Header
Respondido

Zon Hub Encaminhamento de Portas sem permissão


Boas.

Estou a ter uma situação um pouco chata com um ZonHUB (penso que é um modelo 2).

Por trás deste ZonHUB, na rede local tenho uma FreePBX e inicialmente tinha algumas portas re-encaminhadas para ele. Mais tarde devido ao excessivo volume de tentativas de entrar no sistema acabei por desactivar o re-encaminhamento no router e verifiquei logo na altura que mesmo tendo eu re-iniciado o ZonHUB as portas continuavam abertas (até podia ver na listagem de ligações do router as ligações do exterior ao FreePBX e no FreePBX a log de tentativas).

A forma que arranjei na altura para resolver o problema foi mudar o IP interno do FreePBX, mas passado uns dias comecei a ter notificações do Fail2Ban que havia novas tentativas, numa quantidade mais reduzida, mas há-as. Parece que o router está a encaminhar portas automaticamente sem a indicação expressa.

Isto faz-me lembrar o seriço uPNP que existe ao nível das aplicações, mas eu nem tenho conhecimento que exista para o FreePBX em Raspbian (RasPBX). Além disso também não acho opções sobre uPNP no ZonHUB...

 

Alguém já passou por algo parecido?

 

Cumprimentos.

icon

Melhor resposta por Ana P. 18 December 2019, 21:52

Ver pergunta inicial

30 Comentários

 


E qual era o problema?

 

Basicamente a incapacidade de desactivar o uPNP (desconfio eu), no entanto o problema real é que o router abre/encaminha portas para o interior da rede sem que lhe sejam dadas ordens para o fazer.

Talvez deva ler os posts iniciais desta thread para perceber melhor.

Cumprimentos.
 


Nunca se sabe qual a situação sem perguntar.

upnp não existe essa opção nos routers da NOS. abre/encaminha portas para o interior da rede sem que lhe sejam dadas ordens para o fazer. Tentou reset de fábrica ao mesmo? é algo mais técnico/informático e o apoio da NOS provavelmente não verifica vão-lhe reencaminhar para a pcmedic.

Boa tarde.

Peço desculpa pela franqueza, mas isso já fui discutido nos posts anteriores desta thread, por favor leia.

E, à semelhança do que disse anteriormente: talvez obtivesse melhor apoio técnico se telefonasse para o número da Tele-Pizza do que para a PC-Médic.

Cumprimentos.

Reputação 7
Crachá +2

Peço-lhe desculpa, por algum motivo pensei serem utilizadores diferentes.

Bom dia.

A mensagem privada no forum deu origem a que fosse contactado novamente pelo apoio da NOS para fazer os mesmos procedimentos que já tinham sido feitos antes e obviamente não resultaram.

Também eles gostam de insistir em que telefone para a PC-Médic, mas conforme já expressei a minha opinião, é coisa que não farei, pelo menos se tiver que ser eu a suportar o custo.

Neste momento estamos num limbo em que estamos prestes a rescindir o contrato por não resolverem este problema.

Vamos aguardar mais uns dias a ver o que fazem e se não fizerem nada válido: bye bye.

Cumprimentes.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @CidiRome,

A situação foi esclarecida no contacto de dia 10 de julho, pelo nosso serviço de apoio técnico.

Existem situações de âmbito informático que é necessário verificar com a linha especializada, de apoio informático.

Obrigada

Boa tarde.

Eu não necessito de apoio técnico, aquilo que necessito é que a NOS corrija a falha de segurança que este router tem ou que o substitua por um que não tenha essa falha.

Que tenta encaminhar uma situação destas para apoio informático “para tótós” , nitidamente não percebeu o problema e muito menos a sua gravidade.

A situação não foi nada esclarecida no dia 10, apenas tive que explicar novamente a situação para nada e o problema continua por resolver e vai dar origem à rescisão do contrato.

Cumprimentos.

Comentário