problema com a opção inexistente TCP+UDP.

E não, não é necessário PCMedics. Estamos cientes que o problema é mesmo a nível da interface e temos conhecimentos avançados de redes para saber isso mesmo.

Melhor resposta por 0rangeFox

ILC INSTITUTO LINGUAS CENTRO escreveu:

Boas.

Temos, para efeitos de teletrabalho, um setup que estava a funcionar na versão 4.0 do router. Após uma avaria deste foi-nos substituído por um da versão 5.

Acontece que temos no serviço VPN configurado, no servidor, uma VPN em UDP/1194 e outra em TCP/1194. Temos preferencia na utilização em UDP devido ao overhead mas há situações onde as redes são tão más que teremos de opcionalmente ir para o modo TCP.

O que acontece neste novo router é que se adicionar o port-forward TCP/1194 para o dispositivo depois não se consegue criar o UDP/1194 ou vice-versa - a interface devolve, erradamente, a informação que a porta já existe. Obviamente que não é verdade… a interface de configuração terá de verificar além do porto já existente numa configuração, se o protocolo é o mesmo…

Podia-se contornar o problema com a opção inexistente TCP+UDP.

E não, não é necessário PCMedics. Estamos cientes que o problema é mesmo a nível da interface e temos conhecimentos avançados de redes para saber isso mesmo.

Queres a solução para este tipo de problema? Está aqui o vídeo que explica como fazer isso num router de nOs através do painel aminhanet.nos.pt. 

 

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3 Comentários

Inês B.
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  • Moderador
  • 7095 comentários
  • 13 de novembro de 2020

Olá @ILC INSTITUTO LINGUAS CENTRO,

Para podermos ajudar, envie-nos, por favor, uma mensagem privada através do perfil @Fórum, com o seu número de cliente.

Obrigada


0rangeFox
  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • Resposta
  • 9 de dezembro de 2020
ILC INSTITUTO LINGUAS CENTRO escreveu:

Boas.

Temos, para efeitos de teletrabalho, um setup que estava a funcionar na versão 4.0 do router. Após uma avaria deste foi-nos substituído por um da versão 5.

Acontece que temos no serviço VPN configurado, no servidor, uma VPN em UDP/1194 e outra em TCP/1194. Temos preferencia na utilização em UDP devido ao overhead mas há situações onde as redes são tão más que teremos de opcionalmente ir para o modo TCP.

O que acontece neste novo router é que se adicionar o port-forward TCP/1194 para o dispositivo depois não se consegue criar o UDP/1194 ou vice-versa - a interface devolve, erradamente, a informação que a porta já existe. Obviamente que não é verdade… a interface de configuração terá de verificar além do porto já existente numa configuração, se o protocolo é o mesmo…

Podia-se contornar o problema com a opção inexistente TCP+UDP.

E não, não é necessário PCMedics. Estamos cientes que o problema é mesmo a nível da interface e temos conhecimentos avançados de redes para saber isso mesmo.

Queres a solução para este tipo de problema? Está aqui o vídeo que explica como fazer isso num router de nOs através do painel aminhanet.nos.pt. 

 


Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • 7095 comentários
  • 11 de dezembro de 2020

Olá @0rangeFox,

Obrigada pela partilha. :relaxed:


Comentário